Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Carlos Jasso - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h23 - Madeira regista 115 novos casos

A Madeira registou este sábado 115 novos casos de covid-19, o maior aumento desde 16 de março de 2020, passando a ter um acumulado de 2.585 infeções, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

Segundo a Autoridade da Saúde regional, dois casos são importados (um do Reino Unido e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo) e 113 são de transmissão local "na sua maioria já associados a contactos ou a contextos de casos positivos".

A Madeira regista assim 1.155 casos ativos (161 importados e 994 de transmissão local), 42 recuperações - que elevam para 1.412 os recuperados - e 18 óbitos.

No Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, encontram-se internadas 54 pessoas, das quais 48 em Unidade Polivalente e seis nos Cuidados Intensivos para a covid-19.

22h15 - Presidente da República afirma que não há alternativa a confinamento geral

O Presidente da República afirmou hoje que não há alternativa a um confinamento geral a partir da próxima semana face ao constante aumento do número de casos de infeção com o novo coronavírus em Portugal.

Esta posição foi transmitida por Marcelo Rebelo de Sousa na RTP, durante a primeira parte do debate que travou com a candidata presidencial Ana Gomes, onde também assumiu que, no combate à covid-19, "falhou" o conjunto de medidas de atenuação das restrições no período do Natal.

"Em relação ao futuro, penso que não há alternativa ao confinamento geral", declarou o Presidente da República, que, neste contexto, se demarcou de uma solução de apenas serem confinados os cidadãos de grupos de risco.

"Essa ideia não tem dado em nenhum sítio da Europa. A Europa toda está a reconfinar globalmente mais do que Portugal e há mais tempo do que Portugal", sustentou.

Neste ponto, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o grupo de menor risco "é o das escolas", mas acrescentou que "essa matéria ainda vai ser decidida".

21h10 - França regista 20.177 novos infetados e mais 171 mortos

França registou este sábado 20.177 novos casos de infeção por covid-19 e mais 171 mortos, divulgou a agência de saúde pública no seu portal.

De acordo com as estatísticas diárias da covid-19, o país soma mais 20.177 infeções, totalizando 2.767.312 desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, foram registadas mais 171 mortes, elevando o total de óbitos para 67.599, dos quais 46.983 em hospitais.

21h04 - Rainha Isabel II vacinada

A rainha Isabel Segunda recebeu a primeira dose da vacina da Covid-19. As vacinas para a monarca e o marido foram administradas no castelo de Windsor. O casal real junta-se assim ao milhão e meio de pessoas que já foram vacinadas no Reino Unido.

O plano de vacinação britânico estabeleceu como como grupos prioritários todas as pessoas com mais de 70 anos, e também os profissionais de saúde da linha de frente, residentes de lares de idosos e pessoas com doenças crónicas.

20h48 - Madeira com recolher obrigatório entre 18h00 e 5h00 este fim-de-semana

Na Madeira entrou em vigor o recolher obrigatório a partir das seis da tarde. O comércio e os restaurante tiveram de encerrar uma hora antes e outras lojas optaram por nem sequer abrir de tarde.


20h47 - Manteigas é um dos 25 municípios que estão fora da lista de risco elevado de contágio de Covid-19

Escapam este fim-de-semana às medidas mais restritivas 25 concelhos do país. São municípios onde a taxa de contágio está abaixo dos 240 casos por cem mil habitantes, como é o caso de Manteigas, na Serra da Estrela.


20h45 - João Gouveia explica situação dos cuidados intensivos dos hospitais portugueses

João Gouveia, Presidente da Associação de Médicos Intensivistas, esteve no Telejornal para falar sobre a situação de pressão nos hospitais portugueses.


20h37 - Vários concelhos da região de Lisboa regressaram ao recolher obrigatório

Em muitos este fim de semana ficou marcado pelo regresso do recolher obrigatório às 13 horas. Comerciantes e clientes tentam adaptar-se às novas regras, e à ideia de um novo confinamento.


20h16 - Covid-19. Pressão nos hospitais portugueses continua a aumentar

A pressão nos hospitais voltou a aumentar. Estão este sábado internadas 3.555 pessoas, mais 104 do que ontem. Também os casos mais graves subiram: nos Cuidados Intensivos estão 540 doentes.


20h14 - Governo divulgou aos partidos cenário de confinamento entre 15 dias e um mês

O país voltou a passar a barreira dos 100 mortos, fixando-se nos 111 óbitos nas últimas 24 horas. Foram registados 9.478 novos casos em apenas um dia. É o segundo pior dia de sempre em óbitos e o terceiro em novos casos.

