Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


17h55 - Itália com 8.292 novos casos e menor número de mortos desde outubro

A Itália registou hoje mais 8.292 novas infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 139 mortos associados à covid-19, o que representa o menor número de óbitos num dia desde outubro do ano passado.

Nas últimas 24 horas, além de uma redução nos óbitos, também se verificaram menos novos casos de contágio, passando de 10.176 no sábado para 8.292, mas também diminuiu o número de testes de diagnóstico, para 226.006, contra os 338.436 realizados na sexta-feira.

17h38 - Reino Unido regista mais duas mortes e 1.770 novos casos

O Reino Unido registou hoje duas mortes associadas à covid-19 e 1.770 novos casos de positivos, segundo os dados oficiais divulgados pelas autoridades britânicas.

No sábado, o Reino Unido tinha contabilizado cinco mortos e 2.047 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados, tendo permanecido numa trajetória descendente na última semana (-4,3% nos casos e -39,1% nas mortes em relação aos sete dias anteriores).

17h20 - Fauci admitiu que o número de mortos nos EUA está subestimado

O consultor da Casa Branca para a covid-19 Anthony Fauci admitiu hoje que a pandemia já matou muito mais pessoas que os 581 mil mortos oficiais dos Estados Unidos da América desde o início de 2020.

Questionado sobre um estudo recente publicado pela Universidade de Washington, que estima que o número de mortes pelo novo coronavírus nos Estados Unidos ronda as 900 mil, Fauci não validou esses dados, mas lembrou que as autoridades de saúde "disseram desde o início que havia uma subestimação da mortalidade”.

"Este modelo fala de um número significativo de mortes" [900 mil] e "coloca a subvalorização um pouco mais alta do que eu pensava, mas às vezes os modelos estão corretos e às vezes são um pouco menos", disse à televisão NBC.

Contudo, referiu: “Acho que não há dúvida de que subestimamos e ainda estamos a subestimar" a mortalidade por covid-19, admitiu o especialista.

17h12 - Moçambique com mais dois óbitos e 46 casos positivos nas últimas 24 horas

Moçambique registou mais dois óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas e 46 novos casos positivos, anunciou hoje o Ministério da Saúde, na mais recente atualização sobre a pandemia.

Com os dois óbitos registados de sábado a domingo, o país contabiliza um total de 823 mortes por covid-19, desde o diagnóstico do seu primeiro caso, em 22 de março de 2020.

16h50 - Farmacêutica chinesa vai fornecer fábrica para produção massiva de vacinas da Pfizer/BioNTech

A farmacêutica Shangai Fosun, um dos maiores grupos farmacêuticos do mundo, anunciou este domingo que vai juntar-se à BioNTech para construir uma fábrica de vacinas na China com capacidade de produzir mil milhões de doses por ano da vacina da Pfizer.

16h28 - Vietname com mais 102 casos

O ministério da Saúde do Vietname registou 102 novas infeções por Covid-19, incluindo 92 casos de transmissão local.

16h08 - Autarca de Longueira-Almograve em Odemira contra despacho do Governo

A presidente da Junta de Freguesia de Longueira-Almograve considerou hoje "não exequível" o despacho do Governo que permite a entrada e saída daquele território mediante a apresentação de comprovativo de teste negativo à covid-19.

"Eu acho que os senhores [do governo] lá em Lisboa não conhecem o território e legislam uma coisa que não é exequível nesta freguesia", lamentou Glória Pacheco, em declarações à agência Lusa.

Em Longueira-Almograve, uma das duas freguesias do concelho de Odemira (Beja) que está sob cerca sanitária devido à covid-19 - a outra é São Teotónio -, não há "uma farmácia", nem "existe um centro de testagem", disse a autarca.

"A farmácia que nós temos mais perto está fora da cerca, a nove quilómetros, em Vila Nova de Milfontes [outra freguesia]. Para comprar um teste, têm de saltar a cerca e, para a ir a São Teotónio, fazem o dobro dos quilómetros", esclareceu, criticando a medida adotada pelo Governo, por não se adequar à realidade.

