Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Coelho - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


0h00 - Alerta da ERS aos privados

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) publicou esta sexta-feira um alerta destinado aos estabelecimentos de saúde privados, recordando-os da obrigatoriedade de informar atempadamente os doentes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 da recusa em prestar atendimento.

Em nota publicada no respetivo portal na internet, a ERS, "no exercício dos seus poderes de supervisão", alerta os prestadores de cuidados de saúde privados, cooperativos ou do setor social, quando a atividade não esteja abrangida por convenções com o Serviço Nacional de Saúde, da obrigatoriedade de informarem em tempo útil os utentes da recusa em prestar cuidados de saúde ou realizar exames de diagnóstico complementar.

"Um estabelecimento que não preste cuidados de saúde ou não realize meios complementares de diagnóstico e terapêutica a utentes com suspeita ou diagnóstico de infeção por Covid-19 (salvaguardadas as situações em que não seja possível a transferência para outro estabelecimento, em tempo clinicamente útil) deve transmitir essa informação, juntamente com as restantes informações legalmente necessárias para o exercício do direito à decisão e ao consentimento informado", lê-se no texto.

A ERS avisa também que esta informação "deve ser prestada no primeiro contacto que o utente realizar com o estabelecimento em causa e deve constar de qualquer mensagem ou informação publicitada sobre os serviços prestados no mesmo, independentemente do suporte ou meio de difusão utilizado, nomeadamente no website institucional e em cartazes, folhetos e meios audiovisual".

23h44 - Brasil acima das 140 mil mortes

O Brasil ultrapassou a marca dos 140 mil óbitos causados pela Covid-19 (140.537), ao registar, nas últimas 24 horas, 729 casos mortais da doença.

O país registou, no mesmo período, 31.911 casos do novo coronavírus, elevando o número total de infetados para 4.689.613.

O Governo Federal brasileiro adianta ainda que 4.040.949 pessoas já recuperaram da doença e outras 508.127 continuam sob acompanhamento.

Os Estados de São Paulo (34.877), Rio de Janeiro (18.166), Ceará (8.891) e Pernambuco (8.129) apresentam o maior número de óbitos.

Considerando o número de casos, São Paulo (964.921), Bahia (303.058), Minas Gerais (283.479) e Rio de Janeiro (259.488) são os que acumulam mais infeções.

23h02 - Nasce o Movimento Sem Adeptos Não Há Futebol

O presidente da Assembleia Geral do Leixões, Paulo Lopo, lançou o Movimento Sem Adeptos Não Há Futebol, subscrito por dezenas de personalidades do futebol. O objetivo é defender junto das autoridades públicas o retorno do público aos estádios.

"Senti que havia uma inércia de todos os clubes, incluindo os grandes, e em conversa com outros presidentes, meus amigos, verifiquei que pensavam o mesmo que eu e não se manifestavam. Muitos deles diziam-me tu é que devias pegar nisto porque nós não estamos organizados e decidi deitar mãos à obra", explicou o dirigente desportivo, ouvido pela Lusa.

O ex-presidente da direção do Leixões e principal acionista da SAD quer aproveitar o desagrado da maior parte das instituições e exercer, com racionalidade, pressão positiva sobre as autoridades.

22h45 - Programas extraordinários já permitiram colocar oito mil trabalhadores no setor social

Os programas de apoio para o reforço de recursos humanos em equipamentos sociais já permitiram colocar mais de oito mil trabalhadores no setor, nomeadamente em estruturas de apoio a idosos, afirmou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

"Neste momento, temos mais de oito mil pessoas que já foram colocadas através dos programas extraordinários criados para reforçar os recursos humanos (em equipamentos sociais e de saúde)", disse Ana Mendes Godinho.

A ministra falava na Covilhã, distrito de Castelo Branco, no final de uma reunião com representantes de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) daquele concelho e durante a qual lhe foi transmitido que a principal preocupação do setor se prende com a dificuldade para colocar recursos humanos, face à pandemia covid-19.

Nas declarações aos jornalistas, Ana Mendes Godinho destacou o papel das instituições na resposta à crise pandémica e salientou que o Governo está empenhado em ajudar a ultrapassar o problema relacionado com a contratação, tendo criado instrumentos específicos para esse fim.

"Nós estamos a reforçar os meios para que as instituições possam contratar. Naturalmente este é um dos desafios principais que temos", declarou, destacando o caso da Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS).

Segundo a governante, este programa foi aberto logo em março, permite a contratação a título extraordinário e temporário, e prolonga-se até final do ano, com financiamento através do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Ana Mendes Godinho apontou, igualmente, a criação do "+CO3SO Social", que permite a contratação de técnicos qualificados.

A constituição de brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos de covid-19 em lares de idosos foi outra das medidas que enumerou, tendo ressalvado que esta deve ser sempre uma solução de "último recurso".

Quanto à problemática de casos de covid-19 em lares ilegais, a ministra referiu que a preocupação do Governo tem sido a de proteger as pessoas e garantiu que, quando são identificadas situações em que estão em risco, as entidades atuam no sentido de "encontrar respostas alternativas" que salvaguardem as pessoas.

22h20 - Rio de Janeiro adia Carnaval de 2021 indefenidamente

A edição de 2021 do famoso Carnaval do Rio de Janeiro, agendada para fevereiro, foi adiada indefinidamente devido à pandemia de covid-19, ainda muito ativa no Brasil.
A informação foi avançada pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Jorge Castanheira, ao correspondente da Antena 1 Pedro Sá Guerra.

22h00 - Segurança Social com défice de 86 milhões de euros em agosto

O saldo da Segurança Social caiu 95,8% em agosto face ao mesmo mês do ano passado, registando um défice de 85,9 milhões de euros, segundo a execução orçamental publicada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Um ano antes, em agosto de 2019, a Segurança Social registava um excedente orçamental de 2.041,1 milhões de euros, pelo que o saldo orçamental recuou em 2.127 milhões de euros.

Segundo um comunicado do gabinete a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o défice registado em agosto de 2020 "deve-se essencialmente às medidas adotadas durante a pandemia por covid-19 e reflete um aumento da receita efetiva de 58,4 milhões de euros e um aumento da despesa efetiva 2.185,4 milhões de euros face a agosto de 2019".

As medidas excecionais relacionadas com a covid-19 resultaram num aumento da despesa da Segurança Social em 1,3 mil milhões de euros.

21h30- OMS apela a ação para lá da vacina

A Europa tem muito a fazer para estabilizar e conter a transmissão do novo coronavírus. Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, não se podem centrar atenções só na vacina.



Os países têm de recorrer de todos os meios que se conhecem para evitar a infeção e as mortes, concluiuTedros Adhanom Ghebreyesus.

21h15 - Angola registou 115 novas infeções e cinco mortes nas últimas 24 horas

Angola registou hoje 115 novas infeções pelo novo coronavírus e cinco óbitos, somando agora 4.590 casos positivos e 167 mortes pela covid-19, informaram as autoridades sanitárias do país.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, dos 115 casos positivos registados nas últimas 24 horas, 10 são da província do Huambo, quatro de Benguela, um do Cuando Cubango, um do Zaire e 99 de Luanda.

As idades dos novos infetados, 77 homens e 38 mulheres, variam entre os quatro e 88 anos.

