Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante/Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas Portugal registou mais 249 casos e três pessoas morreram.

Mais atualizações


23h25 - I Liga com testes todas as jornadas. II Liga apenas de duas em duas

Os jogadores da I Liga vão ter testes à covid-19 antes de todas as jornadas, enquanto na II Liga serão testados a cada duas rondas.

O Plano de Retoma do Futebol Profissional, divulgado esta segunda-feira pela Liga de clubes, estabelece que todos os jogadores dos vários plantéis serão testados até 48 horas antes do início da prova.

O segundo escalão inicia-se já na quinta-feira, enquanto o primeiro se inicia a 18 de setembro.

No plano da Liga de clubes há ainda a "recomendação para a realização de testes a todo o plantel e staff, uma vez por mês" e fica definido que "um caso positivo só retoma atividade após critérios de cura microbiológica" definidos pela Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o documento, "a identificação de um caso positivo não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo, das equipas". Essa decisão ficará a cargo da Autoridade de Saúde que for territorialmente competente.

Os delegados da Liga terão de fazer testes a cada duas nomeações, enquanto para as equipas de arbitragem o modelo será definido pela Federação Portuguesa de Futebol.

Sobre o regresso do público aos estádios, a Liga de clubes diz que "depende de parecer técnico da DGS, sustentado na evolução da situação epidemiológica, e respetiva aprovação em Conselho de Ministros".

"Caso seja autorizada a presença de público nos termos referidos no número anterior, a Liga Portugal e a FPF podem alterar ou emitir normas complementares ao presente Regulamento", lê-se.

22h30 - Mais 10 mil novos casos e 310 mortes no Brasil

O Ministério brasileiro da Saúde anunciou que o país registou desde domingo 10.273 novos casos de contágio com o nvo coronavírus e mais 310 mortos por Covid-19.

Ao todo, o país regista desde o início da pandemia, 4.15 milhões de casos de ingeção e 126.960 mortos.

O Brasil tornou-se segunda-feira o terceiro país do mundo com maior número de casos de infeção com SARS-CoV-2, depois de ter sido ultrapassado pela Índia, o segundo, com 4.2 milhões, logo atrás dos EUA.

22h20 - Marta Temido. Estado "não se demite" de garantir proteção aos utentes dos lares

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que o Estado "não se demite" de garantir a proteção dos utentes dos lares, apontando que estas são estruturas "muito complexas" e que o "dever de guarda" recai sobre os seus proprietários.

"Aquilo que estamos a falar é de uma área de atividade muito complexa, onde há vários atores, desde logo os proprietários das instituições, muitas destas instituição maioritariamente são instituições privadas ou do setor social. Há aqui um dever de guarda que incumbe, em primeira mão, às estruturas que abrem portas para receber estas pessoas e depois, há um dever do qual o Estado não se demite de garantir o seu melhor para aquilo que é a proteção destas pessoas", salientou Marta Temido.

A ministra, que falava à margem da reunião sobre a evolução da covid-19 em Portugal, que juntou peritos, políticos e parceiros sociais, no Porto, disse ainda que tem sido dada "toda a atenção" a estas estruturas, onde estão "os mais sensíveis a esta doença".

"Sabemos da nossa experiência que as condições em que estamos a trabalhar têm de ter uma vigilância continua e uma presença regular das entidades de saúde, entidades da Segurança Social, entidades da Proteção Civil e concretamente, equipas de saúde familiar de forma a que seja garantido aquilo que são as regras", referiu.

Questionada pelos jornalistas sobre o facto de o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, não compreender como é que ainda não se retiraram lições do que aconteceu nos lares numa primeira vaga da pandemia, Marta Temido disse não lhe "caber pronunciar" sobre o assunto.

"O que tentamos mostrar foi que foi esse o caminho que tínhamos cumprido desde o início da pandemia", disse a ministra, acrescentando que o Governo "continua a responder" com meios necessários.

22h00 - Presidente angolano convoca Conselho da República para terça-feira

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, convocou para terça-feira uma reunião extraordinária do Conselho da República para avaliar o impacto da covid-19 em Angola, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente.

De acordo com a informação, divulgada na página do vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa, o objetivo da reunião é "avaliar o impacto da covid em Angola, fundamentalmente, no plano epidemiológico e da economia".

É a terceira vez que este órgão de consulta do Presidente da República se reúne para discutir o tema, depois das sessões de maio e março, "precedidas todas elas por importantes decisões do chefe de Estado, com vista a travar a propagação do novo coronavírus e diminuir o impacto da covid-19 na vida das famílias angolanas e da economia nacional".

O Conselho da República integra o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República e líderes de partidos políticos com assento parlamentar e outras entidades convidadas.

Na terça-feira termina o período de 30 dias de vigência do último decreto presidencial com medidas relativas à situação de calamidade pública devido à pandemia de covid-19, incluindo uma cerca sanitária em Luanda até ao dia 08 de setembro.

Angola conta atualmente com 2.981 casos de covid-19, dos quais 120 óbitos, 1.215 recuperados e 1.646 ativos, com quatro pessoas em estado crítico, 19 graves e 48 moderados.

21h50 - Lar de Reguengos de Monsaraz corrige questões detetadas em vistoria

Uma equipa multidisciplinar que efetuou hoje uma vistoria ao lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu um surto de covid-19, em junho, que causou 18 mortos, detetou "zero desconformidades", disse a diretora técnica da instituição.

