Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h49 - Brasil totaliza 555.460 mortes e supera 19,8 milhões de casos

O Brasil totalizou 555.460 mortes e registou 19.880.273 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, informou o boletim epidemiológico hoje divulgado pelo Ministério brasileiro da Saúde.

Nas últimas 24 horas foram registados 963 óbitos e 40.904 novas infeções por covid-19 no país.

A média móvel de mortes dos últimos sete dias está em 1.017 e a de contaminações em 35.404.

Os dados mostraram que os registos de novas infeções voltaram a cair, atingindo o menor número desde 5 de janeiro de 2021, quando a média de casos estava em 35.264.

O estado de São Paulo mantém a liderança absoluta em número de mortes e casos no Brasil, com um total de 138.702 vítimas mortais e 4.048.478 casos confirmados da doença.

23h40 - Casa Branca. Número de pessoas a pedir vacinação subiu em média 30 por cento

A Administração Biden anunciou que, em média, o número de pessoas que pediu para ser vacinada contra a Covid-19 subiu 30 por cento nos últimos dias e afastou a possibilidade de um novo confinamento para controlar a pandemia.

Ao longo desta semana, devido à estagnação da campanha de vacinas e à ameaça da variante Delta, a Administração Federal, Governos estatais e várias empresas anunciaram que os seus funcionários teriam de ser vacinados ou submeterem-se a testes regulares semanais.

O Centro para o Controlo de Doenças anunciou que foram administradas 344.928.514 doses no país até sexta-feira de manhãe distribuidas mais 399.090.105.

A 29 de julho tinham sido anunciadas 344.071595 vacinações e a distribuição de 397.464.625 doses.

A agência referiu que 190.509.183 pessoas receberam a primeira dose e 164,184,080 ficaram com a vacinação completa até esta sexta-feira nos Estados Unidos.

23h10 - Governo espanhol pede às grávidas para se vacinarem com urgência

22h48 - OMS adverte que novos contágios quase duplicaram em menos de um mês

A Organização Mundial de Saude afirma ainda que a variante Delta do SARS-CoV-2 não ataca especificamente as crianças, contrariamente ao que é sugerido por algumas hipóteses. A taxa acrescida de infeção atinge "todas as faixas etárias", referiu uma especialista da OMS esta sexta-feira.

"Vou ser muito clara: nós não constatamos que a variante Delta atinja especialmente as crianças", referiu em conferência de imprensa a especialista norte-americana Maria Van Kerkhove, diretora da equipa técnica para a Covid-19.

"Aquilo a que assistimos é que as variantes têm por alvo aqueles que socializam", acrescentou a especialista.

A variante Delta, muito mais contagiosa do que as precedentes, foi detetada até agora em 132 países. A especialista norte-americana aformou que estão em curso estudo para compreender melhor a dinâmica da variante Delta para tentar perceber porque é tão contagiosa e apelou ao uso da máscara e ao distanciamento social como armas fundamentais para evitar a infeção.

22h35 - Atividade epidémica com tendência decrescente em Portugal

A atividade epidémica do novo coronavírus SARS-CoV-2 regista "tendência estável a decrescente", apesar de ainda apresentar "elevada intensidade", de acordo com o relatório de monitorização das "linhas vermelhas" para a covid-19, divulgado hoje.

No documento da Direção-Geral de Saúde (DGS) e do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), é referido, no entanto, que a atividade epidémica está em crescimento na região Norte e Alentejo.

"Mesmo que a tendência decrescente se confirme nas próximas semanas, é esperada a continuação do aumento da pressão sobre os cuidados de saúde e da mortalidade nas próximas semanas", realça.

22h25 - OMS diz que Japão está a fazer o possível para minimizar os riscos de surto

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que o Japão está a fazer os possíveis para evitar um surto de covid-19 durante os Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas alerta que "não existe risco zero".

"Não há risco zero, pode haver mais ou menos risco. E para fazer as coisas acontecerem com o menor risco possível, vocês (japoneses) estão a fazer o melhor", disse o diretor-geral do organismo, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa.

Tedros Adhanom Ghebreyesus foi questionado se a sua viagem a solo nipónico durante os Jogos transmitiu uma má imagem, uma vez que as autoridades japonesas tiveram de estender o estado de emergência, face a um aumento recorde de casos de covid-19.

"(O Japão e o Comité Olímpico Internacional) fizeram o possível para minimizar os riscos, porque ninguém deveria pedir risco zero. Sei que eles deram o seu melhor e nós transmitimos o nosso apoio durante todo o percurso", acrescentou.

A capital japonesa registou 3.865 infeções na quinta-feira, enquanto o número de casos diários em todo o país ultrapassou 10.000 pela primeira vez.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 terminam em 08 de agosto.

