Mundial de andebol. Portugal obrigado a vencer na estreia com Estados Unidos

por Mário Aleixo - RTP
Os "heróis do mar" prontos para a competição FPA

Portugal inicia esta quarta-feira a sua caminhada no Mundial de andebol, com a obrigação de vencer os Estados Unidos, no jogo de abertura do Grupo E, em Oslo, na Noruega, a partir das 17h00 em Lisboa.

Começar com uma vitória é condição obrigatória para a seleção lusa, frente ao adversário teoricamente mais acessível do grupo, que surge no Mundial a convite da organização, inserido na preparação para os Jogos Olímpicos Los Angeles2028.

Portugal entra neste torneio de ambição renovada e com um objetivo em mente: os quartos-de-final. A meta é assumida por toda a comitiva lusitana, que pretende atingir o melhor resultado de sempre.

Os "heróis do mar" contam com opções de qualidade em todos os setores. A última novidade, sublinhe-se, recaiu na chamada de Miguel Oliveira, primeira-linha do FC Porto que pode somar os primeiros minutos com a seleção principal lusitana. 

O único embate da história entre Portugal e Estados Unidos da América remete para 2023, na altura na Gjensidige Cup 2023. Os portugueses levaram a melhor tranquilamente por 27-39

Além da seleção norte-americana, Portugal vai ter ainda como opositores o Brasil (sexta-feira) e a coanfitriã Noruega (domingo), pelo que começar a somar pontos é imperativo para passar à fase principal e ter aspirações aos quartos de final.

O grupo de Portugal cruza na ronda seguinte com o Grupo F, da Espanha e Suécia, terceira e quarto do último Mundial, respetivamente, Japão e China, sendo que passam os três primeiros, com os pontos averbados nos jogos entre si.

O jogo realiza-se na remodelada Telenor Arena, em Oslo, rebatizada de Unity Arena, com capacidade limitada a 13.950 espetadores.

PUB