Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rodrigo Sura - Lusa

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h01 - Estados Unidos impõem uso obrigatório de máscara nos transportes públicos

Os utentes dos transportes públicos dos Estados Unidos da América terão obrigatoriamente de usar máscara de proteção face ao agravamento da pandemia de covid-19 no país, anunciou este sábado o Centro de Controlo de Doenças (CDC).

A ordem federal entra em vigor a partir de terça-feira e tem de ser cumprida ao embarcar, desembarcar e durante a duração das viagens em aviões, autocarros, comboios, metro, barcos e veículos de transporte individual e remunerado de passageiros.

"Dada a interligação da maioria dos sistemas de transporte na nossa nação e com o mundo, quando pessoas infetadas viajam em veículos públicos sem usar máscara e com outras que não o fazem, o risco de transmissão interestadual e internacional pode crescer rapidamente", afirmou o diretor do CDC, Rochelle P. Walensky.

Até agora, as companhias aéreas exigiam máscaras aos passageiros por sua própria iniciativa, e vários estados tinham tomado iniciativas similares, mas não existia uma determinação federal que decretasse a sua aplicação em todo o território americano.

22h45 - Brasil com mais 1.279 mortos e 58.462 casos de infeção

O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia de covid-19, registou 1.279 mortos e 58.462 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, segundo reportado este sábado pelas autoridades de saúde brasileiras.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil totaliza 223.945 óbitos devido à covid-19 e os casos positivos chegam a 9.176.975 desde o registo da primeira infeção no país, há cerca de 11 meses.

Das 27 unidades federativas que constituem o país sul-americano, São Paulo é o foco da pandemia, concentrando 1.773.024 diagnósticos de infeção, sendo seguido por Minas Gerais (729.968), Bahia (585.958) e Santa Catarina (575.616).

Já entre os estados com mais óbitos contam-se São Paulo (52.954), Rio de Janeiro (29.789), Minas Gerais (14.939) e Rio Grande do Sul (10.663).

No momento, a taxa de letalidade da doença no país está fixada em 2,44%, enquanto que a taxa de incidência é de 107 mortes e 4.367 casos por 100 mil habitantes.

22h34 - Novas medidas entram em vigor às 00h00 de domingo

As novas medidas de contenção da pandemia de covid-19 entram em vigor às 00h00 de domingo, impondo regras para quem pretende entrar ou sair de Portugal continental e retomando o ensino à distância a partir de 8 de fevereiro.

Na quinta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou pela décima vez a renovação do estado de emergência em Portugal e, no mesmo dia, o Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas a vigorar até 14 de fevereiro para conter a evolução da covid-19.

Ao abrigo do decreto publicado sexta-feira que regulamenta o estado de emergência, ficam limitadas as deslocações para fora do território continental por qualquer meio de transporte, com exceção das ligações aéreas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, assim como para casos relacionados com trabalho, regresso a casa, transporte de correio e de mercadorias e fins humanitários e de emergência.

Como aconteceu em março de 2020, no início da pandemia, o controlo nas fronteiras vai limitar a circulação entre Portugal e Espanha, em pontos de passagem autorizados, a transporte de mercadorias, trabalho, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

21h32 - França regista mais 242 mortos devido à doença

Nos hospitais franceses morreram mais 242 pessoas devido à covid-19, nas últimas 24 horas, elevando assim o total de óbitos no país devido à doença para pelo menos 75.862, anunciaram este sábado as autoridades francesas.

Também nas últimas 24 horas as autoridades detetaram 24.392 novos casos no país, elevando o total de infeções para 3.177.879 desde o início da pandemia.

O número de internamentos mantém-se semelhante aos de sexta-feira, com 27.242 pessoas hospitalizadas, enquanto 3.103 estão nos cuidados intensivos, refere o portal das autoridades sanitárias francesas dedicado aos casos de covid-19.

