Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rodrigo Lobo - RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h00 - Brasil contabiliza mais de mil mortes pelo terceiro dia consecutivo

O Brasil contabilizou hoje 1.232 mortes devido à covid-19, o terceiro dia consecutivo em que supera os mil óbitos, num total de 228.795 vítimas mortais desde o início da pandemia, informou o executivo.

Em relação ao número de infeções, o país sul-americano registou 56.873 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 9.396.293 diagnósticos positivos, segundo o último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde brasileiro.

O Brasil, país lusófono mais afetados pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, tem hoje uma taxa de letalidade de 2,4 por cento e uma taxa de incidência de 109 mortes e 4.471 casos por 100 mil habitantes.

22h55 - Cloroquina provoca danos em vasos sanguíneos e pode agravar doença, indica estudo

A cloroquina, fármaco usado para tratar doenças como malária, pode agravar a covid-19 ao provocar danos em células endoteliais, presentes em todos os vasos sanguíneos do corpo humano, segundo um estudo hoje divulgado por uma universidade brasileira.

O estudo foi realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e os resultados foram publicados na revista científica 'Toxicology and Applied Pharmacology'. Ensaios 'in vitro' mostraram que a cloroquina "causa disfunção nas células endoteliais, presentes nos vasos sanguíneos, o que prejudica a circulação sanguínea e órgãos como coração e pulmões”, revelou a UFPR.

"A conclusão é de que o efeito colateral agrava uma das principais causas de mortalidade da doença provocada pelo novo coronavírus, anulando potenciais benefícios", acrescentou.

No estudo, em que foram usadas quantidades semelhantes às absorvidas pelo corpo humano, a cloroquina induziu ao funcionamento incorreto e até à morte da célula, o que pode afetar a circulação sanguínea, e consequentemente, órgãos como coração, rins e pulmões.

22h51 - Angola registou 59 novos casos e mais três mortes pela doença

Angola registou nas últimas 24 horas mais 59 casos de infeção pelo novo coronavírus e três mortos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

22h47 - França regista 360 mortos devido ao vírus

Nas últimas 24 horas morreram 360 pessoas em França devido à covid-19, elevando assim o total de mortes desde o início da pandemia para 77.952, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

Há atualmente 27.766 pessoas hospitalizadas devido ao vírus e 3.240 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

22h43- Madeira com mais 97 casos e um total de 1.875 infeções ativas

A Madeira registou hoje 97 novos casos de covid-19, 92 recuperações e 228 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.875.

Entre os novos positivos, dois são importados - da Alemanha e da República Chega - e 95 são de transmissão local, sendo que a região passa a contabilizar 5.525 casos confirmados de covid-19 desde março de 2020, dos quais 1.875 estão ativos.

22h35 - Estudo. Viagens internacionais foram principal factor da pandemia

A universidade de Aberdeen apontou a principal razão para a epidemia na China se ter tornado uma pandemia. Um estudo da universidade concluiu que o espalhar do vírus por todo o planeta se deveu sobretudo à decisão de não parar as viagens internacionais.


22h30 - Castelo Branco tem quatro camas livres na medicina intensiva

O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco tem sete camas livres de um total de 40 em enfermaria e, na medicina intensiva, tem quatro livres de um total de 16 camas disponíveis para doentes covid-19, foi hoje anunciado.

"No Hospital Amato Lusitano (HAL), a situação está completamente controlada ao dia de hoje", afirmou a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).

22h26 - INEM tria mais de meia centena de doentes e alivia pressão dos hospitais

Cento e cinquenta e sete doentes foram observados pelas equipas do INEM, nos últimos quatro dias, nos pontos de pré-triagem dos hospitais de Santa Maria e Garcia da Orta, dos quais 70 por cento foram considerados graves, divulgou hoje o instituto.

O sistema de pré-triagem e apoio clínico prestado pelas equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no Hospital de Santa Maria (Lisboa), entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro, permitiu observar 85 doentes que se encontravam a aguardar entrada no Serviço de Urgência (SU) daquela unidade, foi hoje divulgado em comunicado.

A maioria dos casos, "cerca de 68,2 por cento, deram entrada imediata no SU ou mantiveram-se a aguardar na área de apoio clínico", informa o INEM, explicando que "eram doentes com gravidade e indicação para internamento", triados com as cores vermelho, laranja e amarelo.

Os restantes foram encaminhados para os Centros de Saúde de Sete Rios, Odivelas e Póvoa de Santo Adrião, ou receberam alta para o domicílio.

22h15 - Vírus está a "competir com ele próprio" gerando variantes no mundo

O vírus que provoca a covid-19 está a “competir com ele próprio neste momento”, gerando novas variantes que vão predominar em qualquer parte do mundo em função da eficácia de disseminação que apresentarem, afirmou hoje o virologista Pedro Simas.

22h07 - Hospital de Braga transferiu quase 200 doentes no último mês

Os profissionais de saúde estão preocupados com a grande pressão de internamentos em enfermaria e Cuidados Intensivos, e com o crescimento da mortalidade.


21h50 - Macron critica "opacidade" da vacina chinesa

O Presidente francês, Emmanuel Macron, criticou hoje a "opacidade" da vacina chinesa contra a covid-19 e alertou para os eventuais riscos na facilitação do desenvolvimento de novas variantes.

"Não tenho absolutamente nenhuma informação sobre a vacina chinesa. Não posso fazer cometários, mas é um facto", sublinhou Macron ao falar num encontro com o grupo de reflexão do Conselho Atlântico, onde se analisou os grandes temas internacionais da atualidade.

"Isto significa que, a médio e longo prazo, é quase certo que, se a vacina [chinesa] não for adequada, facilitará o surgimento de novas variantes, não resolverá de forma nenhuma a situação dos países que a adquiriram", afirmou Macron, referindo-se à atual situação que se vive em Manaus, capital da Amazónia, norte do Brasil, onde domina agora a variante local.

Para Macron, gerir o vírus através de uma vacina exige uma vacinação adequada, em que o fármaco seja o mais relevante contra as diversas variantes e com informações transparentes.

"Aí, a OMS tem um papel muito importante, em particular para avaliar a eficácia e a potencial toxicidade das diferentes vacinas contra a covid inicial e as várias variantes", acrescentou.