"A conclusão da vistoria foi a de que, neste momento, estamos com zero desconformidades", ou seja, "todos os cerca de 70 pontos que fazem parte da `checklist` estão de acordo com as regras definidas" para a prevenção da covid-19, afiançou à agência Lusa a diretora técnica do lar, Sara Luís.

O Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) já tinha sido alvo de uma vistoria técnica, em 24 de agosto, por uma equipa que incluiu três técnicos: do Centro Distrital de Évora da Segurança Social, da Proteção Civil e da Autoridade de Saúde Pública.

Nesta "visita, no âmbito das chamadas ações de acompanhamento covid-19", realizadas, "não só a este lar, mas a todas as entidades com as quais a Segurança Social tem acordos de cooperação", a equipa visitou as instalações do lar e aplicou uma `checklist`, explicou a diretora técnica.

Na altura, a vistoria, com "caráter preventivo e pedagógico", apontou "16 pontos a serem melhorados" no lar e indicou "algumas recomendações", tendo a equipa regressado hoje à instituição para "analisar e escrutinar a mesma `checklist`", referiu.

"Desta vez, fizeram exatamente o mesmo, foram escrutinando os vários pontos, principalmente aqueles que tinham de ser melhorados, e visitaram as instalações", relatou.

21h30 - Aumentam internamentos Covid-19 no Centro Hospitalar Lisboa Central


21h20 - Partidos exigem mais medidas para lares e regresso às aulas


21h10 - Cabo Verde com mais 28 casos, o menor número dos últimos 13 dias

Cabo Verde contabilizou hoje mais 28 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, o menor valor dos últimos 13 dias, aumentando o acumulado para 4.358 infeções associadas à doença desde 19 de março, segundo dados oficiais.

Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da covid-19 no país, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, informou que os novos casos foram registados todos na ilha de Santiago, distribuídos pelos concelhos da Praia (14), Ribeira Grande (7), São Lourenço dos Órgãos e São Domingos (2 cada), Santa Catarina, Tarrafal e Santa Cruz, com um cada.

Nas últimas 24 horas, Jorge Barreto adiantou ainda que foram registados 28 casos suspeitos da doença a nível nacional.

Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, mais 162 doentes tiveram alta, passando o país a ter um acumulado de 3.790 pessoas já recuperadas.

Com estes novos dados, o país conta neste momento com 524 casos ativos, mantém os 42 óbitos, dois doentes transferidos para os seus países, de um total acumulado de 4.358 infeções associadas à doença desde 19 de março.

21h00 - China apresenta publicamente a sua primeira vacina


20h56 - Testes serológicos antes do início do ano letivo em Cascais


20h45 - Espanha dá sinais de estar já na segunda vaga de covid-19



20h25 - Angola com 16 casos e três óbitos nas últimas 24 horas

Angola registou três mortes e 16 novos casos de infeção por covid-19, todos na província de Luanda, nas últimas 24 horas, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No balanço epidemiológico diário, o responsável angolano adiantou que os infetados têm idades entre 21 e 78 anos, sendo 12 homens e quatro são mulheres.

Dois cidadãos angolanos, um homem de 70 anos e uma mulher de 51 anos, e um etíope de 46 anos morreram na sequência da doença.

Outras 17 pessoas recuperaram, 16 de Luanda e uma de Cabinda.

Angola conta atualmente com 2.981 casos de covid-19, dos quais 120 óbitos, 1.215 recuperados e 1.646 ativos, com quatro pessoas em estado crítico, 19 graves e 48 moderados.

20h20 - Portugal entre os países europeus com mais alta taxa de contágio


20h10 - António Costa: novo confinamento não seria "sustentável"


20h08 - Ferro Rodrigues não entende como não se retiraram lições quanto aos lares

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, disse hoje não compreender como é que, nesta altura, ainda não se retiraram lições do que aconteceu nos lares numa primeira vaga da pandemia da covid-19.

"Como é que se compreende que continuem apenas a fazer-se testes quando há pessoas que acusam positivo. Quando há uma pessoa num lar que acusa positivo, o caminho já está prejudicado, o caminho para uma vaga nesse lar já é muito forte", afirmou Ferro Rodrigues.

E prosseguiu: "É isso que não consigo perceber porque é que não se apreenderam lições da primeira fase e não se retiraram lições para a evolução da situação em julho e em agosto, nomeadamente".

Estas declarações foram feitas na segunda parte da reunião sobre a evolução da covid-19 em Portugal, que decorre esta tarde, no Porto, e que não é aberta aos jornalistas, que assistem à sessão numa sala preparada para o efeito, contudo, a transmissão não foi interrompida e acabou por se ouvir a intervenção de Ferro Rodrigues.

O encontro junta peritos, políticos e parceiros sociais e conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia da República, líderes partidários, patronais e sindicais.

Outra das questões levantadas por Ferro Rodrigues foi a fiabilidade dos dados internacionais.

"Não consigo olhar para as estatísticas que mostram os número de casos em Portugal e na China sem ficar com um misto de perplexidade e de alguma irritação", confessou.

