Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Manuel de Almeida - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Este sábado, Portugal registou 280 novos casos e sete mortes.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI


22h37 - Marcelo dá luz verde a diploma sobre espetáculos que prevê realização de "eventos teste"

O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo sobre espetáculos culturais e artísticos, que prevê a realização de "eventos teste-piloto" e estabelece condições de devolução do valor de bilhetes, para espetáculos e festivais que foram adiados.

O diploma foi aprovado em Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, definindo novas disposições sobre espetáculos, no contexto do plano de desconfinamento, e foi promulgado "esta tarde", por Marcelo Rebelo de Sousa, como se pode ler na página da Presidência da República, na Internet.

Aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros, este diploma "altera as medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença covid-19, no âmbito cultural e artístico", e "estabelece as normas aplicadas aos espetáculos do ano de 2021".

O diploma prevê a possibilidade de serem realizados "eventos teste-piloto", em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), para definição de novas orientações técnicas, no setor da Cultura.

O agendamento destes eventos de teste poderá eventualmente abrir caminho à possibilidade de "alteração da orientação em vigor", que define limites de público, em função do distanciamento físico e da área disponível, em equipamentos culturais, como salas de teatro e cinema, e na realização de programação ao ar livre.

O diploma agora promulgado estabelece igualmente as condições para a eventual devolução do valor de bilhetes para espetáculos e festivais, inicialmente previstos para 2020, e, entretanto, adiados para 2022.

22h25 - Angola registou nas últimas 24 horas 112 novas infeções pelo coronavírus, duas mortes por covid-19 e quatro recuperados, totalizando 22.579 casos positivos, 540 óbitos e 20.871 recuperações desde o início da pandemia.

21h45 - Ação preventiva. Marcelo justifica apoios sociais com próximo Orçamento
21h43 - Índice de transmissão da covid-19 pode já estar acima de 1
21h41 - Mais de 10 mil autotestes à covid vendidos em apenas dois dias
21h39 - Sindicato alerta para dispensa de mais de 2.200 enfermeiros
21h36 - AstraZeneca. Apenas 30 casos de coagulação sanguínea em 18 milhões de vacinados
21h33 - Pandemia obriga França a voltar ao confinamento total
21h29 - Caminha. Utentes recebem chamadas telefónicas e sms enganosos sobre a covid-19
21h27 - Algarve com Páscoa entre confinamento e proibições
21h25 - Controlo nas fronteiras fecha Páscoa portuguesa aos turistas
21h17 - Discotecas já estão fechadas há um ano
21h16 - Futebol de formação pode não recomeçar
21h15 - Quase todos os casos de covid-19 no Algarve são da variante britânica
19h25 - A Madeira tem hoje mais 38 recuperações e 21 casos de covid-19, um dos quais proveniente da Polónia e, os restantes, resultado de transmissão local, informa o boletim diário da Direção Regional de Saúde (DRS).

18h53 - Estudantes de Portalegre decidem adiar Queima das Fitas e Semana Académica

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) decidiu adiar, para data a definir, a edição deste ano da Queima das Fitas e da Semana Académica, devido à pandemia da covid-19. Em comunicado publicado na página da AAIPP, na rede social Facebook, é explicado que não estão reunidas condições para desenvolver estas iniciativas académicas.

"A situação pandémica que o mundo atravessa não nos permite reunir todas as condições necessárias para a realização dos tradicionais festejos da Queima das Fitas e da Semana Académica de Portalegre, uns dos pontos mais altos do tão característico espírito académico do Politécnico de Portalegre, traduzido em dias de enorme simbolismo", pode ler-se no documento.

A AAIPP deixa ainda uma "palavra de apreço, compreensão e solidariedade" aos estudantes daquele politécnico, por ter decidido adiar estas duas iniciativas.

