Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h50 - Um em cada cinco cabo-verdianos rejeita tomar vacinas e pede mais informação

Um total de 70% dos cabo-verdianos tomaria as vacinas contra o novo coronavírus, enquanto 19% rejeitava, pedindo mais informação sobre as mesmas, concluiu um estudo apresentado hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) do país.

Realizado em dezembro de 2020, o segundo estudo do género no país teve uma amostra de 2.754 pessoas, de âmbito nacional, como uma abordagem do meio rural e urbano e abrangeu a faixa etária dos 12 aos 95 anos.

Segundo o INSP, mais de 90% da população cabo-verdiana sabem que qualquer pessoa pode ser infetada pelo novo coronavírus e 92% conhecem os principais sintomas provocados pela doença.

No mesmo sentido, mais de 90% conhece as principais medidas de prevenção contra a infeção, como uso de máscaras, distanciamento social e lavagem das mãos.

Outro dado constatado no inquérito é que 60% da população cabo-verdiana sabe o que é a infeção, mas ainda 18% dos inquiridos afirmaram que o coronavírus que causa a doença covid-19 é uma arma biológica ou castigo divino.

A população rural está menos informada de que a urbana, indicou o estudo, dando conta que 85% reconhece que a luta contra a covid-19 é uma responsabilidade individual e que 11% dos inquiridos diagnosticados não informaram os contactos sobre a sua infeção por causa de medo e do estigma.

21h47 - Cerca de 20 pessoas manifestam-se em Lisboa contra "genocídio" no Brasil

Pouco mais de duas dezenas de pessoas, a grande maioria brasileiros, manifestaram-se hoje em Lisboa, contra a política do Presidente do Brasil na gestão da pandemia de covid-19, que acusam de causar um "genocídio" no país.

Nos cartazes que ergueram, a frase que mais se destacava era "Bolsonaro Genocida".

Uma iniciativa pacífica, mas ainda assim marcada por trocas de palavras acesas entre dois elementos pró-Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que pasaram pelo local, e os manifestantes.

Cem cruzes brancas, afixadas no relvado da Alameda D. Afonso Henriques simbolizaram a homenagem que os organizadores da inicitiva quiseram prestar às mais de 400 mil vitímas mortais da pandemia de covid-19, mas também às 25 pessoas que morreram na manhã de quinta-feira, na sequência de uma violenta ação policial contra um grupo criminoso na comunidade do Jacarezinho, na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Depois dos Estados Unidos e da Índia, o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos positivos de covid-19 em números absolutos e contabiliza quase 417 mil vítimas mortais (416.949).

"Imfelizmente todos os dias há novidades más no Brasil, ontem [quinta-feira] foi a volta dos massacres. Não é uma coisa que não tenha ococrrido noutros governos", disse à Lusa Carlos Vianna, membro da Casa do Brasil em Lisboa, uma das entidades que promoveu a iniciativa de hoje na Alameda.

21h28 - Alemanha contra a suspensão de patentes das vacinas

Um jantar que reúne os líderes europeus no Porto, no Pavilhão Rosa Mota, irá ter como tema a suspensão das patentes de vacinas, inevitavelmente desde que o presidente norte-americano anunciou a intenção de proceder nesse sentido.


21h13 - Líderes europeus divididos sobre suspensão das patentes de vacinas covid

Para muitos esta é a melhor forma de ajuda aos Estados mais pobres no combate a pandemia. Na cimeira do Porto e em declarações à RTP, o presidente francês garantiu estar disposto a discutir o assunto, desde que promova ao mesmo tempo a solidariedade mas tambem a segurança das vacinas.


20h26 - Governo Regional satisfeito com inclusão dos Açores na “lista verde” britânica

O Governo dos Açores congratulou-se hoje com a inclusão do arquipélago na “lista verde” para as viagens internacionais do Reino Unido, uma decisão que reconhece a “evolução do combate” à pandemia de covid-19 na região.