20h03 - Convívios familiares no concelho de Cantanhede resultam em 17 casos

Um surto de covid-19, ativo em três freguesias do concelho de Cantanhede, Coimbra, originou até ao momento 17 infetados e teve origem em convívios familiares e sociais, revelou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a ARSC explica que o surto do novo coronavírus em Cantanhede iniciou-se há 14 dias, em 25 de agosto, e, "neste momento, é constituído por dois 'clusters' (grupos)", estando em isolamento profilático 62 "contactos de risco" dos 17 infetados.

"Geograficamente, expande-se pela União de Freguesias de Portunhos e Outil, freguesia de Ançã e União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça. O início e os contextos de ambos os 'clusters' inserem-se, fundamentalmente, em convívios familiares e sociais", adianta a entidade regional de saúde.

O comunicado diz ainda que tendo sido identificada uma "relação profissional" com a Fundação Ferreira Freire (localizada na freguesia de Portunhos e que possui um lar de idosos com mais de uma centena de utentes) "optou-se por considerar como possíveis contactos os utentes e profissionais desta instituição", tendo sido identificados 189 pessoas, todas testadas a uma possível infeção por covid-19.

Embora não divulgando quantos casos positivos foram identificados na instituição de solidariedade social, a nota da ARSC acaba por admitir que existem, ao sustentar que "nenhum dos casos necessitou de acompanhamento hospitalar, podendo considerar-se a situação controlada, exigindo naturalmente atenção".

19h55 - App de rastreio já soma mais de 660 mil 'downloads'

A aplicação de rastreio 'StayAway Covid' já foi descarregada por 660 mil pessoas, anunciou hoje o presidente do conselho de administração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), José Manuel Mendonça.

Numa palestra na primeira reunião entre especialistas de saúde e políticos desde 08 de julho, José Manuel Mendonça, que através do INESC TEC liderou o projeto de desenvolvimento desta aplicação de telemóvel, destacou a adesão dos portugueses nesta fase inicial, mas apelou a um crescimento do número de utilizadores para uma maior eficácia no combate à pandemia de covid-19 em Portugal.

"Hoje, às nove horas, havia 660 mil portugueses que tinham descarregado a aplicação e é muito importante que cheguemos a números ainda superiores", frisou José Manuel Mendonça, enumerando ainda entre os desafios para o futuro a garantia de uma interoperabilidade europeia nas aplicações dos diversos países para ajudar "à mobilidade e confiança".

As dúvidas levantadas ao longo do processo de desenvolvimento da 'StayAway Covid' acerca da proteção de dados foram também descartadas pelo presidente do conselho de administração do INESC TEC, que considerou a 'app' "muito segura", sustentando essa posição em 15 mil linhas de código aberto ao público.

"Não há dados pessoais envolvidos, há anonimato completo de quem é avisado de um potencial contacto perigoso -- o infetado não sabe quem o infetou. Ninguém sabe quem é o infetado, à exceção das autoridades de saúde", afirmou, acrescentando: "Isto não é uma 'app', é um sistema complexo. Uma rede social, se quisermos".

Sem deixar de teorizar sobre o aparecimento de uma futura 'app' mundial para a covid-19 ou outras doenças, bem como o aparecimento de sensores específicos em detrimento da utilização do 'Bluetooth' como tecnologia de rastreio de contactos, José Manuel Mendonça assinalou que "Portugal foi o nono país a adotar um modelo descentralizado" no tratamento da informação, descrevendo-o como "o mais seguro na proteção dos dados" dos utilizadores.

19h40 - Madeira não regista casos novos e mantém os 127 infetados

A Madeira não registou nas últimas 24 horas nenhum caso de infeção por covid-19, mantendo 173 casos confirmados, dos quais 127 são recuperados e 46 ativos, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Até ao dia 06 de setembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.633 notificações de casos suspeitos da covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram", refere o boletim epidemiológico do ISAÚDE.

Este organismo adianta que "hoje não há novos casos positivos a reportar, pelo que a região continua a contabilizar um total cumulativo de 173 casos confirmados da covid-19" e um novo recuperado, passando a região a contabilizar 127 casos recuperados da covid-19.

"São agora 46 os casos ativos, dos quais 30 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 16 são casos de transmissão local", especificou.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 21 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 25 em alojamento próprio.

"Há ainda a reportar duas novas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde. Análises laboratoriais e investigações epidemiológicas estão em curso", indicou.

À data, 17.729 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 8.383 destas pessoas estão em vigilância ativa.

19h25 - Quatro pessoas infetadas em restaurante da Fonte da Telha em Almada

O sócio-gerente e três funcionários do restaurante Areias da Telha, na praia da Fonte da Telha, Almada, estão infetados com covid-19 e o estabelecimento vai permanecer encerrado até 13 de setembro, confirmou hoje o responsável daquela concessão de praia.

"Temos três funcionários infetados e eu próprio também acusei positivo", disse à agência Lusa o sócio-gerente e responsável da concessão de praia, Paulo Barata, adiantando que, na passada quarta-feira, o delegado de saúde mandou encerrar o estabelecimento até dia 13 de setembro.

"Um funcionário nosso foi domingo [30 de agosto] ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, tendo-lhe sido diagnosticado um problema de saúde, mas os médicos detetaram que também estava infetado com vírus da covid-19. Na terça-feira [01 de setembro], também eu fui fazer testes, a título particular, e acusei positivo", disse o responsável do restaurante.

