Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h58 - México reporta 13.853 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 e 341 óbitos com Covid-19

O novo total contabilizado no país desde o início da pandemia é que 2.678.297 casos e 236-810 mortes com Covid-19, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

23h40 - Pelo menos 1,5 milhões de crianças ficaram órfãs ou perderam avós ou tios calcula estudo

Pelo menos 1,5 milhões de crianças e adolescentes no mundo ficaram órfãos ou perderam avós ou tios durante a pandemia de covid-19, entre março de 2020 e abril de 2021, estima um estudo hoje divulgado.

O estudo, publicado na revista médica britânica The Lancet, apresenta estimativas por baixo, alertam os autores.

Em Portugal, 590 crianças e adolescentes terão ficado órfãos, número que ascende a 660 se for incluída a perda de avós que tinham a sua guarda, de acordo com a The Lancet.

Para este estudo, o primeiro do género à escala global, os autores desenvolveram modelos matemáticos, "usando os melhores dados disponíveis, como uma tentativa inicial de estimar a magnitude do impacto oculto da pandemia nas crianças", refere a The Lancet em comunicado.

Os modelos matemáticos foram usados para extrapolar para o resto do mundo, inclusive Portugal, dados de 21 países que, no conjunto, representam 76,4% das mortes globais por covid-19, adianta a publicação.

Nestes modelos foram utilizados dados sobre mortes por covid-19 ou mortes em excesso, quando disponíveis, que ocorreram entre 01 de março de 2020 e 30 de abril de 2021, bem como taxas de fertilidade para estimar a orfandade durante a pandemia.

Os autores do estudo associaram as taxas de mortalidade por covid-19 aos dados de fertilidade para homens e mulheres para estimar o número de crianças e adolescentes que perderam um dos pais ou ambos os pais em consequência da covid-19.

A análise foi alargada para incluir as mortes de avós ou outros familiares adultos, com idades entre os 60 e os 84 anos, que viviam na mesma casa das crianças e que delas cuidavam, com base nas estatísticas das Nações Unidas sobre a composição familiar.

Os dados têm em conta os avós que tinham a guarda dos netos, sendo os seus principais cuidadores, e os avós ou tios que coabitavam com os pais dos menores e eram cuidadores secundários.

Para efeitos do estudo foram considerados as crianças e os jovens com menos de 18 anos e as mortes associadas à covid-19, quer as causadas diretamente pela doença quer as que resultaram da diminuição do acesso aos cuidados de saúde e a tratamentos de doenças crónicas (como diabetes e cancro) devido à pandemia, e que contribuíram para o excesso de mortalidade.

Pelo menos um milhão de crianças e adolescentes ficaram órfãos de pai, mãe ou ambos os progenitores e meio milhão perdeu um dos avós ou tios (ou ambos avós e tios) cuidadores durante um ano de pandemia, de acordo com as estimativas à escala mundial apresentadas no artigo.

Os autores do trabalho entendem que devem ser feitos "investimentos urgentes em serviços de apoio" a estes menores, porque, a seu ver, correm riscos acrescidos de pobreza, separação familiar, institucionalização em lares ou orfanatos, perturbações mentais, suicídio, doenças crónicas, violência sexual, física e emocional e gravidez precoce.

Os países que no estudo serviram de "trampolim" para as estimativas à escala global foram Argentina, Brasil, Espanha, Colômbia, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Irão, Itália, Quénia, Malaui, México, Nigéria, Peru, Filipinas, Polónia, Rússia, África do Sul, Estados Unidos e Zimbabué. No caso do Reino Unido, apenas figuram dados de Inglaterra e do País de Gales.

Nestes países, o estudo estima que, em 30 de abril, por causa da covid-19, 862.365 crianças e jovens estavam órfãos ou tinham perdido os avós que deles cuidavam diretamente.

No "grupo dos 21", África do Sul, Peru, Estados Unidos, Índia, Brasil e México são os países que apresentam, segundo as estimativas, o número mais elevado de menores sem pais ou avós, entre 94.625 e 141.132 crianças.

Num mês, entre março e abril últimos, a Índia passou de 5.091 para 43.139 órfãos, destaca o estudo, cujos resultados os autores admitem que estão "provavelmente subestimados", porque "as mortes por covid-19 podem estar subnotificadas devido à variabilidade dos sistemas de notificação" e nem sempre há dados disponíveis sobre a mortalidade em excesso.

23h25 - Casos na Casa Branca entre o pessoal totalmente vacinado

A porta-voz da Administraçã Biden, Jen Psaki, admitiu em resposta a jornalistas que alguns membros da Casa Branca com a vacinação completa, incluindo um caso esta segunda-feira, testaram positivo para o SARS-CoV-2.

Psaki náo esclareceu quantas pessoas nem quando foram diagnosticadas como contaminadas, apenas que o mais recente caso apresentava sintomas "ligeiros".

Nenhum dos casos detetados inclui um funcionário de topo e o funcionário referido trabalha mesmo no exterior da Casa Branca, garantiu Psaki, sem mais pormenores. Os protocolos sanitários não foram alterados e o Presidente Biden continua a ser testado mais ou menos a cada duas semanas, acrescentou.