18H41 - Disponibilizados testes gratuitos em Rio Maior devido a aumento de casos

A autoridade de saúde da Lezíria vai realizar, segunda-feira, testes covid gratuitos à população de Rio Maior, concelho do distrito de Santarém considerado como de risco devido ao número de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Carlos Ferreira, administrador executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, disse hoje à Lusa que o aumento de número de casos, agravado no passado dia 23 de março com o aparecimento de um surto numa unidade fabril, com 40 pessoas infetadas, fez elevar o risco no concelho, já que este apresenta mais de 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, o ACES vai realizar, na segunda-feira, uma ação de testagem gratuita à população que o deseje e nas empresas do concelho, disse. "Os interessados devem dirigir-se ao Centro de Testagem da Cruz Vermelha, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, munidos do Cartão de Cidadão, se forem cidadãos portugueses, ou de Título de Residência ou Passaporte se forem cidadãos estrangeiros", refere a informação divulgada hoje pela Câmara de Rio Maior.

De quinta para sexta-feira foram confirmados mais 13 casos de covid-19 e colocadas mais 32 pessoas em vigilância ativa no concelho, segundo o município.

18H29 -  Autoridade de Saúde dos Açores vai testar população da Achadinha

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores vai testar em massa os habitantes da freguesia da Achadinha, no concelho de Nordeste, com cerca de 500 habitantes, devido ao "número crescente" de casos de covid-19, que se situam em dez.

De acordo com o comunicado hoje divulgado, "tendo em conta a evolução da situação epidemiológica no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, a Autoridade de Saúde Regional, desde o dia 27 de março, já realizou 608 testes de despiste ao vírus SARS-Cov-2, pela metodologia RT-PCR, à população daquele concelho".

Mas tendo em conta o "número crescente de casos no concelho, em particular na freguesia da Achadinha, a Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Autoridade de Saúde Concelhia, decidiu que, na segunda-feira, será efetuada uma testagem massiva, com testes rápidos de antigénio, à população desta freguesia".

O concelho do Nordeste, de acordo com o boletim de hoje da Autoridade Regional de Saúde, soma 14 casos, dez deles em Achadinha, que teve o maior aumento diário no município, nas últimas 24 horas, com mais duas pessoas infetadas.

Segundo a Autoridade Regional de Saúde, em função da evolução epidemiológica, "outras testagens massivas poderão ser efetuadas".

18h19 - Reino Unido regista 3.423 novos casos de infeção com o coronavírus e mais 10 mortes, segundo o portal oficial do Governo britânico com dados diários da pandemia.

18h07 - O Presidente da República renovou hoje o apelo aos cuidados por parte dos cidadãos devido à pandemia de covid-19 num "abril crucial" e de desconfinamento gradual, ao visitar um lar de idosos, na Charneca do Lumiar, Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou "duas preocupações partilhadas pelos portugueses" -- "a pandemia e a crise económica", pedindo contenção no tempo pascal de "encontros familiares" e antes de o processo de "vacinação conhecer um salto decisivo".

"Apelo novamente aos portugueses, antes de semanas de abertura na economia, escola e sociedade. Façamos todos tudo o que está ao nosso alcance para que o R(t) não suba, a transmissibilidade não suba, numero de casos e de internados e internados em cuidados intensivos estabilize ou diminua. Abril é crucial para esse efeito. Todos desejamos que não haja recuos que seriam dramáticos para a vida de todos nós", disse o Presidente da República.

18h05 - Mais quatro pessoas com covid-19 morreram em Moçambique e outras 82 foram infetadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O país tem um total acumulado de 782 óbitos e 68.005 casos e, destes, 83% estão recuperados.

Segundo uma nota do ministério, os pacientes, cujas idades variam entre os 49 e os 74 anos, morreram entre 25 de março e hoje. Todas as vítimas são de nacionalidade moçambicana.

17h35 - Itália regista 376 mortes e 21.261 novos casos

Este sábado, Itália reportou 376 mortes e 21.261 casos de infeção por Covid-19. No total, o país regista 110.704 óbitos desde o início da pandemia, o segundo maior número na Europa. O país registou ainda 2.65 milhões de casos até à data.

17h20 - Paços de Ferreira com "aumento significativo" de casos passa a risco amarelo

O concelho de Paços de Ferreira, no distrito do Porto, "sofreu um aumento significativo" de casos relacionados com a covid-19, 30% dos quais com origem num surto fabril, passando ao nível Amarelo da transmissibilidade, informou hoje o município.

