Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Tiago Petinga - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h28 - Brasil chega a 13 milhões de casos após somar 28.645 infeções em 24 horas

O Brasil ultrapassou hoje os 13 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (13.013.601), após ter somado 28.645 diagnósticos positivos nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde brasileiro. Em relação ao número de mortes, a nação sul-americana, que atravessa o seu pior momento da pandemia, contabilizou 1.319 óbitos entre domingo e hoje, num total de 332.752 vítimas mortais desde o início da pandemia.

Os números hoje registados ficam muito abaixo da média da semana anterior, quando o país alcançou sucessivos recordes de mortes, marca que chegou a 3.869 óbitos num só dia. 

Contudo, segundo explicações do próprio Ministério da Saúde, essa diminuição deve-se a uma carência de recursos humanos ao fim de semana para testar e recolher os dados, sendo que estes acabam por ser consolidados às terças-feiras. Além disso, o Ceará, uma das unidades federativas brasileiras mais afetadas pela pandemia, não indicou os dados referentes ao dia de hoje devido a problemas técnicos.

Apesar de os números totais serem inferiores aos da semana passada, o Brasil, com cerca de 212 milhões de habitantes, voltou a ser o país que mais mortes registou nas últimas 24 horas em todo mundo, bem à frente da Índia, da Rússia e dos Estados Unidos.

22h50 - Angola já vacinou 181.578 pessoas maioritariamente em Luanda

As autoridades sanitárias angolanas já vacinaram um total de 181.578 pessoas, maioritariamente na província de Luanda, devendo iniciar em maio a aplicação da segunda dose de inoculações.

Os dados foram hoje apresentados pela diretora nacional da Saúde Pública, Helga Freitas, realçando que até ao momento existem 21 pontos de alto rendimento em cinco províncias para a implementação do plano de vacinação do país.

22h15 - Especialistas consideram importante manter controlado o número de novos casos

Um RT acima de 1 pode travar o desconfinamento: esta foi uma das linhas traçadas pelo Governo. O índice de transmissibilidade tem aumentado em Portugal. Este número permite saber quantas pessoas um infetado contagia.

É um valor referente a uma semana e meia a 2 semanas atrás e não flutua por exemplo com os testes realizados que interfere logo no número de novos casos.

Se nas próximas semanas o RT ficar sempre acima de 1 pode ser motivo de preocupação. Mas para o desconfinamento também é importante nesta equação a incidência de novos casos.

Para os especialistas agora é importante manter os números controlados.

22h08 - Concelhos acima do limiar de risco podem não avançar no desconfinamento

O primeiro-ministro reúne-se amanhã por videoconferência com os autarcas dos sete municípios com maior taxa de incidência de covid-19: Alandroal, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior.

São concelhos com mais de 240 novos casos Covid-19 por 100 mil habitantes.

Na semana passada, depois da reunião do Conselho de Ministros, António Costa avisou que os concelhos acima do limiar de risco podiam não avançar no desconfinamento.

22h00 - Segunda fase do desconfinamento com índice de transmissibilidade a subir


21h48 - Ministra da Saúde diz que não há nova variante angolana

A ministra da Saúde de Angola disse hoje que não existe uma nova variante angolana, mas sim uma estirpe diagnosticada no país, fruto das medidas de biossegurança tomadas no desembarque de passageiros de voos internacionais.

Sílvia Lutucuta, que falava hoje em conferência de imprensa, rejeitava informações postas a circular sobre uma nova variante mais transmissível do novo coronavírus SARS-CoV-2 em amostras recolhidas em Angola.

A governante angolana recordou que no final de dezembro de 2020 a comissão multissetorial de combate à covid-19 e o setor responsável pela saúde de Angola mobilizaram-se para encontrar soluções para a genotipagem e testes moleculares capazes de diagnosticar novas variantes, com maior preocupação para a inglesa, sul-africana, brasileiras e outras.

Segundo a ministra, estas variantes já eram referidas como altamente transmissíveis, associadas a alta mortalidade e também em pessoas jovens e sem comorbilidades.