15h46 - GNR trava entrada a 52 trabalhadores no interior da cerca sanitária em Odemira

A GNR fiscalizou hoje de manhã cerca de 500 trabalhadores de empresas com atividade no interior da cerca sanitária em Odemira (Beja) e recusou a entrada a 52, por não apresentarem testes negativos à covid-19.

15h24 - China vai criar 'linha de separação' no topo do Everest para evitar "mistura de alpinistas"

A China vai estabelecer "uma linha de separação" no topo do Monte Everest para evitar a mistura de alpinistas do Nepal, a enfrentar um novo surto de covid-19, e dos alpinistas que ascendem do lado tibetano como medida de precaução, informou a imprensa estatal chinesa este domingo.

14h48 - Tribunal considera ilegal obrigação de isolamento profilático de viajantes do Brasil

O Tribunal de Sintra aceitou um pedido de libertação imediata ‘habeas corpus’ de uma advogada a quem as autoridades de saúde obrigaram a ficar 14 dias em isolamento profilático em casa, quando regressava do Brasil.

Um comunicado da Ordem dos Advogados adianta que a advogada, o seu marido e uma filha menor entraram em Portugal provenientes do Brasil no dia 02 de maio e, apesar de terem testes negativos ao SARS-CoV-2 e de "terem sido autorizados a entrar em território nacional sem qualquer restrição", a delegada de Saúde da sua área de residência impôs-lhes um isolamento de 14 dias.

14h04 - Mais 324 casos de covid-19 e um óbito em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 324 casos de infeção e uma vítima mortal, nas últimas 24 horas. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo há mais 53 casos ativos e menos 395 contactos em vigilância.

Há ainda a registar mais 270 recuperados, desde ontem.

Houve um ligeiro aumento nos internamentos: há mais oito doentes em enfermaria.

A região norte reportou mais 153 casos, Lisboa e Vale do Tejo mais 107, no Centro e no Algarve registaram-se 21 novos casos em cada e no Alentejo mais quatro. Nos Açores contam-se mais 16 infeções e na Madeira mais duas.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 839.582 casos de Covid-19 e 16.992 mortes devido à infeção.

14h02 - Odemira. Corrida aos testes rápidos à covid-19

O Presidente da Câmara de Odemira acredita que a cerca sanitária na freguesia de Longueira-Almograve pode ser levantada já na próxima quinta-feira. O autarca diz que a situação epidemiológica está a evoluir favoravelmente.
Este fim de semana houve uma corrida aos testes rápidos nas farmácias da região, devido à obrigatoriedade de apresentar um resultado negativo para poder entrar nas duas freguesias afetadas.

13h48 - Cabeceiras de Basto. Comerciantes preocupados com passo atrás no desconfinamento

O concelho não avançou no desconfinamento e pode mesmo regredir mais uma fase.


13h26 - Merkel voltou a opor-se ao levantamento das patentes das vacinas contra ao Covid

Em resposta a Joe Biden, pede que os Estados Unidos abram o mercado e comecem a levar o mais rapidamente possível vacinas ao mundo. O mesmo foi sugerido na cimeira do Porto pelos restantes líderes europeus.


13h16 - Índia recorre a médicos militares para enfrentar surto no país

A Índia vai recrutar centenas de médicos do exército para apoiar o sistema de saúde sobrecarregado, anunciou o Ministério da Defesa, para tentar enfrentar o aumento de casos covid-19 no país.

12h50 - UE não renovou o pedido de vacinas da Astrazeneca para depois de junho

O comissário do Mercado Interno Europeu, Thierry Breton, afirmou à Reuters este domingo que a Comissão Europeia não renovou o pedido de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 para depois de junho.