22h10 - Madeira prevê vacinar 20 mil jovens a partir dos 12 anos

A Madeira pretende vacinar a partir de sábado cerca de 20 mil crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos, seguindo as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse hoje o presidente do Governo Regional.

"Estamos a seguir as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os passos que outros 15 países do Ocidente estão a trilhar", disse Miguel Albuquerque.

O chefe do executivo madeirense foi confrontado com a recomendação hoje tornada pública pela Direção-Geral da Saúde (DGS) de vacinar contra a covid-19 crianças entre os 12 e os 15 anos com comorbilidades.

"A DGS recomenda a vacinação prioritária dos adolescentes entre os 12 e os 15 anos de idade com comorbilidades associadas a doença grave", anunciou em conferência de imprensa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, no seguimento de um parecer da Comissão Técnica de Vacinação Covid-19.

21h55 - Açores. Vacinação em crianças sem previsão "para já"

O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, disse hoje que a vacinação contra a covid-19 em crianças entre os 12 e os 15 anos com comorbilidades não está prevista "para já" na região.

Em declarações à agência Lusa, Clélio Meneses disse que seria "extemporâneo" anunciar a vacinação naquela faixa etária, uma vez que o "objetivo" do Governo dos Açores é chegar "ao final de agosto com 70% da população" vacinada.

Por outro lado, o secretário regional da Saúde disse esperar o surgimento de novos dados científicos, nas "próximas semanas", para que seja possível "tomar uma decisão com segurança".

"Até atingirmos a vacinação de 70% da população esperamos que haja evidência científica de segurança de vacinar a população entre os 12 e os 16 anos", indicou.

Segundo o responsável, "é isso que está a ser avaliado".

21h40 - Espaços de diversão noturna do Porto dizem que abertura dos bares é um "primeiro passo"

As Associações Bares da Movida do Porto e da Zona Histórica afirmaram hoje que a possibilidade de os bares funcionarem, a partir de domingo, com as mesmas regras dos restaurantes é "um primeiro passo" na reabertura do setor.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Bares e Discotecas da Movida do Porto, Miguel Camões, afirmou que as medidas "não são suficientes", mas refletem um "primeiro passo" na reabertura do setor da diversão noturna.

"Não é suficiente, mas vemos de forma positiva, como um primeiro passo", salientou.

21h25 - Algarve com expectativas no turismo português em agosto
21h10 - Medidas do Governo correspondem a expetativas dos portugueses diz Marcelo

20h55 - Empresários acusam Estado de triplicar dívida aos fornecedores e Governo de não honrar os compromissos que assumiu no início da pandemia

20h40 - Aulas de grupo nos ginásios só com testes ou certificados digitais
20h25 - Gouveia e Melo em ação de apelo à vacinação e auto-agendamento de jovens

20h15 - Vacinação 12 a 15 anos. Apenas casos com doenças graves

20h08 - Madeira regista 27 novos casos e 25 recuperações

A Madeira registou 27 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 25 recuperações, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 243.

"No dia 30 de julho de 2021, há a reportar 27 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na RAM (Região Autónoma da Madeira), pelo que a região passa a contabilizar 10.229 casos confirmados de covid-19 (desde o início da pandemia)", pode ler-se no boletim epidemiológico.

Em relação aos novos casos, a DRS indica que 11 são importados -- nove do Reino Unido, um de Espanha e um do Líbano -- e os restantes 16 são de transmissão local.

O arquipélago contabiliza, até à data, um total de 74 óbitos associados à doença.

A direção regional refere também que dos 243 casos atualmente ativos, "87 são casos importados e 156 são de transmissão local".

19h55 - Incidência em Espanha em descida lenta para 687 casos por 100.000 habitantes

A incidência acumulada de infetados por covid-19 em Espanha desceu para 687,3 casos por cada 100.000 habitantes diagnosticados nas últimas duas semanas, tendo-se registado 44 mortes nas últimas 24 horas, segundo o mais recente relatório do Ministério da Saúde.

A curva da pandemia parece ter chegado ao seu pico e começa a descer ligeiramente, mas de forma mais acelerada na faixa etária dos jovens entre 20 e 29 anos, onde a incidência caiu 230 pontos numa semana, indica o relatório oficial.

O número de doentes de covid-19 nas unidades de cuidados intensivos é que continua a aumentar, registando hoje uma ocupação de 18,31%, quase mais sete pontos percentuais que há uma semana, e mais seis décimas que na véspera.

Quase 27 milhões de espanhóis já têm a vacinação completa, o que corresponde a 56,8% da população, segundo o Ministério da Saúde, que revela que três regiões já conseguiram imunizar 70% da sua população: Astúrias, Galiza e Extremadura.