21h21 - Presidente moçambicano alerta para "importação" de variante durante a Páscoa

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, alertou hoje para o risco de o país ter importado uma nova variante de covid-19 devido ao fluxo migratório proveniente da África do Sul durante a Páscoa, apelando ao cumprimento rigoroso das medidas de prevenção.

"No período que antedeu a Páscoa, entraram no país milhares de concidadãos moçambicanos e sul-africanos vindo da República da África do Sul. Este movimento migratório poderá resultar na importação de casos de covid-19 e consequente alastramento de cadeias de transmissão de uma variante do novo coronavírus", declarou Nyusi.

O chefe de Estado moçambicano lançou o aviso na comunicação que fez hoje à nação por ocasião do balanço mensal das medidas de combate à pandemia.

"Os efeitos deste alastramento poderão manifestar-se nas próximas semanas", enfatizou.

21h00 - Presidente moçambicano alarga recolher obrigatório a mais seis cidades capitais

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje o alargamento do recolher obrigatório a mais seis cidades, devido ao aumento da taxa de positividade de covid-19 e manteve as restrições em vigor desde o início do ano face à pandemia.

20h45 - São Tomé e Príncipe regista um óbito e 19 infeções no fim de semana

São Tomé e Príncipe registou mais um óbito associado à covid-19 este fim de semana, aumentando o número de mortes para 35, registando ainda 17 novas infeções, segundo o Ministério da São Saúde.

20h20 - Aprovado memorando para Centro de Vacinação drive-Thru no Porto

A Câmara do Porto aprovou hoje o memorando de entendimento com o Centro Hospitalar de São João, com vista à implementação de um Centro de Vacinação Covid-19 em regime Drive-Thru, no Queimódromo.

19h59 – Vacinação de últimos nove mil bombeiros a partir de 12 de abril

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, disse hoje que os nove mil bombeiros que estão ainda por vacinar começam a receber as vacinas contra a covid-19 na próxima segunda-feira.

No âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 já foram vacinados numa primeira fase 15 mil bombeiros, devendo começar a segunda fase no próximo dia 12, disse a responsável aos jornalistas no final da cerimónia de posse da nova direção da Escola Nacional de Bombeiros, em Ranholas, no concelho de Sintra.

Patrícia Gaspar assegurou que os nove mil bombeiros são os que faltam para concluir a vacinação de todos os que estão “na linha operacional” e disse que a primeira dose de vacinação já confere “um elevado grau de imunização”, pelo que é com base nessa informação que o planeamento de combate aos fogos está a ser feito

“Estamos ainda numa fase em que as vacinas estão a chegar gradualmente. Grande parte dos bombeiros já vão ser vacinados com a segunda dose a tempo do dispositivo (especial de combate aos fogos) e estou convencida que estão perfeitamente reunidas as condições de segurança exigidas para este setor e para que os bombeiros possam, em segurança, também conseguir cumprir a sua missão, à semelhança do que já foi feito no ano passado, mesmo quando ainda não havia vacinas”, disse Patrícia Gaspar.

19h57 – Pressão hospitalar aumenta em França quando entram em vigor novas regras de confinamento

A pressão nos hospitais em França devido à covid-19 voltou a aumentar e foram registadas 197 mortes nas últimas 24 horas, no dia em que entraram em vigor as regras de confinamento que vão ser aplicadas durante quatro semanas.

O Governo indicou na página digital dedicada às estatísticas que foram registados no mesmo período 10.793 novos contágios, um número relativamente baixo mas que poderá estar relacionado com a realização de menos testes ao domingo.

Oficialmente, já foram infetadas no total 4.833.263 pessoas.

As hospitalizações pelo novo coronavírus subiram para 29.907, face aos 29.356 da véspera. No entanto, são números inferiores ao pico que se alcançou na segunda vaga, quando em meados de novembro foram anunciados 33.500 internamentos.

Desde há vários dias que permanecem muito elevados os internamentos nas unidades de cuidados intensivos (UCI), com 5.433 casos registados no domingo.

O ministro da Saúde, Olivier Véran, indicou ser possível que o número de doentes das UCI nesta terceira vaga que atinge a França se aproxime do teto ocorrido na primeira vaga, quando estavam internadas 7.148 pessoas.

