Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h27 - Brasil com mais 344 mortes e 18.479 infeções

O Brasil registou 344 mortes nas últimas 24 horas e 18.479 novos casos de infeção por covid-19.

No total o país já registou 191.139 óbitos e 7.484.285 casos desde o início da pandemia.

21h00 - Mais de 70 mil doses chegam a Portugal na segunda-feira

Os residentes e funcionários dos lares vão começar a ser vacinados daqui a uma semana, a 4 de janeiro.
20h51 - Profissionais de saúde vacinados hoje vão receber segunda dose a 17 de janeiro
20h22 - Médica internista foi a primeira vacinada no Hospital de Santa Maria

A primeira vacinada no maior hospital do país foi a médica internista Sandra Braz. A profissional de saúde salienta que não pode haver medo. "Temos de nos sentir privilegiados por termos acesso à vacina", diz à RTP.
Sandra Braz diz que este foi um dia de "muitas emoções" e apela aos portugueses para que sejam vacinados logo que chegue a sua vez, de forma a alcançar mais rapidamente a imunidade de grupo.

À semelhança de outros colegas, a médica diz que apenas sente dor no local onde foi vacinada e que, para já, não tem mais nenhum sintoma após a imunização.

Destaca que um número de significativos de profissionais de saúde de Santa Maria que foi vacinado estava a trabalhar, o que demonstra que os possíveis efeitos secundários eram "perfeitamente tolerados" e permitem que se continue a fazer uma vida normal.

Tendo já recebido a primeira dose e com a segunda dose por tomar dentro de algumas semanas, Sandra Braz diz que a vacina é um "pequeno passo para o fim da doença", mas que se mantêm para já os cuidados que foram tomados até aqui, desde logo o uso da máscara.

A médica espera que a situação ainda demore alguns meses a normalizar.

18h34 - Mais 8.822 casos em França

O país registou mais 8.822 casos de infeção, tendo contabilizado 2.559.686 casos desde o início da pandemia.

Houve ainda registo de 173 óbitos nas últimas 24 horas, num total de 62.746 desde o início da pandemia.

18h29 - África do Sul ultrapassa marca de um milhão de casos

O país ultrapassou a marca de um milhão de casos positivos desde março. O número de mortos é de 26.735.

16h57 - Mais 316 mortes e 30.501 novos casos no Reino Unido

O país contabiliza 2.288.345 casos positivos e 69.811 mortes desde o início da pandemia.

16h12 - Itália com mais 298 mortes e 8.913 novos casos nas últimas 24 horas

O país contabiliza 2.047.696 casos e 71.925 mortes desde o início da pandemia.

16h11 - 254 mortos e 14.205 novos casos na Turquia

O país registou um total de 19.878 mortes e 2.147.578 casos desde o início da pandemia.

15h35 - Médica da unidade Covid-19 foi a primeira vacinada no Hospital de Santa Maria

No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a vacinação contra a Covid-19 começou hoje por volta das 10h30. A primeira vacinada foi a médica internista Sandra Braz, coordenadora da Unidade de Internamento de Contingência da Infeção Viral Emergente.


14h47 - Detetados primeiros casos da nova variante na Madeira

A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira anunciou hoje ter confirmado a presença da nova estirpe do SARS-CoV-2, em viajantes que chegaram à região provenientes do Reino Unido.

"Na sequência da análise genética pedida pela Direção Regional de Saúde ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a uma amostra de alguns casos positivos detetados na RAM [Região Autónoma da Madeira], foi confirmada a presença da nova estirpe do vírus do Reino Unido na Madeira", revelou a secretaria regional, acrescentando que "foi detetada em viajantes que chegaram à Madeira provenientes do Reino Unido".

Segundo a mesma nota, que não especifica o número de infetados, "esta identificação só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira o qual permite rastrear, identificar e encaminhar para isolamento casos positivos, quando detetados".

