Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Callaghan O'Hare - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reporta mais duas mortes causadas pela Covid-19. Há também registo de um acréscimo de 135 casos de infeção. O número de pessoas dadas como recuperadas aumentou em 178.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI


23h29 - Brasil ultrapassa as 80 mil mortes

O país totaliza agora os 80.120 óbitos devido à covid-19, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas foram registadas 632 mortes e 20.257 novos casos da doença no Brasil, que regista agora um total de 2.118.646 de pessoas infetadas.

O Ministério da Saúde adiantou que 1.409.202 pessoas já foram consideradas recuperadas da doença e outras 629.324 estão sob acompanhamento.

22h08 - Covid-19: Queda acentuada no acesso aos cuidados de saúde na pandemia - ERS

O acesso aos cuidados de saúde entre março e junho deste ano teve uma "queda acentuada" devido aos constrangimentos causados pela pandemia, conclui a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) num documento hoje divulgado.

"O difícil enquadramento gerado pela situação de pandemia teve resultado imediato no sistema de saúde, sendo visível a queda acentuada da atividade programada e não programada na rede de estabelecimentos do SNS (Serviço Nacional de Saúde), sobretudo em virtude das alterações aplicadas à organização e prestação de cuidados de saúde, de modo a prepará-lo para responder à pressão a que poderia vir a ser sujeito, em função da evolução da pandemia", refere a ERS numa informação sobre o impacto da covid-19.

21h20 - Eduardo Cabrita admite levantamento de restrições na região de Lisboa

21h05 - Estado da nação. Portugueses acreditam que haverá mais austeridade

21h00 - França torna uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos

20h39 - Mais 28 casos em Santiago aumentam total para 2.070 em Cabo Verde

20h31 - Conselho Europeu. Nada está fechado até tudo estar fechado 

O que está a acontecer? Conselho Europeu está a ser acompanhado pelo correspondente da RTP em Bruxelas Duarte Valente.
 

20h21 - Conselho Europeu. António Costa satisfeito com fatia atribuída a Portugal

20h20 - Acordo arrancado a ferros no Conselho Europeu
 20h19 - Covid-19: Ministro da Educação brasileiro anuncia estar infetado

19h37 - Ministério da Saúde alvo de ataque informático

O Ministério da Saúde foi alvo de um ataque informático, estando o Centro Nacional de Cibersegurança e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) a analisar e a tratar da situação, disse hoje fonte da tutela.

"A SPMS e as autoridades competentes, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança, encontram-se a analisar e a tratar da situação", diz o Ministério da Saúde numa curta resposta escrita enviada à Lusa.

19h17 - EUA com mais de 63 mil novos casos

De acordo com os números oficiais da CDC, os EUA registaram nas últimas 24 horas mais 63.201 novos casos, para um total de 3.761.362.

Foram ainda registadas mais 498 vítimas mortais, para um total de 140.157.

19h14 - Itália com mais 13 mortes nas últimas 24 horas, um aumento em relação aos três óbitos contabilizados no domingo, enquanto que os novos contágios pelo novo coronavírus desceram e situaram-se nos 190, anunciaram hoje as autoridades italianas.

19h13 - Madeira mantém 102 casos, 94 recuperados e oito ativos

18h52 - Governo da Madeira "preocupado" com o que se passa, critica "figura triste" do PM holandês

O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje estar a "acompanhar com preocupação" o Conselho Europeu, afirmando que o primeiro-ministro holandês está a "fazer figura triste" devido às eleições internas no seu país.

"Estou a acompanhar com grande preocupação o que se passa ao nível da Europa", disse Miguel Albuquerque, à margem da visita que efetuou hoje às instalações do Banco Alimentar - Mão Solidária, no Funchal.

No entender do chefe do executivo madeirense, "o primeiro-ministro holandês tem eleições internas e está a por em causa a União Europeia devido às eleições internas".

"Este Mark Rutte tem feito uma figura ridícula, é o que eu acho", complementou. (Lusa)

18h04 - Espanha tem 685 novos casos e 201 surtos ativos em todo o país

Espanha registou 685 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas e são 201 os surtos da doença ativos em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde espanhol.