António Costa ouviu este sábado os partidos e divulgou um cenário de confinamento.

19h18 - Angola com mais 90 infeções, uma morte e 493 recuperados

Angola registou 90 novas infeções, um óbito e 493 recuperações, nas últimas 24 horas, somando um total de 18.156 casos positivos, 416 mortes e 13.205 doentes recuperados, segundo as autoridades de saúde angolanas.

O boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública (DNSP), hoje distribuído à imprensa, indica que os casos das últimas 24 horas foram notificados nas províncias de Luanda (38), Lunda Norte (24), Huambo (10), Cabinda (5), Bié (3), Benguela (3), Zaire (3), Bengo (2), Cuanza Norte (1) e Namibe (1), com idades compreendidas entre os três meses e os 85 anos, sendo 60 homens e 30 mulheres.

No período em referência, foi registado um óbito, na província do Cuanza Norte, tendo sido igualmente recuperados 493 doentes, dos quais 457 em Luanda, 16 no Bié, 11 na Lunda Sul e nove no Zaire, com idades que variam dos 8 aos 71 anos.

Nas últimas 24 horas, os laboratórios conseguiram processar 1.638 amostras por RT-PCR, apontando o cumulativo para a realização de 322.450 amostras processadas, com uma taxa de positividade de 5,6%.

19h14 - Cabo Verde com 79 infetados após recorde diário de amostras

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram 79 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, a partir de um número recorde de 1.117 amostras, elevando para 12.316 os casos acumulados, segundo dados divulgados este sábado pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.117 amostras desde sexta-feira -- o valor mais alto diário -, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 18 infetados (em 360 amostras), elevando para 125 o número de casos ativos atualmente.

18h58 - Reino Unido com quase 60 mil novos casos

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas 59.937 novos casos de covid-19, elevando para mais de três milhões o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia no país.

De acordo com os dados divulgados este sábado pelas autoridades de saúde, desde sexta-feira morreram mais 1.035 pessoas devido à covid-19.

Desde o início da pandemia já morreram no Reino Unido 80.868 pessoas devido à covid-19, o maior número de óbitos registado num país europeu.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Governo, o índice de transmissibilidade efetivo (Rt) no Reino Unido aumentou para entre 1.1 e 1.4 e, na quinta-feira, estavam internadas nos hospitais 32.294 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, 3.089 em unidades de cuidados intensivos.

Desde 23 de março de 2020, mais de 305 mil pessoas já estiveram internadas no Reino Unido devido à covid-19.

18h18 - Presidente da Câmara de Viseu pede suspensão das aulas presenciais

O presidente da Câmara de Viseu pede ao Governo para suspender as aulas presenciais, durante uma semana. O autarca está preocupado com as entradas e saídas de pessoas do concelho, entre alunos e professores, e quer limitar os riscos, face aos últimos números conhecidos.


18h16 - "Turismo de vacinas" provoca indignação no estado da Florida

A campanha de vacinação gratuita contra a covid-19 para maiores de 65 anos, na Florida, está a atrair pessoas de várias regiões dos Estados Unidos, Canadá e América Latina.

A chegada dos que já são chamados "turistas de vacinas" está a provocar a indignação de muitos habitantes da Florida, que pedem às autoridades para colocarem um fim a esta situação.

Várias mensagens publicadas numa rede social por uma apresentadora de televisão argentina, que falava sobre a vacinação da sua mãe em Miami, fizeram disparar os alarmes sobre o tema do "turismo de vacinas".

O Mayor de Miami, Francis Suárez, num comunicado enviado à estação televisiva, disse que estes casos eram "nojentos" e prometeu investigar o assunto.

Os `media` locais também recolheram depoimentos de pessoas que reagiram com indignação e pediram prioridade na vacinação para os habitantes da Florida, um estado onde as autoridades não se cansam de repetir que a procura por vacinas é maior do que a disponibilidade de doses.

Os números atuais de casos e mortes por covid-19 na Florida são os mais altos desde março do ano passado e, nas últimas 48 horas, os novos casos diários ultrapassaram 19.000.

18h01 - Covid-19. Moçambique regista novo recorde de casos e mortes em 24 horas

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais seis óbitos por covid-19 e 879 novos casos, o maior número diário de mortes e infeções já registado, anunciou este sábado o Ministério da Saúde.

