Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2.153 novos casos e 13 mortos.

Mais atualizações


23h20 - Mais 240 infetados e sete mortes em Angola

Angola reportou nas últimas 24 horas mais 240 casos e sete mortes por covid-19, somando 241 óbitos, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Segundo Franco Mufinda, que hoje atualizou os números em mais um balanço epidemiológico, foram registadas 199 infeções em Luanda, 21 em Benguela, 8 no Cunene e 8 no Zaire.

As províncias do Huambo, Cuanza Norte, Malanje e Bengo tiveram cada uma, um caso.

Os novos casos têm idades entre um mês e 84 anos, 123 são do sexo masculino e 117 feminino

Foram registadas sete mortes, relativas a cidadãos angolanos e dez pessoas recuperaram da doença.

Angola acumula 7.462 casos, dos quais 241 resultaram em morte, 3022 recuperados e 4.199 ativos, 12 críticos, 20 graves, 103 moderados, 412 leves e 3.652 assintomáticos.

23h10 - Brasil com mais 461 óbitos em 24h

O Brasil regista este sábado um total de 153.675 mortes, depois de somar mais 461 óbitos.

O Ministério da Saúde brasileiro revelou ainda que o país tem agora 5.224.362 de infetetados, mais 24.062 do que sexta-feira.

23H00 - Cabo Verde com mais 112 casos e três mortos nas últimas 24 horas

Cabo Verde diagnosticou mais 112 infetados por covid-19, e três mortos, nas últimas 24 horas, elevando a 7.638 casos o acumulado desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 583 amostras desde sexta-feira e 74 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, principal foco da pandemia em Cabo Verde.

Ainda na ilha de Santiago foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (5), São Domingos (3), Ribeira Grande (3), Tarrafal (2), São Miguel (2), São Lourenço dos Órgãos (01) e São Salvador do Mundo (01).

Os municípios da Praia (2) e de São Lourenço dos Órgãos (1) somaram ainda três óbitos nas últimas 24 horas, elevando o total do país a 85 mortos, por complicações associadas à covid-19, desde março.

Foram também diagnosticados novos casos positivos da doença nas ilhas do Fogo (12) e São Vicente (09), no mesmo período.

22H50 - Centenas em protesto por apoios a espectáculos de música ao vivo

22H30 - António Costa diz que máscara é pior do que 'StayAway Covid'

21H10 - Farmácias com menos vacinas para a gripe terão de estabelecer prioridades

21H50 - Nove regiões de França iniciam recolher obrigatório

21h30 - 54 idosas de lar Mansão de São José transferidas para a Base Aérea de Beja

21h10 - Criadores da StayAway Covid querem também laboratórios a gerar códigos


20h50 - Epidemiologistas. Pressão sobre SNS vai ser pior do que em março

20h30 - Presidente prefere "mil vezes" medidas que evitem novo confinamento

20h20 - França regista novo recorde diário com 32.427 casos de infeção

França registou um novo recorde de casos diários de covid-19, com 32.427 pessoas infetadas nas últimas 24 horas, elevando para 867.197 o número total de contágios, de acordo com os dados divulgados hoje pela agência francesa de saúde.

Segundo o boletim diário sobre a evolução da covid-19 em França, verificaram-se 90 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, o que aumenta para 33.392 o número total de mortes desde o início da pandemia.

Relativamente ao novo recorde de casos diários de covid-19, com 32.427 pessoas infetadas, o recorde anterior ocorreu na passada quinta-feira, com 30.621 infeções.

Com os dados das últimas 24 horas, França contabiliza 867.197 casos de infeção, indicou a agência francesa de saúde.

Além do novo recorde de casos diários de covid-19, os dados das últimas 24 horas apresentam os piores registos em quase todos os parâmetros de acompanhamento da evolução da pandemia, inclusive a taxa de casos positivos entre os testes realizados e o internamento de doentes.

20h05 - OMS. Mais de um milhão de infetados em quatro dias

O número global de casos de contágio pelo vírus covid-19 ultrapassou hoje os 39 milhões, com mais um milhão apenas nos últimos quatro dias, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que registou mais 234.058 nas últimas 24 horas.

Além da propagação do vírus se manter, a capacidade de deteção aumentou em todo o mundo, fazendo com que se registem mais casos positivos que antes passavam despercebidos, indica a OMS.

