Portugal defronta Dinamarca, Noruega e País de Gales na Liga das Nações 2026/27
Portugal começará a defesa do troféu da Liga das Nações de futebol perante Dinamarca, Noruega e País de Gales no Grupo 4 da Liga A na primeira fase da edição 2026/27, ditou o sorteio realizado em Bruxelas.
O sorteio contou com o antigo defesa-central internacional português Pepe, campeão europeu em 2016 e vencedor da edição inaugural da mais jovem prova europeia de seleções em 2019, e pôs a Dinamarca, campeã continental em 1992 e proveniente do Pote 2, como a opositora teoricamente mais difícil do conjunto nacional.
Incluindo os médios Morten Hjulmand, do bicampeão português Sporting, e Victor Froholdt, do FC Porto, líder isolado da I Liga, nas opções habituais, os dinamarqueses reencontrarão Portugal, depois de terem sido afastados na edição anterior nos quartos de final, na estreia dessa ronda no torneio.
A equipa orientada pelo espanhol Roberto Martínez perdeu em Copenhaga (1-0), mas inverteu a eliminatória com uma vitória em Lisboa (5-2, após prolongamento), acedendo pela segunda vez à ‘final four’, na qual reeditaria o êxito logrado em 2019 diante dos Países Baixos, no Porto.
A Dinamarca participará pela quarta vez seguida na Liga A, já depois de lutar pela presença no Mundial em março, no play-off europeu, enquanto a Noruega está de regresso à fase final da principal prova internacional de seleções 28 anos depois, tendo vencido em dose dupla e relegado para as repescagens a Itália, detentora de quatro títulos mundiais e dois continentais.
Norteados pelo avançado Erling Haaland, recordista de golos pelo seu país, com 55, os escandinavos não defrontam Portugal há uma década e costumam utilizar o extremo Andreas Schjelderup, do Benfica, que pode voltar a ter em breve a companhia do também ‘encarnado’ Fredrik Aursnes.
Na semana passada, a Associação Norueguesa de Futebol (NFF) anunciou que o médio se recolocou à disposição da seleção a quase quatro meses do Mundial2026, dois anos depois de ter renunciado aos compromissos internacionais pela necessidade de “estabelecer outras prioridades” além do futebol.
A Noruega, oriunda do Pote 3, vai debutar na Liga A da Liga das Nações, volvida uma passagem pelo terceiro escalão e mais três pelo segundo, ao passo que o País de Gales, do Pote 4, volta à elite duas edições depois.
Coorganizadores do Euro2028, a par de Inglaterra, Escócia e República da Irlanda, os galeses defrontaram Portugal pela última vez nas ‘meias’ do Campeonato da Europa de 2016 e perderam em França (2-0), sem beliscar o seu melhor resultado de sempre em grandes competições internacionais.
O País de Gales também disputará o play-off de acesso ao Mundial, antes de se concentrar na Liga das Nações, que distribui 54 seleções por quatro divisões, nas quais não está a Rússia, excluída devido à invasão à Ucrânia.
Se França, vencedora em 2021, Itália, Bélgica e Turquia compõem o Grupo A1, Alemanha, Países Baixos, Sérvia e Grécia estão no A2, com Espanha, campeã em 2023, Croácia, a regressada Inglaterra e República Checa no A3.
Ao contrário das outras edições, a fase de grupos da Liga das Nações vai ser disputada em dois períodos, entre 24 de setembro e 06 de outubro, com as quatro primeiras jornadas, e de 12 a 17 de novembro, com as derradeiras duas.
Os dois primeiros classificados das quatro ‘poules’ da Liga A rumam aos ‘quartos’, que estão agendados para 25 e 30 de março de 2027, com os terceiros a seguirem para um play-off diante de um segundo da Liga B, à qual descem diretamente as quatro últimas seleções do escalão principal.
A fase final da Liga das Nações realiza-se entre 09 a 13 de junho de 2027, com as duas meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final, em local a designar.
Composição dos grupos da edição 2026/27 da Liga das Nações, segundo o sorteio realizado em Bruxelas:
Liga A
Grupo A1
França, Itália, Bélgica e Turquia
Grupo A2
Alemanha, Países Baixos, Sérvia e Grécia
Grupo A3
Espanha, Croácia, Inglaterra e República Checa
Grupo A4
Portugal, Dinamarca, Noruega e País de Gales
Liga B
Grupo B1
Escócia, Suíça, Eslovénia e Macedónia do Norte
Grupo B2
Hungria, Ucrânia, Geórgia e Irlanda do Norte
Grupo B3
Israel, Áustria, República da Irlanda e Kosovo
Grupo B4
Polónia, Bósnia-Herzegovina, Roménia e Suécia
Liga C
Grupo C1
Albânia, Finlândia, Bielorrússia e San Marino
Grupo C2
Montenegro, Arménia, Chipre e Letónia/Gibraltar
Grupo C3
Cazaquistão, Eslováquia, Ilhas Faroé e Moldova
Grupo C4
Islândia, Bulgária, Estónia e Luxemburgo/Malta
Liga D
Grupo D1
Gibraltar/Letónia, Malta/Luxemburgo e Andorra
Grupo D2
Lituânia, Azerbaijão e Liechtenstein