Ramon Diaz critica mulher árbitro no videoárbitro

por Mário Aleixo - RTP
Ramon Diaz criticou a presença de uma mulher como videoárbitro Reuters

O treinador do Vasco da Gama, clube da primeira divisão brasileira de futebol, o argentino Ramon Diaz, questionou a presença "de uma mulher" no comando do videoárbitro (VAR), declaração que está a gerar polémica no Brasil.

"O futebol é diferente, e o facto de o VAR ser decidido por uma mulher parece-me bastante complicado", disse o treinador, de 64 anos, na quarta-feira, numa conferência de imprensa em Bragança Paulista (sudeste do Brasil), após a derrota por 2-1 frente ao Bragantino, treinado pelo português Pedro Caixinha, em jogo da segunda jornada do Brasileirão.

Ao criticar a arbitragem brasileira como um todo, Diaz questionou a decisão da árbitra do VAR Daiane Muniz de não conceder um possível penálti ao Vasco na partida anterior, quando os vascaínos venceram o Grémio Porto Alegre por 2-1, no domingo.

Alguns minutos depois, Diaz pediu desculpa aos jornalistas e afirmou que aquela declaração sobre Daiane Muniz, vista como machista por vários meios de comunicação locais e nas redes sociais, tinha sido mal interpretada.

"O que eu queria dizer é que uma pessoa não pode decidir, não pode tomar uma decisão tão importante (...), como a da intervenção do VAR", tentou explicar à saída do estádio Nabi Abi Chedid.

Nas redes sociais, o Vasco da Gama lamentou os comentários do treinador e reafirmou "o compromisso de reforçar as medidas educativas necessárias de acordo com as suas determinações, valores e princípios".


pub