19h42 - Apoios sociais vão ser descontinuados com a retoma diz ministro da Economia

O ministro da Economia afirmou hoje que, face à retoma económica, os apoios sociais vão ser descontinuados e fez um "balanço positivo" da utilização dos fundos europeus pelas empresas para enfrentar a crise.

"Temos que descontinuar os apoios sociais, não tenho dúvidas a esse respeito. Espero que já estejamos no fim da covid. Mas temos que ir retirando estes apoios às empresas, os apoios sociais", declarou Pedro Siza Vieira, após reunir-se com os responsáveis da Associação Comercial e Industrial do Funchal, Câmara do Comércio do Funchal e diversos empresários de diferentes setores da região.

19h36 - Militares nas ruas de Sidney para ajudar a controlar confinamento

A partir de segunda-feira, 300 membros das forças armadas australiana vão ajudar a polícia local a verificar a implementação do confinamento em vigor e se as pessoas com teste positivo ao coronavírus estão a cumprir o isolamento.

A polícia já está mandatada para encerrar negócios que estejam a violar as restrições. O pessoal militar irá estar sob comando policial, desarmado.

Na sexta semana consecutiva de encerramento obrigatório da cidade australiana de Sidney, os contágios com a variante Delta permanecem uma ameaça.

Esta sexta-feira foram identificados 170 novos casos no Estado de Nova Gales do Sul, a maioria em Sidney, uma descida face aos 239 um dia antes.

Pelo menos 42 pessoas que testaram positivo passaram algum tempo na sua área comunitária, limitada a um raio de cinco quilómetros em torno da residência.

19h10 - Cabo Verde regista 42 novos infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais 42 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 33.763 os casos positivos acumulados no país desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.

Do total de 1.490 resultados recebidos dos laboratórios de virologia desde quinta-feira, aquele ministério cabo-verdiano avançou que há 42 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 2,8%.

Na lha de Santiago, há registou de mais 25 infetados, sendo 17 na Praia e quatro cada nos municípios de Santa Catarina e Santa Cruz, enquanto Maio e Boa Vista têm três cada, Fogo tem quatro, com três em São Filipe e um em Santa Catarina, e Santo Antão soma mais sete, distribuídos por Porto Novo (três), Paul e Ribeira Grande com dois cada.

Nas últimas 24 horas o país voltou a não registar qualquer óbito provocado pela covid-19 e deu alta a mais 41 pessoas, elevando para 32.976 os casos recuperados da infeção.

19h05 - CDC. Novo estudo refere que três-quartos das pessoas infetadas em eventos públicos no Massachussets tinham a vacinação completa

O Centro para o Controlo de Doenças dos Estados Unidos publicou um estudo que comprovou as conclusões de um outro documento interno revelado esta manhã pelo jornal Washington Post, sobre a gravidade do fator de contágio da variante Delta do SARS-CoV-2.

De acordo com o estudo agora divulgado, três quartos das pessoas infetadas em grandes eventos públicos no Estado do Massachussets estavam já totalmente vacinadas, o que levou os seus autores a apelar às autoridades locais que imponham o uso de máscara em eventos no interior de edifícios, independentemente do grau de vacinação ou do número de casos de coranavírus na comunidade.

O estudo identificou 469 pessoas infetadas, 74 por cento das quais tinham a vacinação completa, após grandes eventos no condado de Barnstable. Testes identificaram a presença da variante Delta em 90 por cento dos casos entre colheitas realizadas a 133 pessoas.

A carga viral era semelhante entre pessoas já vacinadas completamente e não vacinadas, afirmou o CDC.

Um dado que parece apontar um risco aumentado de transmissão e a possibilidade elevada de que as pessoas infetadas com a variante Delta apesar de vacinadas se mantêm um fator de transmissão do vírus, referiu.

As conclusões do relatório são "preocupantes e foram fundamentais para a CDC decidir recomendar a utilizaçao de máscaras", afirmou a diretora do CDC, Rochelle Walesnsky em comunicado.

"A recomendação sobre as máscaras foi atualizada para garantir que o público vacinado não possa inadvertidamente transmitir a outros o vírus, incluindo aos seus mais próximos não vacinados ou com fragilidades imunitárias", explicou Walensky.

O documento publicado pelo Washington Post referia que a transmissibilidade da variante Delta se assemelha à da varicela e pode causar doença grave.

18h55 - "Se fosse esmagado pela responsabilidade, já estava esmagado há muito" diz Gouveia e Melo

A opção do Governo de depositar sobre a taxa de vacinação a definição das medidas de combate à covid-19 veio acentuar o peso sobre o trabalho da 'task force', mas o vice-almirante Gouveia e Melo garantiu hoje estar tranquilo.