Há cerca de três semanas, em 09 de janeiro, estes números situavam-se nos 24.000 pacientes com covid-19 hospitalizados, dos quais 2.600 estavam nas unidades de cuidados intensivos francesas.

Em média, durante a última semana, cerca de 1.600 novos pacientes foram hospitalizados todos os dias.

21h05 - França impede viagens de e para todos os países fora da União Europeia

As fronteiras erguem-se para tentar evitar a propagação das novas variantes do SARS-Cov-2. A partir da meia noite França impede viagens de e para todos os países fora da União Europeia. Os alemães selecionam os cidadãos. Portugueses só entram com prova de residência.


21h04 - Portugueses organizam-se para apoiar quem está na linha da frente

Uma onda de solidariedade está a levar muitas pessoas à porta dos hospitais portugueses. Levam refeições quentes, produtos de higiene e tudo aquilo de que se lembram para aliviar o cansaço dos profissionais de saúde.


21h02 - Variante Sul Africana já chegou ao território e preocupa os especialistas

Está a funcionar mal o plano de vacinação nos estados. Fizeram stock de 45 milhões, mas só conseguiram administrar 28 milhões de doses. Algumas estão a perder a validade e na Califórnia há uma clínica que convida interessados em receber essas vacinas.


20h48 - Fronteira. Dois utentes faleceram em surto de Covid-19

Morreram dois utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira, em Portalegre. A notícia foi avançada à RTP pelo provedor da instituição. Todos os idosos foram vacinados há dez dias mas esta semana surgiram dois casos positivos que levaram a uma série de testes. Estão 81 pessoas infectadas.

20h46 - Cento e sessenta médicos estrangeiros podem colaborar no combate à pandemia

Há 160 médicos estrangeiros reconhecidos pelas escolas médicas aptos para colaborar no combate à pandemia em Portugal. A grande maioria destes profissionais de saúde são brasileiros e regressaram entretanto ao país de origem.
Até agora, desconhecem quando e como podem voltar a Portugal.

20h45 - Governo da Madeira disponível para receber mais doentes

A Madeira pode voltar a receber mais doentes com Covid-19 internados em outros hospitais do país. A garantia é deixada pelo Governo Regional um dia depois da ilha ter recebido três pessoas infetadas pelo novo coronavírus.


20h44 - "Ninguém pode dizer que a situação do Santa Maria não se vai repetir"



20h24 - Especialistas consideram que as regiões Centro e Norte já terão atingido o pico de contágios

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua ter a situação mais crítica, com 50 por cento da incidência a nível nacional. É também nestas populações que se verificam maior peso da nova estirpe. A pandemia tem ritmos diferentes no território nacional. Os especialistas afirmam que as regiões Centro e Norte já terão atingido o pico de contágios.


20h20 - Há doentes a aguardar mais de 20 horas no interior de ambulâncias no Garcia de Orta

Em Santa Maria já não há filas de ambulâncias com doentes durante horas à espera de serem atendidos. O Hospital Garcia de Orta é agora outro foco de grande preocupação. O hospital está a avaliar soluções coordenado com a Proteção Civil.


20h18 - Estirpe detetada no Reino Unido tem aumentado a um ritmo de 90%

A taxa de crescimento da nova variante britânica chegou aos 90%. O Instituto Ricardo Jorge calcula que dentro de duas semanas, quando chegarmos a meio de fevereiro, este vírus vai representar 65 por cento dos casos de Covid-19 no país.

Nesta altura os investigadores já analisam também casos suspeitos das estirpes do Brasil e África do Sul.

20h16 - Responsável do INEM a norte colocou o lugar à disposição

Demitiu-se o responsável do INEM que distribuiu vacinas por funcionários de uma pastelaria, no Porto. António Barbosa diz que não favoreceu ninguém, porque aquelas doses iam acabar no lixo. Tem o lugar à disposição mas como médicos diz que não se arrepende do que fez.