Paulo Barata diz ter apenas sintomas ligeiros e estar a cumprir o período de quarentena, mas adianta que o primeiro funcionário do restaurante com sintomas de covid-19, e que tem outro problema de saúde que só agora terá sido diagnosticado, permanece internado no Hospital Garcia de Orta.

"Dos restantes funcionários do restaurante, temos também quatro já com testes negativos. Os outros vão fazer testes à covid-19 durante o dia de amanhã (terça-feira), em Almada", esclareceu.

19h00 - França com 25 mortos devido ao vírus nas últimas 24 horas

França registou 25 mortos nas últimas 24 horas devido à covid-19, aproximando o número total de mortos de 30.800 desde o início da pandemia, revelaram hoje as autoridades francesas.

Um total de 30.726 pessoas já morreram em França devido à covid-19, sendo que 20.250 óbitos aconteceram no hospital e os restantes em lares.

Nas últimas 24 horas foram identificados 4.203 novos casos, com uma descida acentuada face aos 7.071 notificados domingo e menos de metade dos 8.550 de sábado.

O número total de casos confirmados no país subiu para 328.980. A taxa de positividade dos testes continua a subir, sendo agora de 5,1%.

18h30 - Regras da DGS para as escolas não trazem nada de novo mas clarificam diz ANDE

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares disse hoje que o documento da Direção-geral da Saúde sobre o funcionamento das escolas "não traz nada de novo", mas clarifica aspetos anteriormente dúbios.

"No essencial não traz nada de novo. Só clarifica algumas situações dúbias", disse acrescentando que o ano letivo já esta a ser preparado com base em orientações que não estão longe das regras agora conhecidas.

Manuel Pereira falava à agência Lusa relativamente ao "Referencial Escolas -- Controlo da transmissão de Covid-19 em contexto escolar", publicado na sexta-feira e que, segundo a DGS será ainda "objeto de contributos para ser aperfeiçoado e consolidado".

"A vantagem está apenas na clarificação", frisou o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), dando como exemplo as regras de atuação, atitudes e decisões em casos complicados que venham a surgir.

18h15 - Quase três mil novas infeções no Reino Unido pelo segundo dia consecutivo

O Reino Unido registou 2.948 novos casos de covid-19, uma pequena redução relativamente à véspera, e mais três mortes nas últimas 24 horas, de acordo com dados oficiais do ministério da Saúde britânico.

No domingo tinham sido contabilizados 2.988 casos, um recorde diário desde maio, e duas mortes.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, revelou que a maioria das novas infeções está a acontecer entre jovens, os quais urgiu para respeitarem as regras de distanciamento social para evitar um agravamento da situação epidémica como está a acontecer noutros países europeias.

"É preocupante porque assistimos a um aumento nos casos em França, Espanha em alguns outros países da Europa, e ninguém quer ver uma segunda onda aqui [no Reino Unido]", afirmou, durante um programa na rádio LBC.

Segundo Hancock, as infeções aumentaram mais entre menores de 25 anos, especialmente entre os 17 e 21 anos, uma idade com menor risco de desenvolver morrer devido ao coronavírus, mas que mesmo assim podem desenvolver complicações ou contagiar pessoas mais vulneráveis.

18h10 - Espanha ultrapassa o meio milhão de infetados

Espanha registou desde sexta-feira 26.560 novos casos de covid-19, o que faz subir o número total de infetados para 525.549, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 98 mortos devido à doença notificados durante o fim de semana, aumentando o total de óbitos para 29.516.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de casos, com 146.341 de infetados até hoje, mais de um quarto do total nacional.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 824 pessoas, das quais 221 em Madrid, 113 na Andaluzia e 90 na Catalunha.

Por outro lado, tiveram alta do hospital 399 pessoas com o novo coronavírus, o que significa que o número de internados está a aumentar, estando hospitalizadas 7.892 pessoas em todo o país, dos quais 1.034 estão em unidades de cuidados intensivos.

O aumento de casos fez com que o Governo regional de Madrid decidisse endurecer as medidas de luta contra a propagação da covid-19, limitando a partir de hoje a um máximo de 10 pessoas as reuniões em espaços públicos e privados.

17h48 - PSP deteve homem em Coimbra que recusou usar máscara de proteção

Um homem de 30 anos foi detido em Coimbra pela PSP por se recusar a usar máscara de proteção facial no interior de um estabelecimento da cidade, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado da PSP, a detenção ocorreu no sábado de manhã na Rua Padre António Vieira.

"Lá chegados, os agentes da 2.ª Esquadra deste Comando contactaram a testemunha - vigilante do espaço - que informou que aquele comportamento era reiterado por parte do suspeito", explica a nota.

De acordo com a PSP, o suspeito negou as acusações e exaltou-se, injuriando os agentes e tentando agredir um dos elementos, pelo que foi detido.

"Este comportamento injurioso e ameaçador manteve-se durante o percurso para a esquadra e mesmo dentro das instalações policiais", adiantou a PSP.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência.

17h25 - Itália registou 1.108 novos casos num dia com menos testes realizados

A Itália registou 1.108 infeções com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número inferior aos 1.297 casos de domingo, embora com menos testes realizados, de acordo com o Ministério da Saúde italiano.