23h10 - Covid-19: Moçambique vai receber dois ensaios clínicos da vacina chinesa

A iniciativa de expansão e distribuição de vacinas contra a covid-19 em África (ECOVA) vai realizar dois ensaios clínicos da vacina chinesa da Sinopharm em Moçambique, para avaliar a eficácia da BBIBP-CorV contra novas variantes, foi hoje divulgado.

Os ensaios clínicos, que começarão em breve na Beira e Maputo, serão liderados pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique em colaboração com o Instituto Internacional de Vacinas (IVI, na sigla em inglês), divulgou a Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (Cepi) em comunicado.

22h58 - Guiné-Bissau regista mais 35 novos casos

A Guiné-Bissau registou mais 35 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, na segunda-feira, foram registados mais 35 novos casos para um total acumulado de 4.087 e realizados 304 testes.

Mais 19 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 3.725 e há 283 casos ativos no país.

Desde o início da pandemia já foram registadas 73 vítimas mortais.

21h13 - Jogos Olímpicos podem ser cancelados

A hipótese é já admitida pelo diretor-executivo das Olimpíadas. Há quase 70 casos de atletas infectados e tudo depende agora da evolução das infecções.


21h08 - Pandemia evidenciou fragilidades e virtudes dos serviços públicos

Um relatório do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais diz que a telescola foi o maior problema na gestão da pandemia. Aumentou desigualdades. Mas por outro lado a pandemia melhorou também alguns dos problemas crónicos da gestão do Serviço Nacional de Saúde.

Foram quinze os estados de emergência decretados pelo presidente da República. É a marca da pandemia e a cicatriz que fica na democracia portuguesa.

Segundo o Instituto de Políticas Públicas e Sociais do ISCTE, governar em Estado de Emergência trouxe à tona a capacidade de adaptação dos serviços públicos, com milhares de trabalhadores em teletrabalho e a terem de responder ao processamento de vários novos apoios sociais extraordinários.

Mas intensificou também as desigualdades.

21h03 - Número de novos casos dispara em França e no Reino Unido

A variante Delta já está a provocar uma nova vaga da pandemia no Reino Unido e a atingir recordes diários de novas infeções apesar de este ser o segundo país mais vacinado da Europa.

Já o governo francês alerta agora que a imunidade de grupo só poderá ser atingida quando 90 a 95 por cento da população estiver imunizada.

20h49 - Vagas para autoagendamento esgotadas em alguns concelhos - `task force´

O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 admitiu hoje que as vagas para o autoagendamento estão esgotadas em alguns concelhos, devido à elevada procura face ao número de vacinas disponíveis.

"O país tem concelhos diferentes com capacidades diferentes. Há sítios em que já se esgotaram as vagas que havia para o autoagendamento e há outros sítios em que não se esgotaram", afirmou Henrique Gouveia e Melo, após ter sido homenageado em Vila Real.

Segundo o coordenador da `task force´ da logística da vacinação, que não especificou os locais onde as vagas para o autoagendamento estão esgotadas, "não há vacinas para vacinar milhões de pessoas".

"As pessoas que chegaram primeiro ao autoagendamento estão à espera de serem vacinadas. Depois destas pessoas serem vacinadas, abrirá novamente outras vagas para outras pessoas serem vacinadas", assegurou o vice-almirante.

20h44 - Variante Delta do novo coronavirús prevalece em Portugal

É a mais contagiosa e está perto de ser exclusiva em Portugal. A variante delta representa 95% das infeções nacionais e no Alentejo, Açores e Madeira é, neste momento, totalmente dominante.


20h36 - Vacinar as crianças? Especialistas dividem-se

A decisão de vacinar crianças entre os 12 e os 16 anos tem dividido vários especialistas. A RTP sabe que a Comissão Técnica da vacinação está a estudar várias hipóteses. Uma delas passa por vacinar crianças apenas com comorbilidades.

Alguns pediatras alertam que os benefícios de uma vacinação universal em crianças são reduzidos.

20h34 - Pandemia atingiu de formas diferentes os diversos ramos da economia

As discotecas e bares continuam encerrados sem se saber ao certo quando vão abrir portas. O desânimo é grande sobretudo quando não se sabe quais quando ou em que condições vão reabrir. É um dos sectores mais atingidos pela pandemia sem ter margem de manobra.

Mas houve empresas que encontraram produtos que acabaram por manter a fabrica a funcionar sem despedir e a ter em ano de pandemia um dos melhores resultados de faturação.

20h30 - Sondagem. Teletrabalho veio para ficar

Mesmo que a situação pandémica melhore, o teletrabalho deve continuar a ser regra. É o que defendem 61 por cento dos inquiridos de uma sondagem da Universidade Católica para a RTP.

O inquérito revela ainda que 1/4 dos portugueses perdeu rendimentos com a crise sanitária.

Para 2/3 os rendimentos do agregado familiar mantiveram-se iguais; 64 por cento dos inquiridos não pensam adiar a compra de casa ou de carro.