19h12 - Angola com 59 novos casos e 97 recuperações em 24 horas

Angola somou mais 59 casos de covid-19 e a recuperação de mais 97 doentes em 24 horas, segundo um comunicado assinado este sábado pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Dos novos casos, 41 foram registados na província de Luanda, cinco no Huambo, quatro no Bié, quatro em Cabinda, quatro no Zaire e um no Moxico, com idades entre os 10 e os 74 anos, sendo 31 do sexo masculino e 28 do sexo feminino.

Não foram registadas mortes nas últimas 24 horas, tendo sido consideradas recuperadas da doença 97 pessoas, das quais 93 em Luanda, duas no Bié e duas no Lunda Sul, com idades entre 1 e 87 anos.

Angola soma 19.789 casos, dos quais 464 óbitos, 18.015 recuperados e 1.303 ativos, incluindo seis em estado crítico e nove em estado grave.

18h51 - Hospital Garcia de Orta tem 234 internados, 27 em cuidados intensivos

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem este sábado 234 doentes infetados por SARS-CoV-2, dos quais 197 internados em enfermaria, 27 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 10 em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

O agravamento da pandemia de covid-19 no país foi sentido de forma significativa nesta unidade hospitalar, que registou um crescimento de 17% no internamento de doentes na semana entre os dias 23 e hoje.

No entanto, o aumento de doentes internados em UCI nesse período foi ainda maior, ascendendo a 50%, ao subir de 18 doentes internados no dia 23 para os 27 que estão hoje em cuidados intensivos.

O hospital, que permanece no nível III do respetivo plano de contingência, assume novamente "a necessidade de reajustar a lotação afeta à covid-19" e que o Serviço de Urgência Geral "mantém a sobrelotação" na vertente da área respiratória.

18h43 - África com mais 846 mortes e 19.313 casos em 24 horas

África registou mais 846 mortes por covid-19 para um total de 89.839 óbitos, e 19.313 novos casos de infeção em 24 horas, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados é de 3.534.360 e o de recuperados nos 55 Estados-membros da organização em 24 horas foi de 24.006, para um total de 3.014.896 desde o início da pandemia.

Os dados estão atualizados até às 09h00 de Adis Abeba (06h00 em Lisboa), capital Etíope, onde está situada a sede do África CDC.

A África Austral continua como a região mais afetada, com 1.687.709 infetados e 48.192 mortos. A África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.443.939 casos e 43.633 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, com 1.081.951 infetados e 29.217 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 358.980 infeções e 6.815 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 318.362 e o de mortes ascende a 4.017. Na África Central, estão contabilizados 87.358 casos e 1.598 óbitos.

18h12 - Delegado do INEM-Porto diz que só evitou que se deitassem vacinas ao lixo

O delegado do INEM no Porto assumiu este sábado que autorizou a vacinação de 11 funcionários de uma pastelaria próxima, mas recusou qualquer favorecimento, assegurando que se tratou apenas de evitar que as vacinas fossem para o lixo.

Falando hoje aos jornalistas no INEM-Porto, António Barbosa disse que a vacinação dessas pessoas obedeceu apenas a um critério de "disponibilidade e proximidade" e não outro.

Segundo a sua versão, havia mais 11 vacinas preparadas para o pessoal do INEM do que o que se veio a verificar ser necessário e a alternativa ao que determinou seria o desperdício.

"Atendendo o que está descrito na norma, a alternativa a vacinar cidadãos próximos seria descartar, literalmente deitar ao lixo", disse.

18h05 - Itália regista 421 mortos e 12.715 infeções nas últimas 24 horas

A Itália registou 421 mortes nas últimas 24 horas e 12.715 casos de infeção por covid-19, contabilizando um total de 88.279 óbitos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde italiano.

Segundo a agência Efe, que cita os dados do Governo italiano, o número total de contágios no país, desde o início da pandemia (21 fevereiro) é de 2.541.783.