Do total de óbitos anunciados hoje, cinco pessoas são de nacionalidade moçambicana e uma é de nacionalidade sul-africana. Todas estavam internadas em unidades hospitalares da cidade de Maputo, indica um boletim de atualização de dados sobre a pandemia.

"Os seis óbitos hoje anunciados representam o maior número de vítimas mortais provocadas pela covid-19 em Moçambique anunciadas num único dia", frisa o documento.

O total de mortes em Moçambique sobe assim para 187, havendo ainda 879 novos casos, que elevam o cumulativo do país para 21.361, dos quais 21.045 casos são de transmissão local e 316 são importados.

17h40 - Itália regista quase 20 mil casos e 483 mortes nas últimas 24 horas

Itália registou 19.978 novos casos e 483 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, números semelhantes aos dos últimos dias, segundo o Ministério italiano da Saúde.

Desde o início da pandemia no país, em fevereiro do ano passado, são já 2.257.886 os casos de infeção com o novo coronavírus em Itália e 78.394 óbitos.

Na sexta-feira, realizaram-se 172.119 testes de deteção de casos, o que significa que a taxa de positividade caiu para 11,6%, de 12% no dia anterior.

O número de doentes internados caiu ligeiramente, sendo agora de 23.260 (53 menos do que no dia anterior), mas os internados em unidades de cuidados intensivos aumentaram, sendo agora 2.593 (seis a mais do que no dia anterior).

A região do Veneto, no norte, é mais uma vez a mais afetada pelo crescimento das infeções, com 3.100 novos casos no último dia, seguida pela Lombardia, com 2.506, Sicília (1.839), Emilia Romagna (1.790), Lácio (1.543) e Piemonte (1.532).

Segundo os dados oficiais, meio milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, em Itália.

17h21 – Papa anuncia que se vai vacinar e critica oposicionistas da vacina

O papa Francisco anunciou hoje que será vacinado contra a Covid-19 na próxima semana e criticou os que se opõem à vacinação dizendo que refletem uma “negação suicida”.

“Na próxima semana começaremos a fazê-lo aqui [no Vaticano] e marquei a minha vez. Temos de o fazer”, disse o papa numa entrevista que será difundida hoje pelo canal televisivo Canale 5, em que Francisco considera que, entre os que se opõem à vacina, “há uma negação suicida” que não consegue explicar.

“Acredito que, do ponto de vista ético, todos devem ser vacinados. É uma escolha ética, pois o que colocamos em risco é a nossa saúde, a nossa vida, mas também a vida dos outros”, explicou o papa, na entrevista.

Francisco recordou que, quando era criança, a epidemia de poliomielite deixou muitas crianças paralisadas e as pessoas estavam em desespero à espera da vacina. Quando esta surgiu, era dada com açúcar.

“Por isso, crescemos na sombra das vacinas, contra o sarampo, contra isto, contra aquilo, vacinas que davam às crianças”, acrescentou Francisco.

"Não sei por que alguém diz: ‘Não, a vacina é perigosa’. Se os médicos a apresentam como algo que pode ser bom, que não apresenta nenhum risco particular, por que não recebê-la?” interrogou-se o papa Francisco.

16h57 – Prisão de Izeda em Bragança concentra maioria de casos positivos de reclusos

O número de reclusos em Portugal infetados com o novo coronavírus atinge hoje 64, a maior parte dos quais no estabelecimento de Izeda, no concelho de Bragança, divulgou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

O primeiro caso naquela prisão foi detetado em 28 de dezembro, e "ao presente momento e em todo o estabelecimento prisional de Izeda há 45 reclusos com resultado positivo" de infeção pelo novo coronavírus repartidos por duas alas.

Os 11 primeiros reclusos a serem contagiados estão internados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto e os outros 34 continuam em Izeda, "separados e isolados da restante população prisional", e com acompanhamento médico permanente, lê-se num comunicado daquela direção-geral.

Os casos que não estão internados são assintomáticos, referem os Serviços Prisionais, acrescentando que um dos casos detetados em Izeda é de um trabalhador.

Entre as 20.000 pessoas que integram o universo das prisões em Portugal, incluindo trabalhadores, reclusos e jovens em centros educativos, há 64 reclusos com casos ativos (de um total de 11.228) e 34 trabalhadores.

16h26 – Rainha Isabel II e marido recebem primeira dose da vacina

A rainha britânica, Isabel II, e o seu marido, o príncipe Filipe, receberam hoje a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, anunciou o Palácio de Buckingham.