21h42 - Arrancou em Portugal a vacinação de maiores de 80 anos

A vacinação arrancou esta quinta-feira no Norte do país para as pessoas com mais de 80 anos ou acima dos 50 com doenças de risco.
A diretora-geral da Saúde apareceu em público ao fim de um mês e disse que o processo de vacinação está a correr bem, apesar dos abusos.

21h36 - Novas restrições em Moçambique incluem recolher obrigatório noturno em Maputo

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje um recolher obrigatório durante a noite, das 21h00 às 04h00, na área metropolitana de Maputo, para enfrentar a subida de casos e mortes por covid-19 no país.

"Este recolher obrigatório não deve ser entendido como um confinamento total ou 'lockdown', porque é uma restrição de movimentos que abrange apenas o período da noite", em que se têm verificado violações das recomendações sanitárias, justificou Nyusi.

A limitação geográfica da medida tem em conta que a região metropolitana de Maputo concentra a maioria dos casos, óbitos e internamentos por covid-19, sendo que, além da capital, o recolher obrigatório abrange os distritos adjacentes de Matola, Boane e Marracuene. A restrição faz parte de um conjunto de 20 medidas anunciadas hoje numa comunicação à nação e que vão vigorar a partir das 00h00 de 5 de fevereiro (22h00 de 4 de fevereiro em Lisboa) por um período de 30 dias.

21h25 - Portugal pode atingir imunidade de grupo em setembro

O primeiro-ministro disse esta quinta-feira que, se não houver atrasos na entrega das vacinas, 70 por cento dos portugueses estarão vacinados no fim do verão.
António Costa acha que o Plano de Vacinação está a ser um sucesso e descreveu os casos das vacinas dadas indevidamente como frutos podres que não mancham a operação.

21h16 - Reino Unido registou mais 915 mortes incluindo criança de sete anos

O Reino Unido registou mais 915 mortes nas últimas 24 horas, incluindo uma criança de sete anos, e 20.634 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do Governo britânico.

Esta foi a primeira vez desde 05 de janeiro que o valor diário ficou abaixo de 1.000, com exceção para os dados de domingo e segunda-feira, quando os números são geralmente mais baixos por causa do atraso na notificação durante o fim de semana.

21h00 - Itália supera a barreira das 90 mil mortes

A Itália superou hoje a barreira das 90.000 mortes associadas à doença covid-19, ao ter registado 422 óbitos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde italiano.

O número total de mortes registadas no país desde o início da crise pandémica, em 21 de fevereiro, situa-se agora nos 90.241, de acordo com a mesma fonte. Nas últimas 24 horas, o país somou 13.659 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, um número que está em linha com os valores registados nas últimas semanas.

20h52 - São Tomé e Príncipe com mais 15 casos positivos

São Tomé e Príncipe registou nas últimas 48 horas mais 15 casos do novo coronavírus, sendo 11 em São Tomé e quatro na Região Autónoma do Príncipe, aumentando o total de infeções para 1.298, indicou o Ministério da Saúde.

20h46 - Plano de Vacinação. Ministra da Saúde admite dificuldades e faz apelo às farmacêuticas

O plano de vacinas na Europa é uma das grandes prioridades presidência portuguesa do conselho da União Europeia.
Na apresentação das prioridades ao Parlamento Europeu, a ministra da Saúde, Marta Temido, pediu às farmacêuticas que resolvam os contratempos na distribuição de vacinas pelos Estados-membros.

20h35 - Vacinação em Amares arrancou hoje para 1.700 utentes

A vacinação contra a covid-19 em Amares, distrito de Braga, arrancou hoje e abrange 1.700 utentes, num total de 3.400 doses de vacina, durando esta primeira etapa oito semanas, adiantou à Lusa fonte da autarquia.

Segundo a mesma fonte, "foi montada uma tenda junto ao Centro de Saúde, estrutura onde estão a ser administradas as respetivas vacinas", uma estrutura que representa um investimento superior a 12 mil euros.

Em comunicado, aquela câmara refere que a campanha de vacinação está a ser feita em colaboração com o Agrupamentos de Centros de Saúde Gerês Cabreira.

20h24 - França reforça estratégia de prevenção, mas não volta a confinar

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse hoje que um novo confinamento só deverá acontecer "em último recurso", mas o Governo acelera a estratégia de vacinação, reforça os controlos e entradas em França e declara que o teletrabalho "deve ser regra".

"Um novo confinamento não é algo que desejemos, a não ser em último recurso. A situação não o justifica atualmente: temos um alto nível de incidência, mas é inferior aos níveis que tivemos em outubro", disse hoje o primeiro-ministro em conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no país.

A situação em França "continua preocupante", segundo o governante, e a França não tenciona "baixar a guarda", prevendo vacinar todos os residentes nos lares até ao fim da próxima semana com a primeira dose e a segunda dose até ao fim do mês. Foram ainda abertas 500 mil marcações para vacinação para idosos com mais de 75 anos ou de 65 anos com fatores de risco e até março serão abertas mais 1,2 milhões de marcações.

Até agora, já foram vacinadas 1,5 milhões de pessoas em França e são administradas cerca de 100 mil doses por dia.

20h12 - Brasil já vacinou 37% dos indígenas que vivem em aldeias

O Brasil já vacinou 37 por cento dos 410 mil indígenas adultos residentes em aldeias, principalmente na Amazónia, considerados prioritários por serem um dos grupos mais vulneráveis à pandemia de covid-19, informou hoje o executivo.

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia no mundo e que já vacinou 2,8 milhões de pessoas contra o novo coronavírus, reservou 907,2 mil doses das primeiras vacinas adquiridas para imunizar 410 mil indígenas maiores de 18 anos que vivem em aldeias (duas doses para cada um). Esse grupo representa 54,3 por cento dos cerca de 755 mil indígenas brasileiros residentes nas aldeias atendidas por médicos dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do país, segundo o Ministério da Saúde.

Além dos indígenas, essas vacinas também estão reservadas para os quase 20 mil profissionais de saúde responsáveis pela atenção médica nas reservas indígenas.

De acordo com o ministério, a campanha de imunização indígena prevê a mobilização de 14 mil médicos e enfermeiros, com o apoio do Ministério da Defesa, para chegarem até cerca de seis mil aldeias, várias em regiões remotas e isoladas da Amazónia.