19h27 – Moçambique sem óbitos pelo segundo dia consecutivo e com 108 novos casos

Moçambique não registou qualquer morte por covid-19 pelo segundo dia consecutivo, tendo diagnosticado, nas últimas 24 horas, mais 108 casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"Temos a satisfação de anunciar que, pelo segundo dia consecutivo, o país não notificou a ocorrência de óbito em pacientes infetados pelo novo coronavírus", declarou o ministério numa nota de atualização de dados sobre a covid-19.

Segundo o documento, o país mantém-se com 782 óbitos, tendo elevado o número de casos para 68.227, dos quais 83% recuperados. Setenta pacientes estão internados.

Do total de pessoas internadas, a capital moçambicana, Maputo, concentra a maioria, 65%, além do maior número de casos ativos, 7.973, do total de 10.207 existentes no país.

18h55 – Itália com mais 10.680 casos com regiões a pedir alívio de restrições

Itália contabilizou 10.680 novos casos de covid-19 e 296 mortes nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério italiano da Saúde, com várias regiões do país a pedirem a diminuição das restrições a partir de dia 20 deste mês.

O total de casos registados hoje foi muito inferior aos mais de 20.000 contabilizados nos dias anteriores, embora se tenham realizado cerca de 100 mil testes de diagnóstico a menos, devido às festividades associadas à Páscoa.

O número de mortes também desceu, para 259, o que aumenta o total de óbitos para 111.326 desde o início da pandemia em Itália, em fevereiro de 2020.

Dos atuais 570.096 casos ativos, 32.522 estão hospitalizados, mais 387 do que no domingo, e 3.737 internados nas unidades de cuidados intensivos, mais 34 do que no dia anterior.

A imprensa italiana indicou hoje que o gabinete de crise do Governo de Roma poderá ser convocado para nova reunião na próxima semana para avaliar e analisar o planeamento de uma eventual reabertura de algumas atividades a seguir a dia 20 deste mês, tendo por base uma possível melhoria nos dados epidemiológicos.

Várias regiões, prossegue a imprensa local, pediram ao Governo de Mario Draghi que, a partir dessa data, se comece uma reabertura gradual dos setores que estão encerrados há mais tempo, como restaurantes e ginásios, entre outros.

18h30 – Espanha com 10.360 novos casos desde sábado com os contágios a subir

A Espanha registou 10.360 novos casos de covid-19 desde sábado, elevando para 3.311.325 o total de infetados até agora no país, com os contágios a subir, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços de saúde também contabilizaram nos últimos dois dias mais 85 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 75.783.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha subiu de 152 (sábado) para 163 (hoje), diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Navarra (352), Madrid (273), País Basco (272) e Catalunha (216).

Por outro lado, subiu para 8.944 o número de hospitalizados com a covid-19 (8.416), o que corresponde a 7% das camas, das quais 1.925 pacientes em unidades de cuidados intensivos (1.892), 20% das camas desse serviço.

A ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, disse hoje em Valência que o objetivo de atingir 70 % de vacinados durante o verão em Espanha "está ao alcance" e anunciou que a 15 de abril próximo vão chegar as primeiras 300.000 doses da vacina da empresa Janssen.

18h15 – Pfizer suspende entrega de vacinas a Israel por falta de pagamento

A Pfizer suspendeu novas entregas da vacina contra a covid-19 a Israel, após o Governo israelita não ter aprovado a transferência do pagamento das anteriores 2,5 milhões de doses que o país recebeu. Segundo o diretor-geral do Ministério da Saúde, Chezi Levys, as encomendas desta farmacêutica ficam suspensas até que sejam assinados novos acordos de compra.

"A entrega das vacinas incluídas nos acordos que não foram assinados foi suspensa", disse Levy à Rádio do Exército. "Prevê-se que a Pfizer renove o abastecimento só depois de o Governo convocar uma reunião e aprovar os novos contratos de aquisição".