12h38 - Mais de 775 mil infeções e 13 mil mortos no mundo nas últimas 24 horas

A pandemia já fez pelo menos 3.284.783 mortos e mais 157,5 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 775 mil novos contágios em 24 horas, segundo o balanço diário da France-Presse (AFP).

No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, pelo menos casos 157.563.420 de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo, tendo sido registados mais 13.171 vítimas mortais desde sábado e mais 775.680 novas infeções, número que estão em linha com os valores do dia anterior.

12h24 - Multidões na rua, bares lotados e festejos pelo fim do estado de alarme em Espanha

Foram muitos os espanhóis que saíram à rua esta noite, em várias cidades espanholas, para celebrar o fim do estado de alarme, decretado pelo Governo para combater a pandemia a Covid-19. Com o abrandamento das restrições e o levantamento do recolher obrigatório, milhares de pessoas reuniram-se em festa, a dançar, a gritar "liberdade", sem distanciamento social e alguns sem máscara.

Espanha estava há mais de seis meses em estado de alarme, o segundo decretado pelo Governo de Pedro Sánchez devido à covid-19. À meia-noite deste domingo, dia 9 de maio, terminaram as restrições, como o recolher obrigatório e a proibição de circulação entre regiões, e dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas, a partir dessa hora, para festejar o regresso a alguma "normalidade".

Bares abertos e lotados, milhares de pessoas na rua, a maioria jovens, com garrafas em sacos, a beber e a festejar despreocupados, sem garantir o distanciamento social e nem sempre de máscara. O cenário repetiu-se em algumas das principais cidades espanholas como Madrid, Barcelona, Málaga ou Salamanca.



11h36 - Variante B.1.617 contribui para crescimento explosivo da pandemia na Índia, diz perita da OMS

A variante do coronavírus detetada na Índia é mais contagiosa e apresenta características que podem tornar as vacinas menos eficazes, alertou a cientista chefe da Organização Mundial de Saúde, Soumya Swaminathan.

Numa entrevista à AFP, Swaminathan afirmou que a variante B.1.617 que foi detetada pela primeira vez na Índia em outubro, é indiscutivelmente um fator de aceleração da epidemia, que está fora de controlo no país.

11h15 – Dificuldade em encontrar testes em São Teotónio


10h50 - Quem tem entre 60 e 65 anos já pode fazer o autoagendamento da vacina da Covid-19

A abertura da quarta fase estava prevista para o final da semana, mas começou ontem, fruto do aumento do ritmo da vacinação.

Quinta e sexta-feira já se conseguiram administrar mais de cem mil doses por dia.

Desde que o autoagendamento abriu a 23 de abril já se inscreveram mais de 210 mil pessoas.

A expetativa do grupo que gere a vacinação é ter todas as pessoas acima dos 60 anos vacinadas com pelo menos uma dose até ao fim deste mês.

Nalguns concelhos com menor densidade populacional já está, mesmo, a ser possível vacinar pessoas com menos de 60 anos.

10h15 - Alemanha com 12.656 novas infeções e 127 mortes

A Alemanha, que hoje alivia as restrições para os cidadãos vacinados, registou nas últimas 24 horas 12.656 novas infeções por covid-19 e 127 mortes, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI).

O número de casos ativos é atualmente de 276.300, segundo a mesma fonte.

No sábado estavam internados em unidades de cuidados intensivos 4.610 pacientes com o novo coronavírus, menos 59 do que no dia anterior, e 2.797, o equivalente a 61%, embora menos do que na sexta-feira, estão com suporte de vida, segundo os registos da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência (DIVI).

10h05 - Timor-Leste regista 116 novos casos, a maioria em Díli

Timor-Leste registou hoje 116 novos casos de infeção com a SARS-CoV-2, dos quais 11% com sintomas das covid-19, com a maioria a ocorrer na capital, Díli, onde a incidência é mais do triplo do resto do país.