20h28 - "Libertação social". António Costa acredita em imunidade de grupo no fim do verão

O primeiro ministro acredita numa libertação social da pandemia já no final deste verão quando atingirmos a imunidade de grupo - declarações de António Costa durante a assinatura de quatro novos contratos de investimento, no valor global de 141 milhões. Vão criar cerca de 500 postos de trabalho em Portugal.


20h03 - Angola totaliza 970 óbitos, mais 155 novos casos e 67 recuperações

Angola totalizou 970 óbitos associados à covid-19, registou 155 novos casos positivos e recuperou 67 pessoas, nas últimas 24 horas, anunciou esta terça-feira a direção nacional de Saúde Pública.

O boletim epidemiológico desse período reporta um único óbito registado na província do Cuando-Cubango, sendo que os 155 novos casos foram registados nas províncias da Lunda Norte (71), Luanda (24), Moxico (21), Cunene (20), Huambo (12), Lunda Sul (03), Benguela (02) e Cabinda e Malanje com um caso cada.

A província de Luanda, capital angolana, registou, nas últimas 24 horas, o maior número de pacientes recuperados, com 32, seguida da província do Cunene com 20, Cuando-Cubango com 10, Zaire com três e o Huambo com duas recuperações.

19h43 - Madeira repete 'open day' da vacinação devido à "grande adesão" dos jovens

O Governo da Madeira vai repetir, em 27 de julho, o 'Open Day' de vacinação destinado à população jovem depois da "grande adesão" registada esta terça-feira, na primeira edição da iniciativa, anunciou o gabinete do secretário da Saúde.

Hoje, "o 'Open Day' dedicado à vacinação contra a covid-19 com a vacina da AstraZeneca teve por parte da população uma grande adesão no Madeira Tecnopolo", lê-se na nota distribuída por esta secretaria.

O governante, Pedro Ramos, e o diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, visitaram o Centro de Vacinação do Funchal e "tiveram oportunidade de contactar com alguns dos jovens que aguardavam a sua vez pela vacinação", adianta a informação.

Também aponta que "foram sobretudo jovens que aderiram a esta iniciativa e, até às 18:00, já tinham sido contabilizadas cerca de 1.000 doses de vacina AstraZeneca administradas, das quais 600 foram primeiras doses".

Por isso, "face ao elevado grau de adesão por parte da população, a 'task force' regional da vacinação já agendou uma segunda edição desta iniciativa para o próximo dia 27 de julho de 2021", anuncia.

19h10 - Itália regista 3.558 novos casos e dez mortos nas últimas 24 horas

A Itália registou 3.558 novos contágios do novo coronavírus e dez mortos nas últimas 24 horas, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde, dados que refletem um aumento das infeções no país nas últimas semanas.

Estes dados mantêm a tendência de aumento das infeções em Itália, onde a variante Delta representava na semana passada 27,7% dos positivos, enquanto o total de contágios ascende a 4.293.083 desde o início da pandemia em fevereiro de 2020.

Os 3.558 novos contágios implicam um aumento de 2.024 casos, mais do dobre, face ao mesmo dia da semana passada, quando foram registados 1.534 casos.

O número de mortes diárias (dez) situa-se entre os dados mais baixos desde o início da emergência sanitária e eleva para 127.884 o número total de óbitos.

Em relação ao número de pessoas com o vírus SARS-CoV-2, atualmente situam-se em 49.310, um aumento de 1.785 positivos em relação a segunda-feira, com a grande maioria isolada em suas casas com sintomas leves ou sem sintomas.

A pressão dos hospitais, apesar de longe de ser considerada preocupante, está em alta, e hoje foi registado um aumento de mais nove doentes hospitalizados face a segunda-feira, num total de 1.359, dos quais 165 em cuidados intensivos, mais três.

18h52 - Madeira com 21 novos casos e 200 infeções ativas

As autoridades da Madeira diagnosticaram 21 novos casos de covid-19 e mais 13 doentes recuperados nas últimas 24 horas, registando 201 situações ativas, anunciou esta terça-feira a Direção Regional da Saúde (DRS).

"No dia 20 de julho de 2021, há a reportar 21 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que a região passa a contabilizar 9.971 casos confirmados de covid-19", lê-se no documento divulgado pela DRS.

No boletim epidemiológico, a autoridade regional adianta que, dos novos casos diagnosticados, 14 são de transmissão local e sete são importados, cinco da região Norte, um do Reino Unido e um da Venezuela.

Também indica que hoje estão reportados "201 casos ativos, dos quais 82 são importados e 119 são de transmissão local".

Em termos de recuperados, a Madeira contabiliza um total de 9.697 doentes desde o início da pandemia e mantém os 73 óbitos relacionados com a doença.

18h30 - Contágios em Espanha sobem para 622 casos por cada 100.000 habitantes

A incidência acumulada de infetados por covid-19 em Espanha subiu para 622 casos por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, tendo sido registadas 27.286 novas infeções e 29 mortes nas últimas 24 horas.

Segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde de Espanha, os últimos contágios elevam para 4.189.136 o número total de infetados no país desde o início da pandemia, havendo agora um total de 81.148 óbitos causados pela doença.

O nível relativo de contágios teve uma subida de 22 unidades, tendo a incidência acumulada passado dos 600 casos (segunda-feira) para 622 (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

As comunidades autónomas espanholas com os níveis mais elevados são a Catalunha (1.240), Castela e Leão (910), Navarra (906), Aragão (793), Astúrias (675) e Cantábria (607).

A faixa etária entre os 20 a 29 anos continua a ser a que tem a incidência acumulada mais elevada, tendo hoje subido para 1.838 pessoas infetadas por cada 100.000 habitantes, nos últimos 14 dias (1.794 na segunda-feira).

17h55 - Moçambique anuncia mais 20 mortes, 1.224 casos e 1.498 recuperados

Moçambique registou mais 20 óbitos devido ao novo coronavírus, 1.224 casos de infeção e 1.498 recuperados, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

Os óbitos ocorreram em pessoas com idades entre 19 e 87 anos, todas de nacionalidade moçambicana. As mortes foram declaradas entre domingo e hoje, referiu o ministério, na nota de atualização diária de dados sobre a pandemia.

"Com os 20 óbitos hoje notificados, subiu para 280 o total de mortes devido à covid-19 no mês de julho, tornando-se no mês com o maior número de óbitos", acrescentou o Ministério da Saúde.

Moçambique sobe o total acumulado de óbitos por covid-19 para 1.158 e o de casos para 102.009, dos quais 76% recuperados.

Segundo a nota, o país tem um total de 22.510 casos ativos da doença, 497 dos quais estão internados.

Desde o anúncio do primeiro caso, em março do último ano, Moçambique testou cumulativamente 677.185 casos suspeitos, dos quais 3.726 nas últimas 24 horas.

17h25 - Regulador europeu inicia avaliação de nova vacina da Sanofi Pasteur

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que iniciou o processo de avaliação contínua de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur.

"O Comité de Medicamentos para uso Humano da EMA deu início à revisão contínua da Vidprevtyn, uma vacina covid-19 desenvolvida pela Sanofi Pasteur", adiantou o regulador europeu em comunicado.

A revisão contínua é uma ferramenta regulatória que a EMA usa para acelerar a avaliação de um medicamento promissor durante uma emergência de saúde pública, como é o caso da pandemia de covid-19, tendo sido utilizado para as quatro vacinas já aprovadas.

Segundo a agência responsável pela aprovação de medicamentos na União Europeia, a decisão de avançar com a revisão contínua do fármaco é baseada em resultados preliminares de estudos laboratoriais (dados não clínicos) e clínicos em adultos, que sugerem que a Vidprevtyn "desencadeia a produção de anticorpos que têm como alvo o SARS-CoV-2, o vírus que causa covid-19 e pode ajudar a proteger contra a doença".

"A EMA avaliará os dados à medida que estiverem disponíveis para decidir se os benefícios [desta vacina] superam os riscos", através de uma análise em conformidade com os padrões adotados na União Europeia para a eficácia, segurança e qualidade de medicamentos, assegurou.

16h34 - Reino Unido regista maior número de mortes em quatro meses

O Reino Unido registou 96 mortes de covid-19, o número mais alto desde 20 de março, e 46.558 novos casos nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados esta terça-feira.

Na segunda-feira, o Reino Unido tinha registado 39.950 novos casos e 19 mortes, mas os valores relativos ao fim de semana são normalmente mais baixos devido ao atraso no processamento dos dados.

Nos últimos sete dias, entre 14 e 20 de julho, a média diária foi de 49 mortes e 47.438 casos, o que corresponde a uma subida de 60,6% no número de mortes e de 40,7% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

A média diária de pessoas hospitalizadas foi de 643 entre 08 e 14 de julho, um aumento de 38,4% face aos sete dias anteriores.

Na segunda-feira estavam internados 4.567 pacientes, dos quais 611 com auxílio de ventilador.

Desde o início da pandemia, foram notificados 128.823 óbitos de covid-19 num total de 5.519.602 infeções confirmadas no Reino Unido.

15h52 - Mais de 600 pessoas foram detidas em Moçambique na última semana por desobediência

A polícia moçambicana deteve 646 pessoas nos últimos sete dias por incumprimento das medidas de prevenção do novo coronavírus impostas no país, anunciou hoje fonte da corporação.

"A polícia tem constatado com bastante inquietação a deliberada, flagrante e recorrente violação das medidas de prevenção da pandemia de covid-19 na vigência da situação de calamidade pública", disse Orlando Modumane, porta-voz do comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), durante uma conferência de imprensa em Maputo.

Segundo o porta-voz, entre outras razões, a maioria das detenções ocorreu devido ao consumo de bebidas alcoólicas, realização de eventos sociais ilegalmente e circulação massiva de pessoas fora do horário determinado e sem justificação relevante.

