Eleições a 6 de maio para eleger sucessor de Rubiales

por Lusa
Rubiales conhece o seu sucessor a 6 de maio Denis Balibouse - Reuters

A comissão de gestão da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que dirige o organismo interinamente desde a demissão de Luis Rubiales, convocou eleições para 6 de maio, para eleger um novo presidente.

Pedro Rocha, que encabeça esta comissão, apresentou a sua demissão para poder apresentar-se como candidato às eleições em que é o grande favorito, segundo refere a imprensa espanhola, que aponta como sua principal concorrente Eva Parera, advogada e especialista em direito desportivo.

Luis Rubiales renunciou ao cargo em setembro de 2023, na sequência do escândalo de repercussões mundiais causado pelo beijo na boca à internacional Jenni Hermoso, após a vitória da "roja" na final do Mundial feminino no mês anterior, em Sydney, na Austrália.

Durante a reunião de quarta-feira, a comissão de gestão decidiu também “iniciar processos-crime contra todos aqueles que tenham causado danos económicos ou reputacionais a esta instituição”, numa referência à investigação por alegada corrupção que atualmente abala a federação.

Vários ex-membros da RFEF, incluindo Luis Rubiales, estão a ser alvos de processos judiciais relacionados com irregularidades em contratos assinados pela federação nos últimos cinco anos.

Luis Rubiales, suspeito de corrupção, foi quarta-feira detido pela polícia no aeroporto de Madrid, quando regressou a Espanha proveniente da República Dominicana, tendo sido mais tarde libertado.

Segundo fontes ligadas à investigação do caso, Rubiales, depois de detido esta manhã, foi levado para as instalações no aeroporto da Guarda Civil (força de segurança similar à Guarda Nacional Republicana portuguesa), onde foi identificado e notificado formalmente do processo.

O processo afeta supostas irregularidades nos contratos celebrados pela RFEF desde 2018, período em que o organismo esteve sob a presidência de Luis Rubiales e que inclui a realização da Supertaça espanhola de futebol na Arábia Saudita.

pub