Franco Mufinda informou que, nas últimas 24 horas, foram dadas como recuperadas 51 pessoas, totalizando 1.554 doentes curados até à data de hoje.

Entretanto, estão ativos 2.869 casos, dos quais 17 estão em estado crítico, 20 graves, 35 moderados, 84 leves e 2.713 assintomáticos, estando a ser seguidos 461 doentes nos centros de tratamento em todo o país.

Nas últimas 24 horas, foram processadas 1.734 amostras, das quais 115 tiveram resultado positivo, totalizando até à data 83.403 amostras processadas, das quais 4.590 positivas.

Relativamente a testes, o governante angolano disse que hoje foi iniciada a testagem do corpo docente e não docente da Universidade Agostinho Neto, que resultou no dia de hoje na colheita de 580 amostras.

21h00 - Cabo Verde com recorde de 149 infetados em 24 horas

Cabo Verde diagnosticou 149 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o registo diário mais elevado em seis meses de pandemia, elevando o total acumulado a 5.628 casos desde 19 de março, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o Ministério da Saúde referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 447 amostras desde quinta-feira e 116 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, principal foco da pandemia em Cabo Verde.

Ainda na ilha de Santiago foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (20), São Miguel (06), Tarrafal (01), São Domingos (01), Ribeira Grande (01), Santa Cruz (01) e São Lourenço dos Órgãos (01).

Foram igualmente diagnosticados casos da doença nas ilhas de São Vicente (01) e do Sal (01).

Nas últimas 24 horas foram também dados como recuperados da doença 65 casos, em todo o arquipélago.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 5.628 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19 no arquipélago, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas e 19 dos 22 municípios do país, segundo os dados do Ministério da Saúde.

Há registo de 55 mortes por complicações associadas à covid-19 em todo o país desde o início da pandemia.

O arquipélago passa a contar com 589 casos ativos da doença e 4.982 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

20h45 - Unidades de Saúde Familiar aconselham marcação antecipada da vacina contra a gripe

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar aconselha os utentes a marcarem nos centros de saúde o dia para se vacinarem contra a gripe.

A primeira fase começa já esta segunda-feira com 335 mil doses disponíveis para grupos prioritários. A segunda fase começa a 19 de outubro.
Diogo Urjais, presidente da direção admite que já há unidades que estão a preparar-se para a vacinação em tempo de covid-19 e aconselha a marcação antecipada.

20h23 - Passeio a França provoca surto com mais de 50 infetados em Grijó/Sermonte

Um passeio de cariz religioso a França, que juntou 25 casais de idosos, terá provocado um surto no concelho de Gaia.O número de infetados já ultrapassa os 50.

Os idosos dão todos residentes na união de freguesias de Grijó/Sermonte, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Um dos casais necessitou de ser internado, sendo que uma das idosas já recebeu alta hospitalar. O outro idoso, de 74 anos, continua internado.
Os restantes 48 tiveram sintomas leves.

Todas as pessoas que estiveram em contacto com os idosos estão a ser realizar testes.

O presidente da união de freguesias está preocupado com o grande aumento do número de infetados.

O passeio a França, que passou por Barcelona, aconteceu no início do mês.

20h10 - França ultrapassa a barreira dos 500 mil infetados

Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 15.797 novos casos de infeção por Covid-19. O número total de infetados é agora de 513.034.

Morreram mais 150 pessoas- o triplo dos números diários da semana anterior. Desde o início da pandemia, França regista agora 31.661 óbitos.

Nos últimos sete dias houve 4.069 novas hospitalizações e 747 pacientes foram admitidos nos serviços de cuidados intensivos.

19h58 - Proteção Civil de Bragança preocupada com distâncias para realização de testes

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, Francisco Guimarães, mostrou-se hoje "preocupado" com as distâncias que os habitantes de freguesias como Poiares, Freixo de Espada à Cinta, têm de percorrer para a realização de testes de despiste à covid-19.

O responsável adiantou que esta preocupação é partilhada pela Unidade Local de Saúde, que o informou de que os testes à covid-19 vão voltar a ser efetuados nos centros de saúde dos 12 concelhos do distrito de Bragança.

Nesta semana, o presidente da Junta de Freguesia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, reclamou uma unidade de testagem para a população desta aldeia do extremo sul do distrito de Bragança, onde atualmente existe um foco de covid-19 com 15 casos ativos.

"São cerca de 100 quilómetros para cada lado para se chegar a Macedo de Cavaleiros. E nestes 200 quilómetros de viagem a pessoa pode parar para, a título de exemplo, meter combustível assim haver a possibilidade de contágio", vincou à Lusa Filipe Portela, para quem "seria importante ter em Poiares uma unidade de testagem à covid-19", ainda que móvel.

19h45 - Assembleia da República vai passar a medir temperatura em outubro e impedir entrada com mais de 38º graus

A Assembleia da República vai iniciar a partir de outubro "a prática da medição da temperatura corporal" a todos que pretendam aceder às instalações do parlamento e impedir a entrada a quem tenha mais de 38º graus.

"Esta medida é passível de ser aplicada a deputados, funcionários parlamentares, pessoal dos Grupos Parlamentares, serviço de segurança, prestadores de serviços, pessoal de outras entidades com acesso autorizado às instalações da AR ou outros", refere o gabinete do secretário-geral da Assembleia da República, em resposta a questões da Agência Lusa.

A possibilidade de instituir o controlo da temperatura corporal já tinha sido admitida pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, na penúltima conferência de líderes parlamentares.

"Vamos iniciar a prática da medição da temperatura corporal, porque estamos de acordo com o teor desta norma quer em relação aos trabalhadores (funcionários) quer em relação a todos os que têm o seu local de trabalho nas instalações da Assembleia da República", justifica o gabinete do secretário-geral.

De acordo com a mesma fonte, se for detetada uma temperatura igual ou superior a 38º graus, "será chamado um profissional de saúde do Gabinete Médico e de Enfermagem para verificar a situação clínica da pessoa em causa e, caso seja confirmada a temperatura, fica impedida a sua entrada nas instalações da Assembleia da República".

19h25 - OMS admite como "muito prováveis" dois milhões de mortos no mundo

A Organização Mundial de Saúde considera "muito provável" um cenário de dois milhões de mortes por Covid-19 em todo o mundo, se não houver uma ação constante concertada e sem tréguas para combater a doença. O marca de um milhão de óbitos mundialmente está prestes a ser alcançada.

Em conferência de imprensa virtual a partir de Genebra, o diretor da OMS para as situação de emergência, Michael Ryan, questionado sobre quantas mortes estará a organização a prever, respondeu que "só um milhão de mortos já é terrível e devíamos refletir sobre isso antes de começar a pensar em dois milhões".

Mas, perguntou logo depois, "estamos preparados coletivamente para fazer o necessário para evitar um tal número?"

19h10 - Sobe para 16 número de infetados em surto no hospital de Beja

O número de profissionais de saúde infetados no surto de covid-19 identificado no bloco operatório do hospital de Beja subiu de seis para 16, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Dos cerca de 100 testes feitos a profissionais de saúde do hospital, um foi inconclusivo e 16 deram resultados positivos, informa a ULSBA, num comunicado enviado hoje à agência Lusa e em que atualiza a informação relativa ao surto identificado na quinta-feira, dia em que foram detetados os primeiros seis casos de enfermeiros do bloco operatório infetados.