“O Governo dos Açores reage com satisfação à decisão do Reino Unido em integrar a região, a partir do dia 17 deste mês, na lista verde para viagens internacionais, reconhecimento da evolução do combate à covid-19 no arquipélago”, lê-se num nota de imprensa.

O executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, considera que a decisão é uma “boa notícia para os fluxos turísticos” e para os “diversos setores económicos” da região, como a "hotelaria, a restauração ou as atividades de lazer".

“A decisão britânica, que foi comunicada ao presidente do Governo [Regional], José Manuel Bolieiro, pelo embaixador do Reino Unido em Portugal, Christopher Sainty, atesta o esforço dos Açores na contenção da pandemia de covid-19 e os bons resultados obtidos”, é ainda referido no comunicado.

O Governo Regional realça também que a exigência de quarentena aos passageiros que chegarem ao Reino Unido oriundos dos Açores “será agora eliminada”.

20h10 - França estende quarentena a viajantes provenientes de mais sete países

A França vai juntar a partir de sábado sete países à lista cuja proveniência obriga a uma quarentena de 10 dias, entre eles estão a Turquia ou o Qatar.

Da atual lista já fazem parte Brasil, Argentina, Chile, África do Sul e Índia, países de onde são originárias algumas das variantes da doença covid-19. Também os passageiros originários da Guiana francesa são obrigados a fazer quarentena devido à fronteira com o Brasil.

A partir de sábado, segundo a agência France-Presse, vão juntar-se a esta lista a Turquia, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Emirados Árabes Unidos e Qatar.

Os indicadores da pandemia continuam a baixar em França, havendo agora 26.331 pessoas internadas devido à covid-19 e 5.106 pacientes estão em estado grave, menos 125 do que na véspera.

19h46 - Madeira com 15 novos casos e 38 doentes recuperados

A Madeira tem hoje 15 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos de transmissão local, e 38 pessoas recuperaram da doença, segundo o boletim diário da Direção Regional de Saúde (DRS).

19h25 - MNE acredita no aproximar de posições sobre levantamento de patentes

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje aos jornalistas que acredita num aproximar de posições sobre o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19.

"O que é típico do processo europeu é que nós começamos num primeiro momento por consolidar e exprimir as nossas posições nacionais. Muitas vezes essas posições são diferenciadas, muitas vezes até são opostas - não é este o caso -, mas depois vamos convergindo através de aproximações sucessivas até encontrar um entendimento que é partilhado por todos e, assim, tenha a força da unidade europeia", disse Augusto Santos Silva.

Em declarações à margem dos trabalhos da Cimeira Social que decorre no Porto, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o aumento da produção do composto contra o SARS CoV-2 é o principal objetivo que deve ser partilhado por todos, não se referindo a países ou a governos, em concreto.

"A nossa preocupação essencial, na União Europeia, tem sido a de aumentar a capacidade produtiva de vacinas porque aí está a principal dificuldade e, também, beneficiar da companhia de outros países produtores de vacinas, já que hoje em dia, das quinhentos milhões de doses que já foram produzidas na UE, só 300 milhões é que se destinaram ao mercado interno. Duzentos milhões foram exportadas e é muito importante que este esforço de exportação que a UE tem assumido seja partilhado por outros", afirmou Santos Silva.

Questionado pelos jornalistas, o chefe da diplomacia portuguesa disse que os assuntos relacionados com as patentes vão ser abordados durante o jantar dos líderes europeus, hoje à noite no Porto.

19h03 - Mais de 100 mil pessoas morrem semanalmente no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que mais de 100 mil pessoas morrem semanalmente de covid-19 no mundo, alertando para uma "crise crónica de vacinas" no dia em que aprovou o uso de uma sexta vacina.

O aviso foi deixado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na habitual videoconferência de imprensa sobre a pandemia da covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, as vacinas, apesar de serem "uma ferramenta vital", não são a única arma contra a covid-19 e continuam a ser escassas.