15h44 - Espetáculo "Sem Maré" previsto para Mira foi cancelado

A Câmara de Mira anunciou hoje que o espetáculo "Sem Maré", previsto para sábado e domingo naquele concelho, foi cancelado na sequência do número de casos de covid-19 na área do município.

O projeto em rede "Os nossos e os vossos pela Cultura", que também integra os municípios de Tábua e Vagos, deveria chegar no sábado e no domingo ao concelho de Mira, com o espetáculo musical "Sem Maré".

Os municípios de Mira, Tábua e Vagos, nos distritos de Coimbra e de Aveiro, programaram o projeto "Os nossos e os vossos pela Cultura", que tem como objetivo "promover e desenvolver o património cultural e natural, material e imaterial característico" da região, referiu também hoje o município de Mira, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

15h03 - A França registou 18.000 novos casos de covid nas últimas 24 horas, um crescimento nos números diários ainda não visto.

"Nunca tínhamos visto nada assim [...] a variante Delta circula ativamente há três semanas e circula muito rapidamente entre os jovens", alertou o ministro na Assembleia Nacional.

O Governo francês anunciou na segunda-feira que o país entrou na quarta vaga da covid-19, com 80% dos casos detetados a ter origem na variante Delta e um aumento de 125% de contaminações na última semana.

14h59 -  Governo da Madeira diz que situação está "contida"

A pandemia de covid-19 está "contida" na Madeira, disse hoje o presidente do Governo Regional, admitindo que a preocupação com a "gravidade e a incidência dos casos" levou a manter a obrigatoriedade dos testes PCR na entrada no arquipélago.

"Temos a situação contida, as cadeias também estão monitorizadas", declarou Miguel Albuquerque aos jornalistas, à margem da visita que efetuou a uma empresa do ramo das instalações hidráulicas, no Funchal.

14h48 - Variante Delta responsável por 100% das infeções no Alentejo, Açores e Madeira

A variante Delta do novo coronavírus é responsável por 94,8% dos casos de infeção em Portugal e já atinge uma prevalência de 100% no Alentejo, nos Açores e na Madeira, indicam os dados do INSA.

Segundo o relatório sobre a diversidade genética do novo coronavírus do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) hoje divulgado, esta variante, associada à Índia e considerada mais transmissível, continua a ser "dominante em todas as regiões" do país.

Em Lisboa e Vale do Tejo, a Delta foi, entre 5 e 11 de julho, responsável por 97,2% dos casos de infeção, enquanto no Norte a prevalência foi de 87%, no Centro de 96,3% e no Algarve de 94,1%, refere o INSA.

O relatório avança ainda que, relativamente à mutação adicional desta variante conhecida por Delta Plus, tem apresentado uma tendência decrescente, não tendo sido detetado qualquer caso nas últimas duas semanas para além dos 56 já registados anteriormente.

14h35 -  Instituto moçambicano realiza ensaios clínicos para avaliar eficácia das vacinas

O Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, em parceria com o Instituto Internacional de Vacinas, vai realizar, a partir de setembro, ensaios clínicos para avaliar a eficácia da vacina Verocell face as novas variantes da covid-19, foi hoje anunciado.

"O ensaio clínico tem com objetivo avaliar a eficácia da vacina Verocell contra as variantes de circulação local que representam preocupação e compreender a durabilidade da imunidade após a vacinação", indica-se na nota do Instituto Nacional de Saúde.

Segundo a entidade, as pesquisas também vão avaliar imunogenicidade da vacina em pessoas infetados pela sida, analisando a possibilidade de estender a vacinação para este grupo.

"Além disso, no âmbito deste estudo, será avaliado o potencial de coadministração da vacina Verocell com vacinas contra a gripe Influenza sazonal", acrescenta-se no documento.

Por outro lado, o ensaio clínico deverá também avaliar a "segurança e imunogenicidade de esquemas mistos de administração da Verocell e de outras vacinas", bem como a possibilidade de administração de duas vacinas na mesma pessoa.

O ensaio é realizado através da iniciativa de expansão e distribuição de vacinas contra a covid-19 em África, ECOVA, que integra o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, o Instituto Internacional de Vacinas, o Centro Internacional para Pesquisa de Doenças Diarreicas no Bangladesh, a Universidade de Heidelberg, na Alemanha, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e a Universidade de Antananarivo, em Madagáscar.

14h32 - Mais internamentos, menos UCI

Hoje estão internadas 854 pessoas, mais três do que na segunda-feira, e 177 estão em unidades de cuidados intensivos, de onde saíram quatro pessoas nas últimas 24 horas.

A maioria das novas infeções por SARS-CoV-2 (1196) regista-se hoje na região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto no Norte há mais 953 pessoas contagiadas.

14h27 - Desemprego em queda com Algarve a destacar-se

O desemprego no país caiu para o nível mais baixo desde março do ano passado. Nos centros de emprego estão registados quase 378 mil desempregados. São menos 24.300 do que no fim de maio.

14h10 - Prevalência da variante Delta em Portugal próxima de 95%

Aumentou quase cinco por cento na última semana, segundo o relatório do Instituto Ricardo Jorge, divulgado esta terça-feira.

