Em direto
Euro2024. Acompanhe aqui, ao minuto, o encontro do Grupo B entre Itália e Albânia

`Bis` de Anthony Carter dá vitória à Oliveirense no terreno do Leixões

por Lusa

A Oliveirense venceu hoje por 2-0 no terreno do Leixões, em jogo da 17.ª jornada da II Liga de futebol, graças ao 'bis' de Anthony Carter, primeiro de grande penalidade e, depois, através de um remate cruzado.

Os dois concorrentes diretos – ambos com 17 pontos somados à partida – tiveram uma abordagem cautelosa, em que se evidenciou a maior eficácia dos visitantes, num encontro em que Fabinho ainda falhou uma grande penalidade que igualaria o marcador a um.

Perante a agressividade de ambos os lados nos duelos a meio-campo, que resultavam em múltiplas faltas e consequentes quebras de ritmo, apenas um remate de Adriano Amorim à malha lateral, aos três minutos, e uma tentativa desviada de Duarte Duarte, aos 13, constituíram aproximações de mínimo perigo.

O curso do encontro ganhou outro vigor nos segundos 45 minutos, com a Oliveirense a usufruir de um pontapé da marca de penálti seis minutos após o regresso dos balneários, que proveio de uma abordagem imprudente de Moisés Conceição no interior da área.

Chamado à conversão, Anthony Carter bateu o guardião Ricardo Ribeiro sem dificuldades.

A desvantagem no marcador incentivou a formação de Pedro Ribeiro a ser mais incisiva no ataque, empurrando o adversário para o seu terço defensivo, o que até resultou na conquista de uma grande penalidade, aos 65.

Ao contrário da Oliveirense, o Leixões não conseguiu ser eficaz dos 11 metros, com Fabinho a atirar ao poste e a desperdiçar a igualdade.

Até final, os matosinhenses foram insistindo em tentar alterar o resultado, mas nunca mostraram capacidade para criar verdadeiro perigo.

Carter acabaria por aproveitar o adiantamento contrário para receber um excelente passe de Filipe Alves e finalizar cirurgicamente para o 2-0 final, já no nono minuto de compensação.



Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões – Oliveirense, 0-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Anthony Carter, 53 minutos (grande penalidade).

0-2, Anthony Carter, 90+9.



Equipas:

- Leixões: Ricardo Ribeiro, Adriano Amorim, Ricardo Teixeira, João Amorim (Morufdeen Moshood, 81), Rafael Vieira, Paulité, Rafa Freitas, Evrard Zag (Fabinho Baptista, 69), André Simões (Renato Soares, 81), Moisés Conceição (Agostinho, 70) e Fabinho.

(Suplentes: Igor Stefanovic, Fabinho Baptista, Emmanuel Iroanya, Bright Godwin, Alhassan Wakaso, Renato Soares, Agostinho, Manuel Namora e Morufdeen Moshood).

Treinador: Pedro Ribeiro.

- Oliveirense: Arthur Augusto, Gonçalo Negrão (Iago Fabrício, 86), Kelechi John, Guilherme Soares, Duarte Duarte (Michel Lima, 62), Kazu, Ibrahima Guirassy, Zé Pedro (André Santos, 76), Filipe Alves, Anthony Carter e Jaime Pinto (João Paulo, 86).

(Suplentes: Nuno Macedo, Iago Fabrício, Vasco Gadelho, André Santos, Schürrle, Mohammed Lamine, João Paulo, Michel Lima e Kazu Miura).

Treinador: Ricardo Chéu.

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Kelechi John (45), André Simões (49 e 90+2), Moisés Conceição (50), Rafa Freitas (78), Filipe Alves (83) e Fabinho (88). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para André Simões (90+2).

Assistência: cerca de 700 espetadores.
pub