"Sem a aplicação sustentada de medidas de saúde pública não podemos colocar fim à pandemia", frisou.

18h53 - Durão Barroso saúda proposta americana de levantamento de patentes

O presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, saudou hoje o apoio do Governo norte-americano ao levantamento das patentes de vacinas contra a covid-19 mas defendeu que é mais urgente que os países ricos se disponham a partilhá-las.

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, Durão Barroso defendeu que controlar a pandemia e garantir "distribuição equitativa e global das vacinas" passa por os países ricos aceitarem "partilhar com os outros as doses que têm ou virão a ter em excesso a curto prazo".

O ex-primeiro-ministro português salientou que, "mesmo com esta súbita mudança de posição dos EUA, não é de crer que se chegue fácil ou rapidamente a um consenso nas negociações internacionais que terão lugar no âmbito da Organização Mundial do Comércio", apesar de estar em cima da mesa um "levantamento excecional e temporário" de patentes "por razões humanitárias".

"Aqueles que se têm oposto ao levantamento das patentes, e desde logo os EUA, têm argumentado que essa medida reduziria os estímulos à inovação", afirmou José Manuel Durão Barroso, reconhecendo que a questão não é pacífica.

O que afirma ser "realmente importante e mais urgente" é, além de os países mais ricos partilharem o que têm, conseguir "financiamento adicional para a produção de mais vacinas ainda este ano" e acabar com "todas as restrições à exportação".

"Com regime aberto ou fechado de patentes e maior ou menor financiamento público ou privado, as vacinas custam dinheiro", apontou o ex-presidente da Comissão Europeia, que em março de 2020 já tinha, "a título pessoal, antes de ser presidente da Gavi", subscrito com vários ex-chefes de Estado e Governo uma carta aberta a propor à comunidade internacional "e especialmente aos governos do G20 a suspensão temporária das patentes para as vacinas anti-covid-19", que nessa altura ainda não existiam.

18h32 - Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte da ‘task force’.

“Tratando-se de um sistema complexo e massivo e que se encontra em transição, optou-se nesta fase inicial abrir o autoagendamento somente a pessoas com mais de 65 anos, sendo expectável abrir o autoagendamento para as pessoas com mais de 60 anos no final da próxima semana ou início da seguinte”, respondeu a ‘task force’ a uma questão enviada pela Lusa.

A medida visa dar continuidade ao aumento do ritmo de vacinação - que atingiu na quinta-feira pela primeira vez cerca de 100 mil doses administradas -, com vista a ter toda a faixa etária acima dos 60 anos de idade vacinada com pelo menos a primeira dose “até ao final de maio ou na terceira semana de maio”, como antecipou em 21 de abril a ministra da Saúde, Marta Temido.

18h22 - Itália com mais 10.500 novos contágios e 207 mortes

A Itália contabilizou 10.554 novos casos de covid-19 e 207 mortes nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério da Saúde italiano, numa altura em que se debate uma data para o fim do recolher obrigatório.

As novas infeções são cerca de menos mil do que as registadas quinta-feira (11.807 novos casos), mesmo depois de terem sido efetuados mais de 4.000 testes de diagnóstico (328.612) do que na véspera.

O número de óbitos diários também diminuiu no mesmo período, descendo de 258 para 207, o que eleva para 122.470 o total de mortes acumulado desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, entre os 4.092.747 casos de contágio.

Em relação à campanha de vacinação, Itália já administrou 22.807.444 doses, com 6.945.793 pessoas já inoculadas com as duas doses da vacina.

18h13 - Índice de contágios desce em Espanha abaixo dos 200 casos

A incidência acumulada desceu hoje, em Espanha, para 199 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores, menos 30 casos desde o início de maio, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários notificaram 8.186 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.567.408 o total de infetados até agora.

Por outro lado há mais 66 novas mortes atribuídas à pandemia, passando o total de óbitos para 78.792.