No total, as mortes ascendem a 1.099 milhões.

Imersos já há meses numa crise sanitária, os Estados Unidos não estão a conseguir reduzir a circulação do novo coronavírus, e, nas últimas 24 horas, registaram mais 63.000 casos.

A Índia também continua a ser o segundo país onde a pandemia mais aumenta, com mais 62.200 casos num dia.

Com 30.000 casos diários, a França converteu-se no terceiro país com maior aumento, o que obrigou a tomar medidas drásticas, como a imposição de recolher obrigatório em Paris e outras cidades.

Os países da Europa oriental entraram pela primeira vez, em nove meses de pandemia, no grupo de estados com o maior número de casos diários, indica a OMS: a República Checa com mais de 9.700 casos, e a Polónia com mais de 8.000, num só dia.

19h55 - Paulo Rangel diz não fazer sentido falar em direitos porque a `app` "não é eficaz"

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel disse sábado que "não faz sentido" falar dos direitos dos cidadãos quanto à obrigatoriedade do uso da aplicação de telemóvel StayAway Covid, uma vez que aquela 'app' "não é eficaz".

"Não faz sentido pôr-se a questão dos direitos se a própria aplicação não é eficaz. Eu só quero uma coisa que viola direitos se ela for eficaz: aí posso ver se vale a pena violar os direitos, comprimi-los ou não. Eu acho que não vale, em qualquer caso", afirmou Paulo Rangel à agência Lusa.

O eurodeputado social-democrata falava hoje em Ponta Delgada, nos Açores, à margem da campanha eleitoral para as eleições regionais de dia 25, na qual acompanhou o líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro.

Os eurodeputados do PSD questionaram hoje a Comissão Europeia sobre a obrigatoriedade do uso da aplicação de telemóvel StayAway Covid, considerando que com esta proposta o Governo português "está a violar duplamente as orientações" de Bruxelas.

"Se for ver a informação da Comissão Europeia, que foi o que justificou a nossa pergunta, ela diz que se a aplicação não for voluntária, ela é menos eficaz. Portanto, uma aplicação obrigatória, porque gera resistências, é menos eficaz do que uma aplicação voluntaria", acrescentou Rangel.

19H15 - Moçambique anuncia mais uma morte e 95 novos casos

O Ministério da Saúde (Misau) moçambicano anunciou hoje mais uma morte no país causada pela covid-19, elevando o total de óbitos para 74, e ainda 95 novos casos da doença.

"Trata-se de um paciente de 53 anos de idade, do sexo feminino e de nacionalidade moçambicana, que evoluiu para óbito após o agravamento do seu estado clínico durante o período de internamento em uma unidade hospitalar da Cidade de Maputo", lê-se no comunicado de atualização de dados sobre a pandemia do Ministério da Saúde, que refere a existência de um acumulado de 10.707 casos.

Do total de casos que o país já testou, 2.357 estão ativos, registando-se 8.272 casos recuperados, segundo o boletim de atualização do Ministério da Saúde.

O país tem 36 pessoas internadas em centros de isolamento.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, o país testou um total de 165.671 casos suspeitos.


A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) voltou hoje a exigir testes obrigatórios de despistagem da covid-19 nas escolas às pessoas que contactaram com infetados e reclamou transparência na informação sobre o impacto da pandemia nos estabelecimentos de ensino.

Em comunicado, a estrutura sindical considera que a obrigatoriedade dos testes é "útil e indispensável" para "evitar que situações assintomáticas de infeção possam causar problemas cuja gravidade só venha a ser conhecida tardiamente".

A Fenprof defende que os testes de despistagem devem ser feitos a "todas as pessoas que contactaram de perto com a pessoa infetada", nomeadamente numa sala de aula, laboratório ou espaço desportivo.

Para a Federação Nacional dos Professores, "é estranho que continue a não haver transparência na informação global sobre o impacto da epidemia nas escolas".

De acordo com o comunicado, as escolas devem divulgar a existência de casos de infeção e quais os procedimentos adotados.

A maior estrutura representativa dos professores exige, igualmente, o aumento de verbas para a compra de materiais de higienização e limpeza e equipamentos de proteção (como máscaras), assim como o reforço de docentes e assistentes operacionais.