Segundo a ULSBA, que gere o hospital de Beja, entre os 16 profissionais infetados, há 10 enfermeiros, quatro assistentes operacionais, um técnico e um médico e todos "estão em isolamento no domicílio, apresentando apenas sintomas ligeiros".

18h50 - Moçambique tem mais duas mortes e 190 novas infeções

Moçambique anunciou mais duas mortes pelo novo coronavírus, elevando o total de mortos para 53, registando ainda um acréscimo de 190 infeções, anunciou o Ministério da Saúde.

As vítimas mortais são dois homens moçambicanos de 38 e 73 anos que estiveram internados numa unidade hospitalar da cidade de Maputo onde o seu estado clínico se agravou até falecerem na quinta-feira.

Ainda segundo a atualização de dados de hoje, Moçambique passou a ter um total acumulado de 7.589 casos, dos quais 7.303 casos são de transmissão local e 286 são importados.

À semelhança de dias anteriores, das 190 novas infeções de hoje, a cidade de Maputo registou o maior número de casos (123), correspondendo a 64% do total diário, seguida da província de Inhambane com 35 casos (18%).

As autoridades de saúde anunciaram ainda mais 91 pessoas recuperadas, elevando o total para 4.649 (61%), enquanto 54 pessoas estão internadas em centros de isolamento e padecem também de "patologias crónicas diversas, associadas à covid-19".

18h39 - São Tomé e Príncipe regista mais três casos e eleva infeções para 911

São Tomé e Príncipe registou três casos positivos de covid-19 em 62 testes realizados nas últimas 48 horas, elevando as infeções acumuladas para 911, disse hoje a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

A mesma fonte oficial do Ministério da Saúde, explicou que destes três novos casos de infeção pelo novo coronavírus, dois foram registados na quinta-feira e um hoje.

De acordo com a porta-voz do ministério, 881 cidadãos que padeciam da doença já estão recuperados, encontrando-se 15 pessoas em isolamento domiciliar e o número de óbitos acumulados mantém-se em 15.

18h25 - Várias cidades do Reino Unido endurecem restrições, Londres sob vigilância

Várias cidades no Reino Unido, incluindo Leeds, em Inglaterra, e Cardiff e Swansea, no País de Gales, anunciaram hoje novas restrições para tentar travar o agravamento da pandemia de covid-19.

Em Leeds, uma cidade com mais de 750.000 habitantes no norte da Inglaterra, os residentes estão proibidos de se reunirem com membros de outras famílias em espaços interiores ou em jardins privados.

Nas cidades galesas de Cardiff, Swansea e Llanelli, núcleos familiares diferentes também estão proibidos de se encontrar em ambientes fechados e na Escócia foi feito um apelo aos estudantes universitários para não frequentarem bares e restaurantes ou festas este fim de semana.

Londres, com quase nove milhões de habitantes, foi adicionada pelo Governo britânico à lista de cidades sob vigilância, o que significa que a capital do Reino Unido também pode enfrentar novas restrições se as infeções continuarem a aumentar.

O Presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, culpou a falta de capacidade de testes ao coronavírus pelo aumento das taxas de infeção na capital, queixando-se de que os testes foram desviados da capital para outros pontos críticos.

"Londres está num ponto crítico muito preocupante agora. Estamos a registar um aumento acentuado de telefonemas para os serviços de urgência, internamentos hospitalares e pacientes em cuidados intensivos", alertou Khan, que tem vindo a pedir mais restrições há vários dias.

18h12 - Número de infetados em casa de saúde em Sintra sobe para 19

O número de pessoas infetadas com covid-19 na Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, subiu hoje para 19, depois de terem sido feitos testes na instituição, onde foram inicialmente identificados 17 casos.

O vereador responsável pela área da Saúde da Câmara Municipal de Sintra (CMS), Eduardo Quinta Nova, confirmou hoje à agência Lusa que, depois de se terem realizado 94 testes, "apenas surgiram mais dois casos positivos".

"Podemos dizer que a situação continua controlada. Dos 94 testes realizados, temos apenas mais dois casos detetados, os dois em utentes, que fazem subir para 11 o número de utentes que testaram positivo", disse o vereador.

Apesar da "evolução positiva", Eduardo Quinta Nova dá conta de que estão a ser feitos mais 120 testes porque há a possibilidade de uma das profissionais infetadas ter estado em contacto com uma outra unidade desta instituição de saúde, para pessoas com doença mental.

"Hoje estão a ser feitos mais 120 testes numa outra unidade. Testou-se toda a unidade onde surgiram os primeiros casos, mas como uma das profissionais de saúde, ocasionalmente, também desempenhava serviço noutra ala, por precaução esta vai também ser testada, embora não haja ninguém com sintomas", ressalvou o autarca.

O foco de contágio na Casa de Saúde do Telhal foi detetado no final da semana passada, quando foram identificados nove utentes, dois colaboradores de enfermagem, um médico e cinco auxiliares infetados com covid-19.

17h58- Espanha regista mais de 12 mil casos e 114 mortes num dia

Espanha registou hoje 12.272 novos casos de covid-19, dos quais 23% em Madrid, elevando para 716.481 o número total de infetados até agora, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

Por outro lado, o país contabilizou mais 114 mortes com a doença nas últimas 24 horas, aumentando o total de óbitos para 31.232.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, tendo registado mais 2.941 casos do que o número total notificado na quarta-feira.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.358 pessoas, das quais 490 em Madrid, 205 na Andaluzia, 102 em Castela e Leão e 97 na Catalunha.

Há em todo o país 11.006 pessoas hospitalizadas com a doença e 1.465 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos.

17h40 -Marcelo estabelece linha vermelha nas dezenas de mortos por dia

O Presidente da República considerou que uma situação preocupante da pandemia em Portugal seria aquela em que se atingisse um número de mortos na ordem das dezenas diariamente.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou um alerta aos portugueses para estarem atentos e cumprirem aquilo que é pedido pelas autoridades de saúde para evitar um cenário agravado da pandemia.

O Presidente garantiu ainda que a todo o momento as autoridades tomarão as medidas necessárias em nome da defesa da vida e "o que for necessário decidir é decidido".

17h30 -Itália supera 306 mil casos com 1.912 contágios nas últimas 24 horas

A Itália confirmou 1.912 novos contágios de coronavírus nas últimas 24 horas, atingindo um total de 306.235 casos desde 21 de fevereiro, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas foram ainda registadas 20 mortes, subindo para 35.801 o total de mortes devido à covid-19 desde que foi decretada a emergência sanitária no país.

O número total de recuperados desde fevereiro ascende a 222.716 (954 nas últimas 24 horas), enquanto o número atual de contágios ativos no país é de 47.718, com 244 internados em unidades de cuidados intensivos e 2.737 hospitalizados, enquanto os restantes permanecem em suas casas.

A Lombardia, a região mais afetada pela pandemia, comunicou 277 novos contágios, e todas as regiões do país comunicaram novos casos, com menos incidência na região de Vale de Aosta (norte), e Molise (sul).

17h12 - Seis casos detetados no serviço de cirurgia do Hospital de Gaia

O Hospital de Vila Nova de Gaia registou esta semana seis casos de infeção por covid-19 no serviço de cirurgia, situação que levou a testar profissionais e utentes, mas a situação "está controlada", disse fonte daquela unidade de saúde.