"Se eu fosse esmagado pelo sentimento de responsabilidade, já estava esmagado há muito tempo", atirou o coordenador da 'task force' aos jornalistas, reforçando que a evolução em relação à anterior gestão da pandemia pela matriz de risco "traz a responsabilidade natural do processo" e que a sua equipa permanece concentrada no trabalho.

Em declarações à margem de uma iniciativa de sensibilização para a vacinação com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no Parque das Nações, em Lisboa, Gouveia e Melo expressou ainda a sua satisfação pela forma como está a decorrer o processo de vacinação em Portugal.

"Todos os dias, quando acordo, pergunto-me a mim mesmo se estou a fazer o melhor e o que é que eu posso fazer para melhorar o que fiz ontem. E mais não consigo fazer. Todos os dias a minha equipa faz o mesmo, estamos totalmente empenhados neste processo e estou convencido pelos resultados que temos conseguido fazer alguma coisa de positivo. Vamos continuar assim até ao último dia", acrescentou.

18h40 - Tóquio2020: dois atletas de Trinidad e Tobago fora da competição

O saltador Andwelle Wright e a especialista em 400 metros com barreiras Sparkle Ann McKnight, ambos de Trinidad e Tobago, testaram positivo à covid-19 e ficam impedidos de participar em Tóquio2020, anunciou hoje o país caribenho.

Os dois atletas vão ficar em quarentena num hotel, tal como o técnico Wendell Williams, que também testou positivo.

Hoje de manhã, os organizadores das Olimpíadas anunciaram 27 casos de coronavírus detetados em pessoas ligadas aos Jogos, incluindo três atletas.

18h30 - Apoios ao emprego permitiram recuperar 56 mil desempregados até junho

Os apoios extraordinários ao emprego permitiram recuperar 56 mil desempregados até junho, o que representa cerca de dois terços das pessoas que ficaram desempregadas devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o Ministério do Trabalho.

De acordo com uma nota de imprensa da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no mês de junho "já haviam sido recuperados 56 mil desempregados, de acordo com os dados do INE, face ao valor mais elevado registado na pandemia (em agosto de 2020), o que significa que duas em cada três pessoas desempregadas por causa da pandemia já não se encontram nessa situação".

"As medidas de apoio ao emprego e às empresas foram sem dúvida essenciais para amortecer uma subida descontrolada do desemprego e estão a revelar-se fundamentais para acelerarem a estabilização da atividade e o regresso à normalidade. Em junho atingimos o maior número de pessoas a trabalhar de sempre e o desemprego continua a diminuir todos os meses. Este esforço continua e por essa razão foi ontem prolongado o Apoio à Retoma até ao final das restrições pandémicas", disse a ministra na nota de imprensa.

18h15 - CGD regista menos 519 ME em moratórias a famílias e empresas em junho

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) contabilizou 5.473 milhões de euros em moratórias a famílias e empresas em 30 de junho, menos 519 milhões de euros do que em janeiro, foi hoje anunciado.

"Em 30 de junho tínhamos 5.473 milhões de euros em moratórias, uma redução superior a 500 milhões de euros face a janeiro", anunciou, em Lisboa, o administrador José Brito.

Em causa, estão 57.263 operações, uma redução de 9.807 face a janeiro.

Por sua vez, as linhas de crédito Covid-19 ascenderam a 2.098 milhões de euros, quando em 31 de janeiro estavam em 1.266 milhões de euros.

As linhas de garantia pública representaram 1.258 milhões de euros e as de garantia FEI (Fundo Europeu de Investimento) 800 milhões de euros.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo.

18h00 - GNR dispersa festa ilegal com a presença de 400 pessoas em Vilamoura

A GNR dispersou cerca de 600 pessoas de uma festa ilegal que decorria em Vilamoura, Loulé, e de um restaurante em Albufeira onde não estavam a ser cumpridas as medidas de contenção da pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o comando de Faro da GNR adianta que as ações decorreram na quinta-feira, em Albufeira, e na madrugada de hoje, em Vilamoura, onde foi detetada "uma festa com cerca de 400 pessoas, numa zona erma e isolada".

No seguimento da ação foram "denunciadas diversas agressões, que obrigaram a uma intervenção imediata para repor a ordem e segurança no local, tendo sido empenhados diversos meios operacionais da valência territorial, de trânsito e de intervenção", lê-se na nota.

Nesta ação foram ainda detidas três pessoas, entretanto constituídas arguidas, "tendo ainda sido elaborados os respetivos autos de contraordenação no âmbito da legislação covid-19 e da legislação rodoviária".