A monarca, de 94 anos, e o seu marido, de 99, “receberam hoje a vacina contra a Covid-19”, disse um porta-voz do Palácio.

O casal real juntou-se assim a cerca de 1,5 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina no Reino Unido.

As vacinas foram administradas no castelo de Windsor, onde a rainha e o seu marido passaram o tempo durante o confinamento no Reino Unido.

16h01 – Concelho de Tavira retoma segunda-feira aulas presenciais do 2º/3º ciclo e secundário

A Câmara de Tavira, no Algarve, anunciou hoje que na próxima segunda-feira serão retomadas as aulas presenciais do 2º/3º ciclo e secundário por decisão da Direção Geral da Saúde (DGS).

Numa publicação na página do município numa rede social, a autarquia indica que "não obstante a insistência das autoridades locais e regionais, a DGS entendeu que as aulas presenciais deveriam ser retomadas, em todos os ciclos de ensino, com efeitos a partir de 11 de janeiro".

A nota aponta mesmo que o município "continuará a insistir, junto das entidades regionais e nacionais" para a decisão "seja revogada" considerando que a decisão é "inadequada à realidade da situação epidemiológica do concelho".

15h34 – Açores com 60 novos casos, a maioria em São Miguel

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 60 novos casos de Covid-19, a maioria na ilha de São Miguel, enquanto 30 pessoas recuperaram da doença, mas há mais três pessoas internadas hoje.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, foram detetados nas últimas 24 horas "52 novos casos positivos" de Covid-19 "em São Miguel, sete na Terceira e um nas Flores", decorrentes de "1.694 análises nos laboratórios de referência da região e de um número indeterminado realizado em laboratórios privados".

No caso de São Miguel, 17 dos novos casos são "resultantes de seis novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas, sendo cinco na Ribeira Grande e uma em Vila Franca do Campo".

Foram ainda detetados seis casos positivos "resultantes do rastreio em curso nas escolas de Vila Franca do Campo e Rabo de Peixe".

Nas últimas 24 horas 30 pessoas recuperaram da doença, das quais 26 em São Miguel, três na Terceira e uma nas Flores.

Há 21 pessoas internadas nos Açores, mais três do que na sexta-feira.

15h15 – Governo destaca "grande consenso" e necessidade de novas medidas o quanto antes

O Governo considerou hoje que há um “grande consenso” em relação ao regresso a um confinamento generalizado para mitigar a propagação da pandemia no país, e sublinhou que a intenção é decretar as medidas “o mais cedo possível”.

“Aquilo que podemos destacar destas audições [entre o Governo e os partidos com representação parlamentar] é um grande consenso de que, face aos números que temos verificado, é de facto necessário tomar medidas adicionais”, sublinhou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa.

A governante não adiantou quaisquer medidas que o Governo está a ponderar para a renovação do estado de emergência, uma vez que ainda é necessário ouvir os epidemiologistas e especialistas em saúde pública na reunião que vai decorrer na terça-feira nas instalações do Infarmed.

“Ouviremos novamente os especialistas […] para confirmar que os dados que temos nos últimos quatro dias - números na ordem dos 10.000 casos por dia, que se confirmarão hoje - confirmam esta tendência e quais as melhores medidas, as medidas mais adequadas a tomar agora”, explicou a ministra.

Face a este aumento elevado no número de infeções – Portugal atingiu esta semana por duas vezes mais de 10.000 contágios diários –, o Governo pretende ser o mais célere possível a aprovar a renovação do estado de emergência.

“O Conselho de Ministros reunir-se-á imediatamente após a aprovação por parte da Assembleia da República, e comunicaremos e tomaremos as medidas de forma a que elas se possam aplicar o mais cedo possível”, sublinhou.

Entretanto, o Governo apela à população para se resguardar e não ficar “à espera que saia o novo decreto”, relembrando que é preciso reduzir os contactos ao estritamente essencial.

15h01 – BE concorda com agravamento de medidas mas pede apoios para empresas e famílias

O Bloco de Esquerda concordou hoje com um agravamento das medidas de combate à pandemia de Covid-19, mas pediu "apoios mais robustos e mais céleres" para as famílias e para as empresas.

Em declarações aos jornalistas, no final de uma audiência com o primeiro-ministro, a coordenadora do BE afirmou que "a situação é preocupante”, pelo que “é preciso preservar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde, é preciso travar os contágios, e portanto é natural que um novo confinamento apareça como algo de óbvio e consensual" entre os partidos.

