Sporting vence Basileia num jogo «atabalhoado»

por RTP
Moutinho é derrubado. Lusa

O Sporting venceu esta quarta-feira o Basileia por 2-0, num encontro da segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões de futebol que mostrou uma equipa "leonina" intranquila, depois da derrota com o rival Benfica.  
 

Um golo afortunado de Romagnoli, aos 55 minutos, e outro de Derlei, em contra-ataque, aos 86, deram colorido a uma exibição sofrida dos "leões" e consumaram a primeira vitória na liga "milionária", após a derrota na estreia, em Barcelona, por 3-1. 
 
O treinador do Sporting, Paulo Bento, tinha prometido que os efeitos da derrota na Luz já estariam ultrapassados no encontro com os suíços, mas os jogadores mostraram-se impacientes e intranquilos. 
 
As duas equipas chegavam a este jogo pressionadas pelas derrotas na primeira jornada, pois o Basileia também perdeu na recepção ao Shakthar Donetsk, por 2-1, e pelos desaires caseiros na última ronda dos respectivos campeonatos, com o Benfica (2-0) e, no caso dos suíços, Young Boys (2-1).
 
A fraca exibição na Luz afastou o público de Alvalade e os 22.368 espectadores não terão ficado satisfeitos com a exibição do Sporting, que se mostrou intranquilo, falhou muitos passes e cometeu vários erros defensivos, que poderiam ter custado caro. 
 
O Basileia foi uma equipa bem organizada defensivamente, mas que sentiu muitas dificuldades para construir jogo e, normalmente, só os rasgos do português Carlitos -- excessivamente individualista -- causaram algum perigo.
 
Em relação ao jogo do Estádio da Luz, o treinador do Sporting, Paulo Bento, fez apenas uma alteração na equipa, com Derlei a entrar para o lugar de Yannick, actuando ao lado de Hélder Postiga na frente de ataque. 
 
Rui Patrício manteve-se na baliza, atrás de Abel, Tonel, Polga e Grimi, com Miguel Veloso, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli a comporem o losango do meio-campo. 
 
Com a obrigação de vencer o encontro, o Sporting teve mais posse de bola, mas o primeiro lance de relativo perigo surgiu apenas aos 10 minutos, quando Derlei se antecipou a um defesa, mas cabeceou mal. 
 
O Sporting dava muito espaço aos jogadores do Basileia, que trocavam a bola tranquilamente na área dos "leões", como aconteceu aos 23 minutos, num lance em que Huggel, em boa posição, atirou por cima. 
 
Apenas perto do intervalo o Sporting conseguiu fazer um remate enquadrado, primeiro, aos 40 minutos, por Romagnoli, e, já nos descontos, por Derlei, mas ambos os disparos tiveram o mesmo destino: o corpo do guarda-redes Costanzo.
 
O Sporting entrou um pouco melhor no segundo tempo e podia ter inaugurado o marcador logo aos 49 minutos, mas o desvio de cabeça de Derlei, após um pontapé de bicicleta de João Moutinho, acertou no poste. 
 
O primeiro golo do encontro acabou por surgir de forma quase fortuita, aos 55 minutos, numa jogada em que o argentino David Abraham tentou aliviar a bola, mas atirou contra Romagnoli, com a bola a sobrevoar Costanzo e a entrar na baliza. 
 
O Sporting criou então algumas oportunidades de perigo, mas Derlei voltou, com a ajuda de um defesa, a acertar no poste, aos 76 minutos, depois de Yannick já ter obrigado o guarda-redes suíço a uma excelente intervenção.
 
Antes, Huggel despediçou o melhor lance do Basileia, quando, aos 63 minutos, surgiu isolado, mas não conseguiu ultrapassar Rui Patrício.  
 
Aos 87 minutos, Derlei acabou mesmo por marcar e sentenciar a partida, batendo pela segunda vez Costanzo, após um excelente passe de Romagnoli.
 
Este triunfo permitiu aos "leões" igualarem ao Shakhtar Donetsk, que perdeu em casa com o FC Barcelona (2-1), e com o qual o clube português deverá lutar pelo apuramento, pois os espanhóis já lideram destacados o grupo C. 
 
 
pub