17h45 - Veja aqui a declaração na íntegra de Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, sobre a vacinação dos 12 aos 15 anos

17h40 - DGS recomenda a vacinação prioritária dos adolescentes dos 12 aos 15 anos com comorbilidades 

"A DGS recomenda a vacinação prioritária dos adolescentes entre os 12 e os 15 anos de idade com comorbilidades associadas a maior risco de doença grave", anunciou em conferência de imprensa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, no seguimento de um parecer da Comissão Técnica de Vacinação Covid-19.

Fica ainda aberta a vacinação aos adolescentes dos 12 aos 15 anos que a requeiram, mediante pedido médico.

A vacinação universal a todos os jovens nesta faixa etária só irá ocorrer com mais estudos, referiu ainda a diretora da Direção-geral de Saúde, lembrando que estão licenciadas duas vacinas (da Moderna e da Pfizer) licenciadas para pessoas a partir os 12 anos.

Esta faixa etária é composta por cerca de 410 mil pessoas e "estima-se que muitas já têm imunidade", de acordo com análises do Instituto Ricardo Jorge, referiu Graça Freitas.

A EMA, a Agência Europeia para a Doença e medicamento, emitiu contudo um sinal de alerta, ao monitorizar a vacinação entre os mais jovens, devido à ocorrência de casos de miocardite e pericardite após a toma das vacinas.

Efeitos ligeiros e raros e "ainda em estudo" - embora nenhum caso tenha sido detetado na União Europeia, até agora, sublinhou Graça Freitas, para justificar a decisão apoiada em recomendação técnica quanto aos benefícios e riscos associados.

"Ainda permanecem muitos adultos por vacinar", lembou ainda Graça Freitas, pelo que, mesmo a ser autorizada, a vacinação destes adolescentes não iria ocorrer tão cedo.

17h06 - OMS estima mais de 200 milhões de infeções nas próximas duas semanas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou hoje que o número de infeções com o novo coronavírus SARS-CoV-2 ultrapasse no mundo 200 milhões nas próximas duas semanas, alertando para a necessidade de uma "vigilância mais forte".

A estimativa foi avançada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na videoconferência de imprensa regular sobre a evolução da pandemia da covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Ressalvando que o número pode estar ainda assim subestimado, o médico etíope assinalou que os casos de infeção continuam a aumentar, em muito devido à variante Delta do coronavírus, mais contagiosa e em circulação em pelo menos 132 países, incluindo Portugal.

Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou para a necessidade de haver uma "vigilância mais forte", uma vez que o vírus que causa a covid-19 "está em constante evolução".

"Novas variantes vão surgir com a transmissão do vírus, e isso também acontece devido ao aumento do contacto social, ao uso inconstante de medidas de saúde pública e ao uso desigual de vacinas", apontou.

O dirigente da OMS voltou, mais uma vez, a realçar a "injustiça na distribuição das vacinas" contra a covid-19 que está a afetar o continente africano, onde o número de mortes aumentou 40% nas últimas quatro semanas e onde apenas 5% da população está vacinada. As vacinas contra a covid-19 previnem a doença grave e morte.

16h59 - PSP termina com festa em Elvas onde estavam cerca de 150 pessoas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) terminou na quinta-feira, pelas 23:30, com uma festa na via pública no Bairro de São Pedro, em Elvas, distrito de Portalegre, onde estavam cerca de 150 pessoas, anunciou hoje esta força de segurança.

A autuação policial teve necessidade de “empenhar um forte dispositivo para restabelecer a ordem e tranquilidade”, considerando o desrespeito pelas restrições no âmbito da pandemia de covid-19, e há registo de uma detenção, um homem de 47 anos, “pela prática do crime de injúria e ameaça a agente de autoridade”, informou o Comando Distrital de Portalegre da PSP, através da Divisão Policial de Elvas, em comunicado.

“O promotor do evento foi autuado, por infringir as normas do estado de calamidade e a lei geral do ruído”, indicou a PSP, referindo que foi também apreendido o equipamento de reprodução de som que estava a ser utilizado na festa.

A polícia procedeu ainda ao levantamento de “vários autos de notícia por contraordenação por desobediência às regras impostas pelo estado de calamidade”, sem precisar se foi a todos os envolvidos na festa que decorreu no Bairro de São Pedro, em Elvas.

16h44 - Portugal tem 40 concelhos com incidência acima dos 480 casos

Quarenta concelhos portugueses registaram uma incidência superior a 480 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, um novo nível da matriz de risco de monitorização da pandemia de covid-19.

A Direção-Geral da Saúde continua, por sua vez, a divulgar dados por concelhos com referência à incidência cumulativa que "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

Esta lista apresenta os dados da incidência cumulativa a 14 dias em sete níveis: abaixo de 20, entre 20,0 e 59,9, entre 60,0 e 119,9, entre 120,0 e 239,9, entre 240,0 e 479,9, entre 480 e 959,9 e acima de 960.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado, Portugal tem 232 concelhos com uma incidência superior a 120 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais 20 do que na última sexta-feira.