Por outro lado, nas últimas 24 horas há o registo de 16.764 pacientes que se curaram, persistindo 463.352 casos ativos, dos quais 20.098 se encontram internados em hospitais e destes 2.218 em Unidades de Cuidados Intensivos.

A região italiana com maior número de novos contágios é a Lombardia (norte), que também tem sido a mais afetada pela pandemia, seguindo-se a Campânia (sul), Emília Romana (norte) e Lácio (centro), onde se localiza a cidade de Roma, capital do país.

A maioria das regiões italianas passaram na segunda-feira a ser consideradas zonas amarelas ou de baixo risco de contágio, devido à descida do número de casos da covid-19.

18h00 – MAI reforça resposta com 496 equipas especializadas nos bombeiros

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou hoje o reforço da resposta à pandemia de covid-19 com 496 equipas especializadas nos corpos de bombeiros voluntários para o apoio às operações na área de saúde pública.

Numa nota enviada às redações, o ministério liderado por Eduardo Cabrita lembra que o decreto de 14 de janeiro que regulamentou o Estado de Emergência "veio também determinar a operacionalização deste dispositivo permanente, alargando a sua atuação à assistência às operações no âmbito do plano de vacinação".

A intervenção tem uma abrangência nacional, com a criação de 169 equipas especializadas na região Centro, 135 no Norte, 108 em Lisboa e Vale do Tejo, 63 no Alentejo e 21 no Algarve. Em causa está a afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação para o apoio, auxílio e transporte de doentes, que vai permitir uma maior eficácia na resposta face ao agravamento da pandemia no país.

Segundo o MAI, a medida assegura também o fortalecimento da capacidade financeira das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), que vão receber um valor diário de 85 euros por cada viatura, ou seja, cerca de 1,3 milhões de euros mensais, numa verba que estará sob a alçada da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

17h54 – BE quer salário a 100% para pais que ficam em casa com filhos mais pequenos

O Bloco de Esquerda (BE) vai propor, no parlamento, o apoio a 100% dos salários de quem fica em casa com os filhos mais pequenos, mesmo que estejam em teletrabalho, durante a crise pandémica, foi hoje anunciado.

A proposta saiu da reunião da Mesa Nacional do BE, reunida hoje, por videoconferência.

Na conferência de imprensa, a coordenadora do BE, Catarina Martins, anunciou que o partido vai propor a apreciação parlamentar do último decreto com medidas para conter a crise social e económica causada pela pandemia de modo, mudar a lei no parlamento, e reforçar o apoio às populações.

E num momento em que se admite o prolongamento do ensino à distância, e o encerramento das escolas, "não é possível pedir às famílias que fiquem em casa quando isso sujeita um adulto ao corte de um terço do seu salário", disse Catarina Martins.

"É urgente reforçar o apoio aos pais e às mães de crianças até aos 12 anos, que tem que ser a 100%", insistiu a líder bloquista.

17h11 – Recolher obrigatório termina hoje em quatro dos seis concelhos de São Miguel

A partir de hoje deixa de vigorar o recolher obrigatório nos concelhos de Ponta Delgada, Nordeste, Lagoa e Povoação, em São Miguel, Açores, que estava em vigor desde 7 de janeiro para combater a pandemia de covid-19.

As alterações constam do decreto regulamentar regional, que renova o Estado de Emergência e que foi publicado no final de sexta-feira em Diário da República.

17h08 – França vai apoiar lojas dos grandes centros comerciais obrigadas a encerrar

O Governo francês vai apoiar as lojas dos cerca de 400 grandes centros comerciais do país, que têm de encerrar a partir deste domingo para tentar conter a pandemia da covid-19, foi hoje divulgado.

Segundo a agência EFE, que cita o Ministério da Economia e Finanças de França, as lojas vão poder escolher entre uma subvenção até 10.000 euros por perda do volume de negócios ou receber uma indemnização equivalente a 20% dos seus rendimentos, até ao limite de 200 mil euros por mês.