Desde que a pandemia de covid-19 surgiu em Itália, em 21 de fevereiro, já ocorreram 278.784 infeções, que provocaram 35.553 mortes, de acordo com as autoridades italianas.

A diminuição no número de novos casos de infetados registados deve-se, principalmente, ao facto de apenas 52.000 testes terem sido realizados nas últimas 24 horas, em comparação com 76.856 testes feitos no domingo e mais de 100.000 testes diários, feitos durante a passada semana.

O número de casos ativos em Itália é agora de 32.993, estando 1.719 pessoas internadas em hospitais, mais 36 do que no domingo.

O número de internados em cuidados intensivos continua também a aumentar, tendo chegado hoje a 142, mais nove do que no dia anterior.

16h45 - António Costa: país não pode voltar a parar porque não é sustentável

"Nós temos de evitar a todo custo as soluções que tivemos de adotar em março e abril porque, do ponto de vista social e económico, não são obviamente sustentáveis", afirmou António Costa.

O chefe do Governo falava aos jornalistas à entrada da reunião sobre a evolução da covid-19 em Portugal que juntou peritos, políticos e parceiros sociais esta tarde, no Porto.

16h30 - Moçambique regista mais 113 casos e total sobe para 4.557

Moçambique registou 113 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e elevou para 4.557 o total de casos do novo coronavírus, mantendo o número de óbitos em 27, anunciou hoje o Ministério da Saúde, em comunicado.

Os casos detetados entre domingo e segunda-feira resultam de 2.006 testes realizados em casos suspeitos.

Do total de casos suspeitos testados nas últimas 24 horas, 1.893 foram negativos.

As 113 pessoas diagnosticas com covid-19 de domingo para segunda-feira encontram-se todas em isolamento domiciliário e decorre o mapeamento dos seus contactos, avança a nota de imprensa do ministério.

No total, Moçambique conta com um cumulativo de 101 pessoas internados devido à covid-19, das quais 19 estão sob cuidados médicos nos centros de isolamento.

Nas últimas 24 horas, o país registou mais 82 casos totalmente recuperados, elevando para 2.697 o número de pessoas que se encontram nessa condição no país.

No total, Moçambique conta com 1.829 casos ativos de covid-19.

16h25 - Restaurante em Melides encerrado devido a ligação a foco de Grândola

Um restaurante em Melides foi encerrado por precaução no sábado devido à ligação a um foco de infeção por covid-19 detetado no concelho de Grândola com, pelo menos, quatro casos positivos, disse hoje o delegado de saúde municipal.

"Devido à proximidade de uma pessoa do restaurante de Melides com a cadeia de contágios, que veio a confirmar-se positiva, ordenei o encerramento do estabelecimento no sábado, de forma preventiva", confirmou o delegado de saúde de Grândola, Ismael Selemane, em declarações à agência Lusa.

No seguimento da confirmação desse caso positivo, relacionado com uma pessoa residente na aldeia de Melides, todos os funcionários do restaurante, "cerca de uma dezena", estão hoje a ser testados, mas os resultados só devem ser conhecidos na terça-feira.

O município de Grândola informou no domingo que o número de casos ativos no concelho subiu durante o fim de semana para seis e que existem, agora, 61 pessoas em vigilância ativa, mais 48 do que na sexta-feira, números que Ismael Selemane confirmou estarem relacionados com a investigação epidemiológica em curso.

16h20 - Regras da DGS para as escolas não respondem às questões essenciais diz Sindicato

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) considera que o "Referencial Escolas -- Controlo da transmissão de Covid-19 em contexto escolar" não responde às questões essências para garantir a segurança no regresso às aulas.

O STOP tem marcado um pré-aviso de greve para os primeiros dias de aulas caso não estejam garantidas condições de segurança que minimizem riscos de contágio de covid-19 e aguarda o resultado de uma sondagem junto das escolas, a terminar no dia 10, para manter ou não a ação de luta agendada.

Em declarações à agência Lusa o coordenador nacional do STOP, André Pestana disse que o sindicato considera que o referencial não responde às questões essenciais, como por exemplo saber que fundamento científico está por detrás da possibilidade de os alunos serem colocados a um metro de distância dentro da sala de aula.

"A 5 de agosto o STOP interpelou a DGS (Direção-Geral de Saúde), o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação do fundamento científico para que as orientações apontem para um mínimo de dois metros de distância e nas escolas essa distância ser de um metro. Há escolas onde os alunos vão ficar lado a lado", disse.

O STOP, adiantou André Pestana, considera perigosa esta distância e não teve até ao momento uma resposta que tranquilize.

Por outro lado, o sindicato também considera que não está esclarecido se os assistentes operacionais que pertencem a grupos de risco e não possam ir trabalhar terão as faltas justificadas e se está previsto um reforço de meios uma vez que a falta destes profissionais nas escolas é já um problema crónico.

O momento atual, adiantou André Pestana, vai ser ainda mais exigente em termos de limpeza.

"Temos recebido informação das escolas que vamos ter menos assistentes operacionais do que no ano passado", frisou o coordenador nacional do STOP.

Questionado sobre o pré-aviso de greve, André Pestana disse aguardar os resultados da sondagem para tomar uma decisão.

"Alertamos que faremos o que a classe entender", disse.