18h00 - Reino Unido regista 15 mortes perante risco de nova variante

O Reino Unido registou a morte de 15 pessoas e 2.490 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os últimos dados do Governo britânico, que hoje subiu o alerta relativa a uma nova variante do novo coronavírus.

A direção geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England, PHE) anunciou que o número de infeções com a variante B.1.617.2 mais do que duplicou, de 202 para 520 numa semana, pelo que está a causar apreensão.

Segundo a PHE, "os indícios sugerem que essa variante, detetada pela primeira vez na Índia, é pelo menos tão transmissível quanto B.1.1.7 (a variante de Kent)", a estirpe descoberta no Reino Unido e atualmente prevalente na Europa.

17h48 - MNE classifica de "excelente reconhecimento" Portugal estar na "lista verde" do Reino Unido

O Reino Unido colocou Portugal na lista verde de países que não precisam de fazer quarentena à chegada, uma lista que visa também o verão turístico. São 12 países na lista e Portugal é o único país da União Europeia presente nessa lista. Para Augusto Santos Silva esta é uma boa notícia e um "excelente reconhecimento" sobre a progressão da pandemia em Portugal.

O ministro da Administração Interna pede, no entanto, prudência aos portugueses para que o reconhecimento do Reino Unido não nos leve "a embandeirar em arco".

17h16 - Reino Unido colocou Portugal na lista verde de viagens

Portugal vai estar na "lista verde" de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps.

Portugal é uma das exceções dentro da Europa, juntamente com Israel e Gibraltar, enquanto a maioria vai ficar na lista "amarela", sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia.

A proibição de viagens para o estrangeiro vai ser levantada a 17 de maio, confirmou Shapps, a próxima etapa do plano de desconfinamento em curso.

"Fizemos um progresso enorme a combater a pandemia covid-19 no Reino Unido. Não chegámos ao fim, mas os sinais são muito positivos", disse Shapps,

Porém, disse que é necessário não colocar este sucesso em risco e que "a única via de saída da pandemia é cuidado e prudência".

"Temos de ter a certeza que países com os quais restabelecemos ligação são seguros, que as taxas de infeção são baixas e taxas de vacinação baixas, e não estão a incubar variantes perigosas e têm vigilância em prática", indicou.

16h38 - OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta sexta-feira que deu luz verde ao uso emergencial da vacina da Sinopharm, a farmacêutica chinesa. A vacina, que é administrada em duas doses com um intervalo de três a quatro semanas, foi aprovada para uso emergencial em pessoas com mais de 18 anos.

A vacina, uma das duas principais vacinas chinesas que já foram administradas a centenas de milhões de pessoas na China e no resto do mundo, torna-se, assim, a primeira vacina contra a Covid-19 desenvolvida por um país não ocidental a ser aprovada pela OMS.

Esta é também a primeira vez que a OMS concede aprovação para uso emergencial de uma vacina chinesa para qualquer doença infecciosa.

Esta é a quinta vacina a ser aprovada pela OMS, depois da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Johnson & Johnson e Moderna.

16h17 - Todas as regiões com índice de transmissibilidade inferior a 1

Todas as regiões do país apresentam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 abaixo de 1, um indicador que está em "redução acentuada" desde 08 de abril, anunciou hoje o INSA.

Segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva epidémica da covid-19, entre 08 de abril e 02 de maio, observou-se uma redução acentuada do Rt, que passou de 1,06 para os atuais 0,92, o que indica uma "tendência decrescente da incidência do SARS-CoV-2".

No relatório anterior, divulgado a 30 de abril, todas as regiões já apresentavam um Rt - que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada -- inferior a 1, com exceção da Madeira que estava nos 1,04.

Os dados por regiões hoje divulgados referem que a Madeira apresenta agora um Rt de 0,97, seguindo-se o Norte e o Centro com 0,95, Lisboa e Vale do Tejo com 0,91, os Açores com 0,88, o Algarve com 0,83 e o Alentejo com 0,81.