14h40 - Vacinação é "momento importante de solidariedade da UE"

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, disse hoje que o arranque da vacinação coordenada nos Estados-membros é "um momento importante de solidariedade da União Europeia" (UE) para que se possa "pôr um fim duradouro à pandemia, juntos e unidos".

"A justiça e a igualdade de acesso sempre foram essenciais e ver a vacinação começar em todos os Estados-membros, sejam pequenos ou grandes, é um momento importante de solidariedade da UE", manifestou a comissária, numa nota enviada à comunicação social.

"A UE atravessou esta pandemia em unidade e agora também estamos a iniciar o processo para pôr um fim duradouro à pandemia, juntos e unido", acrescentou.

14h22 - Entrevista no Jornal da Tarde ao médico António Sarmento

O médico infecciologista foi o primeiro em Portugal a ser vacinado para a Covid-19.


14h07 - Portugal tem mais 1.577 casos confirmados e 63 mortos nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 1.577 novos casos de infeção e 63 vítimas mortais devido à Covid-19.

No boletim epidemiológico deste domingo é indicado que há menos 1.561 casos ativos do que ontem, mas mais 1.751 contactos em vigilância. Há também a registar mais 3.075 recuperados.

O Norte voltou a contabilizar mais infeções diárias do que qualquer outra região nacional, totalizando os 717 novos casos. Lisboa e Vale do Tejo registou mais 464 casos, o Centro mais 279, o Algarve mais 38, o Alentejo mais 32, a Madeira mais 37 e os Açores mais 10.

Embora tenha aumentado o número de internados em enfermarias (mais 80 do que ontem), o número de doentes em cuidados intensivos reduziu (menos nove).

Portugal já contabilizou 394.573 casos de Covid-19 e 6.619 mortos, desde o início da pandemia.

14h06 - Vacinação em curso em toda a Europa

O arranque da vacinação na União Europeia acontece hoje em todos os estados-membros. Um acto que Bruxelas pretendia que acontecesse em simultâneo, pelo significado simbólico, mas que acabou por ser violado pela Alemanha, Hungria e Eslováquia, que se anteciparam e que já ontem administraram as primeiras vacinas.


14h01 - Mais dois mortos e 103 novas infeções em Moçambique

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos devido à covid-19, elevando o total para 161, havendo ainda 103 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

"Trata-se de pacientes do sexo masculino, de 38 e 40 anos, ambos de nacionalidade moçambicana e que evoluíram para óbito após o agravamento dos seus estados de saúde durante o período de internamento em unidades hospitalares da Cidade de Maputo", refere-se na nota de atualização de dados do Ministério da Saúde distribuída hoje à comunicação social.

No mesmo dia, as autoridades anunciaram mais 103 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, subindo o total de casos registados no país para 18.265, dos quais 17.952 são de transmissão local e 313 casos são importados.

13h55 - Covid-19. Vacinação também arrancou em Lisboa

Em Lisboa,a campanha de vacinação decorre em três hospitais.
A RTP acompanhou as primeiras imunizações no Curry Cabral e no Santa Maria.


13h52 - Arrancou no Porto vacinação contra a Covid-19

Eram 10h07 da manhã quando o Diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de S. João no Porto, Antonio Sarmento, recebeu a primeira dose da vacina sob o olhar da ministra da saúde e de dezenas de jornalistas.


13h43 - Centro Hospitalar do Algarve vai iniciar vacinação na terça-feira

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai iniciar a vacinação contra a covid-19 na terça-feira, disse hoje a presidente do conselho de administração do centro, que engloba os hospitais de Faro, Portimão e Lagos.

"Vamos começar a vacinar no dia 29, terça-feira", afirmou Ana Castro, esclarecendo que o CHUA tem previsto vacinar "profissionais e doentes que cumpram os critérios" definidos no plano de vacinação até dia 31 de janeiro.

13h30 - Açores com 10 novos casos em São Miguel nas últimas 24 horas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 10 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, tendo atualmente 273 pessoas com a doença, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

De acordo com a autoridade, foram realizadas 711 análises nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da região, um em São Miguel e outro na Terceira.

