Blatter é reeleito presidente da FIFA

Ali bin al-Hussein, opositor único ao atual presidente, retirou a candidatura após a primeira ronda de votações que decorreu esta sexta-feira, em Zurique.

Andreia Martins - RTP /
Este é o quinto mandato de quatro anos de Joseph Blatter à frente da FIFA. Ruben Sprichm, Reuters

Joseph Blatter foi reeleito e obtém o quinto mandato de quatro anos, com duração até 2018, após a desistência do único opositor, o príncipe jordano Ali bin al-Hussein.

Reunidos no 65º Congresso anual, em Zurique, todos os membros filiados votaram na eleição desta sexta-feira, mas apenas 206 votos foram considerados válidos. Do total de votos, Blatter foi o mais votado, com 133 votos. O Príncipe Ali, da Jordânia, única oposição ao atual presidente, contou com o voto de 73 países.

Os candidatos necessitavam de alcançar dois terços do universo eleitoral de 209 membros, ou seja, pelo menos 140 votos. O atual presidente da FIFA ficou assim a sete votos da eleição por maioria absoluta à primeira volta.

Pouco depois da votação, o príncipe jordano anunciou que não pretendia disputar a segunda volta, entregando o quinto mandato a Joseph Blatter.
"Uma FIFA mais forte"
A renovação do mandato acontece após um congresso tenso e envolto de polémica, apenas dois dias depois da acusação e detenção de alguns dos nomes mais importantes no topo do órgão que coordena o futebol internacional por parte das autoridades norte-americanas.

No discurso da vitória, o suíço de 79 anos prometeu "deixar uma FIFA mais forte ao meu sucessor" e felicitou o "bom resultado" alcançado pelo príncipe Ali.

De bom humor e ligeiramente nervoso, como o próprio referiu, Blatter disse ser "um homem de fé" e mostrou-se crente na resolução dos problemas atuais com que a FIFA se defronta.
Blatter nunca foi a uma 2ª voltaEm 17 anos e quatro eleições, Joseph Blatter nunca precisou de ir a votos numa segunda ronda, tendo vencido quase sempre por maioria absoluta.

A única exceção foi mesmo na primeira eleição a que apresentou candidatura, em 1998, contra Lennart Johansson, na altura presidente da UEFA. À semelhança da eleição de hoje, Johansson acabaria por desistir antes da realização de uma segunda ronda, entregando a presidência a Blatter.

O novo mandato de Blatter consolida a sua posição no "top 3" dos presidentes com os mandatos mais longos da história da FIFA, atrás do antigo presidente, o brasileiro João Havelange (no poder durante 24 anos, entre 1974 e 1998) e Jules Rimet (à frente da FIFA durante 33 anos, entre 1921 e 1954).

Desde 1975 que Blatter colabora com a Federação Internacional de Futebol, ocupando até 1981 o cargo de diretor técnico na FIFA. Nesse mesmo ano, chega a secretário-geral para depois ser eleito presidente, em 1998. Cerca de quatro décadas a ocupar cargos de revelo, que agora se prolongam por mais quatro anos.
PUB