A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o adiamento dos jogos da sétima e oitava jornadas do campeonato nacional, devido às cheias que têm afetado o sul do país.
O organismo lamenta a “tragédia ambiental sem precedentes na história”, solidarizando-se com “cada vítima deste evento catastrófico” e manifestando total colaboração “com o povo gaúcho nesta drástica crise através de ações e iniciativas”.
Dos 20 clubes que disputam o principal escalão do futebol brasileiro, apenas Flamengo, São Paulo, Bragantino (treinado pelo português Pedro Caixinha), Palmeiras (Abel Ferreira) e Corinthians (António Oliveira) não defenderam a suspensão da prova, de acordo com a lista divulgada pela CBF.
Contudo, a imprensa brasileira refere que o emblema de Bragança Paulista manifestou à CBF, na quarta-feira de manhã, a concordância com a paragem do campeonato.
A sétima e oitava jornadas do Brasileirão estavam agendadas para os dois próximos fins-de-semana, sendo que já na ronda anterior os jogos que envolviam equipas do sul tinham sido adiados, como foram os casos do Criciúma, do estado de Santa Catarina, e do Grêmio, Internacional e Juventude, os três do Rio Grande do Sul.
Além de Abel Ferreira, Pedro Caixinha e António Oliveira, há outros dois técnicos portugueses a liderar equipas do campeonato brasileiro: Artur Jorge, no Botafogo, e Petit, no Cuiabá.