Atualmente, estão internadas 20 pessoas na região com a doença: 14 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (um dos quais em Cuidados Intensivos) e seis no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois em Cuidados Intensivos).

13h20 - Surto no lar de Alcáçovas causa segunda morte e mais três infetados

Uma idosa que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo, em Évora, é a segunda vítima mortal do surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, informou hoje o provedor, João Penetra.

Os serviços da instituição, no concelho de Viana do Alentejo, detetaram ainda mais três utentes infetados, número que eleva para 50 o total de utentes com infeção ativa pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, num surto que já registou 73 casos positivos, dos quais 21 são funcionários.

Todos os utentes e funcionários que há uma semana tiveram resultados negativos vão ser novamente testados na segunda-feira pela Autoridade de Saúde, disse à Lusa João Penetra, admitindo que os novos testes possam vir a revelar mais alguns casos.

12h55 - Primeiro lote de vacinas chega aos Açores até terça-feira

O Governo dos Açores adiantou hoje que a chegada à região do primeiro lote de 9.750 doses de vacina contra a covid-19 foi antecipada, e as mesmas devem chegar até terça-feira.

As vacinas, precisou em nota o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, serão entregues diretamente na ilha Terceira, e serão transportadas num avião da SATA.

"O fornecedor já informou que a entrega será em 28 ou 29 do corrente, faltando apenas que nos diga qual o voo em que o lote de vacinas será transportado", indicou ainda o governante.

As 9.750 doses da vacina vão ser administradas a 4.875 pessoas, reservando-se metade para a segunda inoculação, já que a vacina é administrada duas vezes por pessoa, com 21 dias de intervalo.

Na região, os primeiros a vacinar, até março do próximo ano, serão os idosos institucionalizados em lares, estruturas residenciais, rede de cuidados continuados e casas de saúde.

Ao mesmo tempo, serão vacinados os profissionais de saúde e as pessoas identificadas no plano regional de vacinação com doença ou patologia.

12h50 - Bastonário da Ordem dos Médicos apela a portugueses para que "não tenham medo de se vacinar"

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, que esta manhã foi vacinado contra a covid-19 no Hospital de São João no Porto, aproveitou para apelar aos portugueses que "não tenham medo de se vacinar".

"O repto que deixo aos portugueses é que não tenham medo de se vacinar", disse Miguel Guimarães, considerando que este é "um ato de cidadania".

O bastonário da OM é médico urologista do Centro Hospitalar e Universitário de São João, tendo sido convocado pela administração desta unidade hospitalar para a primeira fase de vacinação contra a covid-19 pela sua atividade na área da transplantação renal.

Miguel Guimarães foi vacinado cerca das 11h45. Aos jornalistas relatou que "foi rapidíssimo, não dá dor nenhuma e a administração é extremamente simples".

"Já fiz outras vacinas, há vacinas mais dolorosas, não é o caso desta, esta é vacina muito simples, bem aplicada, sem qualquer tipo de problema", descreveu.

O médico recordou que "a imunidade demora tempo a chegar" e que "vai ser preciso fazer segunda dose dia 17 de janeiro" e que "a partir daí, sim, a imunidade fica mais reforçada".

"Há que utilizar todos os meios de proteção individual e coletiva", frisou, acrescentando que "à medida que todos vão sendo vacinados, todos vão ficando mais protegidos e conseguir-se-á atingir a imunidade de grupo, o que significa na prática ganhar o combate a este vírus".

12h44 - Vacinação iniciada em Coimbra

A vacinação irá decorrer durante alguns dias para estes profissionais.
A vacinação também arrancou este domingo em Coimbra, no Centro Hospitalar e Universitário, onde esteve a repórter Carolina Ferreira.