18H40 - António Costa. Obrigatoriedade de aplicaçao StayAway Covid foi mal compreendida

Numa conversa online com militantes do PS, o primeiro-ministro sublinha que a questão será resolvida pelo Parlamento.
O primeiro-ministro admitiu que "houve má compreensão e seguramente má explicação" sobre a utilização obrigatória da aplicação StayAway Covid, em relação à qual há um "grande desconhecimento", e considerou ser "mais restritivo das liberdades" a obrigatoriedade da máscara.

Na perspetiva de António Costa, "há grande desconhecimento sobre a aplicação" e isso explica "grande parte da reação".

"Eu acho que houve má compreensão e seguramente má explicação", disse, deixando claro que do ponto de vista da proteção dos direitos, liberdades e garantias "não há rastreabilidade dos movimentos e é preservado totalmente o anonimato".

Para o líder socialista, "há um ganho enorme" que se obteve que foi o facto de "as pessoas voltaram a estar alerta para a necessidade de controlarem os seus comportamentos e através dos seus comportamentos controlarem a expansão da pandemia.

O primeiro-ministro justificou esta proposta de lei com a necessidade de "dar uma indicação clara" que não se podia "continuar a deixar andar e que era preciso que as pessoas alterassem o comportamento".

18h28 - Marcelo. Mais importante que número de infetados é "o número de mortos"

O Presidente da República considerou esta tarde no Algarve que não se deve "falar de um número mágico a partir do qual há esta ou aquela medida", mas antes "uma conjugação de fatores" que devem ser analisados.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou contudo que "há números que são muito importantes", com destaque para o número de óbitos.

"O mais importante é o número de mortos, em termos absolutos e em termos comprados" quanto a situações já vividas em Portugal e noutros países. Seguem-se "o número de internados e em particular de cuidados intensivos".

Estes são, para o Presidente, números com maior relevo "do que o de número de infetados" com o novo coronavírus.

Marcelo falava aos jornalistas antes de um jantar de trabalho com autarcas da região Algarvia, e expressou ainda vontade de ver consenso na sociedade portuguesa, quanto às medidas de combate à pandemia e quanto a um equilíbrio nos investimentos na Saúde e proteção da vida e na Economia.

O Presidente deixou algumas palavras de apoio ao pessoal dos serviços de Saúde, pelo empenho e sublinhando a exaustão dos últimos meses e considerou que esta é ocasião para se fazer o debate e concluir se "há ou não profissionais em número suficiente" no setor, quando se antevê um próximo ano difícil.

17H45 - Itália com 10.925 novos casos, novo recorde diário de infeções

Itália registou 10.925 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia, e somou mais 47 mortos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

As novas infeções, mais 915 que nas 24 horas anteriores, surgem também num momento em que o país regista um recorde diário de testes de despistagem realizados, com 165.837, refere o departamento governamental, citado pela agência noticiosa Efe.

No total, desde o início da pandemia em Itália, a 21 de fevereiro, as autoridades sanitárias italianas já detetaram 402.536 infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19.

Segundo os dados oficiais, Itália registou também mais 47 vítimas mortais (55 no dia anterior), o que eleva o total para 36.474 óbitos.

17H15 - Mais de um milhão e 100 mil óbitos em todo o mundo

Desde o início da pandemia, já foram infetadas mais de 39.4 milhões de pessoas com o novo coronavírus a nível global.

De acordo com a contagem mais recente da Agência Reuters, morreram ainda 1.104.620 desses infetados, por Covid-19, desde os primeiros casos identificados na China em dezembro de 2019.

17H00 - Estreias europeias em casa de FC Porto, Benfica e Braga podem ter público

FC Porto, Benfica e Sporting de Braga foram autorizados a receber um máximo de 15% da lotação dos estádios nos primeiros jogos em casa na Liga dos Campeões e Liga Europa, anunciou sábado a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Em comunicado publicado no sítio oficial na Internet, a FPF revelou que, "após um conjunto de reuniões entre a secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o Ministério da Saúde e a Autoridade de Saúde, alcançou um acordo para efetuar mais três jogos teste com público".

O FC Porto-Olympiacos, da segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões, em 27 de outubro, o Sporting de Braga-AEK Atenas, da primeira ronda do grupo G da Liga Europa, em 22 de outubro, e o Benfica-Standard Liège, da segunda jornada do grupo D da Liga Europa, em 29 de outubro, poderão ter público nas bancadas, limitado a 15% da lotação de cada um dos estádios.