No que se refere à notificação de novos casos de covid-19, todas as regiões portuguesas também apresentam um cenário favorável com uma taxa de incidência por 100 mil habitantes inferior a 120.

De acordo com o INSA, esta taxa é de 102,7 na Madeira, de 94,7 nos Açores, de 71,6 no Norte, de 63,9 no Algarve, de 48,4 em Lisboa e Vale do Tejo, de 44,8 no Alentejo e de 38,3 no Centro.

15h26 - Portugal tem menos cinco concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes

Portugal tem hoje 36 concelhos com incidência do novo coronavírus superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos cinco em relação ao boletim anterior divulgado na última sexta-feira.

Segundo os dados hoje revelados pela Direção-Geral da Saúde, tal como no boletim anterior não existem concelhos em risco muito elevado, ou seja, com incidência a 14 dias superior a 960 casos por 100 mil habitantes.

Em risco elevado de contágio está apenas o município de Arganil (590) que regista incidência acumulada superior a 480 casos por 100 mil habitantes.

Os municípios de Cabeceiras de Basto e Odemira que se encontravam neste grupo há uma semana saíram agora deste patamar.

15h17 - Apoio excecional para setor do vinho

A ministra da Agricultura anunciou hoje a abertura de um aviso, a partir de 31 de maio, no valor de oito milhões de euros, uma medida excecional de apoio ao setor do vinho, afetado pela pandemia da Covid-19.

"Trata-se de uma medida de apoio temporário e excecional aos agricultores e às pequenas e médias empresas (PME), no continente em concreto, que são particularmente afetados pela pandemia e pela crise provocada pela Covid-19,", disse à agência Lusa Maria do Céu Antunes, em Lagoa, no Algarve, à margem da visita ao concurso nacional "Cidades do Vinho - concurso de vinhos do Algarve".

14h38 - Incidência e R(t) recuam

Os dois valores reucaram em relação à última atualização, na passada quarta-feira. Por um lado, a incidência da Covid-19 por 100 mil habitantes é agora de 57,7 no território nacional e 55,4 no continente, ou seja, muito abaixo da linha vermelha dos 120, traçada pelo Governo.

Quanto ao R(t), houve uma descida para os 0,92 no território nacional e no continente. Na quarta-feira, o R(t) era de 0,95 no território nacional e no continente.

14h31 - Portugal regista mais 377 casos e um óbito em 24 horas

O novo boletim da Direção-Geral da Saúde dá conta de mais 377 casos de Covid-19 confirmados nas últimas 24 horas e uma morte associada à pandemia.

No total, houve 838.852 casos e 16.989 óbitos por Covid-19 em Portugal. Destaque ainda para mais 490 pessoas que recuperaram da doença nas últimas 24 horas, num total de 799.442 recuperados desde o início da pandemia.

Há nesta altura 22.421 casos ativos em Portugal. Quanto aos internamentos, há menos três pessoas em enfermaria e menos duas em cuidados intensivos: neste momento estão internadas 280 pessoas, das quais 75 em UCI.

14h20 - África com mais 278 mortos e 10.303 infetados

O continente africano registou mais 278 mortes e 10.303 novos casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana contabilizou 123.638 óbitos e um total de 4.610.171 infeções.
 
14h09 - Levantamento de patentes não resolve problema de escassez, diz Costa

António Costa considera que o problema no acesso às vacinas contra a Covid-19 não se resolve com o levantamento das patentes. O primeiro-ministro diz que a Europa tem de tirar lições dos problemas levantados com esta pandemia.

Para o chefe do Governo, o problema da escassez de vacinas está na falta de capacidade de produção e na regulação do mercado do medicamento a nível mundial.

