Rali de Portugal: Bernardo Sousa quinto nos WRC2, após problemas mecânicos

O piloto Bernardo Sousa (Ford) foi o melhor português no Rali de Portugal de 2014, terminando na quinta posição da categoria WRC2 e na 15.ª da geral absoluta, apesar de vários problemas mecânicos.

Lusa /
Bernardo Sousa foi o melhor português em prova Foto: Luís Forra/Lusa

"Não foi o resultado que ambicionava, mas faz parte e os ralis têm destas coisas. Agora, é perceber o que aconteceu e melhorar aquilo que temos a melhorar", declarou Bernardo Sousa, que no segundo troço de sábado partiu uma transmissão e terminou as classificativas da manhã apenas com tração à frente.

Na primeira especial da manhã de sábado (Santa Clara 1), Sousa fez o segundo melhor tempo dos WRC2, quase colado ao mais rápido, o finlandês Jari Ketomaa (Ford Fiesta R5), que acabaria o rali na segunda posição na classe secundária, atrás do qatari Nasser Al-Attiyah (Ford Fiesta RRC).

“Enquanto tivemos o carro em condições normais, fiquei a três décimas do (Jari) Ketomaa e ganhámos ao Nasser (Al-Attiyah) e isso só demonstra que temos a velocidade. Agora, falta termos tudo em condições para lutar pela vitória do início ao fim", salientou o piloto português, que, depois de reparar o carro na área de serviço a meio da etapa, voltou a ter problemas.

Após um troço (PEC9) interrompido devido a um acidente do estónio Ott Tanak, nos setores da tarde, Bernardo Sousa teve problemas com o turbo (uma válvula avariada), que ora funcionava ora não, o que lhe retirou potência ao carro.

Já hoje, e depois de chegar a estar na 13.ª da geral absoluta, mais uma vez o Ford Fiesta deu problemas, pelo que o piloto português acabaria por cair para 15.º, mas mantendo o quinto lugar nos WRC2.

“Deixámos boas indicações, fizemos tempos razoáveis e andámos depressa. Mostrámos que podemos lutar com os da frente pelo campeonato WRC2", afirmou Bernardo Sousa, que se cotou como o melhor português na prova nacional.

O piloto luso concluiu: “O meu objetivo não passa por ser o melhor português, mas sim o melhor do Mundo na minha classe (WRC2). Não é desprestigiante ser o melhor português, como é óbvio, mas a minha diferença - mesmo com os problemas que tive - para o segundo português é muito grande, portanto não posso estar satisfeito só com isso”.

A próxima prova no Campeonato do Mundo de Ralis será o Rali da Argentina, entre 08 e 11 de maio.


Acompanhe a par e passo todas as incidências do Rali de Portugal.
PUB