Na sua ótica, seria mesmo "irresponsável não fazer um confinamento", numa altura em que Portugal regista perto de 10 mil novos casos diários.

"A nossa maior preocupação neste momento são as condições para esse confinamento e os apoios para esse confinamento", advogou, salientando que "é importante que o novo confinamento venha com apoios mais robustos e mais céleres".

14h50 – Governo da Madeira encerra escolas de Machico até realização de testes

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira decidiu hoje encerrar temporariamente as escolas do concelho de Machico na segunda-feira, devido ao número de casos de Covid-19.

"Na sequência do registo do número de casos, que coloca o concelho em risco elevado, foi decidido proceder ao encerramento das escolas do concelho de Machico na segunda-feira", diz a Secretaria, numa nota no seu site.

A medida afetará um total de 3.000 alunos, 600 professores e funcionários e cerca de 10 estabelecimentos.

"Está agendada, para esse mesmo dia, a realização de testes rápidos aos docentes e demais funcionários dos estabelecimentos escolares do concelho, prevendo-se o regresso à normalidade a partir do dia seguinte [terça-feira]", explica a nota.

14h48 – Hospitais vivem dias de pressão

14h40 – Longas filas em zonas comerciais de Lisboa e Porto

14h36 – Números da pandemia vão manter-se elevados nos próximos dias

14h22 – Chega avisa que portugueses e circunstâncias "não são iguais a março"

O presidente do Chega reconheceu hoje que Portugal atravessa uma "situação difícil" provocada pela Covid-19, mas alertou que, embora as medidas previstas sejam semelhantes ao início da pandemia, os "portugueses e as circunstâncias não são iguais a março".

No final de uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, André Ventura afirmou que "ficou claro" que se vive "uma situação difícil do ponto de vista epidemiológico e de saúde pública", com cerca de 10 mil novos diários.

"Está em cima da mesa um novo confinamento geral idêntico ao que foi feito em março, no início da pandemia, mas, tal como dissemos ao senhor primeiro-ministro, os portugueses e as circunstâncias é que já não são iguais a março", considerou, estimando que as novas medidas poderão entrar em vigor no dia 15, sexta-feira.

Apontando que no início do ano passado a pandemia era uma novidade e "as pessoas queriam muito rapidamente resolver o problema", Ventura realçou que "hoje é um cenário completamente diferente", pois "as medidas restritivas estão a desgastar: as pessoas estão um pouco cansadas destas medidas, há um certo alheamento face a elas".

14h12 - Portugal com 9478 novos casos e 111 óbitos nas últimas 24 horas

Foram 9478 os novos casos de infeção por Covid-19 registados no país nas últimas 24 horas, elevando o total para 476187. Ocorreram ainda mais 111 mortes causadas pela doença, para um total de 7701.

Este é o segundo dia com maior número de mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Dos novos casos de infeção, 3377 registaram-se na região Norte do país, 2074 no Centro, 3009 em Lisboa e Vale do Tejo, 582 no Alentejo, 326 no Algarve, 67 nos Açores e 43 na Madeira.

Há hoje mais 5899 pessoas recuperadas da doença, num total de 366080 em todo o país desde o início da pandemia.

O número de pessoas hospitalizadas também continua a subir, tendo atingido um novo máximo. São hoje mais 104 os pacientes internados, num total de 3555. Em Unidades de Cuidados Intensivos há hoje mais quatro pessoas (540 no total).

13h55 – "Urgência e surpresa" obrigam a antecipar debate na AR e esclarecimentos concretos, diz IL

O deputado único da IL disse hoje que o parlamento poderá deliberar mais cedo sobre a renovação do estado de emergência, face à "urgência e surpresa" com o aumento de infeções, e pediu esclarecimentos mais concretos na reunião no Infarmed.

"O que provavelmente pode vir a acontecer - aguardarei uma proposta formal do presidente da Assembleia da República - é que o plenário de quarta-feira, em vez de se realizar à tarde, se realize de manhã, para que logo na quarta à tarde se possam adotar medidas. Portanto, poderemos estar aqui a falar de uma antecipação de 24 horas no máximo, mas também isso mostra de repente a urgência e a surpresa [em relação à evolução da pandemia]", revelou João Cotrim de Figueiredo durante um `briefing` com os jornalistas depois de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento.

13h48 – Estado de emergência. Terminou a ronda de audições com os partidos

António Costa escreveu no Twitter que foi já concluída a ronda de audições com os partidos sobre a renovação do estado de emergência.