16h05 - Detetados 15 casos de infeção no campo de refugiados de Moria

As autoridades sanitárias gregas detetaram até ao momento pelo menos 15 casos da Covid-19 entre as 2.000 pessoas testadas após a deteção, na quarta-feira, do primeiro caso de coronavírus no campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos.

Segundo os dados provisórios, ainda não confirmados pelas autoridades sanitárias, são pessoas que entraram em contacto com o somali de 40 anos que testou positivo na semana passada e que desde então se encontra hospitalizado.

O homem, que registava várias doenças prévias, obteve em janeiro o estatuto de refugiado e em agosto mudou-se para Atenas em busca de trabalho, mas regressou a Moria após não conseguir qualquer emprego, uma decisão qualificada de "ilegal" pelo ministro da Migração, Notis Mitarakis.

O homem vivia numa tenda de campanha na parte exterior do recinto, numa área repleta de abrigos improvisados.

Após o surgimento deste primeiro contágio, membros da organização nacional de saúde pública (EODY) deslocaram-se ao campo, onde se concentram 13.000 pessoas em péssimas condições higiénicas.

O campo foi de imediato colocado em quarentena e até 17 de setembro estão proibidas as saídas ou entradas, à exceção do pessoal dos serviços de saúde.

15h55 - Guiné-Bissau com mais um morto e 30 novos casos na última semana

A Guiné-Bissau registou entre terça-feira e domingo mais 30 novos casos positivos para covid-19 e mais uma vítima mortal, elevando o total acumulado para 2.275, segundo dados hoje divulgados pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

"Na última semana foram registados mais 30 novos casos positivos", afirmou a alta-comissária para a covid-19, Magda Robalo, no balanço semanal sobre a evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país.

Segundo Magda Robalo, foi também registada mais uma morte, elevando para 39 o total de vítimas mortais provocadas pela pandemia.

No total, a Guiné-Bissau registou, desde o início da pandemia, um total acumulado de 2.275 casos, incluindo 903 casos ativos.

A alta-comissária afirmou que o Setor Autónomo de Bissau continua a ser a região do país com mais casos registados.

15h40 – Número de óbitos aumentou “ligeiramente” no fim de agosto

Quanto aos óbitos, o relatório quinzenal da DGS revela que a maioria “dos óbitos se centra no início da pandemia”.

No entanto, os óbitos na última quinzena de agosto aumentaram “ligeiramente” considerando o número total desde o início da pandemia, sendo que a maioria das vítimas (67 por cento) tinha acima dos 80 anos de idade.

No período em análise, Lisboa e Vale do Tejo foi a região que registou mais mortos devido à covid-19, explicou Pedro Pinto Leite.

A taxa de letalidade, também neste período, estima-se em 3,1 por cento.

15h37 – Freguesias de Lisboa e Vale do Tejo em estado de calamidade diminuíram taxa de incidência

Sobre a incidência na região de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Pinto Leite explicou que se destacam dois momentos distintos nos quais cinco freguesias em estado de calamidade “tiveram uma descida” após estado de calamidade.

O que, para a DGS, mostra que se pode recorrer a medidas de distanciamento social e etiqueta respiratória para mitigar o contágio.

15h31 – Maioria dos casos de covid-19 no fim de agosto são abaixo dos 50 anos de idade

Em representação da Direção-Geral da Saúde na habitual atualização da situação epidemiológica, Pedro Pinto Leite começou por apresentar a curva epidémica da última quinzena de agosto (de 17 a 30 de agosto).

Este período “foi escolhido, não só por haver informação mais consolidada, mas também por se tratar do último período quinzenal”, explicou.

Neste período registaram-se 3909 novos casos, “dos quais 54 por cento correspondem ao sexo feminino e 64 por cento, portanto uma maioria, abaixo dos 50 anos”.

As duas regiões mais afetadas nestes dias foram a região de Lisboa e Vale do Tejo e a região norte.

15h26 - Políticos e especialistas retomaram reuniões do Infarmed

As sessões retomaram esta tarde, na Universidade do Porto. A abrir a sessão, Marta Temido começou por agradecer a todas as entidades e parceiros que têm colaborado com o Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde desde o início da pandemia.

"Durante os primeiros seis meses desta pandemia, o Serviço Nacional de Saúde respondeu às necessidades assistenciais de todos os residentes em Portugal", afirmou a ministra.

"Hoje Portugal está melhor preparado para enfrentar a próxima fase. Temos mais recursos, mais organização, mais experiência, mais conhecimento".

No entanto, Marta Temido recorda que, à semelhança do resto da Europa, temos em frente um “contexto complexo”. “O regresso às aulas, a gripe sazonal, o habitual acréscimo de mortalidade nos meses de inverno, particularmente nos mais idosos, a necessidade de responder a todas as outras necessidades assistenciais, a dificuldade económica de um eventual suportar de um novo ‘lockdown’”.

A reunião desta segunda-feira foi dividida em duas partes: a primeira parte geral pretende atualizar a “informação desde a última sessão a 8 de julho” e a avaliação do três relatórios “enviados aos vários partidos políticos”.

15h04 - Reuniões do Infarmed. António Costa diz que estamos "num momento crucial"

Especialistas, políticos e parceiros sociais voltam hoje a reunir-se, agora no Porto, para analisar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, com as apresentações em transmissão aberta pela primeira vez.

