Sporting bate lutador Braga

O Sporting qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer em casa o Sporting de Braga por 2-0, em encontro da quarta eliminatória, disputado em Lisboa. O espanhol Diego Capel, aos 14 minutos, e o argentino Emiliano Insua, aos 21, apontaram os tentos dos "leões", perante um conjunto "arsenalista" que jogou reduzido a 10 elementos desde os 47, por expulsão do nigeriano Elderson.

RTP /
Insúa marcou o segundo golo do Sporting na vitória sobre o Braga LUSA

O jogo de "cartaz" da quarta eliminatória da Taça de Portugal teve um resultado a sorrir para o Sporting. Os "leões" venceram de forma justa mas o Braga bateu-se bem até final.

O 2-0 é um resultado exagerado para o Sporting, tal foi a boa réplica dos bracarenses ao longo dos 90 minutos.

Capel abriu a contagem aos 14 minutos depois de um cruzamento de Van Wolfswinkel numa jogada iniciada com um contra-ataque rápido de Matias que abriu no holandês e este cruzou para ao segundo poste onde o espanhol fez o o golo só com Berni pela frente que Capel contornou.

Assistiu-se a uma grande primeira parte, intensa, vibrante, repartida, bem jogada, com duas equipas a querer ganhar, com oportunidades de golo para os dois lados, mas com uma única equipa a finalizar, o Sporting, por duas vezes.

Depois de Capel, foi Insúa que aos 21 minutos, na sequência de um livre batido por Matías, com Berni a largar para a frente e a bola a bater no argentino e a entrar.

Os dois golos de desvantagem eram penalizadores para o Braga, que estava a jogar de "peito aberto" e em busca do golo, tendo, inclusive, "assentado arraiais" no meio-campo "leonino" no último quarto de hora, com o Sporting a "baixar as linhas" e a reduzir os espaços no último terço do campo.

Na segunda parte, o Sporting de Braga entrou disposto a dar a volta ao resultado, mas a escorregadela de Ewerton aos 47 minutos foi "machadada"  quase fatal nesse desiderato, deixando a equipa reduzida a 10 unidades.

Esta nunca se entregou, mesmo em inferioridade numérica, readaptou-se a essa circunstância - Hélder Barbosa recuou para lateral esquerdo - e continuou a jogar no campo todo, mas o Sporting geriu muito bem a vantagem e as oportunidades de golo ressurgirem tanto numa baliza como noutra, até ao apito final.

A formação "leonina" junta-se, entre as equipas da Liga principal, a Benfica, Académica, Olhanense, Marítimo, Nacional, enquanto os bracarenses disseram "adeus", como FC Porto, Rio Ave, Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira.
PUB