"Três semanas após a implementação da Matriz de Risco, que conjuga os dados relativos à incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes e o Risco de transmissibilidade (Rt) a 7 dias, podemos verificar que o concelho de Paços de Ferreira sofreu um aumento de ambos os indicadores, e com essa aceleração passa para o quadrante amarelo da transmissibilidade, com uma incidência muito próxima do limite superior", refere uma publicação na página oficial do município na rede social Facebook.

Contactada pela agência Lusa, fonte do município explicou que em 31 de março, último dia com dados oficiais disponibilizados, havia 62 pessoas infetadas com a covid-19, sendo que 30% "tiveram origem num surto numa fábrica de estofos" situada no concelho.

A autarquia salienta que esta unidade fabril "foi imediatamente identificada, estando o surto controlado" na fábrica "e a ser acompanhado por elementos das brigadas municipais e pelas autoridades de saúde pública locais".

17h04 - Lula da Silva recebe segunda dose da vacina relevando papel da ciência

O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva recebeu hoje a segunda dose da vacina para a covid-19, e pediu ao Governo do Presidente Jair Bolsonaro para "escutar a ciência" no combate à pandemia de covid-19.

"Só tem de fazer uma coisa: escutar a ciência, aqueles que sabem, e cumprir as normas", disse o antigo chefe de Estado brasileiro, sem se dirigir diretamente a Bolsonaro, um dos líderes mais negacionistas sobre a gravidade da covid-19.

De acordo com a agência Efe, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), de 75 anos, foi inoculado com a segunda dose da vacina chinesa Sinovac, numa altura em que o Brasil atravessa a pior fase da pandemia, com uma média diária de 3.000 mortos.

16h38 - Belgas vão poder aproveitar "vacinas de última hora" não utilizadas

Os cidadãos da Bélgica vão poder inscrever-se numa lista para ter acesso a uma "vacina de última hora" contra a covid-19 que não tenha sido utilizada no primeiro destinatário, anunciaram hoje as autoridades do país.

O objetivo da lista, para a qual serão aceites inscrições a partir da próxima terça-feira, é acelerar a vacinação e "atingir o mais depressa possível a imunidade de grupo", de acordo com a agência de notícias Belga.

Quem se inscrever pode ser chamado para tomar vacinas disponíveis em centros de vacinação que não foram utilizadas por causa de marcações anuladas à última da hora ou porque as pessoas chamadas primeiro não compareceram.

As pessoas maiores de idade podem inscrever-se a partir de 06 de abril, dar os seus dados e serão contactadas quando houver vacinas disponíveis.

16h23 - Reino Unido regista dez mortes e 3.423 casos confirmados

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido reportou dez mortes e 3.423 novos casos. Desde o início da pandemia, o país regista 126.826 óbitos e mais de 4,3 milhões de casos.

Cerca de 125 mil britânicos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na sexta-feira, elevando para cerca de 31,5 milhões o número de pessoas que já recebeu pelo menos uma dose da vacina no país.

Mais de 5,2 milhões de britânicos já receberam também a segunda dose.

15h44 - Manifestações em cidades alemãs contra medidas de contenção da doença

Milhares de pessoas participaram hoje em protestos, em várias cidades alemãs, contra as restrições impostas pela pandemia, uma iniciativa que contou com o apoio da extrema-direita.

A maior concentração de pessoas ocorreu em Estugarda, no sul da Alemanha, que tem sido palco, nos últimos meses, de grandes marchas contra as medidas para controlar a covid-19.

Hoje, cerca de 2.500 pessoas desfilaram pelo centro da cidade, capital do Estado de Baden-Württemberg, segundo estimativas da polícia, citadas pela agência de notícias espanhola EFE.

As autoridades locais organizaram um forte contingente policial para evitar confrontos e as forças policiais avisaram os participantes de que seriam obrigados a usar máscara e a manter as regras de higiene.

As forças policiais alertaram os participantes para a dissolução do desfile, caso as normas em vigor no país não fossem respeitadas.

Estes grupos de contestatários reúnem desde cidadãos insatisfeitos com as medidas em vigor até seguidores de teorias da conspiração e de extrema-direita.

15h17 - Controlo na fronteira terrestre com Espanha prorrogado até 16 de abril

O Ministério do Interior de Espanha anunciou este sábado que a fronteira com Portugal vai permanecer encerrada até 16 de abril.