“Concluímos, nesta manhã de sábado, a ronda de audições a todos os partidos políticos com assento parlamentar. Os números são preocupantes e todos os esforços são poucos para controlar a pandemia”, afirmou o primeiro-ministro.

“Temos de procurar o maior consenso possível para as medidas mais restritivas que temos mesmo de tomar, assentes em conhecimento científico, e por isso ouviremos também a posição dos especialistas em saúde pública e epidemiologistas”, acrescentou.


13h38 - Equipamento municipal de apoio ao hospital de Évora recebe primeiros doentes

O equipamento de apoio que a Câmara de Évora cedeu ao hospital da cidade para a instalação de infetados com Covid-19 recebeu hoje os primeiros doentes, revelou fonte da unidade hospitalar.

Os primeiros três doentes foram transferidos esta manhã do edifício hospitalar para este espaço.

Segundo a mesma fonte, ouvida pela agência Lusa, uma equipa multidisciplinar do HESE, constituída por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e assistentes sociais, vai prestar os cuidados aos doentes transferidos para o equipamento municipal.

O município alentejano precisou que esta estrutura é composta por três alas, num total de 34 camas numa fase inicial, mas que poderão chegar às quatro dezenas, dispondo ainda de refeitório para doentes, lavandaria e balneários.

13h10 - Pandemia já matou mais de 1,9 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.914.057 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 88.824.680 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo.

Até hoje, pelo menos 55.044.900 pessoas foram consideradas curadas da Covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

Alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 368.932 mortes e 21.870.988 casos, segundo os dados da universidade Johns Hopkins.

12h55 - Ordem manifesta "apreensão com rutura evidente do SNS"

Em comunicado remetido às redações, o bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos vêm manifestar "apreensão pela rutura evidente do SNS com consequências graves para todos os cidadãos que dele necessitam, independentemente do motivo de doença".

Exprimem também "preocupação pela contínua exigência aos médicos e a todos os profissionais de saúde, já exaustos, e a que acresce a deterioração das suas condições de trabalho, a falta de recursos, o burnout e o sofrimento ético".

E sublinham que "o impacto da vacinação na comunidade não é imediato, pelo que o alívio das restantes medidas de saúde pública não poderá avançar enquanto não for atingida a cobertura vacinal adequada".

"Assim, no momento atual de atividade pandémica, lamentam que não tenham sido mobilizados em tempo útil os recursos humanos, técnicos e infraestruturais que existem no setor da saúde em Portugal e constatam que o controlo da situação pode obrigar a ponderar novos confinamentos, devido à ausência de alternativas e em moldes a definir".

12h35 - Resultados de inspeção da ACT

A Autoridade para as Condições do Trabalho levou a cabo uma ação de fiscalização com o objetivo de verificar o cumprimento da obrigatoriedade do teletrabalho e da utilização de máscaras no local de trabalho. Detetou 738 situações irregulares, segundo o Ministério do Trabalho.

A operação à escala nacional levou os inspetores a 1050 entidades empregadoras, envolvendo 40,8 mil trabalhadores.

Em comunicado, a tutela indica que "foram corrigidas 88 por cento" das situações irregulares até à data.

12h14 - André Ventura recebido por António Costa

"Qualquer partido, seja da oposição ou o Governo, tem de reconhecer que esta não é uma situação fácil", começou por admitir o número um do Chega.

André Ventura advogou, todavia, que "as circunstâncias já não são iguais a março", que "as medidas restritivas estão a desgastar" e que "há um certo alheamento". Acrescentou que existe um sector económico - a restauração - que, perante o novo confinamento, "pode ficar comprometido".
Ventura disse ainda que considera "demasiado arriscado" decretar o encerramento de cafés, restaurantes e estabelecimentos do pequeno comércio sem perceber melhor os focos de contágio.

12h05 - PEV concorda com reforço de restrições

O Partido Ecologista "Os Verdes" terminou já o encontro com o primeiro-ministro.
Concorda com o agravamento das restrições, mas pede o reforço de outras medidas.

11h57 - Surto em lar no concelho de Sátão

Um surto de Covid-19 no lar do Centro Paroquial de Águas Boas, em Sátão, distrito de Viseu, infetou os 22 utentes da instituição e 17 dos 18 funcionários.

O surto começou no início da semana, sendo que os testes foram realizados até quinta-feira, segundo o presidente do município, Paulo Santos, citado pela agência Lusa.