13h37 - EMA analisa casos raros de Síndrome de Guillain-Barré após vacinação com AstraZeneca

O regulador europeu anunciou esta sexta-feira que está a analisar relatos de uma doença rara em pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

Trata-se da Síndrome de Guillain-Barré, uma condição neurológica rara em que os músculos enfraquecem devido aos ataques do sistema imunitário contra o sistema nervoso periférico, causando danos à camada protetora das fibras nervosas (mielina).

Grande parte dos casos desenvolve-se após infeção bacteriana ou viral, mas também pode surgir após infeções respiratórias, intestinais ou após a vacinação.

A EMA e outras entidades reguladores já estavam a analisar a possibilidade de episódios tromboembólicos após a vacinação com várias inoculações, incluíndo a AstraZeneca. De igual forma, o regulador europeu também está a estudar relatos de problemas de coração causados pela vacina da Pfizer/BioNTech e Moderna. 

13h30 - Órban quer que UE adote todas as vacinas eficazes

O primeiro-ministro húngaro Viktor Órban anunciou esta sexta-feira no Porto que vai propor à União Europeia a aceitação de todas as vacinas seguras e eficazes no continente. A notícia é avançada pela agência Reuters.

O chefe de Governo da Hungria está em Portugal para participar na Cimeira Social, que decorre até sábado. A Hungria é o único país da UE que incluiu grandes quantidades de vacinas russas e chinesas antes de estas serem aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento, o que permitiu ao país alcançar uma das taxas de inoculação mais elevadas do bloco europeu.

13h11 - Mais 5.671 casos e 15 óbitos na Suécia

No total, o país registou 14.173 mortes desde o início da pandemia.

13h01 - Açores com 18 novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 18 novos casos positivos de covid-19, sendo 16 em São Miguel, um na Terceira e um nas Flores, havendo ainda a assinalar nove recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h59 - A pandemia do novo coronavírus está quase a atingir os 156 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 850 mil novos contágios nas últimas 24 horas, de acordo com o balanço diário da France-Presse (AFP)

12h54 - Covid-19. Primeiro-ministro britânico diz que é preciso olhar com muito cuidado para o crescimento de uma nova variante da Índia

12h40 - MAI diz que não foi notificado da providência cautelar dos proprietários do Zmar

12h16 - Japão prolonga estado de emergência até ao final de maio. Leia aqui

12h10 - Variante indiana gera preocupação no Reino Unido. Leia aqui

11h55 - 1 milhão de portugueses já com vacinação completa

De acordo com a Task Force criada para o processo de vacinação, "com mais de um quarto da população portuguesa vacinada, com pelo menos uma dose, durante o dia de ontem foi também alcançado, em Portugal Continental, a marca de 1 milhão de pessoas com vacinação completa (2ª dose ou inoculação com a vacina da J&J), correspondendo a mais de 10% da população".

11h42 - União Europeia deve chegar em breve a acordo com a Pfizer para a compra de 1.8 mil milhões de vacinas para a Covid-19

11h40 - Reino Unido. Painel de especialistas de vacinação aconselham a que seja arranjada alternativa à vacina da AstraZeneca para menores de 40 anos

Em causa os casos, raros, de coágulos sanguíneos.

11h39 - Quase 7 milhões. Mortes por Covid serão o dobro das estimativas oficiais. Saiba mais aqui

11h38 - Transporte em autocarros e elétricos normalizado aos fins de semana no Porto

11h30 - Com vacinação encaminhada, é tempo de reparar tecido social -- Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje que, com a "vacinação encaminhada", é altura de "reparar o tecido social" da União Europeia (UE), agradecendo à presidência portuguesa do Conselho por organizar a Cimeira Social.

"Como a vacinação está bem encaminhada, à medida que regressamos à nossa vida normal, é tempo de reparar o nosso tecido social, danificado pela crise", escreveu Ursula von der Leyen na rede social Twitter.

A responsável, que está no Porto para participar na Cimeira Social organizada pela presidência portuguesa da UE, acrescentou que os líderes europeus estão hoje reunidos "para construir uma Europa social forte".