20h05 - Surto na Misericórdia de Alcácer do Sal com 13 óbitos

O número de óbitos no surto de covid-19 no Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, subiu de oito para 13, estando três idosos hospitalizados, revelou hoje o provedor.

19h56 - Hospital de Santarém com 141 internados em enfermaria e 16 em UCI

O Hospital de Santarém tem 141 doentes com covid-19 em enfermaria, o que representa 40,5 por cento do total de doentes internados, e ainda 16 pessoas infetadas com o novo coronavírus em cuidados intensivos (88,9 por cento dos doentes em UCI).

19h51 - Mais 76 novos casos positivos e 112 pessoas recuperadas em Cabo Verde

Cabo Verde registou mais 76 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e 112 pessoas foram dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social avançou, em comunicado, que desde quarta-feira os laboratórios analisaram 812 amostras, das quais 76 deram resultado positivo para o novo coronavírus.

19h43 - Cruz Vermelha de Bragança faz rastreios nas escolas

A brigada móvel da Cruz Vermelha de Bragança vai fazer rastreios nas escolas do distrito que se encontram abertas para dar resposta a filhos de profissionais da linha da frente e alunos carenciados, informou hoje a instituição.

A delegação de Bragança divulgou, em comunicado que "em colaboração com a Coordenação Nacional de Emergência, assume, a partir de hoje, a missão de proceder a rastreios à covid-19, através da realização de testes de deteção de antigénio de leitura rápida".

19h35 - Vacinação de dirigentes nos lares cumpriu orientações

Misericórdias e IPSS defenderam hoje em audição parlamentar a vacinação contra a covid-19 de dirigentes ativos nos lares, considerando-o "um dever moral" de proteção aos utentes e um ato para o qual tinham orientações.

Perante críticas aos casos de vacinação indevida e abusos vindos a público nas últimas semanas nas prioridades na inoculação contra a covid-19, o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS) assumiu-se perante os deputados pelo responsável da vacinação de “dirigentes ativos”, um conceito que limitou a quem tem de facto funções de contacto direto com utentes, excluindo uma generalização a todos os órgãos sociais dos lares.

“Se há aqui algum criminoso, o criminoso sou eu. Eu é que introduzi a questão dos dirigentes ativos. Coloquei-a em três instâncias: na comissão permanente [de acompanhamento da pandemia], dizendo à senhora ministra [do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social] que deviam ser vacinados, ao ex-coordenador da ‘taskforce’ [Francisco Ramos] e também num encontro com o primeiro-ministro [António Costa]. Nenhum dos três disse ámen, mas também nenhum dos três me contrariou. Até que um dos três achou que era de facto necessário, que se justificava plenamente”, disse Lino Maia.

O presidente da CNIS, assim como o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, estiveram hoje a ser ouvidos via teleconferência pelos deputados da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

19h20 - Hospitais de Setúbal e Almada mantêm centenas de doentes internados

Os principais hospitais da margem Sul do Tejo, Garcia de Orta, em Almada, e São Bernardo, em Setúbal, voltaram hoje a apresentar um registo diário com centenas de doentes covid-19 internados em enfermaria e algumas dezenas nos cuidados intensivos.

Os dois hospitais juntos somam hoje um total de 461 doentes internados com covid-19, 49 dos quais em cuidados intensivos.

19h06 - GNR detém proprietário de restaurante em Felgueiras que servia refeições

A GNR deteve hoje em Felgueiras o proprietário de um restaurante, porque o estabelecimento estava a servir oito refeições à hora de almoço, em violação das determinações do Estado de Emergência, disse fonte policial.

Segundo a fonte, o proprietário do restaurante situado na localidade de Refontoura já tinha sido notificado na semana passada pela Guarda, porque se constatou que tinha o estabelecimento aberto, apesar de as medidas determinadas para reduzir os contágios por covid-19 preverem o encerramento dos espaços de restauração.

Na ocasição, não foram observados clientes no interior.

Depois de identificado, o dono do restaurante foi restituído à liberdade, ficando a aguardar o desenrolar do processo.

18h55 - Ensino presencial retomado em todos os nível de ensino em quatro concelhos de São Miguel

O ensino presencial vai ser retomado no terceiro ciclo e no secundário em quatro concelhos da ilha de São Miguel, que apresentam baixo risco de transmissão do novo coronavírus, adiantou hoje o Governo Regional.

“Nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Nordeste e Povoação, o ensino passa a ser presencial para todos os níveis de ensino”, avançou, hoje, o secretário regional da Saúde, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Todas escolas da ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, passaram a funcionar com ensino à distância, a partir do dia 08 de janeiro, devido ao aumento de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus naquela ilha.

18h30 - Espanha tem hoje quase 30.000 novos casos e 432 mortes

A Espanha registou hoje 29.960 novos casos de covid-19, uma redução de mais de 1.500 casos em relação a quarta-feira, elevando para 2.913.425 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 432 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 60.802.

O número diário de novos casos desceu de quarta para quinta-feira de 31.596 para 29.960 e o de mortes baixou de 565 para 432.

18h10 - Número de novos casos está a descer a um "ritmo bastante bom"

Portugal ultrapassou o pico de contágios por covid-19 na última semana de janeiro, estando o número de novos casos diários a descer "a um ritmo bastante bom”, disse hoje à Lusa o epidemiologista Manuel do Carmo Gomes.

“Neste momento, já ultrapassámos o pico que teve lugar na última semana de janeiro e a descida está a ocorrer com uma taxa que é comparável àquela que tivemos em março quando confinámos nos primeiros dias”, adiantou o professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Manuel do Carmo Gomes adiantou que as medidas de confinamento tomadas no dia 21 de janeiro “foram decisivas” para que as taxas recomeçassem a descer, tendo-se notado “descidas mais acentuadas em particular nos 13 aos 17 anos, nos seis aos 12 anos e de um modo geral em todas as outras idades”.

Portanto, defendeu, “o fecho das escolas foi bastante importante para acelerar as taxas de variação diárias (em baixa) do número de novos casos”.

No fim do mês de janeiro, as taxas de variação diária de novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 tornaram-se negativas, o que significa que começou a descer o número de contágios.

17h45 - Pico de novos casos atingido e de óbitos será esta semana, aponta especialista

O pico de novos casos de infeção foi atingido a 28 de janeiro com cerca de 13.000 notificações e o pico de óbitos deverá ocorrer esta semana, revelou um investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Em declarações à agência Lusa, Milton Severo, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) adiantou hoje que "o pico de casos notificados" em Portugal foi atingido a 28 de janeiro.