11h26 - África com mais 910 mortos

Mais 910 mortes associadas à Covid-19 foram registadas em África nas últimas 24 horas, para um total de 71.463 óbitos desde o início da pandemia.

No mesmo período, houve registo de 36.455 novas infeções, para um total de 2.986.564.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de recuperados, desde sexta-feira, foi de 18.783.

11h21 - Irão fecha-se a vacinas do Reino Unido e Estados Unidos

O Presidente do Irão afirma que a proibição de importações das vacinas norte-americana e britânica, decretada pelo Guia Supremo da República Islâmica, Ali Khamanei, constitui um esforço para impedir que farmacêuticas estrangeiras façam testes com o povo iraniano.

"Empresas estrangeiras queiram dar-nos vacinas para que estas fossem testadas no povo iraniano, mas o Ministério da Saúde impediu-o. O nosso povo não vai servir de cobaia para companhias de produção de vacinas. Compraremos vacinas estrangeiras seguras", argumenta Hassan Rouhani.

10h33 - China aperta restrições

As autoridades chinesas reforçaram este domingo as restrições à circulação em duas cidades da província de Hebei, a sul de Pequim, numa tentativa de travar um novo surto de Covid-19 e a propagação do SARS-CoV-2, com a aproximação do Ano Novo Lunar.

Em Shijiazhuang, capital da província de Hebei, está interrompida a circulação do metro, ao passo que em Xingtai foi decretada a proibição de sair de casa durante uma semana.

Um total de 18 milhões de pessoas nesta pronvícia estão proibidas de circular para fora desta zona, a não ser por motivos considerados urgentes.

10h29 - Primeira-dama de França

Brigitte Macron, a mulher do Presidente francês, Emmanuel Macron, testou positivo para o novo coronavírus no final de dezembro. Retomou agora a sua atividade normal, na sequência de um segundo teste com resultado negativo. A notícia é avançada pela rádio Europe 1.

Recorde-se que o próprio Macron testou positivo a 17 de dezembro. A 24 de dezembro, o Eliseu afirmava que o Presidente estava apto a deixar o confinamento.

10h21 - PAN reforça cenário de confinamento

Após a audiência deste sábado com o primeiro-ministro, o deputado André Silva, do partido Pessoas-Animais-Natureza, colocou a ênfase na necessidade de robustecer os mecanismos de apoio às empresas que deverão encaixar prejuízos adicionais com o novo período de confinamento geral que se desenha.
"O horizonte que o senhor primeiro-ministro nos anunciou é uma primeira fase de 15 dias. Quinze dias depois, será avaliado o contexto epidemiológico, com base na ciência, nos técnicos, para percebermos se teremos de continuar ou, pelo contrário, poderemos aliviar. Neste momento, é precoce estar a prever cenários desse tipo", acentuou o deputado.

10h05 - Rússia reporta números


As autoridades sanitárias da Rússia tiveram registo, desde sexta-feira, de 23.309 novos casos de infeção, dos quais 4900 em Moscovo, e de 470 mortes.

O total de infeções em território russo, desde o início da pandemia, é de 3.379.103. O total de óbitos associados à Covid-19 é de 61.381.

9h12 - Alemanha reporta números

O número de novos casos de infeção na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 24.694, para um total de 1.891.581 desde o início da pandemia.

Os dados do Instituto Robert Koch referem mais 1083 mortes associadas à Covid-19, para um total acumulado de 39.878.

9h08 - Gastroenterologista Ricardo Veloso apela à vacinação contra a Covid-19

Na rubrica da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o gastroenterologista Ricardo Veloso falou das implicações da pandemia nos rastreios.
"Temos aqui um verdadeiro problema de saúde pública que a pandemia veio agravar", frisou o médico.

8h33 - Sintomas que perduram

Um estudo realizado na China revela que a maioria dos doentes com Covid-19 continuou a ter pelo menos um sintoma durante meio ano, após a alta hospitalar. Os mais frequentes são fadiga e fraqueza muscular.

O estudo acompanhou 1655 doentes que tiveram alta de um hospital em Wuhan, onde foi detetada pela primeira vez a infeção. Os doentes tinham em média 57 anos.

Mais de 66 por cento manifestaram um sintoma comum da Covid-19 ao fim de seis meses.

Testes feitos em laboratório revelaram também dficiências na função renal de 107 doentes.

O estudo concluiu ainda que os níveis de anticorpos neutralizadores caíram 52,5 por cento ao fim desse período, pelo menos nos 94 doentes nos quais tinha sido testada a resposta imunitária no pico da infeção.