Ainda de acordo com a FPF, a zona dos camarotes e lugares `corporate` "com menos de seis lugares, deve ser reduzida, de forma a garantir o distanciamento de dois metros entre espetadores", enquanto as que tiverem mais de seis lugares deverão ser reduzidas "pelo menos para 50% e garantindo o distanciamento de dois metros entre espetadores".

16h40 - Reino Unido com mais 16.171 casos

Dados divulgados pelo Governo britânico referem mais 16.171 casos de infeção com o novo coronavírus no país, nas últimas 24 horas.

Morreram ainda mais 150 pessoa devido ao Covid-19, acima das 136 registadas sexta-feira.

16H00 - Índia aprova ensaios clínicos da vacina russa Sputnik V

A farmacêutica indiana Dr. Reddy's Laboratories afirmou hoje que o órgão regulador da Índia aprovou os ensaios clínicos da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V.

"Recebemos a aprovação do Controlador Geral de Medicamentos da Índia (DCGI, em inglês) para realizar testes em seres humanos na fase 2 e 3 para a vacina Sputnik V na Índia", disse a empresa farmacêutica e o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (FIDR), num comunicado conjunto.

Segundo o codiretor da farmacêutica Dr. Reddy's, G. V. Prasad, este desenvolvimento "permitirá começar os testes clínicos na Índia" e lutar contra a pandemia.

A decisão do órgão regulador indiano ocorreu na sequência de a Rússia ter aprovado, em meados de setembro, o fornecimento de 100 milhões de doses da sua vacina contra a covid-19 para a Índia, estando o fármaco também a ser testado nos Emirados Árabes Unidos e na Venezuela.

A vacina russa Sputnik V foi registada no dia 11 de agosto e, atualmente, encontra-se na fase 3 de testes, embora tenha sido recebida com receio pela comunidade científica internacional devido à rapidez dos testes e à pouca informação sobre o medicamento contra a covid-19.

Conhecida como a farmácia do terceiro mundo pela sua alta produção de genéricos de baixo custo, a Índia trabalha já na última fase de testes com várias vacinas.

Entre as vacinas contra a covid-19 a serem testadas neste país estão a AstraZeneca, em colaboração com o Instituto Serum da Índia, um dos maiores fabricantes de vacinas do mundo, e a Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech International, em colaboração com o Conselho Indiano de Investigação Médica (ICMR).

15h48 - Governo da Eslováquia quer fazer testes rápidos a toda a população

O primeiro-ministro da Eslováquia, Igor Matovic, anunciou hoje um plano para a realização de testes rápidos para despistagem à covid-19 em toda a população do país acima dos 10 anos, noticia a agência Efe.

“Será uma operação inédita na Eslováquia. Se decidirmos que deve ser um teste obrigatório, devemos mudar a lei”, disse o primeiro-ministro em Bratislava, capital do país que conta com 5,5 milhões de habitantes.

Na última semana, o país registou um total de 9.394 casos, totalizando, de acordo com os dados mais recentes, mais de 28 mil casos oficiais desde o início da pandemia, incluindo 82 mortes.

O boletim divulgado hoje regista 1.968 casos e 11 novas mortes, o valor mais elevado de vítimas mortais com covid-19 desde a primeira morte, em 01 de abril.

15h38 - Presidente da Alemanha fica em quarentena após caso positivo num guarda-costas

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, entrou hoje em quarentena após um dos seus guarda-costas ter testado positivo à covid-19, anunciou um dos seus porta-vozes.

"O presidente ficou hoje em quarentena, porque um guarda-costas testou positivo à covid-19", disse à AFP um dos seus porta-vozes.

O guarda-costas infetado faz parte do comando do escritório federal da polícia criminal e é uma pessoa de contacto de primeiro grau do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, de 64 anos.

Steinmeier esteve em contacto com este guarda-costas "muitos dias" da semana passada, indicou fonte da presidência, referindo que o presidente foi testado à covid-19 e ainda aguarda o resultado.

15h32 - Açores sem novos casos e três recuperações nas últimas 24 horas

As 1.200 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores, nas últimas 24 horas, não diagnosticaram casos positivos de covid-19 e foram registadas três recuperações na ilha de São Miguel.

