Morreu Niki Lauda, três vezes campeão mundial em Fórmula 1

por Mário Aleixo - RTP
Niki Lauda foi tricampeão mundial de Fórmula 1 Epa-Dave Acree

O antigo piloto austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1, morreu esta segunda-feira aos 70 anos, anunciou a família.

"É com enorme tristeza que anunciamos que o nosso querido Niki morreu em paz, rodeado pela sua família, esta segunda-feira", lê-se num comunicado.

O ex-piloto tinha sido submetido a um transplante pulmonar no verão passado.

"As suas realizações únicas como desportista e como empresário são e serão sempre inesquecíveis. O seu dinamismo inesgotável, a sua integridade e a sua coragem serão um modelo e uma referência para todos nós", recordou a família.

Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda, foi um automobilista e piloto austríaco. Era proprietário da companhia aérea Niki, e diretor da equipe Mercedes GP de Fórmula 1 ligada à fábrica Mercedes Benz.

Em 1 de agosto de 1976, o piloto austríaco Niki Lauda sofria um grave acidente no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Menos de um mês e meio depois, ele voltaria às pistas.



O austríaco nasceu a 22 de fevereiro de 1949, em Viena, Áustria.

Único piloto campeão mundial pela Ferrari e McLaren. Foi campeão em 1975, 1977 e em 1984, as duas primeiras vezes pela Ferrari e a última, pela McLaren.

O piloto abandonou as corridas em 1985.





pub