A suspensão da entrega de mais vacinas da Pfizer foi anunciada no domingo e aconteceu depois de o ministro israelita da Defesa, Benny Gantz, se ter recusado, na semana passada, a convocar o gabinete responsável pelo combate à pandemia para uma reunião para aprovar um orçamento para a aquisição de novas doses de vacinas.

17h30 – Madeira avança para vacinação do setor turístico após concluir processo na educação

A Madeira vai ter todo o pessoal docente e não docente vacinado contra a covid-19 até ao final da semana, e pretende avançar para o setor do turismo, anunciou hoje o secretário da Saúde do arquipélago.

“Com as vacinas administradas hoje no Madeira Tecnopolo, são cerca de 1.200 professores, ultrapassaremos as 50 mil doses administradas na Madeira”, afirmou Pedro Ramos, que, juntamente com o secretário da Educação, Jorge Carvalho, marcou presença na ação de testagem PCR a 2.200 os alunos da Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal.

O governante complementou que a vacinação do pessoal docente e não docente “termina em 11 de abril, tendo sido vacinadas 3.600 pessoas na semana anterior à Páscoa e mais 6.000 do ‘staff’ educativo esta semana”.

Assim, “todo o ‘staff’ educativo, auxiliares, técnicos, todas as áreas de apoio, a educação especial, toda a gente vai estar vacinada até final desta semana”, salientou.

“Após a educação, aquilo que está a ser planeado é a nível do turismo e similares, porque a hotelaria vai permitir continuar a recuperar a nossa economia”, revelou.

17h21 – Variante do Reino Unido responsável pela "grande maioria" dos casos em Portugal

A variante do SARS-CoV-2 associada ao Reino Unido prossegue numa “trajetória de frequência ascendente” em Portugal e é responsável pela "grande maioria dos casos", tendo sido detetada em 82,9% das amostras recolhidas em março, anunciou hoje o INSA.

O “Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal”, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), aponta também “um aumento considerável” da variante ligada à África do Sul, apesar de a sua circulação ainda ser “pouco frequente na comunidade”.

A variante do novo coronavírus associada à África do Sul foi detetada em 49 casos de covid-19 até à data, 27 dos quais foram detetados na amostragem nacional de março, “o que representa uma frequência relativa de 2,5% e evidencia um aumento considerável em relação à amostragem de fevereiro (0,1%)”.

Também foram observados, até ao momento, 22 casos da variante P.1 (associada ao Brasil, Manaus), sendo que apenas quatro casos desta variante foram detetados na amostragem de março, mantendo a mesma frequência relativa (0,4%) observada em fevereiro, o que se sugere que a circulação desta variante “é muito limitada em Portugal”.

16h49 – Hotelaria do Algarve com o pior março dos últimos 25 anos

A taxa de ocupação média nas unidades hoteleiras no Algarve em março foi de 4%, pelo que este foi o pior março dos últimos 25 anos, revelou hoje a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

De acordo com os dados provisórios avançados pela maior associação empresarial do setor, a taxa de ocupação global média por quarto na região registou uma quebra de 86% em relação ao mesmo período de 2020 e de 92,2% em comparação com 2019.

Segundo a AHETA, o mês de março foi o pior em nível de ocupação de quartos desde 1996, ano do início dos registos e da fundação da associação que integra a maioria dos hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve.

O volume de vendas registou uma descida de 91,6% em relação a 2020 e de 94,8% relativamente ao mesmo mês de 2019.

No resumo da evolução mensal, a AHETA precisa que o mercado externo desceu 94,4% e o nacional acompanhou a tendência com uma redução de 21,6% nas unidades de alojamento do Algarve.

"Em valores acumulados dos últimos 12 meses a ocupação/cama regista uma descida média de 68,3% e o volume de vendas uma descida de 64,9%", conclui a associação.

16h31 – Epidemiologista Carmo Gomes diz que RT perto de 1 é "controlável"

O RT, o índice de transmissão do novo coronavírus já chegou a 1 no continente. Este valor significa que, em média, cada pessoa infetada está a transmitir o vírus a outra pessoa.

Foi assim atingida uma das linhas vermelhas traçadas pelo governo no âmbito do plano de desconfinamento.

