Porto eliminado da "Champions"

por Pedro Araújo Pina
Alvaro Pereira reage durante a partida Estela Silva / EPA

O Porto não foi além de um empate a zero frente ao Zenit de São Petersburgo, esta noite no Estádio do Dragão, e foi eliminado da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos precisavam de uma vitória para conquistar a passagem aos oitavos de final da prova, mas o Zenit foi mais forte na defesa e evitou a derrota. Desde os tempos de Co Adriaanse que os "dragões" não eram eliminados na fase de grupos da prova.

Foi um esforço inglório, o do Porto esta noite no Estádio do Dragão. A formação orientada por Vítor Pereira tinha uma, e apenas uma, missão, caso quisesse garantir a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões: ganhar. A barreira russa foi mais forte, nem Hulk, nem Kléber, nem Djalma, nem James, conseguiram marcar, e os azuis e brancos estão assim de fora da prova. O campeão em título da Liga Europa tem agora oportunidade de revalidar o título.

A intenção da equipa de São Petersburgo foi evidente desde o primeiro minuto. Diminuir o ritmo, jogar à defesa, e tentar aproveitar os contra-ataques rápidos para confirmar o resultado obtido na Rússia. Assim sendo, foi o Porto que comandou a partida do início ao fim, foi o Porto que dispôs de quase todas as oportunidades de golo, mas a falta de pontaria, uma vezes, e Malafeev (talvez o homem do jogo), nas outras, impediram a vitória dos "dragões".

Vítor Pereira substituiu Defour por Kléber ao intervalo, na tentativa de dar outro ânimo ao ataque do Porto, mas nem isso foi suficiente.

Com este resultado, o Porto foi eliminado da Liga dos Campeões, e vai tentar agora a sua sorte na Liga Europa, onde já estão Braga e Sporting. 
pub