Para as lojas em que os 200 mil euros são insuficientes, o Governo francês preparou um dispositivo que cubra 70% dos seus custos fixos, nomeadamente a renda e despesas correntes.

Além disso, as empresas poderão colocar os seus trabalhadores em trabalho parcial sem qualquer custo e isentou-as do pagamento das contribuições patronais e salariais.

16h35 – Portugal quase duplica número de mortos num mês

Portugal quase duplicou o número de óbitos por covid-19 em 30 dias, passando de 6.906 mortes, registadas no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), de 31 de dezembro, para o total de 12.179, assinaladas hoje.

No dia 31 de dezembro, a DGS referia um aumento de 66 óbitos face ao dia anterior. Desde essa data, o número de mortes por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas foi subindo quase sempre, ultrapassando, pela primeira vez, a barreira dos 100 óbitos, no dia 8 de janeiro, quando se registaram 118 mortes.

Apesar de algumas oscilações ao longo do mês, o número de óbitos por covid-19 em Portugal não voltou a sair dos três dígitos.

No dia 21, o país ultrapassou, pela primeira vez, as duas centenas de óbitos, com o boletim da DGS a assinalar 221 mortes, num dia com 13.987 novas infeções.

Os números máximos no país foram alcançados no dia 28, quando se registaram 303 óbitos e um recorde de 16.432 novos casos positivos de SARS-CoV-2, em 24 horas.

16h09 – Demitiu-se responsável pela delegação Norte do INEM depois de polémica com vacinas

O responsável pela delegação do Norte do INEM apresentou a demissão depois de ter sido noticiado que o instituto tinha vacinado contra a covid-19 funcionários de uma pastelaria no Porto, confirmou à Lusa fonte do instituto.

Segundo noticiou hoje o Correio da Manhã, a delegação regional do Norte do INEM incluiu os proprietários e funcionários de uma pastelaria do Porto no grupo de profissionais que foi vacinado na primeira fase do plano de vacinação.

16h05 – Reino Unido regista mais 1200 mortes em 24 horas

Foram registadas mais 1200 novas mortes por Covid-19 no Reino Unido nas últimas 24 horas, uma diminuição relativamente ao número do dia anterior (1245).

O Reino Unido contabilizou ainda mais 23275 novos casos de infeção, também menos do que na véspera, quando se contaram 29073.

15h45 - Gabinete de Ferro surpreendido com correção na lista de deputados PSD a vacinar

O gabinete do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, foi hoje apanhado de surpresa pela decisão de 12 deputados não quererem ser vacinados contra a covid-19, disseram à Lusa fontes parlamentares.

Agora, a lista que tinha sido enviada por Ferro Rodrigues para o primeiro-ministro com os nomes de quem vai ser vacinado terá de ser corrigida e reduzida, de 50 para 38, e foi remetida hoje a António Costa, confirmou à Lusa fonte do gabinete do presidente da Assembleia da República.

Os critérios para a lista de deputados a vacinar foram discutidos por Ferro Rodrigues na conferência de líderes, na quinta-feira, em que pediu um "voto de confiança" para a escolha, tendo sido dado o prazo do final do plenário de sexta-feira para os grupos parlamentares informarem que não aceitava figurar.

15h14 - Hospital Amadora-Sintra já tem um novo tanque de oxigénio a funcionar

O Hospital Amadora-Sintra já tem a funcionar "em pleno" um novo tanque de oxigénio para alimentar em exclusivo a Área Dedicada a Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral, divulgou hoje a unidade hospitalar.

Numa informação publicada nas redes sociais, o Hospital Fernando da Fonseca (HFF) explica que o novo tanque foi instalado na sexta-feira e terá uma capacidade para 4.300.000 litros de oxigénio.

"Este investimento permite uma melhoria significativa da estabilidade de débitos de oxigénio em toda a rede do HFF", pode ler-se na nota.