"Não se trata de um surto e a situação está controlada. Os casos foram detetados no início da semana", disse à agência Lusa fonte do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E).

A mesma fonte disse não ser possível precisar se os doentes que testaram positivo à covid-19 pertenciam ao plano de cirurgias programadas do hospital, nem quais as possíveis circunstâncias de infeção ou fonte de contágio.

"Os utentes com cirurgias programadas (são testados) 24 a 48 horas antes da intervenção e os doentes urgentes na admissão", explicou.

Esta situação levou à transferência dos utentes que testaram positivo para uma enfermaria dedicada a pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Originou ainda a desinfeção de enfermarias do serviço de cirurgia e a testagem de profissionais e restantes utentes do mesmo serviço.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o Hospital de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, apontou que "todos os utentes e profissionais foram testados após estes casos terem sido detetados".

"Não há até ao momento mais casos positivos", lê-se na resposta que não precisa o número de testes realizados.

O CHVNG/E garante que "não houve necessidade de cancelamento de cirurgias".

A agência Lusa contactou a Administração Regional de Saúde do Norte, mas até ao momento não obteve mais esclarecimentos.

17h03 - Reino Unido regista novo recorde diário com 6.874 casos

O Reino Unido registou 6.874 contágios nas últimas 24 horas, um novo recorde diário pelo segundo dia consecutivo, e 34 mortes devido à covid-19, informou hoje o ministério da Saúde britânico, que incluiu Londres nas regiões sob vigilância.

Na quinta-feira tinham sido contabilizadas 6.634 novas infeções e 40 mortes.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido passou hoje para 423.236 de casos de contágio confirmados e para 41.936 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

O instituto nacional de estatísticas britânico (ONS) estimou hoje que na semana passada, entre 13 e 19 de setembro, terão existido 9.600 casos por dia em Inglaterra.

No boletim semanal sobre o nível de infeções, publicado hoje com base nos dados naquele período, o mais recente com dados disponíveis, foram detetadas 103.600 pessoas infetadas em Inglaterra, o que equivale a uma em 500 pessoas.

Londres, Nordeste e Noroeste de Inglaterra e a região de Yorkshire apresentaram as maiores taxas de crescimento, tendo as infeções afetado todos os grupos etários, mas em particular jovens entre 17 e 24 anos.

Estes dados fizeram o Governo atualizar o intervalo do valor do índice de transmissibilidade efetivo (Rt) no Reino Unido para entre 1,2 e 1,5 e a taxa de crescimento de infeções em entre 4% a 8%.

16h52 - Governo baixa para 65 euros preço dos testes pago pelo SNS a privados

O Ministério da Saúde baixou para 65 euros o preço dos testes de diagnóstico do novo coronavírus que provoca a doença covid-19 pago pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às entidades convencionadas da área de análises clínicas.

Em comunicado, o ministério informa que a atualização do preço dos testes, de 87,95 euros para 65 euros, entra em vigor no sábado, "no mesmo dia que é renovado por mais um mês o regime excecional aprovado em março no âmbito das convenções estabelecidas".

Segundo o ministério, o preço de 87,95 euros definido em março "refletia as condições internacionais adversas do mercado, designadamente a escassez de reagentes verificada a nível mundial e os consequentes preços".

"O cenário é hoje diferente, verificando-se uma estabilização dos preços de mercado dos produtos utilizados", nomeadamente dos reagentes, frisa o ministério, justificando assim a descia do preço dos testes a pagar pelo SNS às entidades convencionadas.

16h45 - Suíça inclui Portugal na sua lista de destinos de alto risco

Os viajantes de Portugal para a Suíça terão, a partir de segunda-feira, de cumprir uma quarentena de 10 dias, na sequência do alargamento da lista de países considerada de alto risco pandémico hoje anunciada por Genebra.

Portugal foi incluído na lista, alargada hoje, de países e regiões que a Suíça considera destinos de alto risco de contágio de covid-19, em conjunto com a Bélgica, o Reino Unido e a região da Bretanha, na França, que se juntam a outras regiões francesas e à Dinamarca, Hungria, Irlanda, Islândia, Luxemburgo, Países Baixos, Eslovénia, Equador, Jamaica, Marrocos, Nepal e Omã.

O Governo suíço já tinha colocado, em meados de setembro, nove regiões metropolitanas francesas na lista, mas, a partir de agora, todas as regiões francesas, com exceção das fronteiriças estão incluídas.

A lista passou a incluir também duas novas regiões austríacas (Baixa Áustria e Alta Áustria), sendo que Viena já constava desde meio de setembro, e uma região da Itália, a Ligúria.

A Suíça considera regiões de risco as que ultrapassam o número de 60 novas infeções de covid-19 por 100.000 habitantes considerando um período de 14 dias.

Kosovo e San Marino foram retirados da lista.

O Governo terá, no entanto, de confiar na “responsabilidade individual” para respeitar as instruções, já que não há controlo sistemático de fronteiras.

Os incumpridores enfrentam uma multa de até 10.000 francos suíços, ou seja, cerca de 9.300 euros.

16h37 - Leste da Europa enfrenta segunda vaga violenta após evitar o pior na primeira

Os países da Europa central e de leste registaram muito menos casos de infeções por covid-19 na primeira vaga da pandemia, mas o relaxamento das restritivas medidas que impuseram na primavera está a resultar numa segunda vaga mais violenta.

O caso mais emblemático é o da República Checa, que já foi considerado um dos países mais bem-sucedidos da Europa no combate à pandemia, mas desde o início deste mês é dos que regista uma das taxas de infeção mais altas da Europa relativamente à população, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças.

No dia 8 deste mês, a República Checa bateu um recorde, com 1.164 novas infeções em 24 horas num país com 10,7 milhões de pessoas.

As autoridades checas atribuíram a situação a um aumento acentuado do número de testes realizados e sublinharam que a maioria dos novos casos são ligeiros e entre jovens saudáveis, adiantando ainda que cerca de 168 casos aconteceram devido a uma festa numa discoteca de Praga, em julho.

Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou-se, de imediato, preocupada e lembrou que o país relaxou várias das restrições, numa altura em que estava a começar o novo ano escolar e o clima ficava mais frio.

O primeiro-ministro checo, Andrej Babis, reagiu furiosamente, chegando mesmo a mandar calar a OMS, lembrando num `tweet` que, na fase inicial da pandemia, a organização nem sequer reconheceu a pandemia e não recomendou o uso de máscaras.

A obrigação do uso de máscara na República Checa - adotada em março como parte do confinamento imposto pelo Governo e que implicava a sua utilização mesmo em espaços abertos - foi, na altura, saudada como um fator importante para o sucesso inicial no controlo do coronavírus.

Mas as regras foram sendo gradualmente relaxadas à medida que o número de casos diminuía, antes de serem suspensas quase inteiramente no final de junho, com a chegada do verão e a necessidade de atrair turistas.

A "morte" da situação controlada foi marcada por um jantar ao ar livre simbolicamente anunciado como uma "despedida da covid", onde estiveram presentes duas mil pessoas (sem distanciamento social) na Ponte Carlos, em Praga.

O número de mortos no país é relativamente modesto, com menos de 570 num total de 58.380 casos desde o início da pandemia, mas as estatísticas mais recentes parecem confirmar as suspeitas de que as comemorações foram prematuras.