12h36 - António Costa diz que é "um dia de alento e esperança"

Neste dia em que começa a vacinação contra a Covid-19, o primeiro-ministro reagiu dizendo que este é um dos dias que "ficarão para sempre nas nossas memórias".

Através do Twiteer, António Costa escreveu que "é um dia de alento e esperança que nos dá força para continuar a trabalhar com a mesma determinação".




12h20 - Hospital de São João adotou várias medidas para processo de vacinação

Começou este domingo a vacinação contra a Covid-19 em Portugal.
Trata-se de uma mega operação que envolve cinco centros hospitalares universitários.

No Hospital de São João, no Porto, o objetivo passa por vacinar dois mil profissionais de saúde em dez horas.

E foi no Hospital de São João que foi administrada a primeira vacina contra a Covid em Portugal.

Foi este o Centro Hospitalar que recebeu também o primeiro caso caso do coronavírus no país, em março.

11h23 - Irão regista mais 119 vítimas mortais da Covid-19

11h17 - A ministra da Saúde reiterou hoje, no Porto, que vacinar contra a covid-19 em primeiro lugar os profissionais de saúde foi uma "escolha pragmática" e que em janeiro arranca o programa de vacinação em estruturas para idosos.

"(Foi) uma escolha pragmática num momento que é apenas um primeiro momento de uma fase. Recebemos vacinas ontem (sábado) e vamos receber mais vacinas amanhã (segunda-feira) e vamos receber mais vacinas nas quatro semanas de janeiro. Estimamos que nessas semanas de janeiro passemos das vacinações a profissionais de saúde para as vacinações a estruturas residenciais para idosos", disse Marta Temido.

10H57 - Médica internista Sandra Braz foi a primeira a ser vacinada no Hospital de Santa Maria

10h41 - Vacinação em Lisboa, no Hospital Curry Cabral, também arrancou esta manhã.

10h33 - Vacinação em Portugal simboliza a capacidade de trabalho "conjunto", diz ministra da Saúde
 10h32 - África com mais 412 mortos e 21.026 infetados nas últimas 24 horas

10h07 - Primeiro vacina para a Covid-19 administrada em Portugal

António Sarmento, Diretor do Serviço de infecciologia do Hospital São João, no Porto, recebeu a vacina esta manhã.
 09h14 - Espanha já arrancou com vacinação

09h11 - Mais de 80 milhões de casos de infeção com o novo coronavírus, incluindo 1,76 milhões de mortes, foram registados em todo o mundo desde o início da pandemia, há um ano, de acordo com uma contagem efetuada pela AFP.

08h25 - Itália já começou a vacinação

08h13 - Rússia com mais 28.284 casos e 552 vítimas mortais

08h12 - Bolsonaro diz que não se sente pressionado para iniciar vacinação

Presidente do Brasil voltou a levantar dúvidas sobre a segurança das vacinas.

08h11 - Campanha de vacinação arranca em vários Estados-membros da União Europeia

07h57 - Alemanha com mais 13755 casos e 356 vítimas mortais

07h56 - República Checa começou a vacinação

Primeiro-ministro Andrej Babis foi o primeiro a receber a vacina da Pfizer-BioNTech.

Portugal inicia hoje a primeira fase de vacinação contra a covid-19, mais de nove meses depois do primeiro caso registado no país, numa iniciativa que abrange ao longo dos próximos dois dias os 27 estados-membros da União Europeia.

No sábado foram registados mais 1.214 casos de infeção e 78 mortos.

A região Norte contabilizou mais 451 casos, a região de Lisboa e Vale do Tejo mais 438, a região Centro mais 148, o Alentejo mas 85, o Algarve mais 43, os Açores mais 21 e a Madeira mais 21 casos.

Contrariamente a sexta-feira, boletim epidemiológico de sábado indica que os internamentos voltaram a aumentar: há mais 36 doentes internados em enfermarias e mais nove em unidades de cuidados intensivos.

Portugal registou já, desde o início da pandemia, 392.996 casos de infeção e 6.556 óbitos.