Na região Norte este máximo foi atingido "mais cedo", a 24 de janeiro com 4.000 notificações e, na região de Lisboa e Vale do Tejo no dia 01 de fevereiro, com 6.200 notificações.

Segundo o investigador, esta "descida" é reflexo do período de confinamento anterior ao encerramento das escolas, considerando que "ainda é cedo" para afirmar que o encerramento das escolas "já está a ter efeito na desaceleração" da pandemia.

"Esta descida que está a acontecer ainda é só efeito do `pré-confinamento light`. Ainda não passou tempo suficiente desde o encerramento das escolas para se perceber qual o efeito", salientou o investigador.

De acordo com as projeções, que têm por base dados da última semana, Milton Severo afirmou que o pico de óbitos deverá ocorrer esta semana.

"À partida, já estaremos no pico de óbitos", afirmou, acrescentando que o país andará, "em média" torno dos 257 óbitos "durante algum tempo".

Quanto aos internamentos, o investigador sublinhou que "já não estão a subir", mas que também não estão "a descer", pelo que se entende que estão "sem tendência".

17h26 - Ministério Público delega na PJ investigação de irregularidades na vacinação

O Ministério Público anunciou hoje que delegou na Polícia Judiciária a investigação de irregularidades com o plano de vacinação contra a covid-19 e na sequência da instauração de diversos inquéritos.

"A procuradora-geral da República, após articulação com o diretor nacional da Polícia Judiciária, recomendou a ponderação de delegação de competências para investigação dos inquéritos com o referido objeto, concentradamente na Polícia Judiciária, por forma a potenciar um tratamento uniformizado e maior agilização na articulação com as inspeções setoriais", refere o Ministério Público numa nota enviada à agência Lusa.

O Ministério Público já instaurou inquéritos relativamente a alguns dos casos vindos a público, nomeadamente à Segurança Social de Setúbal, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Lisboa, ao INEM do Porto.

Também instaurou inquéritos a factos noticiados ocorridos em Portimão (Centro de Apoio de Idosos), Vila Nova de Famalicão, Arcos de Valdevez, Bragança, Seixal e Montijo.

17h10 - Hospital Garcia de Orta com 256 doentes com Covid-19

Em comunicado, o Hospital Garcia de Horta anuncia que regista esta quinta-feira um total de 256 doentes com Covid-19, mais 12 do que no dia anterior.

Deste total, 210 estão internados em enfermaria (mais oito do que na quarta-feira), 31 nos cuidados intensivos (menos um do que no dia anterior) e 15 doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (mais cinco).

"O Hospital mantém uma elevada procura no Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória", lê-se ainda no comunicado.

16h50 - Guerra pelas vacinas. “Não é um campeonato que Portugal quer disputar”

Questionado sobre os acordos bilaterais de vacinas, à margem da União Europeia, que alguns países têm feito, António Costa respondeu que “é preciso muita ingenuidade para alguém pensar que qualquer país isolado, ainda que fosse um grande país, estaria em melhores condições do que a União Europeia para negociar em nome dos 27”.

“Aquilo que é necessário fazer é apoiar a UE para garantir que os contratos sejam cumpridos”, sublinha o primeiro-ministro.

“É muito importante evitarmos, ao nível dos 27 Estados-membros, uma guerra entre nós por disputa das vacinas que foi evitada graças a uma compra conjunta por parte da Comissão Europeia”, diz Costa.

“Se acrescentássemos à competição internacional que existe mais esta competição entre 27 Estados-membros, seguramente agravaríamos o problema”, defende o primeiro-ministro, afirmando que este “não é um campeonato que Portugal quer disputar”.

“Devemos unir-nos e reforçar a unidade em apoio à Comissão Europeia”, reiterou Costa esta quinta-feira.

16h36 - António Costa sobre as vacinas indevidas: “Não podemos, a partir de um fruto podre, estar a diminuir uma operação que tem tido grande sucesso”.

Referindo-se à demissão de Francisco Ramos, António Costa defendeu esta quinta-feira que “a substituição do responsável da task force nada teve a ver com o trabalho da task force, mas sim com uma ocorrência numa instituição, no Hospital da Cruz Vermelha, da qual ele é presidente da administração”.

Sobre as denúncias de vacinações indevidas, o primeiro-ministro reconhece que “existem casos que não cumprem a ordem devida para o processo e é algo que é grave e exige punição”. “Deve haver responsabilização”, sublinha Costa, “mas não podemos, a partir de um fruto podre, estar a diminuir uma operação que tem tido grande sucesso”.

Durante uma visita ao Hospital Prisional São João de Deus no Estabelecimento Prisional de Caxias, Costa relembrou que na semana passada foi concluído o processo de vacinação aos profissionais de saúde prioritários, bem como foi concluída a primeira toma dos utentes de lares, unidades continuados e dos respetivos profissionais de saúde.

“Se as quantidades de vacinas que estão contratadas forem entregues a tempo e horas, não há nenhuma razão para não acreditar que vamos cumprir o plano de vacinação”, garante o primeiro-ministro. “Se tudo decorrer com a normalidade, atingiremos os 70 por cento de imunização comunitária no final do verão”, conclui.

16h20 - “O sistema prisional respondeu bem à grave pandemia que tivemos”

Durante uma visita ao Hospital Prisional São João de Deus no Estabelecimento Prisional de Caxias, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, defendeu que o “sistema prisional respondeu bem à grave pandemia que tivemos”.

A resposta do sistema prisional “baseou-se numa grande organização interna e numa enorme dedicação dos seus trabalhadores”, explicou a ministra.

16h13 - Número de óbitos em três lares de Évora sobe para nove

O número de óbitos nos surtos ativos de covid-19 em três lares do concelho de Évora, com um total de 110 utentes infetados, subiu para nove, disse hoje o presidente da câmara municipal.

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, indicou que já morreram mais sete utentes do que no anterior balanço feito pela agência Lusa no conjunto dos três lares do concelho com surtos da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o que totaliza nove idosos.

Segundo o autarca, no Lar do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Boa Fé, na área da União das Freguesias de São Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé, onde foram registados 38 casos de covid-19, morreram quatro utentes infetados.