O relatório divulgado hoje com a situação epidemiológica atualizou o total de pessoas infetadas desde o início da pandemia para 264.836, dos quais 685 diagnosticados no último dia, o número mais elevado desde o fim do estado de emergência, há um mês.

De acordo com os técnicos do Ministério da Saúde espanhol, 65% dos novos positivos foram detetados na Catalunha e em Aragão e grande parte deles são assintomáticos.

A comunidade autónoma de Aragão é a região com mais novos casos verificados no último dia (325), seguida da Catalunha (80), do País Basco (78) e a Comunidade Valenciana (43).

17h29 -  Casos de ébola estão a aumentar na República do Congo

As autoridades de saúde registaram mais 60 casos de ébola na República do Congo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os funerais têm sido um dos pontos graves de transmissão.

"A doença está ativa, não controlada", disse o Diretor-Geral da Saúde.

17h14 - Linha de aconselhamento psicológico já atendeu mais de 23 mil chamadas

A linha de aconselhamento psicológico do serviço SNS 24 atendeu mais de 23 mil chamadas desde que foi criada, no início da pandemia da covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde.

"A linha de aconselhamento psicológico recebeu desde o dia 01 de abril 23.590 chamadas, entre chamadas de profissionais de saúde e de utentes", afirmou Marta Temido, durante a conferência de imprensa de atualização de informação sobre a pandemia da covid-19.

17h13 - Moçambique regista 11.ª morte e ultrapassa 1.500 infeções

17h08 - Confirmado. O debate do Estado da Nação vai ser na sexta-feira

16h49 - Conselho Europeu. António Costa dá como certo um acordo

O primeiro-ministro português anunciou um acordo em torno de um montante algo inferior aos 750 mil milhões inicialmente propostos pela Comissão Europeia: 700 mil milhões.

Também a verba a fundo perdido seria inferior à que fora proposta inicialmente: 390 mil milhões, em vez de 500 mil milhões. Foram precisos quatro dias de intensas negociações entre os líderes europeus, em Bruxelas.


16h16 - Alentejo com 10 surtos ativos, Reguengos sem novos casos nos últimos dias

A ministra da Saúde confirmou hoje que estão ativos 10 surtos de covid-19 na região do Alentejo, um dos quais associado a um lar em Reguengos de Monsaraz, onde não se registaram novos casos nos últimos dias.

Sobre Reguengos de Monsaraz, Marta Temido adiantou que desde que o surto no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) foi detetado em 18 de junho, já foram registados 168 casos de infeção.

Destes, cerca de 80 eram utentes do lar e 20 eram funcionários. Os restantes casos registados são pessoas da comunidade, precisou a ministra durante a habitual conferência de imprensa sobre a pandemia da covid-19 em Portugal.

16h13 - Conselho Europeu. Portugal deverá receber 15,3 mil milhões de euros do fundo de recuperação que estás a ser negociado entre os líderes europeus 
 16h06 - PM pediu adiamento do debate do Estado da Nação de quarta para sexta-feira

Em causa, as negociações para o plano de recuperação da União Europeia que continuam em Bruxelas.

15h57 - OMS. Diretor-Geral diz que não devemos estar à espera da vacina. É preciso "salvar vidas agora"

15h55- Conselho Europeu. Plenário com líderes europeus retomado às 16h00

15h53 - Passageiros com destino à Madeira podem fazer testes gratuitos no Porto

Os passageiros que pretendam viajar para a Madeira com origem no Porto podem efetuar testes à covid-19 sem custos, a partir de terça-feira, no Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental, informou hoje o Governo Regional.

15h37 - Governo quer adquirir doses de vacina quando solução estiver disponível
 O Governo português já manifestou interesse em adquirir doses de uma eventual vacina contra o novo coronavírus, mas apenas quando estiver disponível, informou hoje a ministra da Saúde, alertando que é prematuro ter mais do que expectativas.

"Já sinalizámos o nosso interesse em adquirir para o nosso país quantidades adequadas a uma eventual vacinação nos critérios que venham a ser definidos quando uma nova vacina vier a aparecer", afirmou Marta Temido, durante a habitual conferência de imprensa sobre a pandemia da covid-19 em Portugal.