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes lembra, no entanto, que é preciso ter em conta outros indicadores, até porque a subida do R acaba por ser natural, tendo em conta o alívio de medidas.

O especialista refere que entre os indicadores a ter em conta estão os resultados da testagem e o número de novos casos.

E é através destes e de outros indicadores que o governo deve decidir de forma antecipada se avança ou não com uma nova fase do desconfinamento no dia 19 deste mês. Ao mesmo tempo que Carmo Gomes diz que é preciso estar preparado para abrandar o desconfinamento, se necessário.

15h40 – Vinte seis concelhos portugueses em risco de não desconfinar

Vinte seis concelhos estão acima do limiar de risco de incidência da covid-19, podendo não avançar no desconfinamento caso a situação se mantenha na próxima avaliação do Governo, segundo o boletim epidemiológico hoje divulgado.

De acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde, estes concelhos registam um acumulado, nos últimos 14 dias, de mais de 120 casos por cada 100 mil habitantes, sete dos quais estão mesmo acima dos 240 novos casos por 100 mil habitantes.

Machico, na região Autónoma da Madeira, é o concelho do país com maior incidência registando 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

15h00 – Número de infetados no Irão atinge valor máximo dos últimos 4 meses

O número de infeções por covid-19 atingiu o nível mais alto dos últimos quatro meses no Irão, estando a capital do país em alerta sanitário máximo, anunciou hoje o Ministério da Saúde iraniano.

Nas últimas 24 horas, foram identificados 13.890 novos casos confirmados em centros de testes de todo o país, disse a porta-voz do ministério Sima Sadat Lari.

Este é o maior número diário de casos de infeção registado desde 4 de dezembro, quando foram identificados 13.922 infetados em 24 horas, e aproxima-se do pico de 14.051 infeções num só dia alcançado em 28 de novembro.

O número de mortos pelo coronavírus SARS-CoV-2 aumentou para 172, o valor mais alto desde 23 de dezembro.

Os contágios dispararam durante os feriados do Ano Novo persa - o Nowruz - celebrado em 21 de março, sendo que as duas semanas seguintes costumam ser aproveitadas para viajar pelo país e fazer reuniões familiares.

14h35 – Inglaterra disponibiliza testes rápidos a toda a população duas vezes por semana

14h19 – Os sete concelhos com maior risco de infeção

O único concelho de Portugal com mais de 480 casos de infeção por 100 mil habitantes é, neste momento, Machico.

Os restantes concelhos com maior risco de infeção por Covid-19, por terem mais de 240 casos por 100 mil habitantes, são Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior.

14h13 – R(t) chega a 1 no continente

O R(t), indicador de transmissibilidade do vírus, chegou a 1 no continente. A nível nacional encontra-se nos 0,98.

Já a taxa de incidência nacional fixa-se agora em 62,8 casos de infeção por 100 mil habitantes.

Assim sendo, Portugal encontra-se esta segunda-feira entre a zona verde e a amarela do quadro da matriz de risco.

14h08 – Internamentos em Portugal aumentaram, mas há menos pacientes em UCI

Os internamentos no país aumentaram no último dia. Segundo o mais recente relatório da DGS, há agora 536 pessoas hospitalizadas, mais 19 do que na véspera.

Em Unidades de Cuidados Intensivos, no entanto, o número desceu ligeiramente. Há agora 112 pacientes em UCI, menos cinco do que ontem.

14h03 - Portugal com 159 novos casos e seis óbitos em 24 horas

Foram registados mais 159 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas, elevando para 823494 o total acumulado desde que a pandemia chegou ao país.

Contam-se também mais seis vítimas mortais da Covid-19, para um total de 16885.

O número de recuperados no último dia foi 321, pelo que existem já 780643 pessoas dadas como recuperadas da doença.

Do total de novos contágios no último dia, 44 ocorreram na região Norte, cinco no Centro, 65 em Lisboa e Vale do Tejo, dois no Alentejo, 32 no Algarve, dois nos Açores e nove na Madeira.