“A situação epidemiológica em Espanha e Portugal aconselha à manutenção de medidas preventivas de restrição de mobilidade no interior do território e, correspondentemente, após consultas com as autoridades portuguesas, decidiu-se manter os controlos na fronteira interior terrestre entre ambos os países para além da Semana Santa”, lê-se na ordem do Ministério do Interior espanhol.

15h04 - Residente nos Açores testa de novo positivo três meses depois

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dez casos, entre os quais um que testou positivo após ter tido infeção há mais de três meses, estando internados nove doentes.

De acordo com o boletim diário da Autoridade Regional de Saúde, “o caso diagnosticado em Santa Maria, ainda por aferir, é referente a um indivíduo residente na ilha, em Santa Bárbara, que testou positivo após ter tido infeção há mais de três meses”, sendo que “este caso não é compatível com a variante do Reino Unido”.

No dia em que a ilha Terceira se juntou às restantes seis ilhas que estão sem casos, através da recuperação do único doente, o número de pessoas infetadas concentra-se na ilha de São Miguel, onde nas últimas 24 horas foi diagnosticada a maioria dos casos de covid-19 nos Açores.

14h02 - Portugal regista 280 novos casos e sete óbitos

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela DGS, Portugal regista hoje um total de 823.142 casos confirmados de Covid-19 (mais 280 do que no dia anterior) e 16.091 óbitos desde o início da pandemia (mais sete do que na sexta-feira).

Existem atualmente 512 doentes internados (menos um nas últimas 24 horas) e 126 em unidades de cuidados intensivos (menos cinco do que no dia anterior).

Do total de novos casos, 95 foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, 73 no norte, 48 no Algarve, 19 no centro e 18 no Alentejo. Foram ainda reportados 17 casos na Madeira e dez nos Açores.

Relativamente às mortes, Lisboa e Vale do Tejo registou seis nas últimas 24 horas e o norte do país uma.

Este sábado registam-se também mais 318 recuperados, aumentando o total para 779.973 desde o início da pandemia. Portugal tem hoje menos 45 casos ativos (26.294 no total) e menos 30 em vigilância.

13h43 - Ainda não está disponível plataforma para comunicar os resultados dos autotestes à COVID

A Direção Geral da Saúde não avança com a data para o funcionamento.

Os autotestes estão a ser vendidos desde sexta-feira nas farmácias e parafarmácias. Podem ser realizados em casa, mas não há forma de comunicar os resultados negativos.

Em caso do teste ser positivo ou inconclusivo, deve ser contactada a linha SNS24.

13h25 - Portimão é um dos concelhos onde o contágio está mais elevado

Há nesta altura 125 casos ativos no município. A maioria está relacionada com um surto na construção civil. As medidas mais restritivas podem voltar o que não agrada aos comerciantes.


12h55 - Quénia suspende importação privada de vacinas para evitar contrafação

O Quénia ordenou a suspensão imediata das importações privadas de vacinas contra a covid-19, invocando o receio de que isso possa levar à entrada no país de vacinas contrafeitas.

"Para assegurar a transparência e a responsabilidade no processo de vacinação, e para proteger a integridade do país, o Governo está hoje a fechar a janela da importação, distribuição e administração de vacinas pelo setor privado, até que haja uma maior transparência e responsabilidade em todo o processo", declarou o Comité Nacional de Resposta de Emergência sobre o coronavírus na sexta-feira à noite.

As instalações de saúde privadas têm cobrado cerca de 80 dólares pela vacina russa Sputnik, enquanto as instituições governamentais estão a dar gratuitamente as vacinas AstraZeneca-Oxford, recebidas da iniciativa global COVAX, criada para assegurar que os países de baixo e médio rendimento têm um acesso justo às vacinas.

Nas últimas semanas, o Governo queniano tem estado numa campanha de sensibilização para reduzir a relutância dos trabalhadores da linha da frente em aceitar as vacinas da AstraZeneca-Oxford.

Até agora, cerca de 160.000 pessoas foram vacinadas em mais de um mês, desde que o país recebeu pouco mais de um milhão de doses.