Questionada sobre a decisão do Governo britânico que anunciou hoje a compra de 90 milhões de doses de vacinas em desenvolvimento na Alemanha e França contra a covid-19, a ministra considerou que ainda é cedo para avaliar o sucesso dos projetos em curso.

"O Governo português tem procurado estar presente em todos os processos, acompanhar todas estas possibilidade, mas é ainda prematuro ter mais do que expectativas relativamente ao seu sucesso", sublinhou.

15h05 - Vacina da Universidade de Oxford ativa sistema imunitário
A vacina experimental que está a ser desenvolvida pela AstraZeneca e cientistas da Universidade de Oxford mostrou-se segura e produz uma resposta do sistema imunitário do organismo, revelam os primeiro resultados dos testes clínicos realizados em voluntários.

A vacina tem o nome de AZD1222. Os resultados até agora conhecidos também revelam que não provoca efeitos secundários graves.

Também hoje a alemã BioNTech e a Pfizer anunciaram que a vacina que estão a desenvolver mostrou nos testes experimentais que é segura e induziu uma resposta do sistema imunitário nos pacientes.

No mesmo sentido, a vacina que está a ser desenvolvida pela CanSinoBiologics Inc e o militares chineses mostrou ser segura e também ela ativar uma resposta do sistema imunitário dos pacientes.

14h56 - Detetados mais dois casos em São Miguel

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores adianta que foram diagnosticados dois novos casos positivos de Covid-19 na Ilha de São Miguel, tendo sido detetados no arquipélago, até ao momento, 161 casos de infeção.

Um dos casos é o de um homem de 36 anos, tripulante de uma embarcação rastreada à chegada aos Açores e que "permaneceu na mesma enquanto aguardava o resultado do teste".

O tripulante "apresenta situação clínica estável e será transferido para um alojamento a fim de cumprir o isolamento", enquanto os restantes elementos da embarcação "deverão cumprir quarentena na embarcação pelo período de 14 dias".

O outro novo caso é o de um homem de 51 anos que chegou esta segunda-feira à região num voo do continente. A análise laboratorial realizada antes do embarque produziu um primeiro resultado inconclusivo e um segundo resultado, conhecido após a chegada aos Açores, foi já positivo.

O passageiro "apresenta situação clínica estável, tendo sido transferido do aeroporto para o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, para avaliação".

Com estes dois casos, foram detetados na região 161 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, verificando-se atualmente nove casos positivos ativos, dos quais sete na Ilha de São Miguel, um na ilha Terceira e um nas Flores.

14h51 - Merkel e Von der Leyen, duas alemãs otimistas

A chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestaram-se otimistas à chegada ao Conselho Europeu, que vive o quarto dia de negociações ásperas, assinalando mesmo "passos na direção certa" com um "enquadramento para um possível acordo" esta tarde.

"Ontem à noite, após longas negociações, elaborámos um enquadramento para um possível acordo. Isto é um passo em frente e dá-nos esperança de que um acordo possa ser alcançado hoje, ou pelo menos que um acordo seja possível", afirmou Angela Merkel.

A presidente do Executivo comunitário pronunciou-se no mesmo sentido.

14h25 – Ligeira redução no número de transplantes

Marta Temido garantiu ainda que as autoridades de saúde se têm focado “num melhor acompanhamento daquilo que são os casos ativos”, nomeadamente no apuramento dos resultados de cura, o que permite verificar menos casos ativos do que aqueles que existiam há algum tempo.
Questionada sobre uma redução no número de transplantes de órgãos durante a pandemia, a ministra confirmou que os dados refletem uma ligeira redução a nível da doação e transplantação, quando “no ano de 2019 foi registada uma tendência crescente”. A redução ter-se-á dado a partir de março, quando a pandemia começou a agravar-se no país.

14h09 – Portugal com 206 surtos ativos

Na habitual conferência de imprensa das autoridades de saúde, Marta Temido avançou que 56 por cento dos novos casos de Covid-19 estão concentrados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Existem, neste momento, 206 surtos ativos (41 no Norte, 11 no Centro, 131 em Lisboa e Vale do Tejo, dez no Alentejo e 13 no Algarve).
Segundo a ministra da Saúde, a taxa de incidência nos últimos sete dias em Portugal situa-se nos 19 por cento por 100 mil habitantes, o que considerou um “sinal encorajador”, apesar de ser necessário prosseguir com os esforços de combate à pandemia.

