Godinho Lopes é o novo presidente do Sporting

Godinho Lopes é o novo presidente do Sporting, depois de ter sido eleito com 36,55% dos votos. Bruno de Carvalho foi o segundo candidato mais votado, com menos 360 votos, e promete impugnar as eleições.

RTP /
Godinho Lopes já tinha sido vice-presidente na direção de Dias da Cunha e foi responsável pela construção do novo estádio Foto: Lusa

Luís Godinho Lopes, um engenheiro de 58 anos, vai liderar o clube de Alvalade até 2014. A Lista A para o Conselho Diretivo arrecadou nas eleições de sábado 36,55%, (33.275 votos, que equivale a uma votação de 4511 sportinguistas).

Houve uma diferença de apenas 360 em relação à segunda candidatura mais votada. A Lista C, encabeçada por Bruno de Carvalho, teve 36,15% (32.915 votos).

Num ato eleitoral em que se registou a terceira maior afluência na história do Sporting, com a participação de 14.205 sócios, e o maior número de votos expressos de sempre, com um total de 88.530, a lista D de José Dias Ferreira ficou em terceiro, com 16,54%. Seguiram-se as listas B, de Pedro Baltazar, com 8,80%, e a E, de Sérgio Abrantes Mendes, com 1,95%.

Em relação aos restantes órgãos sociais, a Lista C, encabeçada por Eduardo Barroso, venceu as eleições para a Mesa da Assembleia Geral, com um total de votos de 38,01%. O Conselho Fiscal eleito foi o da lista A. João Melo Franco é o novo líder deste órgão com 37,64% dos votos. No Conselho Leonino, a lista mais votada também foi a A, de Eduardo Catroga.

Madrugada agitada em Alvalade

O nome do sucessor de José Eduardo Bettencourt só foi apurado ao início da manhã deste domingo. Apesar das urnas terem fechado às 20 horas de sábado, o vencedor foi conhecido depois de três contagens de votos.

Todas as sondagens davam a vitória a Bruno de Carvalho, mas o presidente da Assembleia-Geral do Sporting em exercício, Lino de Castro, afirmou que “em nenhum momento se achou” que Bruno Carvalho ia ganhar as eleições. Lino de Castro esclareceu que Bruno Carvalho começou a vencer nas primeiras mesas, mas que à medida que se avançava para as mesas com mais votos a diferença entre ambos ia estreitando-se.

“O que aconteceu é que a contagem precisava de ser afinada, pois eram números muito pequenos. A razão da demora foi que fizemos um debitar de novo dos dados que saíam das mesas para termos a certeza em frente aos delegados de que os números eram corretos”, explicou.

A verdade é que houve desacatos quando se anunciaram os resultados. Adeptos arremessaram grades junto ao estádio e a polícia de intervenção teve mesmo que intervir. Godinho Lopes foi ainda alvo de tentativas de agressão por apoiantes de Bruno Carvalho, quando se preparava para ser anunciado oficialmente como novo presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho vai pedir impugnação

Bruno de Carvalho pediu “por favor” aos seus apoiantes que se acalmassem. “Está todo o Portugal a olhar para nós. Estamos atentos, ainda não desistimos. Peço-vos que se acalmem”, disse o candidato, depois de subir ao palanque instalado no exterior do Estádio José de Alvalade.

No seu discurso da vitória, Godinho Lopes agradeceu o gesto a Bruno de Carvalho e prometeu “começar a servir” o Sporting a partir de segunda-feira, quando “a serenidade” voltar. O novo presidente apelou à união de todo o clube e exortou os outros candidatos a juntarem-se a si para “servirem o Sporting”.

Porém, uma fonte da candidatura de Bruno de Carvalho revelou à agência Lusa que vai pedir a impugnação das eleições do Sporting por considerar que o processo de contagem de votos “não foi totalmente transparente”.

De acordo com a mesma fonte, ainda não está decidido se o pedido de impugnação avança já na segunda-feira. A Lista C pretende fazê-lo durante esta semana, embora o presidente
da Assembleia-Geral eleito, e já empossado, é Eduardo Barroso, que se candidatou pela lista de Bruno de Carvalho.


Lista dos resultados das eleições do Sporting:

Conselho Directivo
Lista A - 36,55% - Presidente: Godinho Lopes
Lista C - 36,15%
Lista D - 16,54%
Lista B - 8,80%
Lista E - 1,95%

Assembleia Geral

Lista C - 38,1% - Presidente: Eduardo Barroso
Lista A - 36,88%
Lista D - 12,52%
Lista B - 9,81%
Lista E - 2,79%

Conselho Fiscal
Lista A: 37,64% - Presidente: João Mello Franco
Lista C: 30,84%
Lista D: 13,91%
Lista B: 8,60%
Lista F: 6,61%
Lista E: 2,40%

Conselho Leonino
Lista A 30,74%- Presidente: Eduardo Catroga
Lista B: 19,8%
Lista D: 12,80%
Lista B: 6,89%
Lista I: 6,14%
Lista J: 3,33%
Lista E: 2,15%
PUB