12h42 - Mais de 2,8 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia de covid-19 matou, pelo menos, 2.839.051 pessoas em todo o mundo desde que foi identificada a doença no final de dezembro de 2019, segundo um levantamento diário realizado pela agência de notícias Associated France-Presse (AFP).

Já foram diagnosticados mais de 130.168.360 casos de infeção desde o início da epidemia, revelam os números internacionais apurados até às 10:00 de hoje.

Na sexta-feira, registaram-se em todo o mundo 10.140 novas mortes e 625.046 novas infeções.

Os países com mais mortes nos últimos tempos são o Brasil com 2.922 novos óbitos, os Estados Unidos (895) e a Índia (714).

Desde o início da pandemia, os Estados Unidos são os mais afetados em termos de mortes: 554.103 óbitos e 30.609.693 infetados.

Segue-se o Brasil (328.206 mortes e 12.910.082 infetados), o México com 203.854 casos mortais (2.247.357 infeções), a Índia com 164.110 mortes (12.392.260 casos) e o Reino Unido com 126.816 mortes (4.353.668 casos).

Até às 10:00 de hoje, a Europa tinha o registo de 965.895 mortes e 44.397.943 casos de infeção

12h25 - Índice de transmissibilidade superior a 1 é sinal de alerta

O matemático Óscar Felgueiras considera que deve haver atenção redobrada e se deve atuar a nível local para controlar as zonas de maior incidência. Para isso, defende uma aposta nos rastreios.

Revela que tinha sugerido que as zonas ou concelhos com maior incidência não deveriam avançar para esta segunda fase de desconfinamento na segunda-feira.


11h50 - Mais 66 mortos nas últimas 24 horas em África

África registou 66 mortos associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando agora 113.208 vítimas mortais desde o início da pandemia e 4.244.053 infetados, mais 4.414, segundo os dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de recuperados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.796.045, mais 1.776 nas últimas 24 horas.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando hoje 1.912.091 infetados e 60.168 mortos associados ao contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.549.451 casos e 52.897 mortes, os mesmos avançados sexta-feira pelo África CDC.

11h40 - Câmara de Caminha alerta para falsa convocatória para vacinação

O presidente da Câmara de Caminha alertou hoje para SMS "falsas" que convocam população para a vacinação anticovid-19, e telefonemas a instruir idosos a parar medicação para receberem a vacina, casos já denunciados à GNR.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Alves disse que estes casos são "muito estranhos e de uma gravidade extrema".

"Isto é uma loucura. Espero que a Guarda Nacional Republicana identifique os responsáveis destes atos criminosos", disse o presidente da Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

"Queria muito deixar este alerta à população para que tenha o máximo cuidado. O processo de vacinação está a correr muito bem e por brincadeira de mau gosto ou com má intenção há alguém que parece querer descredibilizá-lo", afirmou o autarca.

11h20 - Centro russo deseja melhoras a PR argentino vacinado com Sputnik V

O centro russo responsável pela criação da vacina Sputnik V lamentou hoje que o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, vacinado com este medicamento, tenha dado positivo para a covid-19 e desejou-lhe uma recuperação rápida.

"Estamos tristes com o sucedido. A `Sputnik V` é 91,6% eficaz contra infeções e 100% eficaz contra casos graves. Se a infeção for confirmada, a vacinação garante uma recuperação rápida sem sintomas graves", escreveu o Centro Gamaleya de Microbiologia e Epidemiologia do Ministério da Saúde da Rússia na rede social Twitter.

"Desejamos uma recuperação rápida!", acrescenta o Centro Gamaleya, na mesma mensagem, depois de Fernández ter anunciado o seu possível contágio.

O Presidente argentino, que completou 62 anos na passada sexta-feira, tinha sido vacinado contra a Covid-19, e confirmou que deu positivo num teste de antigénio e aguarda o resultado do teste de PCR.

11h05 - Índice de transmissibilidade, o chamado Rt, já estará acima de 1 em Portugal

O boletim da DGS, divulgado ontem, apresenta um valor de 0,97.

Mas este valor é uma média a cinco dias, relativa ao período entre 24 e 28 de março e não um indicador em tempo real. É, portanto, um valor do passado.

Por isso, o Instituto Ricardo Jorge estima que a 28 de Março o país possa ter atingido o RT de 1,02.

