João Pereira rejeita que Seleção esteja dependente de Ronaldo

A Seleção Nacional prossegue o programa de preparação rumo ao Euro2012 que se disputa na Polónia e Ucrânia entre 8 de junho e 1 de julho. Hoje, na habitual conferência de imprensa, foi a vez de João Pereira falar aos jornalistas. O defesa da equipa das "quinas" rejeitou que o desempenho da Seleção portuguesa de futebol no Europeu de 2012 esteja dependente de Cristiano Ronaldo, reconhecendo que o avançado é "uma peça fundamental" no jogo coletivo da equipa.

RTP /
João Pereira no encontro com os jornalistas Lusa

"O futebol é um desporto coletivo, não é um desporto individual, o Ronaldo é uma peça fundamental, quer na equipa em que joga, quer na nossa Seleção, mas não estamos dependentes dele. Se alguma coisa lhe acontecer, Deus queira que não lhe aconteça nada, outro jogador jogará e fará o melhor pela Seleção", afirmou João Pereira, em conferência de imprensa.

O lateral direito, que se transferiu recentemente do Sporting para os espanhóis do Valência, reiterou que o "peso" da responsabilidade "tem de recair nos '23' eleitos" e revelou já ter antecipado os "encontros" com o avançado do Real Madrid na Liga espanhola, assegurando preferi-lo como companheiro de equipa do que como adversário.

"De facto, é muito melhor tê-lo do nosso lado do que contra nós. Já brincámos um pouco sobre isso e já lhe disse que se começar com muita brincadeira vou ter de o aleijar, mas foi apenas na brincadeira", referiu João Pereira, de 28 anos, que vestiu a camisola da Seleção principal em 14 ocasiões.

Antes de reencontrar Ronaldo em Espanha, o defesa, caso jogue no Euro2012, vai deparar-se com outros extremos, como o holandês Robben ou o alemão Podolski, e promete tentar vencer os "duelos".

Desvalorizando o seu caráter impulsivo, que lhe valeu o estatuto de jogador com mais cartões amarelos no Sporting durante a época, João Pereira lamentou que "ninguém olhe ao facto de não ter sido expulso uma única vez" e enalteceu a possibilidade de "suceder" a jogadores como Miguel, Bosingwa e Paulo Ferreira.

No entanto, o lateral disse ainda não se sentir titular na equipa das "quinas", salientando que "ninguém tem o seu lugar garantido" e que tem "as mesmas probabilidades de jogar" que Miguel Lopes ou Ricardo Costa.

João Pereira desvalorizou a ausência de golos nos últimos dois jogos particulares, com a Polónia e a Macedónia, sublinhando que "isso pode mudar de um dia para o outro", mas rejeitou fazer apostas ou promessas quanto à prestação de Portugal no Euro2012.

Assegurando não ter ficado surpreendido com a convocatória de três jogadores do Sporting de Braga para a equipa das "quinas", João Pereira elogiou o "bom exemplo" da aposta em portugueses dos bracarenses.
PUB