De acordo com o comunicado diário emitido pela Autoridade de Saúde Regional, os casos recuperados referem-se a um bebé de sete meses, um homem de 30 anos e uma mulher de 23 anos, elevando para 221 os casos recuperados na Região.

A Autoridade de Saúde dos Açores informa ainda que, "cumprindo os critérios de recuperação vigentes em território continental, saíram da Região quatro indivíduos, dos quais dois da ilha Graciosa e dois da ilha de São Miguel".

Até ao momento, foram detetados na Região 342 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 56 casos positivos ativos, dos quais 31 em São Miguel, 12 na Terceira, um na Graciosa, quatro no Pico, cinco no Faial, dois em Santa Maria e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

15h25 - França teve mais de 100 mil novos casos nos últimos 3 dias

Daqui a poucas horas começa o recolher obrigatório para 20 milhões de franceses, residentes nas zonas de alerta máximo. Na última noite, milhares saíram em ambiente de festa para aproveitar a última autorização de saída noturna.


15h15 - Novas medidas restritivas anunciadas em toda a Europa

Em vários países da Europa, continuam a registar-se recordes diários de novos contágios e estão a ser anunciadas novas medidas restritivas. Na Bélgica, restaurantes e cafés vão encerrar durante um mês. Na Polónia, as aulas voltaram a ser à distância. No Reino Unido há novos limites para o convívio em espaços fechados.


15h03 - Há um novo surto no distrito de Bragança

Na Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, 11 pessoas estão infetadas. São 9 utentes e 2 funcionários.

Em Vila Viçosa há 37 infetados no surto registado na Santa Casa da Misericórdia.

Em Beja, 58 utentes do lar Mansão de São José que testaram positivo vão ser transferidos para a Base Aérea nº 11.

14h50 - Zonas de bares em Lisboa e Porto. Novas medidas estão a ser cumpridas?

Na última madrugada, a RTP esteve em zonas de bares de Lisboa e do Porto para tentar perceber se as novas medidas estão a ser cumpridas. Com a situação de calamidade decretada no país, as regras e as restrições apertaram para travar situações que possam ser foco de infeção.


14h40 - Estão internados três dos utentes do Lar da aldeia do Manigoto

Estão internados três dos utentes do Lar da aldeia do Manigoto, em Pinhel. Os restantes 11 estão confinados no interior da instituição. Estão todos infetados com o novo coronavírus, assim como 4 das 8 funcionárias. O contágio terá tido origem num utente do apoio domiciliário que acabou por morrer.


14h20 - Dez profissionais do Hospital Garcia de Orta estão infetados com covid-19

São 8 enfermeiros e 2 assistentes operacionais. A administração do hospital em Almada garante ter ativado todos os procedimentos para a contenção de um possível surto.

Os funcionários do hospital trabalham todos no mesmo serviço.

O contágio teve origem num doente, o garcia de orta adianta que o rastreio de todos os contactos com o caso original "foi prontamente assegurado".

13h50 - Portugal pode chegar no início de novembro aos 3.500 novos casos diários de covid-19

Portugal pode chegar na primeira semana de novembro aos 3.500 novos casos diários de infeção e na segunda metade do mês aos quatro mil casos por dia.

As cadeias de contágio não estão a ser controladas e, avisam os especialistas, a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde, com recursos humanos já esgotados pela primeira vaga, vai ser pior do que em março.


13h34 - Portugal com 2.153 novos casos e 13 mortos

O número de infetados está abaixo do máximo registado ontem (2608 casos de infeção) e menos mortos (ontem foram 21).

No total, há 98055 casos de covid-19 confirmados desde o início da pandemia e 2162 óbitos.

O mais recente boletim epidemiológico aponta para 1853 casos recuperados em 24 horas. Os casos ativos são mais 287 do que no dia anterior, num total de 37974 casos ativos.

Há menos uma pessoa internada (total de 1014), mas são mais 4 em cuidados intensivos do que nas 24 horas anteriores.

A região Norte é aquela que regista mais novos casos, com 1124 novas infeções e seis mortos. Em Lisboa e Vale do Tejo registaram-se 781 novos casos. No Centro foram 149, no Alentejo 42 e no Algarve mais 47 casos.

13h25 – Correia de Campos vai a Belém na próxima semana

O antigo ministro da Saúde concorda com a dramatização do discurso político, mas acredita que não vai ser preciso voltar a impor o confinamento.


