A nomeação de Artur Soares Dias para o Campeonato da Europa de 2024 é um prémio para todos os árbitros, disse o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Em declarações à Lusa, o presidente do CA da FPF considerou a nomeação de Soares Dias, que, em 2021, já esteve no Euro2020, o reconhecimento pelo investimento federativo “para que os árbitros tenham cada vez melhores condições de trabalho para que possam crescer nas respetivas carreiras”.
“Mas é também um prémio para todos aqueles que, domingo a domingo, dos distritais aos profissionais, se esforçam por dignificar este setor tão importante para o futebol português, que, mais uma vez, merece o reconhecimento internacional. É igualmente da mais elementar justiça destacar o trabalho de todos aqueles que contribuem para o treino e para a formação, componentes tão importantes para o sucesso dos nossos árbitros”, prosseguiu.
Tiago Martins, da associação de Lisboa e de 43 anos, junta-se à restrita lista de árbitros portugueses em europeus, mas como um dos 20 VAR, tal como sucedeu com João Pinheiro no Euro2020.
Igualmente nomeado para o Euro2024 foi João Dias, responsável pelo treino dos árbitros nacionais, que vai desempenhar as mesmas funções durante a competição.