Destes 232 concelhos, 40 registam incidência cumulativa a 14 dias superior a 480 casos entre 15 e 28 de julho.

Acima do limiar máximo e mais de 960 casos por 100 mil habitantes, de acordo com as categorias definidas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), estão quatro concelhos: Albufeira (1.100), Loulé (993), Portimão (1.183) e Sines (1.364).

Os dados da DGS indicam ainda que, nos últimos 14 dias, 90 concelhos ultrapassaram os 240 casos de infeção por 100 mil habitantes.

Sem qualquer caso de infeção pelo novo coronovírus nos últimos 14 dias estão agora seis concelhos: Santa Cruz das Flores, Barrancos, Nisa, S. Vicente, Corvo e Vila Velha de Rodão.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

16h31 - "Não vamos escapar ao vírus", salienta Gouveia e Melo

O governo e o coordenador do grupo de trabalho para a vacinação garantem que está tudo preparado para vacinar crianças e jovens se for esse o entendimento dos especialistas.

Gouveia e Melo também avisa que a vacinação é o único caminho para proteger as pessoas de um vírus que mais tarde ou mais cedo vai chegar a todos.

16h21 - Task Force pediu à DGS para encurtar prazo entre vacinas da Pfizer

O responsável pela organização da vacinação em Portugal garante que as listas de espera de jovens para a vacinação vão deixar de existir a partir da próxima semana.

O vice-almirante Gouveia e Melo esteve presente numa Campanha de Apelo à Vacinação em Lisboa onde afirmou que pediu à Direção-Geral da Saúde para encurtar o prazo entre as duas tomas da vacina da Pfizer.

16h05 - Bastonário dos Médicos diz que é um “erro” abdicar da matriz de risco

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje um “erro” a decisão do Governo de deixar de associar a evolução na matriz de risco de monitorização da covid-19 às medidas a tomar para o combate à pandemia.

Em declarações à Lusa, Miguel Guimarães reiterou a necessidade que existia da revisão da matriz de monitorização da situação epidemiológica, mas vincou que colocar o foco na população vacinada está sujeita a outras variáveis mais imprevisíveis, como a eficácia das vacinas ao longo do tempo ou eventuais novas variantes do vírus SARS-CoV-2.

“Não ter um indicador associado, que permita ter uma monitorização, é um erro, porque devemos ser muito objetivos e claros naquilo que comunicamos com a população. Só assim é que conseguimos que as pessoas adiram às medidas que vão sendo tomadas, ao processo de vacinação e às medidas básicas de prevenção individual e coletiva. Era fundamental ter um indicador aqui e não apenas um gráfico a dizer a taxa de população vacinada”, explicou.

Salientando que “o que o Governo está agora a fazer é basear-se apenas na taxa de população vacinada, sem qualquer cuidado em ter noção de qual é a atividade do vírus ou a gravidade da doença”, o líder da ordem profissional lamentou que não tenha sido adotada uma matriz “multi-critério”, como aquela que apresentou há cerca de duas semanas em parceria com o Instituto Superior Técnico: “No fundo, o governo prescinde da matriz de risco que tinha”.

O bastonário da Ordem dos Médicos lembrou que “a pandemia não desapareceu” e que “implica uma vigilância permanente da situação”, mas defendeu que o alívio de restrições já poderia ter começado há cerca de duas semanas. “Algumas medidas tomadas pelo governo já vêm tarde”, observou Miguel Guimarães, insistindo na importância da monitorização dos diferentes indicadores de incidência, transmissibilidade, internamentos e letalidade.

“A gravidade da doença reflete de forma direta e indireta aquilo que é a vacinação e conseguimos perceber se a vacinação está ou não a crescer, se está ou não a funcionar ou se há falhas na vacinação. Não tendo a noção destes fatores, temos um campo aberto para seguir sempre no desconfinamento, com medidas cada vez menos restritivas durante o período que se aproxima, sem qualquer matriz e sem qualquer rumo”, sublinhou.

15h53- Dois dias extra de férias para funcionários públicos vacinados

O Governo checo aprovou hoje uma proposta para oferecer dois dias extra de férias a todos os funcionários públicos vacinados contra a covid-19.

Esta medida, adotada com o acordo dos sindicatos, aplica-se a todos os funcionários públicos vacinados desde 01 de janeiro de 2021, que poderão gozar estes dois dias de licença remunerada até ao final do ano.

Pouco mais de 4,7 milhões de checos estão já totalmente vacinados, de uma população total de 10,6 milhões.

15h22 - Produção de calçado caiu 13,2% em 2020

A produção de calçado em Portugal recuou 13,2% em 2020 para 66 milhões de pares, cerca de metade da descida verificada nos principais concorrentes – Itália e Espanha-, segundo dados hoje divulgados pela associação do setor.