13h20 - PR quer ouvir responsáveis da saúde, bastonários e dirigentes sindicais

O Presidente da República vai chamar a Belém na próxima semana a Ministra da Saúde, ex-ministros do setor, bastonários e dirigentes sindicais. Em cima da mesa está o agravamento da pandemia e a hipótese de Portugal ter de avançar para um novo Estado de Emergência.

O Chefe de Estado e o primeiro-ministro já ponderaram esta hipótese.
Marcelo e Costa insistem na necessidade de se cumprirem as medidas em vigor, mas admitem que se o número de mortes e de infetados continuar a subir exponencialmente, o país pode ter de avançar para soluções mais drásticas.

13h00 - Testes nos lares são única forma de prevenir contágio

O médico e especialista em infeciologia Francisco Antunes defende que os testes nos lares são a única forma de detetar a infeção e de prevenir o contágio ao fazer o isolamento das pessoas. É extremamente alta a percentagem de pessoas com o coronavírus mas sem sintomas da doença.
### 1267859###
Francisco Antunes falou esta manhã no encontro online organizado pela Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, onde está a ser debatida da situação dos lares em Portugal com a covid e sobretudo a estudar os casos de sucesso na primeira fase da pandemia.

12h45 - Vaticano confirma caso na residência do papa Francisco

O Vaticano confirmou hoje um caso positivo à covid-19 na Casa Santa Marta, a residência do papa Francisco, sendo que a pessoa infetada não apresenta sintomas e já foi isolada, informou o porta-voz da Santa Sé.

De acordo com Matteo Bruni, o paciente deixou temporariamente a Casa Santa Marta, residência onde o pontífice argentino preferiu morar no Vaticano, e todas as pessoas com as quais manteve contato direto foram isoladas.

Matteo Bruni observou ainda que os três residentes do Vaticano que testaram positivo para o coronavírus nos últimos dias já estão curados.

12h20 - Alemanha com novo aumento do número de casos

São mais de 7.800 casos novos em 24 horas.

A chanceler alemã Angela Merkel veio pedir aos alemães que permaneçam em casa o mais possível, sem saídas que não sejam imprescindíveis.

12H05 - Irão ultrapassa barreira dos 30.000 mortos

O Irão anunciou hoje ter ultrapassado a barreira dos 30.000 mortos causados pelo novo coronavírus covid-19, com 253 mortes registadas nas últimas 24 horas.

O anúncio foi feito pela porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, que avançou que o número total de mortos do surto é agora de 30.123, com 253 novos mortes adicionados sábado à contagem oficial.

Existem agora um total de 526.490 casos confirmados.

11h50 - O alerta da OMS para a Europa

O responsável máximo da Organização Mundial de Saúde analisa a situação na Europa e revela preocupação com o aumento das hospitalizações.


11h20 - Segurança Social continua sem saber quantos lares ilegais existem no país - investigação Sexta às 9

Mesmo depois da pandemia e mesmo tendo a certeza que Portugal é o quinto país mais envelhecido do mundo e que é nestas casas ilegais que os idosos estão ainda mais desprotegidos. Desde 2015, a Segurança Social encerrou 606 lares ilegais. 67 este ano.

O Sexta às 9 descobriu um desses lares ilegais pouco depois de ter estalado o escândalo no lar de Reguengos de Monsaraz, onde morreram 18 idosos por falta de assistência.


10h40 - PSP com 62 casos de contágio confirmados

A PSP tem 62 profissionais infetados com covid-19 e mais 182 em confinamento obrigatório e vigilância ativa, anunciou hoje esta força policial.

"Já regressaram ao serviço 267 pessoas após indicação das autoridades de saúde", afirmou a Polícia de Segurança Pública, em comunicado, dando conta da monitorização ao pessoal com funções policiais e não policiais.

A PSP destacou também que mantém a distribuição permanente de Equipamento de Proteção Individual (EPI), nomeadamente, viseiras, óculos, máscaras, luvas descartáveis, doseadores, pulverizadores e solução antissética para desinfeção de mãos, além da prática diária de desinfeção dos locais de trabalho e viaturas.

10h25 - Infetados no lar de Beja transferidos para base aérea

Em Beja, 58 pessoas com covid-19 do lar Mansão de São José vão ser transferidas ao início da tarde para a base aérea de Beja, onde há uma caserna preparada para receber doentes covid.