Embora a República Checa seja exemplo por ter passado de um extremo para o outro, não é o país do leste europeu com pior situação.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a Roménia tem a taxa de mortalidade de covid-19 mais alta da União Europeia, de 2,8 por cada cem mil cidadãos.

Na semana passada, o país atingiu o recorde de 1.713 novos casos de covid-19 num período de 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia, já que a taxa de testes permaneceu constante nos últimos dois meses.

No caso da Roménia, a situação tem sido ligada ao facto de o país estar a viver uma campanha eleitoral - tem eleições locais no domingo - e ter relaxado as restrições para agradar à população.

A Roménia levantou, este mês, as restrições aos restaurantes e aumentou o número possível de participantes em eventos privados internos e exteriores, para 50 e 100 pessoas, respetivamente.

O Governo rejeita, no entanto, que as motivações tenham sido políticas, tendo o secretário de Estado da Saúde Dragos Garofil garantido que as autoridades planearam as medidas de relaxamento muito antes da campanha eleitoral.

Situada a sul da Roménia, a Bulgária também tem visto o número de casos de covid-19 aumentar e, embora o número de mortes tenha diminuído nos últimos dias, após atingir um pico no início de setembro, os valores ainda estão acima dos níveis da primavera.

Os profissionais de saúde da Bulgária confirmaram hoje terem registado 290 casos de coronavírus nas últimas 24 horas, mais 130 casos do que na quinta-feira, tendo o número total de casos no país chegado aos 19.573, o maior nos últimos dois meses, segundo o portal do Ministério da Saúde búlgaro.

Nas últimas 24 horas, seis doentes de covid-19 morreram, somando agora 785 mortos.

As razões para este aumento devem-se sobretudo, segundo o Governo, à falta de pessoal médico nos hospitais, já que as restrições se mantêm idênticas desde o dia 13 de março, quando foi declarado o estado de emergência no país.

Dos países do chamado grupo de Visegrado - Hungria, República Checa, Polónia e Eslováquia -, a Hungria foi provavelmente o que mais alarde fez do baixo número de infetados durante a primeira vaga de covid-19.

Agora, todos lutam para conter uma segunda leva, que parece destinada a ser pior do que a primeira, mas a Hungria lidera o regresso às restrições.

No dia 1 de setembro, o país decidiu fechar as suas fronteiras aos estrangeiros, com exceção das pessoas que chegavam da Polónia, República Checa e Eslováquia.

Depois de um verão em que o número de novos casos diários esteve sempre abaixo dos 50, a Hungria registou um rápido aumento nas taxas de infeções diárias e o Governo não esperou para ver a evolução.

O primeiro-ministro, Viktor Orbán, foi o primeiro a admitir que "uma segunda vaga estava a bater à porta" e afirmou que a prioridade passava a ser evitar a importação de novos casos.

O encerramento das fronteiras foi criticado por alguns líderes europeus, que consideraram as medidas demasiado amplas para serem eficazes e irritou Bruxelas, que acusou Orbán de estar a infringir as regras da zona Schengen. Além disso, as medidas também desanimaram muitas empresas húngaras do setor de turismo.

Na Polónia, os números diários de novas infeções têm batido recordes nos últimos dias, mas a propagação da covid-19 no país continua a ser considerada "estável".

O Governo considera que não há grandes surtos e os que há são resultado do aumento dos contactos interpessoais e o aumento de restrições tem sido combatido por algumas manifestações que contestam sobretudo a obrigatoriedade do uso de máscara e as limitações em eventos particulares e públicos.

A Eslováquia - que foi, em conjunto com a República Checa, o primeiro país a impor o uso de máscaras - voltou hoje a registar um recorde do número de novos casos de infeção, com mais 419 pessoas doentes, embora continue a ser o país europeu com menos mortes causadas pelo coronavírus: 41 óbitos num total de 8.048 casos.

16h20 - Irão passa média diária de 200 mortes pela primeira vez em dois meses

O Irão ultrapassou hoje, pela primeira vez em dois meses, a média diária de 200 mortes com covid-19, coincidindo com a terceira vaga da pandemia, enquanto as autoridades sanitárias esperam poder utilizar uma vacina russa.

Segundo o Ministério da Saúde iraniano, 207 pessoas morreram nas últimas 24 horas com o novo coronavírus, um número não registado desde o início de agosto, e 3.565 foram infetadas.

O número global de mortos, desde o início do surto, em fevereiro passado, sobe assim para 25.222 e o de infetados para 439.882, dos quais 84% superaram a doença.

Os números estão a preocupar as autoridades, que assistem a uma escalada no número de mortes e de infeções, em praticamente todas as províncias do país, levando o Governo a admitir reimpor as restrições aplicadas na fase inicial da pandemia.

O Presidente iraniano, Hasan Rohaní, admitiu a imposição de sanções "aos que continuam a contornar os protocolos de saúde" e anunciou que se a situação não melhorar, algumas restrições deverão ser de novo decretadas.

As autoridades iranianas estão a negociar com a Rússia protocolos para a produção conjunta de uma vacina contra a covid-19.

O embaixador iraniano em Moscovo, Kazem Yalali, disse hoje que os dois lados realizaram "várias rondas de consultas" e que o seu país vai cooperar na produção.

"O Irão tem meios para poder produzir a vacina", disse o embaixador.

A Rússia registou a vacina Sputnik V, em agosto passado, que entrou na sua terceira fase de testes clínicos em 9 de setembro.

16h12 - Ministros do G7 pedem ao setor privado para ajudar na dívida de países pobres

Os ministros das Finanças do G7 exortaram hoje os credores privados a participarem na suspensão da dívida dos países mais pobres fragilizados pela crise sanitária, uma iniciativa do G20 anunciada em abril.

"A participação voluntária do setor privado esteve ausente, o que limitou as potenciais vantagens de vários países", referiram os ministros em comunicado divulgado pelo Departamento do Tesouro norte-americano, dado que os Estados Unidos exercem a presidência do G7.

Na primavera, os ministros das Finanças e os dirigentes de bancos centrais do grupo G20 tinham dado o seu aval a uma suspensão imediata durante um ano da dívida dos países mais pobres, particularmente fragilizados pela crise provocada pela pandemia de covid-19.

Hoje os ministros das Finanças do G7, que reúne os países mais industrializados (Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos), anunciaram o seu apoio a um alargamento desta iniciativa.

Numa longa declaração conjunta, os ministros também referem que "lamentam profundamente" as medidas tomadas por alguns países para não participarem nesta iniciativa, classificando, por exemplo, as suas instituições públicas como credores comerciais.

Os ministros das Finanças do G7 reconhecem ainda que alguns países precisarão de mais alívio da dívida no futuro e pedem ao G20 e aos credores do Clube de Paris para se acertarem quanto às condições na reunião do próximo mês.

16h00 -Vinte pessoas em quarentena após dois casos positivos em escola de Espinho

O jardim-de-infância da Escola Básica N.º 3 de Espinho tem 20 pessoas em quarentena após uma funcionária e uma criança terem sido diagnosticadas com covid-19, revelou hoje o coordenador da Proteção Civil naquele município do distrito de Aveiro.