No caso do Alentejo, Madeira e Açores, a variante Delta é mesmo a única de que há registo nesta altura.

14h08 - São vários os países que enfrentam novas vagas de Covid-19

14h05 - Portugal regista mais 2706 casos e quatro mortes por covid, com mais três internados, menos quatro em UCI

São mais três internados, para um total de 854, com menos quatro nos cuidados intensivos, agora 177.

13h49 - São vários os países que enfrentam novas vagas de Covid-19

13h31 - Filipe Nyusi pede "sacrifícios" aos muçulmanos para travar pandemia

O Presidente moçambicano pediu "sacrifício" à comunidade muçulmana para que o país possa "sair vitorioso" da luta contra o novo coronavírus, numa mensagem alusiva a celebração da festa do sacrifício ou Eid al-Adha.

"Pede-se a cada cidadão, fiel ao Islão, para que como Ibrahim o fez no passado, aceitemos hoje o apelo no sentido de, mais uma vez, consentirmos sacrifícios para que possamos sair vitoriosos na prevenção da covid-19, observando as medidas de prevenção preconizadas no Decreto Presidencial", disse Filipe Nyusi, numa nota da Presidência enviada à comunicação social, por ocasião da celebração do Eid al-Adha.

O chefe de Estado desejou boas festas à comunidade muçulmana, pedindo que Allah erradique "este mal da covid-19 que desafia a todos".

13h25 - Os Açores contam hoje com 26 novos casos positivos de covid-19, 11 dos quais em São Miguel, 11 na Terceira, dois no Faial e dois no Pico, enquanto 87 pessoas recuperaram da doença.

13h07 - Prova do Mundial de todo-o-terreno em Portugal cancelada

A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou o cancelamento do Rali de Portugal de todo-o-terreno, prova pontuável para o Campeonato do Mundo da especialidade, devido às restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

A prova, organizada pelo Automóvel Club de Portugal, deveria acontecer pela primeira vez entre 16 e 21 de setembro e era também pontuável para a Taça do Mundo de todo-o-terreno da Federação Internacional do Automóvel. A organização está a envidar "todos os esforços para que a prova aconteça em 2022".

12h55 - Irão fixa novo máximo diário de infeções

No dia em que a cidade de Teerão entra em novo período de confinamento, que deverá vigorar até à próxima segunda-feira, as autoridades iranianas reportam mais 27.444 infeções e 250 mortes em 24 horas.

Desde o início da pandemia, o Irão reportou mais de 3,5 milhões de casos e 87.624 mortes.

12h35 - "Casa Aberta" disponível para utentes a partir dos 35 anos

A modalidade “Casa Aberta” está, a partir desta terça-feira, disponível "para a vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses", confirma a task-force.

"Desde 19 de julho, a modalidade Casa Aberta está condicionada à utilização da vacina da Janssen, devendo os utentes ter em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da DGS", acrescenta a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Os horários de funcionamento nos centros de vacinação podem ser consultados aqui.

"Volta-se a incentivar os utentes que ainda não anteciparam a toma da segunda dose da vacina AstraZeneca, após terem cumprido um intervalo de oito semanas e que não tenham ainda sido contatados, a apresentarem-se proativamente no mesmo Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) onde tomaram a primeira dose", conclui.

Neste último caso, os horários podem ser consultados aqui.

12h28 - Termas de Chaves exigem reabertura

As Termas de Chaves classificam de discriminatório que o sector tenha fechado as portas nos concelhos de risco elevado e muito elevado de Covid-19, ao contrário de outras atividades, como os parques aquáticos. Exigem, por isso, a intervenção do Governo para a reabertura.

Ouvida pela Lusa, a administradora das Termas de Chaves Fátima Correia Pinto sublinhou que o Ministério da Economia lançou, na passada sexta-feira, um despacho que permite aos parques aquáticos estarem em funcionamento nos concelhos de risco elevado e muito elevado.

"As termas também representam um importante fator económico para as regiões onde estão inseridas. E estamos a falar de um serviço de saúde, não de lazer", fez notar.

12h12 - Costa acredita em crescimento económico de 9% entre 2021 e 2022

O primeiro-ministro esteve esta terça-feira numa cerimónia de contratos de investimento e aproveitou para assinalar que o primeiro trimestre deste ano foi o melhor em termos de investimento empresarial privado desde 1999.
O volume foi de quase sete mil milhões de euros.

11h42 - Agricultores de Castelo Branco reclamam medidas

A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco, sediada no Fundão, exige medidas ao Governo para ajudar a atenuar problemas, como o aumento dos preços de produção e as dificuldades de comercialização provocados pela covid-19.

"Sem mais demoras, o Ministério da Agricultura e o Governo têm de adotar medidas para combater, de forma eficaz, a especulação com os preços dos fertilizantes, combustíveis, das rações e de outros fatores de produção; aumentar o benefício do gasóleo verde e colorido para os agricultores e repor a eletricidade verde para o valor a incidir sobre a totalidade da fatura (termo fixo e consumo)", reivindica a associação em nota de imprensa.

