Assembleia Geral Liga de Clubes marcada pela ausência dos presidentes

por RTP

D.R.-Liga Portugal

Esta sexta-feira há Assembleia Geral extraordinária da liga de clubes. Na reunião vai ser discutida a alteração de alguns pontos do regulamento disciplinar para a nova época em particular o que diz respeito à cedência de jogadores dos clubes às seleções nacionais.

Assembleia Geral da Liga está reunida, esta sexta-feira, para alterar o documento que já aprovara e foi contestado pela Federação Portuguesa de Futebol e respetivo Conselho de Disciplina.

Embora o representante do Sporting na Direção da Liga esteja presente, a SAD presidida por Frederico Varandas não votará as alterações ao Regulamento Disciplinar (RD) em discussão, esta sexta-feira, na Assembleia Geral do futebol profissional. O documento já fora aprovado, no início de junho, mas viu a ratificação travada em sede federativa.

Em causa estão alterações a cinco artigos. A Direção da FPF não quer que seja alterada a redação do art. 150º, relativo às sanções para os jogadores que não compareçam aos trabalhos das seleções nacionais. Os clubes optaram por remeter para a norma disciplinar da FIFA, mais leve do que aquela que vigora em Portugal, desde 1996, e terão de recuar, para o documento ser ratificado.

A oposição da Direção da FPF foi conhecida horas antes da AG em que o documento ia ser submetido a ratificação. Na mesma altura, também o Conselho de Disciplina apresentou um parecer a contestar as alterações aos artigos 225º (ponto 4), 259º (1 e 2), 261º 2 276º (3, 4 e 5), por entender que viola o Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Perante estes obstáculos, a ratificação em AG federativa foi suspensa e a Liga marcou nova reunião magna de clubes para votar uma nova versão do RD. A FPF volta a reunir em AG no dia 25, e o novo RD poderá ser ratificado nessa altura. Se tal não suceder, mantém-se em vigor o atual.

pub