"Obrigado António Costa por acolher a Cimeira Social", adiantou Ursula von der Leyen.

11h27 - Portugal. Cerca de 100 mil pessoas vacinadas quinta-feira. Meta antecipada uma semana

Cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19 na quinta-feira e hoje deverá ser administrado o mesmo número de doses, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela `task force´ do plano de vacinação.

"No dia de ontem (quinta-feira) foram administradas cerca de 100 mil vacinas, número que se deverá registar igualmente no dia de hoje, antecipando-se assim a expectativa inicial em cerca de uma semana", adiantou a estrutura que coordena a logística da vacinação em Portugal.

Segundo a `task force´ liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, este resultado de vacinar 100 mil pessoas por dia "só foi possível com a implementação do processo de auto agendamento, que permitiu aumentar significativamente o ritmo de vacinação, apesar de alguns contratempos verificados no processo".

Em 23 de abril entrou em funcionamento o portal destinado ao auto agendamento para a vacinação, que tinha registado, até ao início desta semana, cerca de 206 mil inscrições para a toma da vacina contra a covid-19.

Com a entrada da segunda fase do plano de vacinação e uma maior disponibilidade de vacinas por parte das empresas farmacêuticas fornecedoras, o ritmo de vacinação encontra-se em aumento significativo, com a `task force´ a prever que fosse atingida uma média diária de 100 mil inoculações, o correspondente a 1% da população, nas próximas semanas, objetivo que foi já alcançado.

10h59 - Porta-voz da OMS diz que é esperado para hoje anúncio sobre utilização da vacina para a Covid-19 da chinesa Sinopharm

10h29 - Nepal pode igualar ou ultrapassar a Índia em casos de infeção. Leia aqui

10h28 - STA ordena suspensão imediata da requisição civil do Zmar

10h25 - Agência Europeia de Medicamentos deu início a processo de revisão de tratamento antiviral da GSK e VirBiotechnology para uma potencial aprovação na Europa

10h04 - Vacinas. Problema está na produção e não nas patentes diz ministro alemão da Saúde

10h03 - Número de recuperados em Timor-Leste ultrapassa hoje o de novas infeções

O número de recuperados da covid-19 em Timor-Leste é hoje de 147, superior ao de novas infeções (95), fazendo com que os casos ativos tenham diminuído para 1.365, segundo dados oficiais.

Na atualização diária de dados da pandemia, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que a totalidade dos casos das últimas 24 horas se registaram em Díli.

O total de casos acumulados desde o início da pandemia subiu para 2.965.

09h37 - Japão - que este ano recebe os Jogos olímpicos - vai prolongar o estado de emergência em Tóquio e noutras quatro regiões até ao final de maio

09h22 - Ministro alemão da Saúde diz que a terceira vaga de Covid-19 no país parece ter sido finalmente "quebrada"

Jens Spahn disse que as medidas de distanciamento e o acelerar do processo de vacinação estão a dar resultado

09h06 - Rússia com mais 8.386 casos e 376 vítimas mortais

08h45 - Governo britânico anuncia esta tarde lista de países abertos a viagens sem necessidade de quarentena

08h18 - Japão com milhões de vacinas por usar

Devido ao lento processo de vacinação no país, o Japão tem neste momento milhões de vacinas paradas.

O Japão importou 28 milhões de doses da vacina da Pfizer mas até agora só usou 15%. Ou seja, 24 milhões estão nos frigoríficos.

08h10 - Alemanha com mais 18.485 casos e 284 vítimas mortais

08h07 - Identificada nova estirpe responsável por 6% dos casos no Rio de Janeiro

As Autoridades sanitárias brasileiras identificaram uma nova estirpe da covid-19, derivada da variante detetada no Brasil (P.1), e que já responde por quase 6% dos casos de covid-19 registados no Rio de Janeiro.