O RT (medidor do risco de transmissão da doença) entre 12 e 16 julho fixou-se nos 0,97 a nível nacional, o que, segundo Marta Temido, é um sinal de decréscimo do contágio.

13h52 - Direção-Geral da Saúde atualiza números

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, que acaba de ser divulgado, reporta mais duas mortes causadas pela Covid-19. Há também registo de um acréscimo de 135 casos de infeção. O número de pessoas dadas como recuperadas aumentou em 178.

Com esta atualização, o total de casos mortais da doença causada pelo SARS-CoV-2, desde o início da pandemia, ascende a 1691. Os casos de infeção ascendem a 48.771 e o total de recuperados é agora de 33547.

As autoridades de saúde mantêm sob vigilância 35.073 contactos. Aguardam resultados laboratoriais 1560 pessoas.

13h35 - Pandemia já fez mais de 606 mil mortes e 14,5 milhões de infetados

Pelo menos 7.935.600 pessoas conseguiram curar-se da doença, em 196 países desde o início da pandemia, de acordo com dados atualizados até às 12h00 pela agência France Presse, a partir de fontes oficias.

No domingo, foram registados 4584 óbitos e 224.583 novos casos em todo o mundo, com o maior número de novos mortos a ser registado no Brasil (716), na Índia (681) e nos Estados Unidos (514).

Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em número de mortos como em casos, com 140.534 mortos em 3.773.260 casos registados, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins, que indica que há neste país pelo menos 1.131.121 pessoas foram consideradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 79.488 mortos em 2.098.389 casos, o Reino Unido com 45.300 mortos em 294.762 casos, o México com 39.184 mortos em 344.244 casos e a Itália com 35.045 mortos em 244.434 casos.

13h23 - Ponto de situação da maratona do Conselho Europeu

"O acordo está em cima da mesa para os líderes estudarem", sintetizou ao início da tarde desta segunda-feira, quarto dia de trabalhos da cimeira da União Europeia, o correspondente da RTP em Bruxelas, Duarte Valente.


13h01 - Reino Unido garante 90 milhões de doses de vacinas alemã e francesa

O Governo britânico anunciou esta segunda-feira a aquisição de 90 milhões de doses de vacinas em desenvolvimento na Alemanha e França contra a Covid-19, que junta aos 100 milhões de unidades de um projeto concorrente da Universidade de Oxford.

Em comunicado, os ministérios da Economia e da Saúde indicaram a assinatura de um "acordo vinculativo" com o consórcio da alemã BioNTech e a farmacêutica norte-americana Pfizer para a aquisição de 30 milhões de doses da vacina BNT162 contra o novo coronavírus.

Com a francesa Valneva, foi firmado um acordo de princípio para 60 milhões de doses e se a vacina VLA2001 der provas que é segura e eficaz, o Governo britânico tem a opção de comprar mais 40 milhões de dores.

A Valneva tem uma unidade de produção na Escócia que poderá beneficiar de fundos públicos para aumentar a capacidade.

Os dois negócios, adiantou o gabinete de Boris Johnson, fazem "parte da estratégia para criar um portfólio de vacinas novas e promissoras para proteger o Reino Unido".

12h45 - Presidente do Parlamento Europeu segue trabalhos em Bruxelas com preocupação

O presidente do Parlamento Europeu manifesta-se preocupado com a falta de solidariedade europeia e a erosão do método comunitário, advertindo o Conselho Europeu para o facro de os cidadãos esperarem um acordo ambicioso no final da maratona negocial do Conselho.

"Após dias de discussões, os cidadãos europeus aguardam um acordo que esteja à altura deste momento histórico. Estamos preocupados com um futuro em que a solidariedade europeia e o método comunitário se percam", afirmou David Sassoli.

