Gianni Infantino é o novo presidente da FIFA

| Futebol Internacional

Gianni Infantino foi secretário-geral na UEFA
|

O ítalo-suíço foi eleito presidente para o organismo que rege o futebol mundial com 115 votos. Gianni Infantino irá liderar a FIFA para os próximos quatro anos e mudar a imagem da organização que esteve nas mãos de Joseph Blatter nos últimos 17 anos.

O antigo secretário-geral da UEFA, organismo que rege o futebol europeu, venceu a eleição na segunda volta e bateu o xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa, com 88 votos e o príncipe jordano Ali bin al Hussein, com apenas quatro.

Jerôme Champagne não recebeu qualquer voto e a FIFA já tem o substituto do suíço Joseph Blatter, antigo presidente demissionário da organização mundial do futebol, afastado e suspenso no ano anterior pelo Comité de Ética, por um período de oito anos, reduzido para seis no dia de ontem.


Infantino, de 45 anos, é assim o nono presidente da Féderation Internationale de Football Association e nas primeiras declarações revelou que está pronto para restaurar a imagem do organismo a que está prestes a presidir.

"Vamos restaurar a imagem da FIFA e toda a gente vai respeitá-la e todo o mundo vai aplaudi-la", declarou Infantino depois de eleito.

Durante o congresso em Zurique vários dirigentes aprovaram um novo pacote de medidas para mudar a imagem da FIFA nos próximos tempos. O objetivo é acabar com práticas de corrupção no organismo e restaurar a credibilidade perdida.

Infantino terá maior escrutínio do que teve Sepp Blatter e a sua influência será menor nas decisões quotidianas da organismo. Uma das medidas aprovadas permitirá limitar o número de dirigentes de topo e os seus ganhos mensais serão revelados.

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.