Segundo Pedro Louro, que acumula o referido cargo com o de comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, no estabelecimento de ensino também é lecionado o 1.º Ciclo, pelo que está em causa um universo global de 500 pessoas, entre alunos, professores e auxiliares, embora só tenha sido encerrada uma sala.

Os dois casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 foram detetados depois de uma funcionária, sem sintomas, ter sido sinalizada como contacto de risco, na sequência da contaminação prévia de um dos seus familiares.

Após confirmado esse caso, a turma com que a auxiliar trabalhava foi sujeita a testes e comprovou-se a presença do novo coronavírus também numa criança, igualmente assintomática.

"A escola continua a funcionar porque só fechámos a sala da turma em questão e a cantina, já que todo o edifício estava com circuitos de circulação separados. Hoje ao fim do dia já vamos fazer a desinfeção dos espaços do jardim-de-infância", disse à Lusa o coordenador da comissão municipal de Proteção Civil.

O número de casos confirmados poderá, contudo, "aumentar nos próximos dias".

Apesar da ausência de sintomas físicos por altura do inquérito epidemiológico aos suspeitos, "é provável que as 20 pessoas em isolamento venham todas a ser testadas - se é que ainda não foram", acrescentou.

15h30 - Dois novos casos nos Açores e uma recuperação nas últimas 24 horas

As 1.094 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram dois casos positivos de covid-19, um na Terceira e outro em São Miguel, foi hoje revelado.

A informação é avançada no comunicado diário emitido pela Autoridade de Saúde Regional, indicando que o caso detetado na ilha Terceira respeita a uma mulher de 35 anos e o de São Miguel a um homem, também de 35 anos de idade, "ambos não residentes" na região.

Os dois casos "desembarcaram recentemente na região, tendo realizado teste de despiste ao SARS-CoV-2 antes do embarque com resultado negativo e teste após o sexto dia com resultado positivo", adianta ainda a Autoridade de Saúde dos Açores.

Ambos "apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica", acrescenta.

Há ainda a registar um caso de recuperação na ilha de São Miguel, de um homem com 24 anos, elevando assim para 176 o número de recuperados.

15h13 – Não foram registados surtos em centros de dia

Sobre os centros de dia, embora não haja dados atualizados, Graça Freitas diz que não são encontrados surtos nessas instituições.

15h07 – Segunda vaga ou “terceira fase”?

Questionada sobre uma eventual segunda vaga em Portugal, a ministra Marta Temido refere que a situação em Portugal é diferente da situação noutros países, nomeadamente em Espanha. A governante considera que se trata de uma “terceira fase” após uma primeira fase, entre março e abril e a segunda fase, nos meses seguintes.
  A ministra da Saúde referiu ainda que qualquer alteração ao período de quarentena de 14 dias tem de ser feito “com objetividade”.

15h01 – Contacto só fazem teste se foram “de alto risco”

Quanto à testagem aos contactos, Graça Freitas voltou a explicar que quando é confirmado um doente covid-19, as autoridades de saúde tentam encontrar outros possíveis casos, através da história do doente.

Há dois possíveis contactos: uns de alto risco e outros que se consideram de baixo risco. E a “maior parte deste contactos é assintomático”, explicou, e tornam-se de alto risco e são sujeitos a teste. Os que já tem sintomas, já são considerados de baixo risco.

O que determina o isolamento não é o resultado do testes mas se foi considerado um “contacto de alto risco”.

14h53 – Grávidas têm direito a acompanhante no parto, mas decisão é da equipa clínica

Relativamente à questão das grávidas e dos partos, Graça Freita lembra que as grávidas têm o direito de escolher quem querem que as acompanhe, o pai ou outra pessoa da sua confiança.

A última orientação diz que “em determinadas circunstâncias”, por motivos clínicos e de segurança, pode não ser permitido o acompanhante estar presente. No entanto, a regra é a grávida ter o direito de ter um acompanhante, mas está ao critério das equipas clínicas avaliar as circunstâncias.

14h51 – Testes rápidos tem de ser realizados considerando o “historial do doente”

Relativamente aos testes rápidos, Raquel Guiomar começou por relembrar que trazem “algumas vantagens” para fazer um diagnóstico que “permita a rápida implementação de medidas que impeçam as cadeias de transmissão”.

No entanto, estes testes devem ser “sempre realizados considerando o historial do doente, do exame clínico do doente e de um contexto epidemiológico”.

Pode ser também utilizado com contactos confirmados, mas ainda é uma questão em avaliação.

14h46 – Surtos nas escolas podem requerer medidas “diferentes” nas instituições

Sobre a preparação das escolas, Graça Freitas diz que há escola “extremamente bem preparadas” e outras que não se prepararam “tão bem”.

É diferente ter uma escola em que “cada sala funciona como uma bolha” e alunos, professores e funcionários não se cruzem, de ter uma escola que, apesar de “ter condições físicas para separar as crianças”, isso não se verificava, tendo todas as crianças juntas.

“Feita a avaliação do risco a autoridade de saúde competente, quando sabe de um caso, tem de fazer a investigação epidemiológica” e pode tomar medidas, diferentes e particulares.

“São situações diferentes que são avaliadas de forma diferente”, reforçou Graça Freitas. “Não há uniformização” na tomada de decisão quanto a casos ou surtos nas escolas.

14h42 -Solução de semáforos tem "algumas limitações"

Em resposta aos jornalistas sobre o estudo recente que prevê um novo pico da pandemia em Portugal no início de outubro, a ministra garante que o Governo está a preparar a situação "o melhor possível", reconhecendo no entanto que todos os profissionais estão mais "cansados" agora do que há alguns meses.

Assegura, no entanto, que as autoridades se estão a preparar para uma subida significativa do número de casos, nomeadamente com o reforço de meios e de testes.

Já sobre a solução cromática de "semáforos", mencionada esta semana pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, para identificar zonas de maior risco, essa é uma alternativa que a ministra não considera ser a melhor.

Marta Temido reconhece que esse pode ser "um sistema mais percetível" a nível visual, mas diz que o sistema de cores tem "algumas limitações" e que o Governo tem optado sempre por uma "abordagem não estigmatizante".

14h39 - Há 76 lares com casos confirmados

A ministra da Saúde reconheceu esta sexta-feira que o principal foco das autoridades e do Governo continua a ser a situação nos lares, sendo que o sucesso de cada caso depende de várias instituições.

Há nesta altura 76 estruturas residenciais para idosos com casos entre utentes e/ou funcionários, e ainda registo de 43 surtos ativos nestas instituições.

14h34 – Autoridades locais decidem se há ou não assistência no futebol

Sobre o futebol, Graça Freitas afirmou que o parecer pedido pelo Vitória de Guimarães para ter alguns convidados na assistência não chegou à Direção-geral da Saúde.
Por ser um campeonato “normal”, é a autoridade de saúde local que toma decisões particulares sobre a assistência de jogos.

14h32 – Até há data foram infetados 4.915 profissionais de saúde

Quanto aos profissionais de saúde infetados, Graça Freitas afirmou que há 4915 profissionais confirmados, sendo o grupo mais afetado o constituído por enfermeiros (1418 casos).

Também os assistentes operacionais são dos grupos profissionais com mais casos de infeção confirmados, contabilizando já 1395. Há ainda 623 médicos confirmados e 166 assistentes técnicos, e ainda outros profissionais.

No entanto, a diretora-geral referiu que mais de quarto mil destes profissionais recuperaram da infeção.