Nesta declaração divulgada em Bruxelas, Sassoli reitera que "o Parlamento Europeu fixou as suas prioridades e espera que as mesmas sejam cumpridas", apontando que o compromisso a que os líderes chegarem tem de prever um orçamento plurianual que também dê resposta aos desafios que a Europa enfrente no médio prazo, como o Pacto Ecológico, a digitalização, a resiliência da economia e o combate às desigualdades.

"São necessários imediatamente novos recursos próprios e também necessitamos de medidas que assegurem a efetiva defesa do Estado de direito. Além disso, o Parlamento também já apelou por diversas vezes ao fim dos rebates", apontou, referindo-se aos descontos de que os grandes contribuintes líquidos beneficiam, e que é uma das questões em discussão na cimeira.

Voltando a ameaçar com um veto do Parlamento a um acordo no Conselho que não vá ao encontro das reivindicações dos eurodeputados, David Sassoli conclui recordando que a Covid-19 não desapareceu, assistindo-se a "novos surtos na Europa".

11h48 - Número de mortos em África passa os 15 mil em mais de 720 mil casos

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), há 15.082 mortos, mais 145 nas últimas 24 horas, o número de casos positivos subiu para 720.622 (mais 19.049 nas últimas 24 horas), havendo 382.857 pessoas recuperadas, mais 13.737.

A África Austral regista o maior número de casos (377.922) e 5310 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados e mais mortos em todo o continente, com 364.328 casos e 5033 vítimas mortais.

O Norte de África é a região com mais mortes (5836), tendo 137.208 infeções.

A África Ocidental conta 107.715 casos, que resultaram em 1707 mortos, a África Oriental tem 54.710 casos, incluindo 1371 vítimas mortais, enquanto na África Central há 858 mortos e 43.067 infeções.

Depois da África do Sul, o Egito é o segundo país com mais vítimas mortais (4302) e 87.775 casos, seguindo-se a Argélia, com 1078 mortos e 23.084 infetados.

10h44 - Obstetra explica infeção de recém-nascido com Covid-19

Portugal registou o primeiro nascimento de um bebé com Covid-19. Nasceu prematuro, com 34 semanas, há pouco mais de 15 dias, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Apresentava sintomas graves associados à Covid-19, nomeadamente pneumonia e falta de ar. Foi ventilado e internado nos cuidados intensivos, onde ainda se encontra com diagnóstico reservado. A mãe também está internada.

Em todo o mundo, não se conhecem mais de dez casos de transmissão intrauterina do novo coronavírus.
Fernando Cirurgião, médico obstetra, foi convidado do Bom Dia Portugal e falou sobre a dimensão desta situação e as muitas incógnitas que ainda existem.

10h08 - Rússia regista menos de seis mil casos diários

As autoridades sanitárias da Rússia reportaram esta segunda-feira menos de seis mil casos de infeção pelo novo coronavírus, o que acontece pela primeira vez desde o final de abril. O país é o quarto do mundo com maior número de contágios.

Nas últimas 24 horas, a Rússia reportou 5940 novos casos de Covid-19. No mesmo período morreram mais 86 pessoas - o número mais baixo desde o início de maio.

A Rússia soma, desde o início da pandemia, 12.427 mortes em 777.486 casos.

Mais de 553.600 pessoas foram consideradas curadas.

9h20 - "Apreensão" entre lusodescendentes para férias em Portugal

Vive-se uma "apreensão" entre os lusodescendentes no estrangeiro em fazer as férias de verão em Portugal devido à pandemia da Covid-19, segundo um responsável da Associação Internacional de Lusodescendentes.

"Há algumas pessoas que, pontualmente, sabemos que não estão preocupadas porque a vontade de vir a Portugal é grande, outros, mais ponderados, têm essa apreensão e têm-nos manifestado esta apreensão e colocado uma série de questões. Mas existe essa apreensão", afirmou José Governo, ouvido pela agência Lusa.

O responsável pela comunicação da associação e um dos seus membros fundadores, acrescentou que as medidas de prevenção contra a Covid-19, como a possibilidade de um período de isolamento de duas semanas, suscitam algum receio.

"Muitos vêm cá durante um período de 15 dias, três semanas, mas têm de fazer uma quarentena de 14 dias. Praticamente não vale a pena vir, porque ficam em quarentena durante o período de férias, correndo o risco de chegarem ao seu país de acolhimento e fazerem nova quarentena".