O matemático Óscar Felgueiras alerta exatamente para esse detalhe é como "olhar pelo retrovisor". Por isso, defende medidas preventivas ao nível local.

As regiões do Algarve e da Madeira foram onde se registaram mais contágios.
O índice de transmissibilidade é um dos critérios definidos pelo Governo para avaliar a continuidade ou não do desconfinamento. o executivo definiu como linha vermelha para agravar as medidas se o Rt fosse superior a 1 e a incidência ultrapassasse os 120 casos por cada 100 mil habitantes.

10h50 - Sete mortos no Reino Unido após vacinação com AstraZeneca

Sete pessoas morreram no Reino Unido de coágulos sanguíneos após receberem a vacina anti-covid-19 da AstraZeneca, mas as autoridades de saúde britânicas reforçam que os riscos são "muito pequenos" e aconselham a população a vacinar-se.

Num comunicado enviado à agência France-Presse, a Agência Reguladora de Medicamentos e Cuidados de Saúde do Reino Unido (MHRA) diz que sete pessoas morreram de coágulos sanguíneos, num total de 30 casos identificados até agora.

Na sexta-feira, a MHRA anunciara ter identificado 30 casos de coágulos sanguíneos raros entre os 18,1 milhões de pessoas vacinadas com esse preparado até o final de março.

10h30 – Boris Johnson ultima uma “lista-semáforo” de países para onde viajar no verão sem quarentena

A lista está a ser elaborada pelo governo britânico e inclui critérios como o ritmo da campanha de vacinação, a presença de variantes do vírus para a qualificação de cada destino turístico.

Portugal é, tradicionalmente, um dos destinos de eleição dos britânicos e, para regiões como o Algarve, é uma importante fonte de receita turística.


10h10 – Câmara de Cascais decidiu fazer testes à covid-19 gratuitos a todos os trabalhadores do concelho

São testes rápidos de diagnóstico que vão rastrear os trabalhadores nas áreas do comércio, da hotelaria e dos serviços em Cascais.

Para isso abriu um centro de testagem no recinto da feira artesanal do Estoril, com capacidade para fazer mais de 18 mil testes por mês - 840 por dia.

O objetivo é fazer o teste de 15 em 15 dias entregando a cada trabalhador uma caderneta onde vão sendo agendados os testes.

9h55 – Casos ativos em Timor-Leste baixam pela primeira vez em semanas

O número de casos ativos da covid-19 em Timor-Leste baixou hoje pela primeira vez em várias semanas, com as autoridades a reportarem mais casos recuperados de que novas infeções.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que nas últimas 24 horas se registaram 36 novos casos positivos em Díli e um no município de Covalima, com o número de recuperados a ser de 51.

Assim, e segundo o novo balanço, há atualmente 447 casos ativos em Timor-Leste, nomeadamente nos municípios de Díli, Baucau, Covalima, Viqueque, Ermera e Lautem.

Os novos casos de Díli fazem aumentar para 563 o total de casos positivos detetados desde 07 de março, com um total de 56 focos da doença, cincos dos quais registados nas últimas 24 horas. Há 13 focos que suscitam maior preocupação.

9h40 - Itália entra em confinamento de Páscoa

A Itália entrou num confinamento restrito de três dias, numa tentativa de ajudar a controlar a pandemia.

O país enfrenta a terceira vaga da doença, com cerca de vinte mil casos diários.

9h15 – Surto no setor da construção civil em Portimão com 89 casos ativos

O surto de covid-19 relacionado com o setor da construção civil em Portimão totaliza até agora 89 casos ativos da doença, entre trabalhadores e coabitantes, que “foram precocemente isolados”, informou a câmara municipal.

Em comunicado, a autarquia atribui o surto a “práticas de comportamentos de risco, associados a falhas na utilização de equipamentos de proteção individual e a momentos sociais veementemente desaconselhados neste período de exceção”.

Segundo a presidente da autarquia, existem cerca de duas centenas de estaleiros ativos no concelho, onde operam dezenas de empresas de subempreiteiros que percorrem várias obras em poucos dias.


9h00 - Vacinação no Reino Unido atingiu os 60% da população adulta

É apontado como o caso de maior sucesso no combate à covid pela vacinação na Europa.