A decisão foi tomada pela autoridade local de saúde para aliviar a frequência do lar onde foram confirmados 97 casos de covid entre utentes e funcionários.

10h20 - "Pandemia é um teste que a comunidade internacional está a falhar"

A pandemia de covid-19 demonstrou a "fragilidade" do mundo e está a ser "um grande desafio" para todos, mas infelizmente é "um teste" que a comunidade internacional "está a falhar", afirmou à Lusa o secretário-geral da ONU, António Guterres.

"A pandemia de covid-19 constitui um grande desafio mundial - para toda a comunidade internacional, para o multilateralismo e para mim, enquanto secretário-geral das Nações Unidas. Infelizmente, é um teste que, até ao momento, a comunidade internacional está a falhar", disse António Guterres em entrevista, por escrito, à agência Lusa, por ocasião do 4.º aniversário da sua aclamação pelos 193 Estados-membros da Assembleia-Geral para o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 13 de outubro de 2016.

"Morreram já mais de um milhão de pessoas e mais de 30 milhões foram infetadas, porque não se verificou um nível de coordenação suficiente na luta contra o vírus", enfatizou o ex-primeiro-ministro português.

9h45 - MNE austríaco em quarentena após teste positivo

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Áustria, Alexander Schallenberg, teve um resultado positivo no teste ao vírus da covid-19 e está em quarentena domiciliária sem sintomas, noticiou hoje a rádio pública austríaca.

O resultado positivo foi detetado durante um teste regular na sexta-feira à tarde, e obrigou todos os membros do Governo austríaco, uma coligação de conservadores e ecologistas, a submeterem-se a testes adicionais, segundo a agência espanhola EFE.

Fontes ministeriais citadas pela agência noticiosa austríaca APA admitiram que Schallenberg poderá ter sido infetado numa reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia no Luxemburgo, na segunda-feira.

O chefe da diplomacia austríaca suspendeu as deslocações ao Reino Unido, Dinamarca, Grécia e Chipre, que tinha na agenda da próxima semana.

9h25 - Os Estados Unidos ultrapassaram os 8 milhões de casos de Covid-19

Só nas últimas 24 horas, registaram-se mais de 66 mil infeções e 710 mortes.

A Califórnia é o Estado com mais Casos confirmados. Segue-se o Texas, a Florida e Nova Iorque, com o maior número de mortes, mais de 33 mil.

9h15 - Maioria das multas associadas a consumo de álcool nas ruas ou falta de máscara

A maioria das multas estão associadas ao consumo de álcool nas ruas ou a falta de máscara. O Jornal de Notícias revela que, desde junho, já foram multadas 3.500 pessoas e empresas por não cumprirem as regras.

Desde março, já foram detidas cerca de 600 pessoas.

A pena pode chegar a 1 ano e 4 meses de prisão ou a 160 dias de multa.

O limite das coimas para os estabelecimentos comerciais subiu de 5 mil para 10 mil euros.

Na última madrugada, a PSP andou pelas ruas do Porto e Lisboa numa ação de sensibilização.


8h40 - Índia com 837 mortos e 62.212 casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 837 mortos e 62.212 infetados com covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados hoje no portal do Ministério da Saúde indiano.

De acordo com os últimos dados oficiais, o país diagnosticou mais de 7,4 milhões de infeções desde que a pandemia chegou ao país, que provocaram 112.998 mortes.

Apesar de uma redução gradual do número diário de casos nas últimas semanas, a Índia continua a ser o segundo país do mundo com mais infeções, a seguir aos Estados Unidos, atualmente com mais de oito milhões de casos.

8h20 - Uso obrigatório de 'apps' de rastreio contraria OMS e Comissão Europeia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Comissão Europeia defendem em orientações sobre aplicações de rastreio de contactos para a covid-19 que o seu uso não deve ser obrigatório, como pretende o Governo português.


A intenção de António Costa entra em contradição com as orientações da OMS, que em maio deste ano publicou várias considerações éticas sobre o assunto, dizendo explicitamente que "a decisão de descarregar e usar uma aplicação que contribua para a vigilância em saúde pública ou para o rastreio digital de proximidade deve ser voluntária e informada".

"Os governos não devem tornar obrigatório o uso de uma aplicação" e "uma pessoa deve ser livre de desligar a aplicação quando quiser e deve ser livre para a apagar quando quiser", defende a agência das Nações Unidas para a saúde.