“A nível da produção, Portugal registou uma quebra de 13,2% para 66 milhões de pares, cerca de metade da quebra registada por Itália (quebra de 26,8% para 131 milhões de pares) e de Espanha (- 26,5% para 72 milhões de pares)”, indicou, em comunicado, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), citando dados do ‘World Footwear 2021 Yearbook’.

15h00 - Hungria ordena vacinação dos trabalhadores da saúde até 1 de setembro

O Governo da Hungria impôs, por decerto, a vacinação obrigatória contra o covid-19 aos trabalhadores da saúde, incluindo o setor de fornecimento de medicamentos, com a ameaça de despedimento caso não recebam a primeira dose até 01 de setembro.

A medida abrange as pessoas que trabalham em hospitais, ambulâncias, lares de terceira idade, centros de proteção infantil e de assistência sanitária ao exército e polícia, indicou a agência noticiosa magiar MTI.

O decreto governamental, publicado na quinta-feira à noite, determina que todas estas pessoas deverão receber a primeira dose da imunização até 01 de setembro.

As únicas exceções abrangem quem não pode ser vacinado por motivos de saúde comprovados.

Quem não cumprir o requisito de vacinação exigido pode ser despedido, sem direito a aviso prévio ou indemnização.

14h43 - Açores com 39 casos positivos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 39 casos positivos de covid-19, menos 34 do que na quinta-feira, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No boletim diário, aquela entidade refere que 28 dos novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, se registaram na ilha de São Miguel, 10 na Terceira e um em São Jorge, após “2.852 análises realizadas nos laboratórios de referência e uma realizada em farmácia por um profissional de saúde”.

Também nas últimas 24 horas houve 26 recuperações e hoje estão internados 14 doentes, sete dos quais em São Miguel (dois em cuidados intensivos), seis na Terceira e um no Faial.

14h20 - Índice de transmissibilidade abaixo de 1

O índice de transmissibilidade, conhecido por R(t), desceu de 1,01 para 0,98, tanto a nível nacional como continental. É a primeira vez desde 12 de maio que o R(t) se situa abaixo de 1.

Relativamente à incidência, esta manteve-se nos 439,3 casos por 100 mil habitantes a nível continental e desceu dos 428,3 para 419,2 casos a nível nacional.

Com estes números, Portugal saiu da zona vermelha da matriz de risco e situa-se agora no laranja.

14h12 - Mais 14 óbitos e 2595 casos confirmados em Portugal

O último boletim epidemiológico da DGS reporta mais 2595 infeções por Covid-19 em Portugal e 14 mortes associadas à doença.

O número de internamentos diminuiu. Estão neste momento internados 924 doentes (menos 30 do que na véspera), dos quais 199 em unidades de cuidados intensivos (UCI), ou seja, menos nove do que no dia anterior.

A área de Lisboa e Vale do Tejo, com 913 casos, e a região Norte, com 950, têm 71,7 por cento do total das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas. Foram ainda reportados 289 novos casos na região centro, 234 no Algarve e 130 no Alentejo. Os Açores registaram 56 novas infeções e a Madeira 23.

As dez mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (quatro), na região Norte (cinco), na região Centro(uma) na região do Alentejo (duas) e na região do Algarve (duas).

O boletim reporta ainda mais 3331 recuperados, para um total de 897.886, e menos 750 casos ativos (50.811 no total). Há ainda menos 410 contactos em vigilância (78.737 no total).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal já foram confirmadas 966.041 infeções e 17.344 mortes associadas à doença.

14h08 - Adeptos regressam aos estádios. Liga Portugal garante segurança

Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga Portugal, destaca que alguns jogos da época passada tiveram público, o que permitiu preparar este regresso dos espectadores aos estádios.
Neste momento, a maior preocupação da Liga Portugal diz respeito ao acesso aos estádios e circulação dos adeptos para a entrada nos recintos.

A diretora executiva da Liga Portugal espera uma revisão da lotação permitida nos estádios no final de agosto, assim a pandemia o permita.

13h53 - DGS anuncia decisão sobre vacinação das crianças dos 12 aos 15 anos esta tarde

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apresenta hoje, pelas 17h00, as conclusões do parecer técnico da Comissão Técnica de Vacinação COVID-19 sobre a vacinação das crianças na faixa etária dos 12 aos 15 anos.

13h40 - Alívio e cautela nas medidas anunciadas

Os portugueses reagem às medidas de alívio com otimismo mas também cautela. Quem gere negócios admite ansiedade e pede mais ajuda do estado.