8h20 - Especialistas acreditam que confinamento é única forma de travar contágios

O presidente do Conselho Nacional de Saúde acredita que o número de novos Casos diários de Covid-19 em Portugal vai manter-se na casa dos dez mil nos próximos dias.
Henrique Barros e o infeciologista Silva Graça defendem que o confinamento é a única forma de travar o aumento dos contágios, mas consideram que as escolas devem permanecer abertas.

8h03 - Sofrimento psicológico

Sete em dez portugueses que estiveram confinados ou já recuperados da Covid-19 acusaram sofrimento psicológico e mais de metade apontaram sintomas de depressão moderada a grave. É o que indica um estudo do Instituto Nacional Ricardo Jorge.

Das pessoas infetadas internadas no período em que decorreu o estudo, entre 22 de maio e 14 de agosto, 92 por cento relataram sintomas de ansiedade moderada a grave e 43 por cento sintomas de perturbação de stress pós-traumático.

"Isto é extremamente relevante, mas também seria expectável e vem em linha de conta com o que está a acontecer nos outros países da Europa, que também têm estudado o impacto da pandemia na saúde mental", afirmou a coordenadora do estudo Saúde Mental em Tempos de Pandemia e investigadora do INSA, Teresa Caldas de Almeida, ouvida pela agência Lusa.

Por outro lado, quase metade dos profissionais de saúde inquiridos no estudo manifestaram também sinais de sofrimento psicológico como ansiedade, depressão ou stress pós-traumático, sendo os mais afetados os que estão a tratar doentes com Covid-19.
  
 7h23 - Ponto de situação

A partir das 13h00, há recolher obrigatório até às 5h00 de domingo. A medida aplica-se a praticamente todo o país e repete-se amanhã. São 253 os municípios abrangidos pela medida. De fora ficam apenas 25.

Não há circulação entre concelhos em todo o território de Portugal Continental.

O comércio também encerra às 13h00, exceto lojas com dimensão igual ou inferior a 200 metros quadrados com porta para a rua, restaurantes com entrega ao domicílio ou com take-away, em que se permite a recolha até às 22h30, e postos de abastecimento de combustíveis exclusivamente para abastecimento de veículos.

Há exceções para deslocações autorizadas, por motivos de saúde ou para ir trabalhar, por exemplo.

As medidas restritivas agravaram-se tendo em conta os números. Dos 278 municípios do território continental, 253 estão em risco elevado, muito elevado ou extremo. Isto significa que têm mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.
Confinamento à vista
O novo confinamento deverá durar 15 dias e só estarão abertos os serviços essenciais, além da indústria e da construção civil.

As escolas deverão continuar a funcionar.
As revelações foram feitas pelo ministro da Economia aos parceiros sociais.

Apesar de o Governo equacionar como cenário mais provável um confinamento de 15 dias, ele poderá prolongar-se por um mês.
António Costa esteve reunido na sexta-feira com PS, PSD, PCP e CDS para discutir medidas mais duras, que podem entrar em vigor já na próxima semana.

O primeiro-Ministro vai ouvir este sábado, a partir das 9h00, o PAN, o Partido Ecologista "Os Verdes", o Chega, a Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda.
Hospitais sob pressão

Os hospitais de Lisboa já começaram a transferir doentes para regiões onde a pressão não é tão grande.

Dez doentes do Amadora-Sintra, por exemplo, vão ser internados no Porto.
Os hospitais da capital estão com a capacidade de internamento à beira da rutura e as urgências também estão a acusar pressão, com doentes agudos que chegam a esperar seis a oito horas para serem atendidos.
O quadro em Portugal
Portugal registou ontem 118 mortes associadas à Covid-19 e 10.176 novos casos de infeção pelo novo coronavírus - os números mais elevados desde o início da pandemia.

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reportou mais 118 pessoas internadas do que na quinta-feira (também um novo máximo diário), para um total de com 3451, das quais 536 estão nos cuidados intensivos, ou seja, mais 22.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7590 mortes e 466.709 casos de infeção. Estavam ontem ativos 98.938 casos, mais 5578 do que na véspera.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou já pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Presidente do Brasil pediu ontem, em carta enviada ao primeiro-ministro da Índia, a antecipação do envio de dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

Jair Bolsonaro pediu a Narendra Modi para "antecipar o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem prejudicar o programa indiano de vacinação, de dois milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Serum da Índia".