Outras três mortes foram registadas entre os utentes com covid-19 do Lar da Fundação Obra de São José Operário situado num bairro periférico de Évora, na sequência do surto que contabiliza 47 infetados, adiantou o presidente do município.

Pinto de Sá referiu ainda que o surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Azaruja, com 25 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 entre os utentes, provocou dois óbitos residentes da instituição.

Entretanto, um novo surto de covid-19 foi detetado esta semana na residência da Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social (ARASS), que presta apoio a pessoas com deficiência, situada na freguesia de Canaviais, com 23 utentes infetados, revelou.

15h49 - OMS pede a países africanos que acelerem preparativos para receber vacinas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países africanos que acelerem os preparativos para receber as vacinas covid-19 depois de a Covax ter anunciado para fevereiro a chegada das primeiras doses ao continente.

"Este anúncio permite aos países afinar o seu planeamento para as campanhas de imunização covid-19. Exortamos as nações africanas a aumentarem a prontidão e a finalizarem os seus planos nacionais de vacinação", disse a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, na conferência de imprensa semanal.

A Covax, iniciativa conjunta da OMS e da Aliança para o Acesso às Vacinas (GAVI) para fornecer vacinas contra a covid-19 a países de médio e baixo rendimento, divulgou, na quarta-feira, o mapa indicativo da primeira fase de distribuição de doses.

Nesta fase, está prevista a distribuição de cerca de 337 milhões de vacinas a 145 países, incluindo sete países lusófonos - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - que no conjunto terão acesso a cerca de 14 milhões de doses.

A Covax estima começar a enviar os primeiros 90 milhões de vacinas em final de fevereiro, início de março.

15h32 - Número de pessoas vacinadas no mundo ultrapassa total de doentes infetados

É um marco simbólico na luta contra a pandemia. No mundo, o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 ultrapassou esta quinta-feira o total de casos oficiais de infeção.

Os dados oficiais mostram que já foram registados mais de 104 milhões de casos no mundo e 104,9 milhões de vacinas foram administradas.

Publicado por RTP Notícias em Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021


De acordo com a plataforma Our World in Data, 104,9 milhões de pessoas já foram vacinadas até ao momento. Por outro lado, de acordo com o balanço mais recente da agência France Presse, há registo de 104.350.880 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

14h54 - Portugal regista 7914 novos casos e 225 óbitos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 7914 novos casos e 225 óbitos, uma diminuição face aos números reportados na quarta-feira.

Do total de novos casos, 50 por cento dizem respeito a Lisboa e Vale do Tejo, que registou 3993 novas infeções e 119 mortos. Segue-se a região norte, com 1788 novos casos e 41 óbitos, o centro, com 1118 novos casos e 38 vítimas mortais, o Algarve, com 387 novos casos e quatro mortes e o Alentejo, com 343 infeções e 20 mortos.

Foram ainda reportados mais 264 novos casos na Madeira e 21 nos Açores.

Portugal observou ainda uma diminuição no número de internamentos, com menos 188 doentes em enfermaria e menos 14 nos cuidados intensivos. No total, Portugal conta agora com 6496 infetados internados, dos quais 863 em unidades de cuidados intensivos.

O país regista ainda um total de 573.934 recuperados (mais 10.760 do que no dia anterior).

Desde o início da pandemia, Portugal registou 748.858 casos confirmados e 13.482 óbitos.

14h40 - Hospital de Braga já teve de transferir quase 200 doentes no último mês

A pressão de internamentos é muito preocupante e os profissionais mostram-se fragilizados também perante a crescente mortalidade.


14h32 - Hospitais do Porto e de Gaia recebem mais 20 doentes transferidos de Lisboa e Vale do Tejo

A intenção é aliviar a pressão dos hospitais a sul, ainda muito sobrecarregados com novos casos de internamento covid.


14h23 - Governo destaca diminuição nos novos casos mas antevê “semanas difíceis”

A ministra da Saúde, Marta Temido, destacou hoje a redução no número de novos casos de covid-19 em Portugal, que se deveu ao “esforço significativo” no cumprimento das restrições, mas estimou mais “semanas difíceis” no combate à pandemia.

“Neste momento, a incidência de novos casos de covid-19 começa a cair em Portugal, quer em termos da média a sete dias, quer em termos da média a 14 dias, e isso resultou de um esforço significativo em termos de cumprimento de regras de saúde pública”, declarou a governante, falando numa audição na comissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu.

Frisando que, “jamais se pode esquecer a importância das regras de saúde pública e da adesão dos cidadãos à sua boa aplicação”, Marta Temido antecipou ainda mais “semanas difíceis pela frente”.

“E nessas semanas procuraremos fazer o melhor com os nossos serviços de saúde e sei que poderemos contar com as ajudas de vários países”, referiu a ministra.

14h07 - Nova fase de vacinação arrancou na Região Norte

Depois de Lisboa, a vacinação arrancou esta quinta-feira na Região Norte para as pessoas com mais de 80 anos, ou acima dos 50 mas com doenças consideradas de risco.

A Administração Regional de Saúde estima que nas próximas semanas estejam vacinados cerca de 300 mil utentes.

13h53 - Açores com cinco novos casos e 23 recuperações nas últimas 24 horas

O número de casos de covid-19 voltou hoje a baixar nos Açores, tendo sido detetados nas últimas 24 horas cinco novos doentes, três dos quais em São Miguel, um na Terceira e outro no Faial.

No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde dos Açores refere ainda que ocorreram 23 recuperações, 19 na ilha de São Miguel e quatro na Terceira.

Quanto aos casos positivos, detetados nas 1.911 análises feitas, os três registados na ilha de São Miguel são todos provenientes da vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, que está em cerca sanitária.

Estão internadas na região 16 pessoas com a doença, menos uma do que na terça-feira: na ilha de São Miguel, estão internadas 15 pessoas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, seis das quais na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Já na Terceira, no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, mantém-se uma pessoa internada.

Assim, a região conta atualmente com 335 casos positivos ativos de covid-19, sendo 282 em São Miguel, 36 na Terceira, 13 no Faial, três no Pico e um nas Flores.

Foram detetados até hoje nos Açores 3.702 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 26 mortes e 3.240 recuperações.

