Duelo encarnado

Hoje é dia de Liga Europa. Quatro jogos, oito equipas. Disputa-se a primeira mão dos quartos-de-final e o Benfica é a única equipa portuguesa ainda presente na competição. As águias recebem o Liverpool e procuram manter vivo o sonho de Hamburgo.

Pedro Araújo Pina /
Jorge Jesus está confiante na vitória AP Photo

Desde a visita a Atenas, para o encontro com o AEK, que o Benfica não perde em competições europeias. São já oito jogos sem derrotas, com seis vitórias e apenas dois empates. Dois desses triunfos foram precisamente contra uma outra equipa inglesa, o Everton, rival local do Liverpool, adversário do Benfica esta noite.


Contra os “toffees”, as águias alcançaram o seu maior triunfo de sempre nesta competição, ao vencerem, ainda na fase de grupos, por 5-0 a equipa inglesa. Assim, esta noite, o Benfica tenta dar o primeiro passo para uma “dobradinha” única, que seria ganhar aos dois clubes de Merseyside na mesma temporada.

Em relação às estatísticas, as contas estão mais ou menos equilibradas, com uma pequena vantagem para a equipa britânica. Nas quatro eliminatórias em que o clube de Luz defrontou os “Reds”, todas disputadas a duas mãos, o Liverpool seguiu sempre em frente, com excepção dos quartos-de-final da Liga dos Campeões 2005/2006, e tem cinco vitórias contra três derrotas. Ainda assim, as três derrotas correspondem aos últimos três encontros, sendo que os ingleses não marcaram nenhum golo nesses jogos.

No entanto, só um jogador se mantém desde os “quartos” da Liga dos Campeões em 2006. Luisão, que tem tido um papel fundamental no Benfica, foi quem marcou o golo solitário na primeira-mão, disputada em Lisboa.

Mas como estatísticas valem o que valem, vamos então a factos. O actual treinador do Benfica, Jorge Jesus, parece conhecer bem o futebol britânico. Ainda no Braga, levou os minhotos a uma vitória por 3-0 contra o Portsmouth FC na fase de grupos da Taça UEFA, no ano passado. Assim, e somando às duas vitórias frente ao Everton já esta temporada, o treinador português nunca perdeu frente a equipas inglesas, com um total de dez golos marcados e nenhum sofrido.

Ainda falando de golos, as águias são, das equipas ainda a competir, a formação mais concretizadora até ao momento na Liga Europa, com 21 tentos, e com Cardozo a ser o melhor marcador ainda em prova. Para além disso, dos oito clubes ainda a competir, o Benfica é o que mais remates fez à baliza, com 132 no total.

Apesar de não estar a ser a melhor época para o Liverpool, com o afastamento permaturo da Liga dos Campeões e o 6º lugar na Premier League, os “Reds” vêm de uma vitória por 3-0 sobre o Sunderland para o campeonato inglês, o que poderá ser motivante para os jogadores.

Jorge Jesus reconhece a qualidade da formação britânica e, por isso mesmo, considera que será “uma eliminatória muito dividida”. Para o treinador português “estas são as duas equipas mais fortes nestes quartos-de-final”.

Quem vencer a eliminatória, que se conclui a 8 de Abril em terras de Sua Majestade, vai defrontar o Valência ou o Atlético de Madrid, nos dias 22 e 29 de Abril. No dia 12 de Maio, joga-se a final da Liga Europa, em Hamburgo.

O Benfica – Liverpool tem início marcado para as 20:05, no Estádio da Luz.

PUB