A AILD lançou recentemente o seu site na internet, que, de acordo com José Governo, pretende ser uma plataforma destinada ao contacto entre lusodescendentes e Portugal.

9h05 - Alemanha atualiza números

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou em 249 nas últimas 24 horas. O total de infeções, desde o início da pandemia, ascendeu a 201.823.

Ainda segundo os dados do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas, o número de casos mortais de Covid-19 subiu, naquele país, em dois para um total de 9086.

9h00 - EUA com 514 mortos e 63.872 novos casos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 514 mortos e 63.872 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da epidemia no país, registaram-se 3.762.081 casos da doença provocada pelo novo coronavírus, enquanto o total de óbitos é de 140.474, segundo os números contabilizados pela universidade norte-americana, sediada em Baltimore (leste), até à 1h30 desta segunda-feira em Lisboa.

Nos últimos seis dias, os Estados Unidos registaram mais de 60 mil novos casos de Covid-19 por dia, com um máximo de 77.638 novas infeções na sexta-feira.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.

8h50 - Índia com mais de 40 mil infetados, nova marca diária

A Índia registou mais de 40 mil infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, uma nova marca sem precedentes no país.

Os 40.425 novos casos elevaram o total de contágios na Índia para 1.118.043, dos quais 27.497 resultaram em mortes.

O país, de 1,4 biliões de pessoas, realiza quase dez mil testes por milhão de pessoas. Mais de 300 mil amostras estão agora a ser testadas todos os dias, em comparação com apenas algumas centenas em março.

8h38 - Rússia anuncia "êxito" em provas clínicas de vacina

O Ministério russo da Defesa anunciou ter concluído com "êxito" a fase de provas clínicas de uma vacina contra a Covid-19 - realizadas em conjunto com o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.

"Na manhã do dia 20 de julho, o segundo grupo de voluntários recebeu alta", afirmou o Ministério da Defesa através de um comunicado, referindo que as provas clínicas foram executadas no Hospital Militar Central Burdenko, em Moscovo.

A mesma nota indica que "os resultados das análises mostram de forma inequívoca que todos os voluntários desenvolveram uma resposta imunitária, como resultado da vacina".

Ainda segundo o Ministério, a vacina não provocou "complicações" ou "reações indesejadas".

Os voluntários foram vacinados a 23 de junho, sendo que no próximo dia 4 de agosto serão submetidos a uma série de novas análises de controlo para confirmação dos resultados e inocuidade da vacina.

8h35 - China deteta 17 novos casos de contágio local no noroeste

A China diagnosticou 17 novos casos de contágio local de Covid-19 na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país.

O país asiático diagnosticou ainda cinco novos casos entre viajantes oriundos do exterior.

Urumqi, a capital de Xinjiang, com 3,5 milhões de habitantes, e onde os primeiros casos foram detetados na semana passada, implementou medidas de prevenção e anunciou na sexta-feira a suspensão do metropolitano local e o cancelamento de centenas de voos.

Xinjiang registou um resultado positivo na quinta-feira, 16 na sexta-feira e 13 no sábado, segundo dados oficiais.

Pequim, onde um novo surto detetado no mês passado levou a medidas parciais de confinamento, está há duas semanas sem novas infeções.

As autoridades de saúde acrescentaram que tiveram alta 24 pessoas, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 249, cinco dos quais se encontram em estado grave.

8h29 - Delegação austríaca "muito satisfeita" após madrugada de negociações

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, um dos nomes do grupo dos países-membros ditos frugais, manifesta-se "muito satisfeito" após a madrugada de "negociações difíceis" no Conselho Europeu, em Bruxelas.

"As negociações difíceis acabam de chegar ao fim [por agora, ainda sem acordo] e podemos estar bastante satisfeitos com o resultado de hoje. Iremos continuar durante a tarde", declarou Sebastian Kurz, numa publicação feita na sua conta oficial do Twitter.


Kurz publicou também uma fotografia de uma reunião com os demais governantes que compõem os frugais. Um encontro, descreve, para "coordenar posições".

