Penálti polémico afasta Sporting da Taça da Liga

por Mário Aleixo - RTP
O final do jogo foi tumultuoso com os sportinguistas a não se conformarem com as decisões do árbitro Miguel A. Lopes-Lusa

Um penálti polémico afastou o Sporting e colocou o V. Setúbal nas meias-finais da Taça da Liga.

O Sporting ficou arredado das meias-finais da Taça da Liga em futebol ao perder em casa do V. Setúbal, por 2-1, com um penalti nos descontos muito contestado pelos "leões".

Depois de Frederico Venâncio, aos 19 minutos, ter dado vantagem aos sadinos, Elias, aos 79, fez o empate que colocava o Sporting nas meias-finais, mas Edinho mudou o desfecho ao 90+4, convertendo a grande penalidade que deixou os responsáveis leoninos em polvorosa com a arbitragem.

A precisar de um empate nesta terceira e última jornada do grupo A para garantir a presença na fase seguinte, Jorge Jesus fez várias alterações face ao "onze" do Sporting utilizado no triunfo caseiro com o Varzim da segunda jornada.

Jefferson foi titular a lateral-esquerdo, em detrimento de Bruno César, e Elias foi o médio-centro, começando Adrien Silva no banco. No ataque, Gelson Martins e Bas Dost foram substituídos por Markovic e Bryan Ruiz, enquanto Castaignos ocupou a posição mais adiantada no terreno.

Obrigado a vencer para alimentar o sonho de estar nas meias-finais, o Vitória entrou melhor no jogo, e chegou à vantagem aos 19 minutos.

Só aos 79 minutos, os "leões" conseguiram o tão desejado golo do empate (1-1) numa jogada concluída por Elias.

Minutos decisivos


Aos 88 e 90 minutos, os "leões" tiveram a oportunidade de passar para frente do marcador, mas André Filipe e Campbell falharam oportunidades para marcar.

No período de compensação, quando o empate já parecia certo, o árbitro Rui Oliveira assinalou grande penalidade a favor do Vitória por falta de Douglas sobre Edinho (empurrão pelas costas). Alheio aos protestos, o avançado dos sadinos converteu o penálti aos 90+4 que deu o triunfo e o apuramento da equipa de José Couceiro para as meias-finais.

Opiniões diferentes


O jogo terminou com jogadores e equipa técnica do Sporting a protestarem dentro do campo a decisão do árbitro. No outro lado festa rija dos vitorianos que beneficiaram da derrota do Varzim (3-0) em Arouca no outro jogo do grupo A.

No rescaldo do desafio José Couceiro, treinador do V. Setúbal, sobre o lance polémico afirmou: "No campo não fiquei com a noção do que se tinha passado (no lance da grande penalidade). Agora já vi as imagens televisivas e vejo que há um toque do Douglas. Penso que foi o árbitro assistente que viu. No campo não vi, nem sequer me manifestei, nem disse nada. É um prémio voltarmos a uma meia-final, acima de tudo é um prémio para os jogadores, para todo o 'staff', para todas estas pessoas que aqui trabalham".



O técnico do Sporting, Jorge Jesus, afirmava: "É fácil prejudicar o Sporting. Sou treinador há muitos anos e nunca senti esta a facilidade em marcar grandes penalidades. Foi uma falta de respeito pelo Sporting, pela massa associativa, pela equipa técnica, pelo presidente. Deixou-nos abalados, sentimos que nos últimos segundos nos tiraram a possibilidade de estar numa meia-final".



No final da partida e com os protestos a multiplicarem-se com Jorge Jesus a ser o único a merecer sanção disciplinar ao ser expulso.

O árbitro Rui Oliveira e os seu auxiliares deixaram o relvado sob escolta policial.

Meias-finais no final do mês

Com os grupos A e B fechados V. Setúbal e Moreirense, os vencedores dos dois agrupamentos, estão apurados para as meias-finais

No Grupo C falta realizar a última jornada com os jogos: Marítimo-Sp. Braga e Rio Ave-Sp. Covilhã, a 11 de janeiro. Nesta altura o Marítimo tem quatro pontos, Sp. Braga e Rio Ave três cada, e na última posição o Sp. Covilhã com um ponto.

No Grupo D a última jornada terá os jogos V. Guimarães-Benfica e P. Ferreira-Vizela, no dia 10 de janeiro. A classificação é comandada pelo Benfica com seis pontos, segue-se o V. Guimarães com quatro, P. Ferreira um pontos e Vizela sem qualquer ponto.


pub