14h31 – Há “poucos casos relatados” nas escolas, diz DGS

Relativamente à questão sobre os contágios em escolas, Graça Freitas começou por dizer que a Direção-geral da Saúde estava, neste momento, a fazer o “apanhado da situação” das primeiras semanas de aulas.

Contudo, a diretora-geral destacou que quando “aparece apenas um caso”, esse caso pode não aparecer na “grelha de surtos”, por ser um caso individual, embora possa levar que alguns contactos sejam também mandados “para casa”.

Por outro lado, há circunstâncias que obrigam ao “encerramento de salas inteiras” por razões “profissionais”. Isto é, se os profissionais que trabalham na escola estão doentes ou se são contactos próximos de algum caso confirmado.

“Estamos ainda a colher essa informação”, disse Graça Freitas, dado que as aulas só começaram na semana passada, salientando que “há muitos poucos casos relatados e quando existem surtos em escolas, têm sido de muito pouca dimensão”.

14h24 – Testes rápidos ainda não são recomendados mas estão em avaliação

Raquel Guiomar, do Instituto Ricardo Jorge, afirmou na conferência de imprensa que, em conjunto com a DGS, o Infarmed e peritos em saúde, tem estado a constituir um grupo responsável por acompanhar “a qualidade dos testes e a sua diversidade”.

“O teste de referência, atualmente recomendado pela Direção-geral da Saúde em todas as orientações já divulgadas, é o teste de PCR em tempo real”, explicou Raquel Guiomar. Este teste “permite ter um resultado com elevada fiabilidade e é um teste muito sensível e específico, que nos tem vindo a permitir diagnosticar os novos casos de infeção”.



Mas segundo a especialista do Instituto Ricardo Jorge, existem também testes que permitem “avaliar os anticorpos e a imunidade” ao sars-cov-2 e que são “recomendados, essencialmente, para avaliar a presença de anticorpos a nível populacional”. Estes testes já foram utilizados para “avaliar a seroprevalência de anticorpos” e “é desta forma que devem ser utilizados”.

Contudo, Raquel Guiomar esclarece que “em casos de doença mais severa”, estes testes podem também ser “um complemento a toda a informação laboratorial e clínica e permitem fazer a melhor gestão do doente”.

Estão a ser divulgados, neste momento, testes de deteção de “antigénio” que são “testes rápidos”, mas ainda não foram até agora recomendados pelas autoridades de saúde, estando em fase de avaliação a sua utilização e vantagens.

“São testes que permitem obter um resultado de forma rápida e de baixa complexidade de execução”, disse. “No entanto, têm critérios muito específicos para a sua seleção e critérios para a sua utilização”, e que estão a ser definidos pelos peritos em saúde.

14h20 - Aplicação StayAway Covid com "1.100 downloads"

A ministra da Saúde disse esta sexta-feira que a aplicação criada pelo Governo conta com 1.100 downloads, dos quais foram inseridos códigos de Covid-19 em 76 casos.

14h15 - Mais cinco mortos e 899 novos casos em Portugal

Nas últimas 24 horas registaram-se mais cinco óbitos e 899 novos casos confirmados. No total, desde o início da pandemia, morreram 1936 pessoas e houve 72.055 casos confirmados.

Há ainda registo de mais 567 casos ativos, num total de 23.116 em todo o país. Desde quinta-feira recuperaram da doença mais 327 pessoas. No total, 47.003 doentes recuperaram.


Dos novos casos, 505 foram registados em Lisboa e 263 na região Norte. Dos cinco óbitos. três ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, um na região Centro e outro na região Norte. 

Na habitual conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a taxa de letalidade global em Portugal é de 2,7 por cento e acima dos 70 anos de 13,8 por cento.

Do total de casos confirmados, 65,2 por cento já recuperaram. Dos casos ativos, muitos correspondem a surtos. Neste momento, mais de 60 por cento dos casos tem ligação epidemiológica estabelecida.

De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, o índice de transmissibilidade (RT) entre 16 e 20 de setembro em 1,09.

14h10 - Parlamento aprova lei que protege arrendatários até final do ano

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, em votação final global, um diploma para prolongar até final do ano o atual regime de proteção aos arrendatários devido à pandemia de Covid-19.

O texto de substituição, resultado do trabalho de discussão na comissão parlamentar de Economia, foi aprovado com os votos do PS, BE, PCP, PAN, PEV e das duas deputadas não inscrita Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues. Votaram contra PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal.

O diploma aprovado prevê que o atual regime, que termina no final de setembro, se mantenha até 31 de dezembro deste ano.

13h32 - Impacto da pandemia no cancro

A pandemia levou ao adiamento de milhares de diagnósticos, exames e cirurgias oncológicas que estão ainda por recuperar.


13h25 - Oito mil profissionais reforçam lares de idosos

A garantia é da Ministra do Trabalho e Segurança Social. Ana Mendes Godinho anunciou ainda que foi criada uma linha de apoio para Lares para facilitar a comunicação e esclarecer dúvidas.


13h00 - O número de pessoas em Inglaterra com Covid-19 cresceu 73 por cento na semana passada de acordo com uma estimativa oficial

12h44 - Madeira prolonga isenção de taxas a pescadores até final do ano

12h33- Irão com mais 207 mortes relacionadas com a Covid-19 para um total de 25.222

12h26 - Israel impõe novas restrições aos voos internacionais

O Governo de Israel anunciou esta sexta-feira novas restrições aos voos para o estrangeiro no âmbito de um reforço das medidas para travar a pandemia do novo coronavírus.

O aeroporto internacional Ben Gurion de Telavive vai continuar aberto, mas apenas os passageiros que tenham comprado bilhetes de avião antes das 12h00 de hoje poderão partir para o estrangeiro.

Os israelitas serão autorizados a entrar em Israel "sem restrições", precisou a ministra dos Transportes, Miri Regev, sem referir a situação dos trabalhadores estrangeiros ou das pessoas com estatuto de residente em Israel que até agora continuavam a poder entrar no país ao contrário dos turistas.

11h51 - Madrid vai confinar mais zonas

A comunidade de Madrid vai confinar mais oito áreas sanitárias para além das 37 em vigor desde segunda-feira.

Passam a estar abrangidas pelas medidas mais restritivas mais de um milhão de pessoas. A medida abrangia mais de 850.000 habitantes e vai agora restringir a mobilidade de mais 167.381 pessoas. No total, mais de um milhão de residentes na capital espanhola terá agora de "evitar todas as deslocações desnecessárias", de modo a impedir a propagação da pandemia.

Nestas zonas sanitárias não é permitida a entrada ou saída, exceto para ter acesso a bens essenciais ou ir trabalhar, a lotação nos espaços fechados é reduzida para 50 por cento e os estabelecimentos comerciais e hoteleiros devem fechar às 22h00.~

11h20 - OMS deu aval a uso de vacinas ainda em estudo, garante a China

As autoridades chinesas asseguram que a Organização Mundial da Saúde deu apoio e aceitou a administração de vacinas experimentais que estão a ser desenvolvidas no país para combater a Covid-19.

Foram dadas a milhares de pessoas enquanto os ensaios clínicos ainda decorrem, não sendo por isso certa qual a eficácia da mesma e quais os efeitos secundários.