O HFF refere ainda que ao longo das últimas semanas a unidade hospitalar tem tido "um conjunto de obras para reforço da rede de fornecimento de oxigénio, designadamente as áreas das enfermarias, serviços de urgência, unidades de cuidados intensivos, entre outras".

14h47 - Pandemia ocupa 91% da capacidade dos hospitais da região Centro

Os hospitais públicos da região Centro têm uma taxa de ocupação por covid-19 de 91%, tanto em enfermaria como em unidade de cuidados intensivos, adiantou hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

"As taxas de ocupação em enfermaria e UCI [unidade de Cuidados Intensivos] covid são de 91%", nos hospitais públicos da área de influência da ARS Centro, revela um comunicado de imprensa.

A mesma nota adianta que, até às 24h00 de sexta-feira, estavam "internados com covid-19 1404 pessoas, sendo 1268 em enfermaria e 136 em unidade de cuidados intensivos e, destes, 106 ventilados".

Na região que abrange hospitais públicos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, a ARS Centro contabilizou "31 óbitos em meio hospitalar".

"Abriram 19 camas covid na região, 14 em enfermaria covid no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e cinco em UCI na Unidade Local de Saúde da Guarda", continua a nota de imprensa.

Nas estruturas de apoio de retaguarda e "no setor social/privado encontram-se internados 83 doentes covid e 106 não covid", até às zero horas de hoje.

14h19 - Portugal tem mais 293 mortos e 12.435 novos casos de covid

Portugal registou hoje 293 mortes relacionadas com a covid-19 e 12.435 casos de infeção por SARS-CoV-2, atingindo, assim, as 5.000 mortes só no mês de janeiro, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim de hoje revela também que estão internadas 6.544 pessoas, menos 83 do que na sexta-feira, das quais 843 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 37.

14h03 - Acolhimento de doentes do continente é "ato de humanismo e decência"

O presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje que o acolhimento de três doentes com covid-19 no hospital madeirense vindos do continente é um ato de "humanismo e decência" que nada tem a ver com política.

"A questão nem sequer é política, a questão é apenas de princípios e valores que a sociedade deve praticar. Numa situação de emergência há valores que se devem sobrepor a divergências políticas e aos partidos", disse Miguel Albuquerque à margem de uma visita a uma exploração agrícola.

"Eu acho que a decência e o humanismo devem imperar em situações como as que estamos a viver hoje", disse, admitindo que, caso a Madeira tenha reserva garantida, poderá vir a acolher mais doentes de covid-19 do continente.

"Nós, neste momento, temos apenas 11 doentes, incluindo os que vieram do continente, em cuidados intensivos, temos cerca de 50 camas, vamos ver", admitiu.

14h01 - Vacinas. Nova polémica com entraves à exportação para fora da União Europeia

13h41 - Variante britânica. Ricardo Jorge estima que origine 65% dos casos em quinze dias

13h35 - Alemanha fecha fronteiras a Portugal a partir de hoje

13h25 - Desvio de vacinas. Demitiu-se a diretora da Segurança Social de Setúbal
12h32 - Infeções superam os 102 milhões no mundo desde início da pandemia

A pandemia do novo coronavírus superou os 102 milhões de casos de infeção a nível mundial e o número de mortes no mundo aumentou 15.361 mil nas últimas 24 horas, indica o balanço diário da France-Presse (AFP).

No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, a covid-19 já provocou pelo menos 2.206.873 de mortes no mundo.

Mais de 102.002.160 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 61.888.000 já são considerados curados.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 15.361 óbitos e 592.397 novos casos da doença covid-19 em todo o mundo, segundo os dados reunidos pela agência noticiosa francesa.

A AFP esclarece que estes números estão fundamentados nos balanços fornecidos diariamente pelas autoridades sanitárias de cada país e excluem as revisões realizadas posteriormente por organismos de estatística, como ocorre na Rússia, Espanha e no Reino Unido.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus relatórios mais recentes são os Estados Unidos da América (EUA) com 3.614 novas mortes, México (1.434) e Reino Unido (1.245).