Em orientações sobre o uso de aplicações de rastreio emitidas em abril deste ano, a Comissão Europeia defendeu que "a instalação de uma aplicação nos dispositivos móveis deve ser voluntária e não deve ter qualquer consequência negativa para a pessoa que decida não descarregar ou usar a aplicação".

Apesar de não serem orientações vinculativas, estes princípios voltaram em maio a nortear novas orientações da Comissão sobre a compatibilidade destas aplicações entre os diversos estados-membros, de forma a garantir a sua funcionalidade quando os cidadãos se deslocam: "devem ser voluntárias, transparentes, temporárias, ciberseguras, usar dados temporários e anónimos, utilizar tecnologia 'Bluetooth' e ser aprovadas pelas autoridades nacionais de saúde".

Nenhum país europeu tem aplicações obrigatórias. A Eslovénia foi o único país europeu em que se considerou a hipótese de tornar obrigatório o uso da aplicação de rastreio 'OstaniZdrav', que começou a ser aplicada em agosto deste ano, pouco antes de a 'StayAway Covid' ser lançada, e foi adaptada da que é utilizada na Alemanha.

A China, onde o novo coronavírus surgiu, foi também o primeiro país a adotar aplicações de rastreio de contactos, uma das quais atribuiu aos cidadãos um código de risco de contágio por exposição ao vírus, sem o qual ninguém conseguia entrar ou sair de determinadas regiões do país.

Presidente da República admite recolher obrigatório ou confinamento total para travar a pandemia

Marcelo Rebelo de Sousa avisa que se a situação pandémica piorar, o poder político não pode ficar de braços cruzados.

No mesmo sentido vão as declarações do primeiro-ministro, que admite adotar medidas que limitem as liberdades, se forem necessárias para controlar a pandemia.

António Costa garante que as decisões anunciadas pelo governo são mesmo imprescindíveis, mas admite ter dúvidas sobre o eventual uso obrigatório da aplicação Stayaway Covid.
O jornal Expresso deste sábado acrescenta que o eventual regresso ao estado de emergência já foi discutido entre Costa e Marcelo.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2608 casos de infeção pelo novo coronavírus. Morreram 21 pessoas. Há mais 22 pessoas internadas em hospitais do país, num total de 1015. Mais cinco estão em unidades de cuidados intensivos, elevando para 144 o total.
Médicos só deram códigos para a aplicação a 1,9% dos infetados
Ou seja, depois de chegarmos aos 38 mil casos, apenas foram gerados 730 códigos de infetados. Segundo avança o jornal Público, os atrasos e a descoordenação no sistema de códigos tornam a aplicação ineficaz.

Os criadores da aplicação querem que o teste positivo de covid-19 venha logo com o código automático para ser introduzido na aplicação.

A Stayaway covid tem perto de dois milhões de downloads, quase 20% da população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Comissão Europeia defendem em orientações sobre aplicações de rastreio de contactos para a covid-19 que o seu uso não deve ser obrigatório, como pretende o Governo português.
DGS revê autorização para público em eventos desportivos
A Direção Geral da Saúde está a rever a autorização para a presença de público em eventos desportivos.

A decisão vai depender da evolução epidemiológica e de cada região do paìs.
ONU apela aos multimilionários que ajudem a salvar vidas face à fome
Numa altura em que a pandemia acelerou na Europa, com vários países a atingirem recordes de novos casos, o diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, David Beasley, fez um apelo aos multimilionários de todo o mundo para ajudarem a salvar vidas face à atual crise "sem precedentes" provocada pela pandemia covid-19.

"Peço aos multimilionários, por favor, nos ajudem agora mesmo. A Humanidade necessita de ajuda, e este é um apelo único, não é um pedido anual", sublinhou.

"O mundo está numa encruzilhada e precisamos que deem um passo em frente como nunca deram", pediu Basley numa conferência de imprensa virtual realizada na sexta-feira na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

"Porque não podemos usar parte desse dinheiro? Precisamos de salvar milhões de vidas de uma das maiores catástrofes desde a Segunda Guerra Mundial", alertou o responsável.

Com ironia, o diretor do PMU disse: "Não é pedir muito. Se alguém passa de um património de 500.000 milhões para 495.000 milhões, não vai ficar privado de comida".