Antes do início da reunião, António Costa afirmou aos jornalistas que "esta reunião de hoje é muito importante, porque estamos num período crucial", uma vez que se aproxima a época de outono e de inverno e que estão a terminar as férias - e as aulas vão retomar, assim como a atividade de muitas pessoas.

À chegada ao Porto, o primeiro-ministro lembrou que o recomeço das atividades e o aumento da circulação de pessoas potencia a que nos aproximemos de um "momento crítico".

"É um bom momento para relebrar a todos que, até haver vacina, a pandemia não passou e é essencial mantermos todos os cuidados", advertiu o primeiro-ministro.

14h56 - Planeamento do regresso às aulas é um " fracasso clamoroso", aponta o CDS

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, classificou hoje de “fracasso clamoroso” o planeamento para o regresso do ano escolar feito pelo governo.

“O planeamento para o regresso do ano escolar é um fracasso clamoroso por parte do Governo, porque gerou nas famílias um enorme receio e incerteza face à retoma das aulas presenciais”, declarou hoje Francisco Rodrigues dos Santos, à margem duma visita à 54.ª Edição da Capital do Móvel – Feira de Mobiliário e Decoração – Associação Empresarial de Paços de Ferreira, que está a decorrer na Alfândega do Porto.

Francisco Rodrigues dos Santos reiterou que não é com os apelos da ministra da Presidência, dizendo que as famílias podem estar “sossegadas e ter confiança, que os portugueses vão acreditar piamente e quase fazendo um juízo de fé nas suas palavras, quando a atitude do Governo corre completamente em sentido contrário”.

“Estamos a uma semana do início das aulas e há um conjunto de respostas que ainda não foram dadas pelo Governo”, criticou Francisco Rodrigues dos Santos, recordando que o CDS colocou na semana passada “seis perguntas” ao Governo, mas que pelo menos em quatro ainda não foi dada “uma única palavra”.

14h53 - Rui Rio preocupado com transporte dos alunos apela a intervenção do Governo

O presidente do PSD mostrou-se hoje "preocupado" com a questão do transporte dos alunos para as escolas, no arranque do ano letivo, pedindo ao Governo medidas para mitigar possíveis contágios de covid-19 nessas deslocações.

Rui Rio transmitiu essa inquietação na sequência de uma visita à Escola Secundária D. Afonso Sanches, em Vila do Conde, distrito do Porto, onde, acompanhado por deputados do grupo parlamentar do partido, se inteirou das diligências adotadas pelas escolas na prevenção e combate ao novo coronavírus.

"Penso que o Governo devia acionar mecanismos com as autarquias, para encontrar formas de transportar as crianças em segurança, pois nos transportes públicos normais é mais perigoso. A escola pode organizar-se o melhor que sabe, mas depois tudo pode 'estragar-se' na questão dos transportes", disse Rui Rio.

Sobre o planeamento do Governo para abertura do ano letivo, o líder social-democrata considerou que "veio tarde", temendo que algumas escolas, que não se tenham precavido, possam não estar preparadas para o retomar da atividade.

"Se as escolas ficaram à espera do Governo e não começaram a trabalhar a tempo e horas, agora não estarão em condições, porque o Governo planeou isto muito tarde. Não sei se estamos a tempo de abrir o ano letivo em todas as escolas, espero que a maior parte dos agrupamentos estejam preparados", partilhou Rui Rio.

Na visita a esta escola vila-condense, o presidente do PSD vincou a necessidade de um "equilíbrio nos números do pessoal auxiliar", mostrou preocupação com "a faixa etária elevada do corpo docente" e notou a "falta de computadores".

14h50 - Vinte infetados em lar da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira

Treze utentes e sete funcionários de um lar pertencente à Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, em Mafra, estão infetados com a covid-19, confirmaram hoje o município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

14h43 - Professores e funcionários das escolas públicas de Cascais estão a fazer testes serológicos

Um autocarro está a percorrer as escolas do concelho para fazer os diagnósticos. É uma iniciativa da câmara em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais.


14h40 - Situação pandémica na Suécia

Portugal joga esta terça feira na Suécia na segunda jornada da liga das nações. Um país que é diferente de quase todos os outros no combate ao novo coronavírus.


14h35 - Casos a subir em setembro em Portugal

O virologista português Pedro Simas esteve em direto no Jornal da Tarde.


14h18 - Portugal com mais 249 novos casos e três vítimas mortais nas últimas 24 horas

As três vítimas mortais são da região de Lisboa e Vale do Tejo. A maior parte dos novos casos (133) são no Norte do país.

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, há nesta altura mais 183 casos ativos, para um total de 15684.

Há ainda a registar mais 63 pessoas recuperadas, para um total desde o início da pandemia de 43016.

Ainda de acordo com a DGS, foram internadas mais 27 pessoas, para um total de 381 e aumentaram em 6 o número de pessoas nos cuidados intensivos, para um total de 49.