8h11 - Austrália investiga falhas em hóteis que levaram a surto em Melbourne

Teve início na Austrália uma investigação judicial ao novo surto de Covid-19 em Melbourne, tendo em vista apurar se houve violações das regras de segurança nos hotéis designados para o confinamento obrigatório de viajantes vindos do estrangeiro.

O Governo do Estado de Victoria, cuja capital é Melbourne, ordenou no início deste mês o início da investigação, depois de o número de infetados com o novo coronavírus ter aumentado, levando a um segundo confinamento na cidade de cinco milhões de habitantes.

"Os comentários feitos pelo médico responsável [de Victoria] aos meios de comunicação social sugerem mesmo que cada caso de Covid-19 em Victoria nas últimas semanas pode ter tido origem no programa de quarentena dos hotéis", afirmou o advogado assistente Tony Neal na abertura de uma audiência em Melbourne.

7h10 - Ponto de situação

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia ainda não chegaram a acordo sobre o plano de recuperação económica para responder aos efeitos da pandemia da Covid-19. As negociações conhecem esta segunda-feira o quarto dia.

Os trabalhos vão ser retomados às 16h00 (15h00 em Lisboa).
Duarte Valente, correspondente da Antena 1 em Bruxelas

Sobre a mesa está agora a posssiblidade de o montante das subvenções a fundo perdido ser reduzido para 390 mil milhões de euros.
Reunião, desmobilização, reunião
O plenário de Bruxelas ainda chegou a ser retomado ao início da manhã desta segunda-feira, mas a sessão acabaria por ser novamente interrompida até à tarde.


Após um jantar de trabalho no domingo, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, interrompeu a reunião plenária, o que deveria ter acontecido por 45 minutos. Todavia, o reinício foi sendo sucessivamente adiado e os trabalhos foram retomados já perto das 5h50 (4h50 em Lisboa).

"Quarto dia do Conselho Europeu sobre o Quadro Financeiro Plurianual e o Fundo de Recuperação. Os 27 líderes estão de volta à sessão plenária após uma longa pausa", chegou a escreveu o porta-voz de Charles Michel numa publicação feita no Twitter.

Decorridos cinco minutos, o mesmo porta-voz adiantou que "o plenário terminou", sendo que os trabalhos formais serão "retomados mais tarde, pelas 14h00" locais. O porta-voz tornaria a atualizar a informação, indicando que, afinal, o plenário dos 27 seria retomado pelas 16h00.
O que está em causa
Fontes europeias, citadas pela agência Lusa, adiantam que, sobre a mesa, estará uma proposta que conserva o montante global do Fundo de Recuperação em 750 mil milhões de euros, tal como propunha a Comissão, com os subsídios a fundo perdido a pesarem 390 mil milhões de euros, pacote que já terá recevido a luz verde dos 27.

Recorde-se que tanto o plano franco-alemão como a proposta da Comissão Europeia defendiam subvenções num montante de 500 mil milhões de euros, o que foi insistentemente rejeitado pelos países-membros ditos frugais - Holanda, Áustria, Suécia e Dinamarca. Estes Estados exigiam que as subvenções ficassem abaixo dos 400 mil milhões de euros.

O objetivo de Charles Michel para a última madrugada passou, então, por tentar fechar o Fundo de Recuperação, deixando as negociações sobre o Quadro Financeiro Plurianual da União de 2021-2027 para a tarde.

O terceiro dia da cimeira, domingo, acumulou mais de 20 horas de negociações, quer em plenário, quer de bastidores.
O quadro em Portugal
Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido no domingo, Portugal registou mais 246 casos de Covid-19 - 214 na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que representa quase 87 por cento do total do país.

Morreram mais cinco pessoas em 24 horas, também na Grande Lisboa.

Há agora registo de 439 doentes internados, menos 13 do que no sábado. Destes, 61 encontram-se em unidades de cuidados intensivos.

O total de infetados desde o início da pandemia ascendeu a 13.578.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 601 mil mortos e infetou mais de 14,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A doença é causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente americano é agora o que apresenta mais casos confirmados e mais óbitos.

Estados Unidos e Brasil são os países com o maior número de casos.