O treinador Gonçalo Santos afirmou hoje que o Casa Pia terá de levar o compromisso e foco das últimas semanas para a receção de domingo da 30.ª ronda da I Liga de futebol a um FC Porto “inconstante”.
A turma lisboeta tem apresentado consistência defensiva nos seus encontros, embora as dificuldades perante um clube ‘grande’ sejam maiores, com Gonçalo Santos a dizer que “não há momentos ideais” para defrontar uma equipa da dimensão dos ‘dragões’.
“O FC Porto não está a passar um bom momento na I Liga, mas é sempre uma equipa que domina o jogo e cria muito perigo. Metem muita gente no último terço e a atacar as zonas. Temos de estar preparados para, com concentração e intensidade defensiva, encurtar espaços e não os deixar pensar. Muito do jogo caminhará para esse sentido. Estamos tranquilos na tabela classificativa e essa tranquilidade terá de nos dar maior confiança e responsabilidade para manter este lugar, ou tentar subir mais”, expressou.
Na nona posição do campeonato, mas somente cinco pontos acima do Portimonense, no 16.º lugar, do play-off de manutenção, o Casa Pia coloca a responsabilidade do jogo “toda do outro lado”, sendo um encontro onde há “muito a ganhar e nada a perder”.
“Antes do jogo, as probabilidades são de 50% para cada equipa. Acreditamos muito no trabalho diário. Para se fazer parte do plantel do FC Porto, a qualidade tem de lá estar. Independentemente de quem jogar, os princípios são os mesmos. Toda a gente sabe a exigência que o ‘mister’ Sérgio Conceição coloca nos jogadores, mas o ‘onze’ do Casa Pia também estará preparado para as adversidades que possam ocorrer”, assegurou.
Os ‘gansos’ não poderão contar com o castigado Beni, e os lesionados Rafael Brito e Fernando Andrade, tendo ainda Pablo Roberto em dúvida para o duelo, enquanto o FC Porto também terá várias ausências forçadas e tem futebolistas em dúvida.
“Não lutamos por objetivos maiores por várias razões, mas acreditamos no plantel que temos. Procuro dar aos jogadores mais responsabilidade nos movimentos ofensivos e não os libertar tanto. Exigimos que sejam melhores todos os dias. Temos criado mais ocasiões de golo. Não temos feito tantos golos como desejava, mas somos a formação sempre mais próxima de vencer. É esse desejo que lhes coloco diariamente”, apontou.
O Casa Pia, nono classificado, com 32 pontos, recebe no domingo o FC Porto, terceiro, com 59, a partir das 18:00, no Estádio Municipal de Rio Maior, em jogo da 30.ª jornada da I Liga, que terá a arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.