Os EUA são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 436.810 mortes para 25.933.227 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Seguem-se o Brasil, com 222.666 mortes e 9.118.513 casos, o México, com 156.579 mortes e 1.841.893 casos, a Índia, com 154.147 mortes e 10.733.131 casos, e o Reino Unido, com 104.371 mortos e 3.772.813 casos.

Ainda entre os países mais atingidos, a Bélgica continua a ser o que apresenta o maior número de mortes em relação à sua população, com 181 mortes por 100.000 habitantes, seguida pela Eslovénia (167), Reino Unido (154), República Checa (151) e Itália ( 145).

Por regiões do mundo, a Europa totalizava até hoje (às 11:00 em Lisboa) 731.716 mortes em 33.147.191 casos confirmados, América Latina e as Caraíbas 591.788 mortes (18.742.278 casos), EUA e Canadá 456.585 mortes (26.702.635 casos), Ásia 239.101 mortes (15.139.780 casos), Médio Oriente 96.904 mortes (4.701.780 casos), África 89.834 mortes (3.536.815 casos) e Oceânia 945 mortes (31.681 casos).

12h14 - Irão impõe quarentena obrigatória a viajantes oriundos da Europa

Quem viaja da Europa para o Irão vai ser obrigado a uma quarentena de duas semanas mesmo com teste negativo à chegada ao país.

Viajantes oriundos de outras regiões, incluindo os países vizinhos, terão de ter um teste negativo antes da chegada para entrar no país.

12h11 - Indonésia com 14.518 novos casos e mais 210 mortes.

11h59 - Testes em S. João da Pesqueira detetam 119 assintomáticos

O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira disse à Lusa que dos 4612 testes realizados no concelho 119 deram positivos ao SARS-CoV-2, uma ação que vai continuar semanalmente nos elementos da proteção civil municipal.

11h53 - Cinquenta e sete idosos vacinados na semana passada testaram positivo

11h45 - Diretor do CHLN explicou razões para filas de ambulâncias no Santa Maria

11h41 - Ação de triagem no Hospital de Santa Maria com bons resultados##1293738####
11h18 - Assembleia da República indicou 50 deputados para o processo de vacinação

11h02 - Variante inglesa poderá provocar 65 por cento dos casos em Portugal em três semanas

09h48 - Alemanha registou 12.321 novos casos e 794 mortes nas últimas 24 horas

A Alemanha registou 12.321 novos casos de covid-19 e 794 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados do Instituto Robert Koch, que indicam que os principais números continuam a cair no país mais populoso da União Europeia.

09h18 - Alemanha "fecha portas" a Portugal e outros quatro países

Portugal é um dos cinco países mais afetados pela pandemia de covid-19 cujos cidadãos vão ficar, a partir de hoje, proibidos de entrar na Alemanha, tal como anunciou sexta-feira o Governo alemão.

A decisão, que numa primeira fase vigorará até 17 de fevereiro, obriga ao encerramento das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas a viajantes oriundos de Portugal, Reino Unido, Irlanda, Brasil e África do Sul, cinco países fortemente assolados pelo novo coronavírus.

A medida foi tomada, segundo Berlim, para "proteger a população" e "limitar a propagação das novas estirpes" da covid-19, lê-se num documento do Ministério da Saúde alemão.

09h05 - Governo do Brasil confirma compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac

O Ministério da Saúde brasileiro confirmou na sexta-feira a compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Coronavac, que serão incluídas no Plano Nacional de Imunizações (PNI).

"O Ministério da Saúde irá firmar o contrato de compra junto à Fundação Butantan na semana que vem. Além disso, a pasta está solicitando a antecipação do registo da vacina junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão regulador), para ampliar a vacinação para toda a população brasileira", informou a tutela em comunicado.