14h02 - Regresso dos utentes aos centros de dia está a ser feito de forma gradual e com cautela

13h56 - Casos de infeção pelo SARS-CoV-2 no mundo superam os 131 milhões

A pandemia do novo coronavírus superou os 131 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 500 mil novos contágios nas últimas 24 horas, indicou hoje o balanço da France-Presse (AFP).

No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, pelo menos 131.213.930 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

Desde o início da crise sanitária, a doença covid-19 já provocou pelo menos 2.853.908 vítimas mortais no mundo, de acordo com o mesmo balanço da agência francesa.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 6.657 óbitos e 519.076 novos casos da doença covid-19 em todo o mundo.

Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas foram, e de acordo com os respetivos balanços nacionais, o Brasil com 1.240 óbitos, a Índia (478) e a Rússia (343).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado a nível global, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 555.001 mortes entre 30.706.128 casos recenseados, segundo a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins.

13h45 - Ginásios voltaram a abrir portas mas ainda sem aulas de grupo

13h39 - Esplanadas reabrem com um máximo de 4 pessoas por mesa ou grupo

13h36 - Lojas de rua abrem portas ao público

13h26 - Esplanadas reabrem em tempo quente

13h14 - China com o maior aumento de casos diários em mais de dois meses

A maior parte desses casos registaram-se na fronteira com Myanmar.

Parte da população na província de Yunnan foi colocada em quarentena e estão a ser realizados testes de forma massiva.

13h07 - Índia aceita produzir 100 milhões de doses da vacina russa por ano

12h47 - 12h33 – Marcelo fala em “dia histórico” de regresso às aulas presenciais

O Presidente da República considerou o dia de regresso às aulas presenciais para os alunos do 2.º e 3.º ciclos, “à sua maneira, um dia histórico”.

“Na educação temos tido momentos históricos. Foi o primeiro momento de abertura, hoje, e será dia 19”, quando regressa o ensino presencial também para os alunos do secundário. “E é um virar de página que se espera sem recuo, irreversível”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, no final de uma visita a uma escola com o ministro da Educação.

Para o chefe de Estado, este regresso “é bom para todos”. “É bom para as famílias, é bom para os professores, é bom para todos os que trabalham na comunidade educativa, é bom para os diretores, mas é sobretudo bom para elas e eles, crianças e jovens do nosso país”, considerou.

“Porque é completamente diferente o ensino à distância do ensino presencial”, os alunos disseram sentir-se agora mais felizes, afirmou o Presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa terminou com um apelo: “Peço a todas e a todos os portugueses que engrenem neste esforço nacional de todos para todos para que seja possível, no dia 19 (…) mais de um milhão e meio de alunas e alunos por todo o país” regressarem às aulas presenciais.

“Estamos hoje a construir o futuro”, acrescentou.

12h33 - Madeira recebeu 23.900 vacinas da Pfizer

O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) recebeu hoje 23.900 vacinas da Pfizer, a maior tranche rececionada desta farmacêutica na região, o que vai permitir "aumentar a taxa e a velocidade de vacinação" no arquipélago, informou o Governo Regional.

"Esta foi, até à data, a maior tranche recebida desta farmacêutica", segundo a nota distribuída pelo gabinete de comunicação do SESARAM.

Na mesma informação, o SESARAM adianta que "para este mês de abril estão ainda previstas mais duas entregas de vacinas tanto da AstraZeneca como da Pfizer".

As vacinas hoje recebidas vão permitir "aumentar a taxa de vacinação e a velocidade de vacinação", declarou a diretora do Núcleo Farmacêutico do SESARAM, Martinha Garcia, na mesma nota.

No sábado, chegaram à Madeira 8.500 vacinas da AstraZeneca.

"Até ao dia 28 de março, foram administradas na Região Autónoma da Madeira 46.037 vacinas contra a covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020", segundo o último boletim distribuído pelo gabinete do secretário regional da Saúde do arquipélago.

12h10 - Desemprego mantém-se nos 6,9% em janeiro e fevereiro em termos mensais - INE

A taxa de desemprego foi de 6,9% em janeiro, o mesmo valor que no mês precedente, e mais 0,1 pontos percentuais em termos homólogos, segundo o Instituto Nacional de Estatística, que estima uma nova manutenção em fevereiro.