11h03 - Diretor da OMS sai em apoio dos Jogos Olímpicos

O diretor da Organização Mundial da Saúde manifesta, no Twitter, a expectativa de que os Jogos Olímpicos de Tóquio, com início marcado para a próxima sexta-feira, possam constituir um fonte de união em torno da equidade na vacinação.


"Vim com uma mensagem simples mas urgente: podemos derrotar a Covid-19, mas apenas de toda a gente desempenhar o seu papel. Que estes Jogos Olímpicos de Tóquio2020 sejam uma fonte de esperança e união para alcançar a equidade na vacinação e acabar com a pandemia", escreve Tedros Adhanom Ghebreyesus.

10h40 - Portugal a diferentes velocidades. Vaga de infeções em "fase ascendente"

Em Portugal, segundo Miguel Castanho, o pico desta vaga pode estar à vista, mas é preciso ter em conta que o país está a várias velocidades.


10h35 - Especialista critica desconfinamento do Reino Unido

Miguel Castanho, professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, considera imprudente a forma como está a decorrer a abertura no Reino Unido.


10h26 - Taiwan testa vacina no Paraguai

O laboratório Medigen Vaccin Biologics Corp, de Taiwan, vai levar a cabo, este ano, no Paraguai, um ensaio clínico da sua vacina contra a Covid-19.

A fase III dos ensaios da vacina da Medigen vai envolver um milhar de voluntários.

10h17 - "Uma decisão arriscada" no Reino Unido

Tiago Correia, professor de Saúde internacional, considera a decisão de Boris Johnson arriscada.
Ainda assim, em entrevista ao 360, na RTP3, o especialista disse que também que a decisão foi baseada em evidência científica.

9h48 - Total de casos na Rússia ultrapassa os seis milhões

A Rússia reporta esta terça-feira mais 23.770 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em 24 horas. Evolução que empurrou o total acumulado desde o início da pandemia para 6.006.536.

Foram também registadas mais 784 mortes, das quais 101 em Moscovo.

9h38 - Mortes na Índia podem ser dez vezes superiores ao balanço oficial


O total de mortes associadas à Covid-19 na Índia pode ser dez vezes superior aos dados oficiais: de milhões e não de milhares. É o que indica um estudo agora divulgado.

O relatório, publicado por Arvind Subramanian, antigo conselheiro económico do Governo indiano, e dois investigadores do Centro para o Desenvolvimento Global e da Universidade de Harvard, calcula que o excesso de mortes, ou seja, a diferença entre os óbitos registados e os que seriam esperados em circunstâncias normais, se estabeleça entre três e 4,7 milhões entre janeiro de 2020 e junho de 2021.

Os autores afirmam que, embora não seja possível determinar um número exato, "é provável que [o total de mortes] seja de uma magnitude superior à contagem oficial".

9h27 - Esgotada capacidade de internamento na província de Maputo

A capacidade de internamento de doentes com Covid-19 nos hospitais da província moçambicana de Maputo esgotou. As autoridades estão a recorrer às unidades da capital para responder à procura.

"A província de Maputo ultrapassou a capacidade instalada, tendo 42 camas ocupadas quando previamente estavam alocadas 40 camas", adiantou a diretora adjunta de Saúde Pública Benigna Matsinhe, em declarações à agência Lusa.

"Neste momento, a cidade de Maputo tem 334 camas ocupadas (57 por cento), do total de 583 existentes", acrescentou Matsinhe.

Nos primeiros 19 dias de julho, no início da terceira vaga da pandemia em Moçambique, o país registou 24.381 novos casos, 1132 novos internamentos e 260 óbitos, contra 9628 casos, 419 internamentos e 87 óbitos no início da segunda vaga.

8h38 - Ex-conselheiro revela: Boris Johnson não queria aplicar mais medidas restritivas no outono de 2020

Em entrevista à BBC, Dominic Cummings, antigo conselheiro-chefe de Boris Johnson, adiantou que o primeiro-ministro britânico resistiu à ideia de implementar mais restrições à medida que os casos iam aumentando, no outono do ano passado. 

De acordo com Cummings, o chefe de Governo britânico considerava que não era necessário avançar com mais medidas porque as pessoas que estavam a morrer com Covid-19 "tinham essencialmente mais de 80 anos".

De acordo com o ex-conselheiro, o líder conservador resistiu à aplicação de novas restrições por considerar que "os confinamentos não funcionam" e que "as pessoas que estão a morrer têm mais de 80 anos" e que "não se pode matar a economia só porque estão a morrer pessoas com mais de 80 anos".

Na altura, Boris Johnson acabou por decretar um novo confinamento em novembro devido à explosão de casos com a variante Alfa.

Ainda segundo Dominic Cummings, Boris Johnson queria reunir-se normalmente com a rainha de Inglaterra a 18 de março de 2020, como fazia todas as semanas, enquanto o Governo britânico já recomendava precauções no contacto com idosos. De recordar que a monarca tem 95 anos.