9h50 - Países africanos defendem produção local de vacinas para evitar atrasos

O Ruanda, a África do Sul e o Senegal estão entre os países da África subsaariana que mais têm defendido a construção de fábricas de vacinas e medicamentos para evitar as atuais dificuldades de distribuição.

"A única maneira de garantir uma distribuição equitativa de vacinas é produzir mais do que as que são necessárias; enquanto África estiver dependente de outras regiões para ter acesso a vacinas, vamos estar sempre no fim da fila de cada vez que há escassez", disse o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

9h20 – Espanha sai do estado de alarme

O país precisa agora de cerca de 100 dias para recuperar os espaços sociais a que o coronavírus obrigou a renunciar. Para a normalidade total, dizem peritos citados pelo jornal El Pais, falta pelo menos um ano.

9h00- China com 12 casos em 24 horas, todos oriundos do exterior

A China detetou 12 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

Os casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro na cidade de Xangai, na província de Guangdong (sudeste) e na região autónoma de Ningxia (oeste).

A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 300, incluindo um em estado grave.
Desde o início da pandemia da covid-19, o país registou 90.758 casos da doença e 4.636 mortos.

8h45 - Índia com mais de 400 mil infeções pelo quinto dia consecutivo

A Índia registou hoje mais de 400 mil novas infeções de covid-19, pelo quinto dia consecutivo, e reportou mais de 4.000 óbitos diários, pelo segundo dia consecutivo, anunciou o Ministério da Saúde do país.

O número de infeções nas últimas 24 horas foi de 403.738, cerca de 2.600 casos acima de sábado, elevando o total de infeções no país, desde o início da pandemia, para 22,2 milhões, segundo a mesma fonte.

Pelo segundo dia consecutivo, o número de mortes causadas pela covid-19 ultrapassou a barreira das quatro mil, com 4.092 hoje, elevando o total para 242.362, contagem só superada pelos Estados Unidos e Brasil.

8h30 -EUA com 650 mortos e 34.588 casos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 650 mortes causadas pela covid-19 e 34.588 casos da doença nas últimas 24 horas, indicou, no sábado, a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 581.501 óbitos e 32.683.327 casos, mantendo-se como o país com mais mortes e também com mais casos no mundo.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estimou que o país venha a registar mais de 600 mil mortos devido à covid-19.

O Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington, em cujos modelos de projeção da evolução da pandemia a Casa Branca se baseia com frequência, previu cerca de 610 mil mortes até 01 de agosto.

Covid-19. Quarto evento teste realizado em Lisboa
O quarto evento-teste em Portugal para avaliar a exequibilidade dos espetáculos culturais com público, no contexto da pandemia da covid-19, decorre hoje em Lisboa, no Campo Pequeno.

É um espetáculo de comédia, que vai começar às 19:00, com a presença dos comediantes Nilton, Aldo Lima, Tio Jel, Joana Gama e Mangope.

A lotação é de 1.000 espetadores, ou seja, dois terços do espaço do Campo Pequeno, e a utilização de máscara durante todo o espetáculo é obrigatória.

Assim como aconteceu com os eventos que decorreram até hoje, apenas poderão participar pessoas que vivam em Portugal, entre os 18 e os 65 anos.
Teste negativo para entrar nas duas freguesias de Odemira
Só entra em São Teotónio e em Longueira-Almograve quem tiver teste negativo à covid-19. Nas duas freguesias com cerca sanitária, é possível, agora, entrar e sair, mas com condições apertadas.

Já foram realojados metade dos imigrantes que estavam alojados no Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, em Odemira.

Foram para casas disponibilizadas pelas empresas agrícolas.

Certificado e vacinas
A Comissão Europeia anunciou um novo contrato de aquisição de 1,8 mil milhões de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 para 2022 e 2023 e, sobre esta questão, a responsável disse ter ficado "satisfeita pela conclusão das negociações".

Este sábado, no encontro informal de líderes da UE, Ursula von der Leyen assegurou que o certificado verde digital deverá estar concluído em junho.