De acordo com as "Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego" divulgadas hoje pelo INE, em janeiro, a população desempregada situou-se em 345,2 mil pessoas, tendo diminuído 0,4% (1,4 mil) em relação a dezembro de 2020 e 0,7% (2,6 mil) em relação a janeiro de 2020 (mês homólogo).

Em resultado, a taxa de desemprego (segundo o conceito da Organização Internacional de Trabalho) situou-se em 6,9%, tendo permanecido inalterada relativamente à taxa do mês anterior, mas aumentado 0,1 pontos percentuais comparativamente à de janeiro de 2020, refere.

12h08 - Medidas de resposta à pandemia agravaram défice em 1,9% - UTAO

As medidas excecionais de apoio à economia e resposta à pandemia penalizaram o défice em 1,9% do PIB em 2020 em contas nacionais, agravando o saldo orçamental em 3.800 milhões de euros, segundo um relatório da UTAO.

"Sem o efeito orçamental direto das medidas covid-19 em contas nacionais, o saldo orçamental de 2020 teria ascendido a -3,8% do PIB (Produto Interno Bruto)", refere a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) na nota rápida sobre o saldo orçamental das Administrações Públicas em 2020, hoje divulgado.

De acordo com os técnicos que dão apoio à Comissão de Orçamento e Finanças (COF) do parlamento, em contas nacionais o impacto das medidas de resposta à pandemia "corresponde, maioritariamente, a medidas de agravamento da despesa das Administrações Públicas".

"Entre estas -- referem - assumiram maior relevância material as medidas de 'lay-off' (437 milhões de euros) e a despesas de saúde relacionadas com equipamentos de proteção individual e medicamentos (332 milhões de euros)".

As referidas medidas conduziram ainda a uma perda de receita, destacando a UTAO a perda decorrente da isenção do pagamento da taxa social única (470 milhões de euros).

Em 2020, o saldo das Administrações Públicas em contabilidade nacional ascendeu a 11.501 milhões de euros, traduzindo-se num défice de 5,7% do PIB, um resultado que, segundo nota a UTAO, "excedeu a estimativa para o conjunto do ano apresentada pelo Ministério das Finanças".

12h08 - Catarina Martins pede a Costa "contratação rápida" de profissionais para as escolas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, apelou hoje ao primeiro-ministro para que promova uma "contratação rápida" de todos os profissionais que as escolas precisam, desde professores a assistentes operacionais, num agradecimento que considera devido a toda a comunidade escolar.

11h28 - Fase 2 do desconfinamento. O que muda?



O primeiro-ministro anunciou na última quinta-feira que o país ia avançar para a segunda fase de desconfinamento, como estava previsto. No entanto, deixou o alerta para 19 concelhos com risco mais elevado, que verá a situação analisada dentro de 15 dias. Leia aqui.

10h58 - Ministro alemão da Saúde diz que em maio 20 por cento da população estará imunizada contra o novo coronavírus

10h11 - Japão preocupado com novas variantes do vírus a pouco tempo do início dos Jogos Olímpicos

10h09 - "Esmagadora maioria" dos municípios do Norte autorizou reabertura das feiras

O presidente da Associação Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN), Fernando Sá, disse hoje à Lusa que a "esmagadora maioria" das autarquias já autorizou a reinício da venda de produtos não alimentares nas feiras e mercados municipais.

09h28 - Desconfinamento. Confederação do Comércio teme mais falências

09h24 - Rússia com mais 8646 casos e 343 vítimas mortais

08h35 - Centro de massagens com muita procura de clientes no desconfinamento

08h34 - PSP aplicou mais de 650 multas durante o fim de semana prolongado da Páscoa

08h27 - China já administrou 139.97 milhões de doses de Covid-19

08h25 - Dois testes à Covid por semana

O primeiro-ministro britânico garante que todas as pessoas no país vão poder realizar dois testes à Covid-19 por semana.