"Eu disse-lhe que ele podia ter o coronavírus, eu podia ter o coronavírus, que ele não podia ir ver a rainha. Eu disse que se ele lhe pegasse o vírus e ela morresse... que ele não podia fazer isso, não podia correr esse risco, que era uma loucura", afirma Cummings, acrescentando que o primeiro-ministro acabou por desistir perante a insistência.

Em resposta a esta entrevista, a primeira de Dominic Cummings em televisão desde que saiu do Governo, Downing Street garantiu que o primeiro-ministro britânico tomou "as medidas necessárias para proteger vidas, orientado pelos melhores conselhos dos cientistas" durante a pandemia.

7h56 - Legisladora norte-americana suspensa no Twitter

O Twitter suspendeu a conta da republicana Marjorie Taylor Greene, membro da Câmara dos Representantes, por esta ter violado as regras da rede social para a partilha de conteúdos sobre a pandemia.

A legisladora escreveu que o SARS-CoV-2 não é perigoso para pessoas não obesas ou abaixo dos 65 anos.

7h37 - Brasil com o menor número de óbitos em cinco meses

O Brasil reportou 542 mortes associadas à Covid-19 em 24 horas, o número diário mais baixo em cinco meses.

Desde o início da pandemia, o país sul-americano somou 542.756 vítimas mortais.

Foram ainda confirmados 15.271 infeções em 24 horas, número que eleva o total acumulado para 19,3 milhões. É o menor número de casos notificados num dia em mais de oito meses.

7h24 - Mais oito casos locais na China

A Comissão Nacional de Saúde da China reportou esta terça-feira a deteção de 65 novos casos de Covid-19 em 24 horas, oito dos quais infeções locais, na província de Yunnan, no sul. Todos os casos locais ocorreram na cidade de Ruili, na fronteira com Myanmar.

Os restantes 57 casos foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior, nos municípios de Pequim (norte), Xangai (leste) e Tianjin (norte) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Yunnan (sul), Hubei (centro), Sichuan (centro) e Fujian (sudeste).

Desde o início da pandemia, a China registou, segundo dados oficiais, 92.342 casos e 4636 mortos.

7h18 - Chegam a Díli primeiras vacinas enviadas por Portugal

Um lote de 12 mil vacinas da AstraZeneca e material médico oferecidos por Portugal chegaram esta terça-feira a Timor-Leste. É o arranque do apoio português ao processo de vacinação contra a Covid-19 naquele país.

"É um primeiro lote destinado a um combate que transcende atualmente quaisquer fronteiras, o combate para pôr termo à situação pandémica que enfrentamos atualmente", afirmou o embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, em declarações citadas pela agência Lusa.

7h04 - Ponto de situação

O Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) prevê uma subida acentuada do número de casos de Covid-19 para o início de agosto.

A estimativa é que se ultrapasse as 643 infeções por 100 mil habitantes. Depois, se o ritmo da vacinação se mantiver, a situação deverá estabilizar.
Turismo algarvio a contar com ingleses
O alívio das restrições britânicas gerou grandes expectativas no turismo algarvio.

Ao longo do dia de segunda-feira já chegaram vários voos provenientes do Reino Unido, mas foram ainda poucos os turistas que aterraram no Algarve.
Os hoteleiros dizem que ainda não se nota o levantamento da quarentena.

O Reino Unido pôs ontem fim à quase totalidade das retrições para conter a pandemia. Alguns chamam-lhe o dia da liberdade, mas os especialistas alertam que o número de infeções vai triplicar.
As previsões apontam para 200 mil casos por dia já em agosto.
Sondagem
A maioria dos portugueses quer que a vacina contra a Covid-19 seja obrigatória. Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP revela que 72 por cento dos inquiridos têm essa opinião.

As dúvidas iniciais sobre o plano de vacinação parecem já ter sido ultrapassadas.
Apenas oito por cento dos inquiridos rejeitam receber a vacina. A grande maioria - 70 por cento - continua a considerar o SARS-CoV-2 muito perigoso. Por isso, 94 por cento dos inquiros entendem que a máscara deve ser obrigatória nos espaços fechados.

Destaque ainda para a avaliação positiva do trabalho de Gouveia e Melo na liderança da task-force.

Este inquérito foi realizado pela Universidade Católica para a RTP entre os dias 9 e 15 de julho de 2021. Foram obtidos 1202 inquéritos válidos. A margem de erro é de 2,8 por cento, com um nível de confiança de 95 por cento.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico, divulgado ao início da tarde de segunda-feira, reportou mais oito mortes associadas à Covid-19 e 1855 novos casos de infeção.

O número de internamentos por Covid-19 é o mais alto desde o dia 17 de março.
Estavam ontem internados nas enfermarias 851 doentes, mais 46 em 24 horas. Havia 181 pessoas em unidades de cuidados intensivos, mais cinco face à véspera.

Recuperaram da doença 1382 pessoas. Portugal tem nesta altura 52.236 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 4.093.263 mortos, entre mais de 190,3 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.