10h16 - O que devemos fazer para um desconfinamento bem sucedido?

Uma equipa de especialistas publicou esta quinta-feira um estudo na conceituada revista científica sobre medicina, The Lancet, onde é analisada a forma como foi ou está a ser o desconfinamento em vários países asiáticos e europeus. Com base na informação que recolheram criaram um "manual" de instruções para futuras situações.

10h10 - E o exercício físico?

No dia em que se assinala o Dia Europeu do Desporto na Escolas os professores e treinadores continuam à espera do Plano de Retoma do Desporto Escolar, que tem que ser emitido pela Direção-Geral da Saúde e Direção-Geral da Educação.



9h54 - África ultrapassa os 35 mil mortos

África passou hoje a barreira dos 35 mil mortos devido à Covid-19, com mais 171 óbitos nas últimas 24 horas.

Há ainda registo de num total de 1.437.072 infetados, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de mortos nos 55 Estados-membros da organização subiu para 35.007, houve mais 7.712 casos e o número de recuperados é agora de 1.184.645, mais 9.292.

9h33 - Testes rápidos podem ser 95% fiáveis, diz especialista

De acordo com o médico e professor Thomas Hanscheid, médico e professor de microbiologia da Universidade de Lisboa, os testes rápidos podem ter uma eficácia de 95 por cento no rastreio da Covid-19, mas têm de ser moleculares e operados por técnicos especializados.

Em entrevista à agência Lusa, o especialista alerta que estes testes são caros e não podem ser apenas enviados para escolas e lares, por exemplo. "Não é qualquer pessoal que o pode realizar", afirma.

8h47 - Madrid. Proibições originam confrontos

Parte da população de Madrid contesta a proibição de saída de 37 zonas da capital, que são mais afectadas por casos de Covid-19.

Os moradores só podem sair para trabalhar e os estabelecimentos têm de encerrar às 10 da noite.

Ontem, em Madrid, polícia e manifestantes entraram em confronto durante protestos da população contra as medidas restritivas aplicadas em algumas zonas da cidade, onde foram atiradas pedras contra as forças de segurança.

A correspondente da Antena 1, Daniela Santiago visitou a casa de uma família portuguesa que vive estes dias com preocupação, em Vallecas, uma das áreas confinadas da capital espanhola.


Madrid é neste momento a região da Europa com mais casos ativos de Covid 19.

8h24 - Alemanha com mais de dois mil casos e 15 mortos

A Alemanha registou 2.153 casos e 15 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Instituto Robert Koch.

O número total de infetados desde o início da pandemia é de 280.223 e o de óbitos subiu para os 9.443.

Cerca de 248.500 pessoas já superaram a doença, o que coloca os casos ativos a rondar os 22.300.

7h45 - Carnaval do Rio de Janeiro adiado

Não há uma previsão para a data de realização do evento. Várias escolas de samba já tinham recusado desfilar em 2021, caso a vacina para o novo coronavírus ainda não estivesse disponível. Jorge Castanheira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, assume que esta era uma decisão inevitável.

Os organizadores optaram mesmo por suspender o Carnaval carioca, o que já não acontecia desde 1912, após a morte do ministro dos Negócios Estrangeiros.

7h20 - Governo quer acelerar rastreio dos diferentes cancros

Houve um retrocesso na deteção precoce de doenças oncológicas, devido à pandemia. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde admite que a situação é preocupante. António Lacerda Sales traçou como prioridade acelerar o processo de rastreio aos diferentes cancros, em particular, do cancro da mama, colo do útero e do cancro colorretal.

Uma ideia deixada ontem à noite, à margem de uma conferência sobre saúde, no Mosteiro da Batalha, no distrito de Leiria.

7h05 - 78 mil famílias pediram pagamento a prestações de eletricidade e gás

A atravessar dificuldades financeiras, 78 mil famílias em Portugal pediram o pagamento a prestações das contas da eletricidade e do gás.

Entre Março e final de Agosto, a EDP recebeu 500 pedidos por dia, para fasear a regularização das dívidas.

Estas solicitações para um pagamento mais flexível das facturas de energia, representam um aumento de quase o triplo, em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que adianta a edição desta manhã do Jornal de Notícias.

Para além das famílias, também beneficiaram desta ajuda, 4 mil pequenos negócios e mil e quatrocentas empresas.

A EDP facilitou o pagamento de faturas no total de 60 milhões de euros.

7h00 - Farmacêutica chinesa diz que vacina estará pronta no início de 2021

Uma empresa farmacêutica da China disse hoje que a vacina contra o novo coronavírus que está a desenvolver deve estar pronta no início de 2021 para distribuição em todo o mundo, incluindo na Europa e Estados Unidos.

Yin Weidong, o CEO da SinoVac, disse que recebeu pessoalmente a vacina experimental.

"No início, a nossa estratégia foi desenhada para a China e para Wuhan, mas em junho e julho, ajustámos para abranger todo o mundo", revelou.

"O nosso objetivo agora é fornecer a vacina para todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, União Europeia e outros", assegurou Yin.

Regulamentos rigorosos nos EUA, União Europeia, Japão e Austrália têm historicamente bloqueado a venda de vacinas chinesas, mas Yin disse que isso pode mudar.

A SinoVac está a desenvolver uma de quatro vacinas candidatas na China, juntamente com a estatal SinoPharm, que possui duas outras em desenvolvimento, e a empresa privada filiada ao exército chinês CanSino.

Portugal em situação de contingência até 14 de outubro. Pico da segunda vaga esperado para meados do mês

A situação de contingência foi prolongada e vai durar pelo menos até 14 de outubro. A situação será revista perto desta data.

Todas as medidas que já estavam em vigor mantêm-se.

Nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300 metros das escolas, continua o limite máximo de quatro pessoas por grupo.

Na rua, continua a ser proibido o consumo de álcool e os ajuntamentos continuam limitados a 10 pessoas.

Na área de restauração dos centros comerciais, continuam proibidos os grupos com mais quatro pessoas.

Os estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h00 da manhã, exceto cabeleireiros, ginásios, cafés e pastelarias.

Os estabelecimentos comerciais têm de fechar entre as 20h00 e as 23h00, por decisão municipal.

A decisão surge perante um aumento de casos nas últimas semanas. Nas últimas 24 horas registaram-se mais 691 casos de covid-19 em Portugal.

O número é menor do que os 802 casos de ontem mas a maior fonte de preocupação está no crescimento do número de internados. Estão nos hospitais portugueses 588 doentes por causa da covid-19, mais 17 do que ontem. É um aumento de 26,5% em seis dias.

O número de recuperados mais do que duplicou em relação a ontem: são hoje 386.

Nas últimas 24 horas morreram três pessoas com Covid-19.
Risco moderado
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças colocou Portugal no grupo de Estados membros com "tendência preocupante" de casos de Covid-19, mas com "risco moderado".

O organismo dividiu os Estados-membros em três grupos.

Portugal fica no intermédio, que agrega os países com taxas de infeção elevadas e crescentes.

A transmissão é notificada prioritariamente em indivíduos jovens, com uma baixa proporção de casos graves e baixas taxas de notificação de morte.

Neste grupo intermédio, juntam-se Áustria, Dinamarca, Estónia, França, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Eslováquia, Eslovénia e ainda o Reino Unido.

A vizinha Espanha está no grupo com risco mais elevado.