13h39 - Hospitais da região Centro com taxas de ocupação de 89% em enfermaria

Os hospitais da região Centro estão com uma taxa de ocupação de 89% em enfermaria para doentes infetados com covid-19 e de 85% em cuidados intensivos, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

"O número total de camas Covid é hoje [às 24:00 de quarta-feira] de 1.566 (menos oito camas em enfermaria que no dia 02). As taxas de ocupação nas enfermarias Covid e UCI (Unidade Cuidados Intensivos) Covid nos hospitais da região [excluindo o Hospital de Ovar] é de 89% e 85% respetivamente", refere aquele organismo em comunicado enviado à agência Lusa.

Em relação à ocupação em enfermaria, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda regista uma taxa de 99%, seguindo-se o Centro Hospitalar Tondela -- Viseu (96%), a ULS de Castelo Branco (95%), o CHUC - Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (94%), o Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira (90%), o Hospital Distrital da Figueira da Foz e o Centro Hospitalar de Leiria (81%) e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (72%).

Na ocupação em UCI, o CHUC apresenta uma taxa de 93%, seguindo-se o Centro Hospitalar de Leiria (90%), o Centro Hospitalar Tondela -- Viseu (82%), a ULS da Guarda (81%), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (80%), a ULS de Castelo Branco (75%) e o Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira (67%).

A fonte acrescenta, segundo dados contabilizados às 24:00 de quarta-feira, que no setor privado, social e estruturas de apoio de retaguarda, "o número total de camas Covid-19 é de 143 e não Covid-19 é de 161, com taxas de ocupação de 61% e 76% respetivamente".

A informação esclarece que 1.385 doentes estão internados com covid-19, permanecendo 1.251 em enfermaria e 134 em UCI (dos quais 104 ventilados).

13h20 - Mais de 104 milhões de casos e 2,2 milhões de mortos no mundo

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 2.269.346 de mortos entre os mais de 104.350.880 infetados desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China em dezembro de 2019, indica um balanço até às 11:00 de hoje da AFP.

Pelo menos 63.406.500 de pessoas foram consideradas curadas, segundo a agência France-Presse.

Nas últimas 24 horas registaram-se 15.331 mortos e 501.061 casos de covid-19 em todo o mundo.

Os países que registaram mais mortes nos seus últimos balanços foram os Estados Unidos, com 3.540 óbitos, o México (1.707) e o Reino Unido (1.322).

Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em número de mortes como em casos, com 450.806 mortes em 246.557.354 casos registados, de acordo com a contagem da universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 227.563 mortes e 9.339.420 casos, o México (com 161.240 mortos e 1.886.245 casos), a Índia (com 154.703 mortos e 10.790.183 infetados) e o Reino Unido (109.335 mortes em 3.871.825 casos).

Entre os países mais afetados, a Bélgica é a que tem o maior número de mortes relativamente à sua população, com 183 mortes por cada 100.000 habitantes, seguida pela Eslovénia (171), Reino Unido (161), República Checa (157) e Itália (149).

A Europa totalizava, às 11:00 de hoje, 757.137 mortes em 33.988.060 casos, a América Latina e Caraíbas com 606.045 mortes (19.196.419 casos), os Estados Unidos e Canadá com 471.160 mortos (27.347.005 infetados), a Ásia com 242.525 mortes (15.345.317 casos), o Médio Oriente com 94.297 mortos (4.457.288 infetados), a África com 98.445 mortes (4.828.781 casos) e a Oceânia com 945 mortes (31.729 casos).

13h10 - Agência de Saúde sueca alerta para elevado risco de uma terceira vaga

12h39 - Mais de três quartos dos portugueses quer tomar vacina - inquérito

Mais de três quartos dos portugueses que participaram num inquérito internacional divulgado hoje declaram querer ser vacinados contra a covid-19 mas menos de metade considera que há informação completa sobre o plano de vacinação.

Na investigação conduzida em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica e conduzida em Portugal pela DECO Proteste, 77 por cento dos inquiridos portugueses disponibiliza-se para ser vacinado, com 50% a quererem tomar a vacina já.

Uma percentagem de 9% dos inquiridos declara não querer ser vacinada, enquanto 14% afirmam não ter a certeza.

A principal razão para não querer receber a vacina é o receio dos efeitos secundários, declarada por 67% dos inquiridos, enquanto 45% não confiam no processo de fabrico e 37% duvidam da eficácia.

Mais de metade das respostas em Portugal (55%) concorda com a ideia de que o Governo está a organizar a distribuição eficientemente e 50% dos inquiridos consideram que os meios mobilizados para a vacinação em Portugal são adequados.

Uma grande maioria (72%) concorda com os grupos prioritários para receber vacinas definido no plano nacional.

Apenas 43% afirmam que a informação sobre o plano de vacinação é completa, enquanto 38% afirmam que o governo foi transparente em relação ao processo de compra de vacinas e 34% aplica o mesmo raciocínio em relação à indústria farmacêutica.

Apesar de maioritariamente disponível para se vacinar, metade dos inquiridos considera que o processo de desenvolvimento das vacinas foi demasiado rápido para acreditar na sua segurança e 68% acham que a indústria farmacêutica deve ser legalmente responsabilizada por problemas que surjam e 55% afirmam que esta não deve lucrar com a vacinação.

No entanto, 63% ressalvam que se não fosse segura, a vacina não teria sido autorizada pela Autoridade Europeia do Medicamento.

Uma grande parte dos inquiridos (85%) prevê que a recuperação financeira do país não acontecerá antes do ano que vem e 79% afirmam também que a extensão da vacinação não vai permitir acabar com o uso generalizado de máscaras antes de 2022.

Mas nas respostas ao inquérito, 72% das pessoas consideram que a vacina vai contribuir para a retoma da normalidade na vida social e familiar e 75% acreditam que levantará a pressão sobre os hospitais.

A virtude da vacina mais destacada, em 46% das respostas, é permitir reduzir a mortalidade, ao passo que 41% acreditam que vai permitir reduzir a gravidade dos sintomas da covid-19 e 37% acham que irá reduzir os contágios.

Apenas 36% dos inquiridos se declaram bem informados sobre a vacina contra a covid-19, com 28% a admitirem estar "nada ou pouco" informados.

Questionados sobre o impacto da pandemia nas suas vidas, 37% responderam que tiveram um familiar ou amigo infetado pelo novo coronavírus e 31% admitem que afetou o seu estado mental, enquanto 26% referiram que a sua situação financeira "piorou muito".

