Só faltaram golos na festa

Sporting e FC Porto empataram hoje 0-0 no "clássico" da 14.ª jornada e deixaram a liderança da prova ao alcance do Benfica, que defronta a U. Leiria no domingo. Com este empate os "dragões" assumiram provisoriamente a liderança isolada do campeonato, com 34 pontos, mas podem ser ultrapassados pelos "encarnados" que contam com 33 pontos. O Sporting soma agora 28 pontos, marca que poderá ser igualada pelo Sporting de Braga, que joga na segunda-feira no terreno do Beira-Mar.

RTP /
Só faltaram os golos esta noite em Alvalade LUSA

Foi um jogo bem disputado, intenso, mas não necessariamente bem jogado. As oportunidades foram poucas e o resultado acaba por ajustar-se mas o ambiente dentro e fora de campo foi fantástico. As três equipas estiveram bem e o público portou-se de forma magnífica. Assim dá gosto o futebol em qualquer lado do mundo.

O "clássico" começou com o Sporting a estar perto de inaugurar o marcador por duas vezes consecutivas e pelo mesmo protagonista. Logo no primeiro minuto, Schaars num livre direto batido de forma tensa viu Helton a defender para o lado de forma incompleta. Na insistência surge um cruzamento para a área onde Schaars remata fraco ao lado da baliza portista mas perto do poste.

O FC Porto equilibrou depois e essa foi a tónica do encontro até aos 20 minutos. Depois disso, o Sporting foi superior mas não conseguiu concretizar e os "dragões" voltaram a equilibrar na ponta final da primeira parte.

Na segunda parte o jogo mudou um pouco e foi mais intenso. Sporting e FC Porto jogaram de forma aberta e o jogo pelo jogo. Com as entradas de Matías Fernández e Izmailov, os "leões" jogaram com melhor qualidade mas Vítor Pereira soube responder com as entradas de James Rodríguez e Kléber.

Na etapa complementar as duas equipas podiam ter mudado o jogo. O Sporting por Izmailov permitiu que Álvaro Pereira negasse o golo leonino em cima da linha de baliza aos 83 minutos e, já nos descontos, o FC Porto desperdiçou um golo cantado com Otamendi a servir de central ao Sporting ao desviar um remate que levava selo de James Rodríguez.

Destaque neste jogo para a estreia, e logo a titular, de Renato Neto. O jovem das escolas leoninas regressou este mês a Alvalade depois de ter estado emprestado ao Cercle Bruge e esteve em bom plano. Nota ainda para Izmailov que se lesionou na ponta final do jogo com os traumas de lesão a não fugirem ao russo. Agora, felizmente para o jogador, foi na coxa esquerda e nada afecta o joelho direito que tantas dores de cabeça deu ao "czar".
PUB