"Junto às 46 milhões de doses já adquiridas, o Governo Federal garante, com antecedência, 100 milhões de doses da Coronavac ao PNI", acrescentou o Ministério.

08h41 - EUA com 3.614 mortos e 165.171 casos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 3.614 mortes causadas pela covid-19 e 165.171 casos nas últimas 24 horas, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com o balanço realizado às 20:00 de sexta-feira (01:00 de hoje em Lisboa), o país contabilizou 436.217 óbitos e 25.901.960 casos desde o início da pandemia.

O estado de Nova Iorque continua a ser o mais duramente atingido pela pandemia com 43.278 mortos, seguindo-se a Califórnia com 39.847.

08h38 - MNE de Portugal lamenta "decisão inútil" de interdição de portugueses na Alemanha

O Ministério dos Negócios Estrangeiros lamentou, na sexta-feira, a "decisão inútil" da Alemanha de interditar a entrada de cidadãos portugueses no país exceto em viagens consideradas essenciais.

"Lamentamos a decisão da Alemanha de interditar a entrada de portugueses em viagens não-essenciais. Além do mais, é uma decisão inútil, face ao auto-confinamento que Portugal já tinha decidido, com sentido de responsabilidade", dá conta um `tweet` publicado na página do ministério tutelado por Augusto Santos Silva.

Portugal é um dos cinco países mais afetados pela pandemia e cujos cidadãos vão ficar, a partir de hoje, proibidos de entrar na Alemanha, indicou na sexta-feira o Governo germânico.

A decisão, que para já vai vigorar até 17 de fevereiro, obriga ao encerramento das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas a viajantes oriundos de Portugal, Reino Unido, Brasil, Irlanda e África do Sul, cinco países fortemente assolados pelo SARS-CoV-2.

08h35 -Variante detetada no Brasil presente em 91% dos casos estudados no Amazonas

A nova estirpe do coronavírus detetada no Brasil já está presente em 91% dos casos de infeção analisados no estado do Amazonas, que vive um colapso na saúde, de acordo com um estudo divulgado na sexta-feira.

08h05 - Variante detetada no Brasil presente em 91% dos casos estudados no Amazonas

A nova estirpe do coronavírus detetada no Brasil já está presente em 91% dos casos de infeção analisados no estado do Amazonas, que vive um colapso na saúde, de acordo com um estudo divulgado na sexta-feira.

A investigação, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), importante centro de investigação médica da América Latina, revela uma rápida disseminação da nova variante amazónica, o que pode indicar um maior poder de transmissibilidade.

Em dezembro, a variante batizada de "P.1" foi detetada em 51% das amostras analisadas nos laboratórios da região e, na primeira quinzena de janeiro, essa percentagem aumentou substancialmente para 91%, o que constata que se tornou na linhagem predominante no Amazonas, Estado localizado na Amazónia brasileira.

Nesse sentido, o facto de compartilhar mutações com as estirpes detetadas no Reino Unido e na África do Sul, e de ter sido encontrada com mais frequência em estudos genéticos, sugere que é "mais transmissível", segundo Felipe Naveca, investigador do Instituto Leônidas&María Deane (Fiocruz Amazonía).

Além do Amazonas, também se registaram três infeções desta nova variante no Estado de São Paulo, embora especialistas acreditem que já possa estar presente em muitas outras regiões do país.


O Hospital Nélio Mendonça, no Funchal, recebeu três doentes críticos Covid enviados do continente.

Estavam internados em cuidados intensivos no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental. Os doentes foram transferidos ontem à noite pela Força Aérea Portuguesa.

Em Lisboa, o Hospital de Santa Maria começou ontem a fazer a triagem dos doentes que chegam de ambulância.

O objetivo é acabar com as filas que se geraram esta semana e que obrigaram doentes a ficar mais de quinze horas dentros dos veículos.

Muitos pacientes são agora direcionados para os centros de saúde.