Quanto aos outros países, 82% dos espanhóis querem ser vacinados, tal como 83% dos italianos e 68% dos belgas.

Em Portugal responderam 1.001 pessoas das 4.015 abrangidas pelo inquérito, conduzido pela Internet entre 05 e 21 de janeiro entre pessoas com idades dos 18 aos 74 anos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

12h36 - Polícia britânica deteve dois homens que estavam a distribuir panfletos que comparavam a vacinação Covid-19 com o Holocausto

12h27 - Catalunha autoriza a abertura de ginásios. Infeções e hospitalizações estão a baixar

11h59 - Surto em lar de freguesia rural de Arraiolos "controlado"

11h58 - Bruxelas não comenta mas acompanha processo de vacinação em Portugal

A Comissão Europeia escusou-se hoje a comentar as polémicas relacionadas com o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal, mas assegurou que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) acompanha "de perto" estes procedimentos.

"Não vou fazer comentários específicos sobre determinados países europeus, mas gostaria de salientar que o ECDC está a acompanhar de perto os processos de vacinação nacionais", afirmou o porta-voz do executivo comunitário para a área da Saúde Pública, Stefan De Keersmaecker.

Questionado na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, sobre casos de vacinação fora da lista de prioritários em Portugal, o responsável disse que estes procedimentos são "acompanhados por todos e com grande interesse, também no âmbito do comité de segurança sanitária", um grupo consultivo informal presidido pela Comissão Europeia e composto por representantes de todos os Estados-membros, que coordena as respostas nacionais a ameaças graves para a saúde ao nível comunitário.

11h22 - "Esperamos que 2021 seja um ano fraco para os bancos portugueses" - Fitch

A agência de 'rating' Fitch crê que 2021 será "um ano fraco para os bancos portugueses" devido à necessidade de provisionamento, disse hoje numa conferência 'online' o analista Rafael Quina.

11h20 - OMS alerta para impacto catastrófico da pandemia no tratamento do cancro

A OMS Europa alertou hoje para o impacto da pandemia de covid-19 no tratamento do cancro, que considerou catastrófico, apontando interrupções nos serviços em um terço dos países da região.

11h11 - Vacinação. Diretora-geral da Saúde diz que o seu lugar está sempre à disposição

Graça Freitas não se demite, quando questionada sobre essa possibilidade devido aos problemas de vacinação indevida, mas alerta que o lugar está sempre à disposição. Sublinha também que a Direção Geral da Saúde é mais importante do que a diretora.

A Diretora-geral da Saúde garante que o Plano de Vacinação está a correr bem e assegura que todos os portugueses vão ser vacinados. Não comenta a saída de Francisco Ramos da task force nem quem o vem substituir.



11h09 - Dia da Luta contra o Cancro. "Não deixem de praticar atos preventivos"

A assinalar o arranque do rastreio no Centro de Saúde de Alcochete esteve a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que apelou à prevenção através dos rastreios e ao recurso a consultas de rotina sem medos.

O Dia Mundial da Luta contra o Cancro foi esta quinta-feira assinalado em Lisboa e Setúbal com o alargamento do rastreio gratuito do cancro da mama a estes distritos.


10h57 - Testes em humanos de uma vacina que junta a da AstraZeneca e a Sputnik russa começam na próxima semana no Azerbeijão

10h30 - PSD propõe pena de até três anos de prisão para crime de "vacinação indevida"

O PSD entregou hoje no parlamento um projeto de lei que autonomiza o crime de "vacinação indevida", propondo a punição com pena de prisão até três anos ou multa.

"Propõe-se que quem, por si ou por interposta pessoa, der ou aceitar, para si ou para terceiro, vacinação em violação dos critérios estabelecidos em plano de vacinação seja punido com pena de prisão até três anos ou pena de multa, se pena mais grave não lhe couber por força de outra disposição legal", lê-se no documento.

A bancada parlamentar social-democrata quer assim alterar o decreto-lei n.º 28/84, de 20 de junho, relativo às infrações antieconómicas e contra a saúde pública, integrado na subsecção dos crimes contra a saúde pública.

O Ministério Público já abriu inquéritos em relação a casos que envolvem o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Lisboa e do Porto, a Segurança Social de Setúbal e outras instituições onde há indícios de irregularidades na vacinação contra a covid-19, nomeadamente de pessoas que não faziam parte das listagens de casos prioritários.

10h21 - Ensaio no Reino Unido estuda "mistura" de vacinas. Saiba mais aqui

10h09 - África com mais 703 mortos e 14.644 infetados nas últimas 24 horas

10h08 - Açores reforça a disponibilidade para receber doentes com Covid-19

10h07 - Filhos de médicos, enfermeiros e forças de segurança continuam com aulas presenciais

09h56 - GNR põe fim a convívio com 14 pessoas em associação de Leiria

A GNR anunciou hoje que encerrou uma associação recreativa e cultural, que promovia um convívio com 14 pessoas, em Chãs, no concelho de Leiria, em incumprimento das regras estipuladas no âmbito da pandemia da covid-19.

09h55 - PM da Hungria diz que o país pode eventualmente abrir depois da Páscoa

09h40 - Coreia do Norte vai receber 1,9 milhões de vacinas no primeiro semestre

A Coreia do Norte vai receber 1.992.000 unidades de vacinas desenvolvidas pela AstraZeneca e Universidade de Oxford contra a covid-19 no primeiro semestre do ano através do projeto COVAX, segundo um relatório provisório divulgado na quarta-feira.

09h11 - Pandemia leva hospitais a produzirem mais 31% de resíduos com risco biológico

A pandemia levou os hospitais portugueses a produzirem em 2020 mais 31% de resíduos com risco biológico do que no ano anterior, maioritariamente equipamentos de proteção individual e material médico de tratamento de doentes de covid-19.

09h05 - Primeiro-ministro ucraniano diz que metade da população do país com 41 milhões de pessoas não quer ser vacinada

08h47 - Caso suspeito de abuso na vacinação contra a Covid-19 em Miranda do Corvo

08h36 - O desafio das aulas através da internet

Com as escolas fechadas, o regresso ao ensino à distância promete ser um autêntico pesadelo para várias famílias. Em particular, aquelas que têm filhos pequenos. No concelho algarvio de Castro Marim, o repórter Mário Antunes foi conhecer o caso da família Inácio, que vive na localidade de Junqueira.