Os britânicos mobilizaram um autêntico exército para vacinar. Além dos profissionais do sistema de saúde publico, há técnicos voluntários, já aposentados e também do setor privado, envolvidos na operação.

Para fazer crescer o pessoal capaz de vacinar, em todo o país, o Reino Unido mudou a lei, autorizando estudantes de medicina e de enfermagem, fisioterapeutas, radiologistas e até terapeutas da fala a entrar na operação de vacinação.

A rede começou com 60 hospitais e neste momento há quase três mil locais de vacinação por todo o país - centros de saúde, farmácias e grandes recintos transformados em locais de vacinação.

8h30 - Presidente argentino com teste positivo apesar de ter sido vacinado

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, que completou a vacinação contra a covid-19, anunciou que teve resultado positivo num teste rápido de antigénio para deteção do SARS-CoV-2, tendo decidido isolar-se preventivamente.

8h15 - Índia perto do pico da primeira vaga, com 89 mil novos casos

A Índia contabilizou 89.129 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o pior registo desde setembro de 2020, quando o país viveu o pico de infeções, anunciaram as autoridades indianas.

O número de casos tem vindo a aumentar desde fevereiro, aproximando-se agora do pico da primeira vaga, registado em 16 de setembro de 2020, quando foram diagnosticados 97.894 casos num só dia.

O balanço de infeções das últimas 24 horas é o pior desde 26 de setembro do ano passado, altura em que o país contabilizou 89.010 casos.

Nas últimas 24 horas, as autoridades contabilizaram ainda 714 mortes

8h00 - Mais de dois mil enfermeiros recrutados para a COVID terminam agora o contrato

O Governo atira para os hospitais a decisão de prolongar o contrato. Os hospitais pedem mais verbas.

A notícia avançada pelo Jornal de Notícias refere que são cerca de 2.200 profissionais contratados ao abrigo da pandemia em agosto do ano passado.

Metade destes enfermeiros estão nos hospitais do norte do país.

Ao jornal de Notícias o Ministério da Saúde diz "prometer adotar todas as medidas que garantam que as necessidades e serviços sejam assegurados".

Diz ainda que "nenhum enfermeiro será dispensado" mas atira a decisão para as administrações hospitalares.

Os hospitais falam de constrangimento financeiro.

Até setembro podem ser despedidos 2263 enfermeiros.
Covid-19. Plataforma informática para reportar resultados de autotestes ainda não está disponível
A plataforma informática para reportar os resultados dos autotestes à presença do novo coronavírus não está ainda disponível. A Direção Geral da Saúde não avança com a data para o funcionamento.

Os autotestes que podem ser realizados pelos cidadãos em casa começaram a ser facultados nas farmácias e parafarmácias.

Mas os resultados, que devem ser reportados num formulário digital, não estão ainda disponíveis.

Não há ainda explicações para este atraso dos formulários.

Em todo o caso quem fizer estes autotestes, e o resultado for inclusivo ou positivo deve contactar o serviço SNS24.

Desde ontem que começaram a ser disponibilizados os primeiros testes de antigénio para a deteção do SARS-CoV-2.


Índice de transmissibilidade sobe
Portugal registou, em 24 horas, mais 9 mortes e 548 casos confirmados de contágio pelo SARS-CoV-2, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, há 513 pessoas internadas com covid-19, menos 25 do que na quinta-feira, mas mais duas em unidades de cuidados intensivos, onde hoje estão 131 doentes.

Desde 20 de setembro de 2020, quando havia 511 pessoas no hospital com covid-19, que o número de internados não era tão baixo.

O número de casos ativos diminuiu 204, para 26.339 e, de quinta-feira para hoje, mais 743 pessoas foram dadas como recuperadas, para um total de 779.655, desde o início da pandemia.

Em relação a quinta-feira, o nível de incidência (novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) nacional aumentou de 65,3 para 65,6, enquanto o índice de transmissibilidade subiu de 0,94 para 0,97.

As autoridades de saúde têm em vigilância mais 171 casos nas últimas 24 horas, chegando a 16.121.

O número total de mortes atribuídas desde março de 2020 à covid-19 atinge 16.868 e o número total de casos confirmados é 822.862.