08h02 - Presidente do Brasil diz que teve sintomas de reinfeção recentemente

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19.

As declarações de Jair Bolsonaro foram prestadas na habitual transmissão em direto na rede social Facebook, em que voltou a defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da covid-19, como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina e a chamar "covardes" aos críticos desses fármacos.

"Eu estava com sintomas, há poucos dias, de uma possível reinfecção. Tomei ivermectina e no dia seguinte estava bom", declarou Bolsonaro, defensor desse tipo de medicamentos desde o início da pandemia.

"Canalha é quem disse que não toma isso e não dá alternativa. Eu nunca vi ninguém morrer por ter usado hidroxicloroquina, que é largamente usada na região amazónica para combater a malária, para combater o lúpus ou então artrite", acrescentou.

7h50 - Costa vê problema de fundo na capacidade de produção de vacinas e não nas patentes

Perante as dificuldades, à escala mundial, de acesso a vacinas contra a Covid-19, António Costa diz que o problema de fundo está na capacidade de produção de doses, e não tanto no levantamento das patentes. O primeiro-ministro português reage assim ao desafio lançado pelos Estados Unidos, de suspender os direitos de propriedade intelectual das vacinas.

A presidente da Comissão Europeia já admitiu um debate sobre o tema, mas António Costa afirma que esta é uma questão complexa.

7h35 - PRR recupera medidas propostas pela troika para a reforma do SNS

O Plano de Recuperação e Resiliência, entregue por Portugal em Bruxelas, recupera algumas das medidas propostas pela troika para a reforma do serviço nacional de saúde. O governo português compromete-se com Bruxelas a concentrar as urgências, nas zonas de Lisboa e do Porto e também a impor objetivos financeiros aos hospitais.

Outra das mudanças previstas no Plano é o facto de o Ministério das Finanças passar a fazer uma avaliação contínua do desempenho das unidades do SNS.


7h00 - Índia com quase quatro mil mortos e 414.188 casos em 24 horas

A Índia registou 3.915 mortos devido à covid-19 e 414.188 casos em 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano.
Desde o início da pandemia, o país registou 234.083 óbitos e 21,4 milhões de casos, de acordo com os últimos dados das autoridades indianas.

Com 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia atravessa uma segunda onda da doença, que sobrecarregou o sistema de saúde, com escassez de oxigénio e de camas.

Alguns peritos consideraram que os números reais de óbitos e de casos podem ser muito mais elevados.

Mais de 40 países começaram a enviar ajuda para a Índia para ajudar a combater a pandemia, incluindo ventiladores e equipamento médico, bem como geradores de oxigénio, cilindros, concentradores e reguladores.
Duas freguesias de Odemira continuam com cerca sanitária
O governo decidiu manter a cerca sanitária em duas freguesias de Odemira.
Mas com algumas alterações.

Deixa de estar desaconselhadas as concentrações superiores a dez pessoas.
O único concelho a recuar no desconfinamento é Cabeceiras de Basto. A medida já foi publicada em Diário da República. A medida não surpreendeu o autarca de Cabeceiras.


No mapa do desconfinamento há recuos e avanços e para um fica tudo na mesma.

A cerca sanitária nas duas freguesias de Odemira mantém-se. Vai ser reavaliada daqui a uma semana.

O concelho de Cabeceiras de Basto recua. Quatro municípios ficam com as regras que tinham: Odemira, Carregal do Sal, Resende e Paredes.

Avançam e acompanham o resto do país para a fase atual, quatro concelhos: Aljezur, Portimão, Miranda do Douro e Valongo.

Em alerta estão 23 concelhos, mas 17 já estavam há uma semana. Nove saíram da linha de risco e seis entraram nesta área mais grave.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, em 24 horas morreram mais cinco pessoas. Também em 24 horas, foram registados mais 373 novos casos.

Estão internadas menos 14 pessoas para um total de 283. Em Cuidados Intensivos estão menos 6 pessoas para um total de 77.