13h55 - Governo publica norma que dispensa isolamento de crianças institucionalizadas

13h47 - Foram identificados 11 novos casos de Covid-19 no concelho de Sernancelhe

13h34 - Já estão definidas as regras da DGS para o novo ano lectivo

13h17 - Mais de 889 mil mortos e 27,1 milhões de infetados em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de pelo menos 889 mil pessoas e infetou mais de 27,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h00 - Ano letivo arranca com uso obrigatório de máscara a partir do 1.º ciclo na Madeira

12h46 - África com 227 mortos em 24 horas e mais de 7.500 novos casos

11h45 - União Europeia e Angola preparam plano de ação concertado de resposta à pandemia

11h39 - Presidente da Câmara de Sernancelhe está infetado e casos aumentam no concelho

O presidente da Câmara de Sernancelhe anunciou hoje estar infetado com a covid-19 e, apesar de estar em isolamento, assumiu que continua a "tomar medidas", uma vez que o número de casos no concelho tem vindo a aumentar.

"Encontro-me bem de saúde, não aparento qualquer dos sintomas habituais da covid-19 e estou a cumprir as normas e recomendações da Saúde 24. Apesar de estar em isolamento, sinto-me em condições de continuar a acompanhar toda esta situação e não hesitarei em tomar medidas, em coordenação com as autoridades de saúde, que sejam essenciais ao bem-estar e saúde da nossa comunidade", refere Carlos Silva Santiago.

11h37 - Jogos olímpicos com ou sem pandemia

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021, vão ser disputados no próximo ano, independentemente da pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje o vice-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), John Coates.

Em entrevista por telefone à agência de notícias France-Presse (AFP), o presidente do comité de coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de 2020 disse que o evento vai ser uma realidade "com ou sem" covid-19 e vai "começar a 23 de julho do próximo ano".

11h31 - Alemanha contabiliza mais de 250 mil casos desde início da pandemia

A Alemanha regista um total de 250.799 casos desde o início da pandemia de covid-19, dos quais cerca de 225 mil já foram considerados curados.

11h10 - Cascais testa todo o pessoal docente e não docente das escolas

O município de Cascais iniciou hoje um conjunto de testes serológicos de covid-19 com todo o pessoal docente e não docente de todas as escolas públicas e privadas do concelho, disse à Lusa o presidente da autarquia.

10h50 - Dois jogadores do Manchester City testaram positivo

Dois jogadores do Manchester City testaram positivo à covid-19, anunciou hoje o clube da Liga inglesa de futebol, revelando que Riyad Mahrez e Aymeric Laporte não apresentam sintomas da doença.

10h16 - Nova vacina russa

Depois de anunciar uma primeira vacina contra a Covid 19, a Rússia revela que está a desenvolver uma segunda vacina. A fase inicial de ensaios clínicos deve ficar concluída no fim deste mês.

É o que revela esta manhã o órgão regulador russo das actividades em saúde. Esta vacina está a ser produzida pelo instituto Vector.

09h43 - O aumento do número de novos casos no Reino Unido é "preocupante", disse o ministro da Saúde, acrescentado que o Governo ainda tem a situação controlada.

09h26 - Produção industrial alemã sobe 1,2% em julho

A produção da indústria alemã cresceu 1,2% em julho em relação ao mês anterior e contraiu 10,0% na comparação anual, de acordo com dados provisórios divulgados hoje pelo Departamento Federal de Estatística (Destatis) alemão.

Já os dados da produção industrial de junho foram corrigidos, com um aumento de 8,9% para 9,3% em relação a maio e uma queda de 11,7% para 11,4% em comparação a 2019.

08h35 - Rússia com mais 5.185 novos casos

Nas últimas 24 horas morreram mais 51 pessoas, para um total desde o início da pandemia de 17.871

08h34 - Nissan recebe maior ajuda de sempre do governo de Tóquio

O fabricante japonês de automóveis Nissan Motor recebeu em maio um empréstimo com garantias estatais de 1.431 milhões de euros no quadro de um programa de ajuda a empresas afetadas pela pandemia de covid-19.

08h27 - O Brasil registou até hoje 126.650 mortes e 4.137.521 infetados pelo Sars-CoV-2, vírus que provocou a pandemia de covid-19, segundo informações atualizadas pelo Ministério da Saúde do país.

08h15 - Índia já é o segundo país com mais casos no mundo

Na tabela mundial de casos de Covid-19, o Brasil deixou de ser o segundo país com mais pessoas infectadas.

Acaba de ser ultrapassado pela Índia.

Na liderança, continuam os Estados Unidos.

08h10 - Aulas arrancam em Espanha

08h00 - Recomeçam reuniões do Infarmed

O retrato da evolução da pandemia em Portugal vai ser feito esta tarde no regresso das chamadas "reuniões do Infarmed".

Um encontro no Porto, na Faculdade de Medicina, com a presença de especialistas em saúde, políticos e também dos parceiros sociais.

Parte desta reunião vai ter, pela primeira vez, transmissão em sinal aberto para o público. 

Portugal registou, de acordo com o último relatório da DGS, mas duas mortes e 315 novos casos de infeção por Covid-19.

A Espanha, de acordo com um estudo desenvolvido por um hospital e uma universidade da Catalunha, já está a enfrentar uma "segunda vaga" da pandemia. O estudo alerta ainda que esta segunda vaga poderá chegar a outros países europeus nos próximos dias.

O estudo conduzido pelo Hospital Universitário Germans Trias i Pujol, de Badalona, e pela Universidade Politécnica da Catalunha já foi enviado à Comissão Europeia.

Os autores do estudo sublinham que o atual momento é fulcral para travar uma segunda vaga e que, se nada for feito nesse sentido, a Europa poderá regressar a uma situação semelhante à de março.