08h24 - As primeiras 24 mil doses da vacina da AstraZeneca que vão ser usadas em Timor-Leste para o combate à covid-19 chegaram hoje a Díli, onde foram recebidas com aplausos e com cerimónias religiosas e tradicionais timorenses.

08h17 - DGS. O manual para um lanche saudável

7h45 - Alemanha acima dos 8400 casos diários

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 8497, para um total de 2.893.883 reportados desde o início da pandemia.

Morreram mais 50 pessoas no mesmo período, para um total acumulado de 77.013, segundos os últimos dados do Instituto Robert Koch.

7h25 - Novo máximo de infeções na Índia

A Índia registou 478 mortes associadas à Covid-19 e 103.558 casos da doença em 24 horas. É um novo máximo desde o início da pandemia. O país vive uma segunda vaga.

Estes casos elevam o número total de infetados para 12,5 milhões, fazendo da Índia o terceiro país do mundo com mais casos em termos absolutos, atrás de Estados Unidos e Brasil.

O total acumulado de mortes subiu para 165.101.

6h57 - "Quarentena radical" na Venezuela

A Venezuela vai permanecer em "quarentena radical" preventiva, depois de registar, em 24 horas, 1786 infeções, o maior número diário registado desde o início da pandemia.

"Mantém-se a quarentena radical durante os próximos sete dias (...) necessitamos de radicalizar para ver resultados", afirmou o Presidente da Venezuela.

Nicolás Maduro falava durante uma transmissão simultânea e obrigatória pelas rádios e televisões do país.

6h36 - Ponto de situação

Portugal abre hoje a segunda janela do desconfinamento.

O 2.º e o 3.º ciclos regressam às aulas presenciais, os idosos podem voltar aos centros de dia e reabrem museus, monumentos e galerias de arte.

Os ginásios também reabrem, mas sem aulas de grupo. Reabrem feiras e mercados não alimentares e as lojas de até 200 metros quadrados com porta para a rua.
As esplanadas podem abrir, mas com um limite de quatro pessoas por mesa.
Cenário de quarta vaga
As últimas projeções matemáticas admitem a possibilidade de uma quarta vaga em Portugal dentro de algumas semanas.
A variante britânica já é responsável por mais de 83 por cento das infeções em Portugal. A estirpe tem aumentado em todo o país, sobretudo no Algarve.
Regras que se mantêm
Esta segunda-feira a circulação entre concelhos está ainda proibida, o que deixa de acontecer à meia-noite. Mantém-se em vigor o dever de recolhimento domiciliário.

O teletrabalho é igualmente para manter. E o uso de máscaras em espaços públicos continua a ser obrigatório.
Segunda fase da estratégia de testes
Mais de 150 mil docentes e não docentes começam a partir de hoje a ser testados.

A segunda fase da estratégia nacional de testagem decorre até sexta-feira. Abrange todos aqueles que trabalham de perto com os alunos do 2.º e 3.º ciclos, que agora regressam às salas de aula.

Esta semana voltam ainda a ser testados os professores e auxiliares do pré-escolar e 1.ºciclo nos 19 concelhos de maior risco.
Transportes
A partir desta segunda-feira, a CP repõe todo o serviço dos comboios intercidades ee parte da oferta de comboios Alfa Pendular. Saiba mais aqui.

A STCP também retoma a 100 por cento as carreiras rodoviárias. Vai adotar o horário normal em todas as carreiras de autocarro, regressando à oferta em vigor antes das alterações motivadas pela pandemia.
O quadro em Portugal
Segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de domingo, Portuagal registou 193 novos casos de infeção e quatro mortes associadas à Covid-19 em 24 horas.

Foram internadas, entre sábado e domingo, mais cinco pessoas, para um total de 517. Saíram nove de unidades de cuidados intensivos, onde permanecem 117 pessoas.

O número de casos ativos desceu em 160, para um total de 26.134 e mais 349 casos juntaram-se ao total de 780.322 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.847.182 mortos no mundo, resultantes de mais de 130,6 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Índia e Venezuela atingiram níveis sem precedentes de Covid-19.
Só no domingo, registaram-se quase 94 mil novos casos na Índia, o pior registo dos últimos seis meses.