08h31 - Mais de 500 pessoas ofereceram-se como voluntários para hospital de campanha

08h30 - Mais de uma centena de detidos por desrespeitarem regras do estado de emergência

08h21 - Hospital Amadora-Sintra envia 20 doentes para Hospital S. João e Hospital de Gaia

08h20 - Perfil de doentes nos cuidados intensivos está a mudar

08h06 - Ministro britânico responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento de vacinas diz que há nesta altura mais de 4 mil variantes do vírus que causa a Covid-19

08h05 - Rússia com mais 16714 casos e 521 vítimas mortais

08h04 - Instituto económico alemão IFO diz que as empresas esperam que as restrições por causa da Covid-19 durem até meio de setembro

08h03 - Brasil ultrapassa 9,3 milhões de casos de infeção e 227 mil mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos 9,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (9.339.420) e totaliza 227.563 vítimas mortais devido à covid-19, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Desse total, 1.254 mortes e 56.002 infeções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela tutela da Saúde.

08h00 - Autoridades timorenses confirmam mais três casos positivos

As autoridades de saúde timorenses confirmaram hoje três novos casos positivos dae covid-19, um dos quais um cidadão que entrou ilegalmente na fronteira e foi detido, elevando para 26 o número de casos ativos no país.

7h50 - Balanço de medidas

A Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência reuniu-se, coordenada pelo ministro da Administração Interna esteve ontem reunida para "um balanço da implementação das medidas em vigor no âmbito do combate à pandemia", lê-se num comunicado do gabinete de Eduardo Cabrita.

"Entre os vários temas abordados pelas diferentes áreas, refira-se o ponto de situação da ocupação das 28 Estruturas de Apoio de Retaguarda que estão operacionais nos 18 distritos do país: neste momento, acolhem 227 utentes", prossegue o texto.

"Foi igualmente feito o ponto de situação do controlo da fronteira terrestre e fluvial com Espanha, que entrou em vigor no passado domingo, do controlo das restrições nas fronteiras aéreas e das ações de fiscalização que as forças de segurança têm vindo a intensificar para o combate à pandemia, no âmbito do quadro sancionatório alargado e dos novos mecanismos de fiscalização".

7h41 - EUA ultrapassam 450 mil mortos

Os Estados Unidos ultrapassaram a marca das 450 mil mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia, acumulando mais de 26,5 milhões de casos, segundo a contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

Nas últimas 24 horas, o país registou 3540 mortes, elevando o total para 450.273, além de 118.507 novas infeções.

Nova Iorque é ainda o Estado com mais mortes (44.148). Seguem-se a Califórnia (42.035), o Texas (38.036), a Florida (27.019), a Pensilvânia (21.919), Nova Jérsia (21.693) e Illinois (21.420).

7h36 - Alemanha com 14.211 casos em 24 horas

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 14.211, para um total de 2.252.001 desde o início da pandemia, mostram os dados do Instituto Robert Koch.

O número de casos mortais de Covid-19 aumentou em 786, para um total acumulado de 59.742.

7h06 - Ponto de situação

O novo coordenador do programa de vacinação contra a Covid-19 garante que, a partir de agora, as regras vão ser apertadas. O vice-almirante Gouveia e Melo admite que há muito trabalho para fazer, desde logo onde estão identificadas falhas.
Henrique Gouveia e Melo afirma que vai tentar imprimir a cultura militar ao processo de vacinação.Quanto à demissão de Francisco Ramos, o anterior coordenador, o vice-almirante considera que foi uma decisão nobre.

Francisco Ramos demitiu-por causa de irregularidades na vacinação no Hospital da Cruz Vermelha. Em comunicado, explica que tomou conhecimento de irregularidades na seleção de profissionais de saúde para tomarem a vacina.

A demissão acontece porque Francisco Ramos é presidente da Comissão Executiva do Hospital. Explica ainda que, por isso mesmo, não estão reunidas as condições para se manter como coordenador da vacinação em Portugal.
Hospital da Cruz Vermelha
Francisco Ramos pôs entretanto o cargo de presidente da comissão executiva do Hospital da Cruz Vermelha à disposição. Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia diz que o afastamento de Francisco Ramos não foi aceite. E confirma que vai manter o cargo.

No entanto, houve já duas demissões no hospital: o diretor clínico e a enfermeira diretora, que eram os responsáveis pela elaboração das listas de funcionários a vacinar.

Fonte da administração hospitalar adiantou à RTP que as demissões podem não ficar por aqui.
Vacinas a norte
Começa esta quinta-feira a vacinação nos centros de saúde do norte do país. Serão vacinadas pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos que têm determinadas doenças.

Prossegue também a vacinação nos centros de saúde da região de Lisboa, que teve início na quarta-feira.
Nesta nova fase, serão vacinadas 900 mil pessoas em todo o país.
Amadora-Sintra

O Hospital de Amadora Sintra transferiu mais 20 doentes para duas unidades do norte: 15 para o Hospital de São João, no Porto, e cinco para o Hospital de Vila Nova de Gaia.
Numa semana, o Hospital Fernando Fonseca transferiu 122 doentes que precisam de oxigénio. Neste momento só está a admitir ambulâncias com doentes que não precisam de oxigénio.
O quadro em Portugal
Morreram mais 240 pessoas em 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de quarta-feira.

Havia ontem um acréscimo de 9083 casos confirmados de infeção.

Nos Hospitais havia menos 91 pessoas. Oitocentas e setenta e sete permaneciam internadas em unidades de cuidados intensivos.

Portugal já terá ultrapassado o pico da terceira vaga. A regra continua a ser ficar em casa.
Doentes mais novos
Os médicos do Hospital Curry Cabral dizem que os doentes estão a chegar mais novos e em estado mais grave.
A unidade está quase totalmente dedicada a vítimas da pandemia e os médicos notaram alterações no perfil dos pacientes com Covid-19.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A vacina da AstraZeneca foi interditada a maiores de 65 anos em oito países europeus.
As autoridades cientificas destes países exigiram mais ensaios clínicos para comprovar a eficácia da vacina nos mais velhos.

Portugal irá receber nos próximos dias 200 mil doses desta vacina.