13h30 - Antigos ministros da Saúde sublinham a importância da responsabilidade individual

Os antigos ministros da Saúde Adalberto Campos Fernandes e Fernando Leal da Costa acreditam que as medidas anunciadas pelo governo são as mais indicadas nesta fase. Ambos sublinham a importância da responsabilidade individual e da informação em relação às vacinas.


13h22 - Bares preparam reabertura

Os bares também podem trabalhar, e até às duas da madrugada, já a partir do próximo domingo, ou seja, aplicam-se as mesmas regras dos restaurantes. E em qualquer dos casos, ao fim de semana, continua a ser obrigatória a apresentação ou de certificado digital ou de um teste negativo.


12h53 - Pandemia já matou mais de 4,2 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.202.179 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 196.580.980 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h40 - Cabo Verde aceita certificados de vacina em estádios, discotecas e voos internacionais

Cabo Verde deixa hoje a situação de calamidade, passando a aceitar certificados de vacinação contra a covid-19 no acesso a estádios de futebol, discotecas, restaurantes e viagens internacionais e domésticas, anunciou o primeiro-ministro, no parlamento.

“Passarão a funcionar sem as restrições que existem hoje, mas condicionados ao ato de cidadania, ao ato de proteção: exigência de vacinação ou exigência de teste para poderem frequentar”, anunciou o chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, na abertura do debate anual sobre o estado da Nação.

Acrescentou que após um novo período de situação de calamidade - nível mais grave de três previstos na lei que estabelece as bases da Proteção Civil -, que vigorava desde final de abril, devido à vaga mais forte da pandemia no arquipélago, Cabo Verde passa a partir de hoje à situação de contingência.

12h20 - Japão prolonga estado de emergência em Tóquio e alarga-o a mais áreas

O Governo japonês prolongou hoje até 31 de agosto o estado de emergência em Tóquio, onde decorrem os Jogos Olímpicos, e estendeu a medida a outras áreas devido ao aumento de infeções com o vírus da covid-19.

"Decidimos prolongar o estado de emergência em Tóquio e Okinawa [sudoeste] até 31 de agosto", anunciou o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, no final de uma reunião ministerial.

O estado de emergência, previsto para terminar em 22 de agosto, será também declarado em Osaca (oeste) e nas prefeituras de Saitama, Kanagawa e Chiba, limítrofes de Tóquio, acrescentou Yoshihide Suga.

Estas medidas entram em vigor na segunda-feira.

O novo período de estado de emergência sobrepõe-se aos Jogos Olímpicos, que terminam em 08 de agosto, e abrange parcialmente os Jogos Paralímpicos, que decorrem entre 24 de agosto e 05 de setembro.

12h06 - Marcelo Rebelo de Sousa espera que o outono traga mais otimismo

O Presidente da República considera que o Governo cumpriu a expectativa e mudou o discurso em relação à pandemia. Marcelo Rebelo de Sousa considera que há agora um cenário mais otimista e de esperança.


11h54 - Tailândia pune difusão de notícias falsas sobre a pandemia com penas de prisão

A Tailândia pune a partir de hoje a divulgação de notícias falsas ou que provoquem medo em relação à pandemia com penas até dois anos de prisão, numa altura de fortes críticas à gestão governamental da crise sanitária.

O decreto, publicado na Gazeta Real, diz que, "para manter a estabilidade do país (...), ninguém publicará notícias, distribuirá ou divulgará informações contendo mensagens que assustem o público ou causem mal-entendidos".

Os infratores arriscam multas e penas até dois anos de prisão.

11h38 - AHRESP saúda reposição dos horários normais na restauração e similares

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) saudou hoje a decisão do Governo de repor os horários normais de funcionamento dos estabelecimentos, mas manifestou preocupação pela sobrevivência dos estabelecimentos de animação noturna, que permanecem fechados até outubro.

“Face ao anúncio do novo plano de desconfinamento, não pode a AHRESP deixar de saudar a decisão de reposição dos normais horários de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares (com o limite das 02:00), que vai ao encontro das propostas que insistentemente temos feito junto do Governo”, afirmou a associação, no seu boletim diário de quinta-feira, hoje divulgado.

No entanto, a AHRESP salientou a sua “grande preocupação pela manutenção do encerramento dos estabelecimentos de animação noturna, que coloca em causa a sua sobrevivência”, sobretudo com a chegada do mês de agosto, habitualmente favorável para este tipo de negócio.

11h17 - Alemanha impõe a partir de domingo teste a viajantes não imunizados

A Alemanha vai impor a partir de domingo um teste à covid-19 a todos os viajantes não imunizados que pretendam entrar no país, para evitar um aumento dos contágios, confirmou hoje o Ministério da Saúde alemão.

Hoje, a Alemanha registou 2.454 novos casos e 30 mortes atribuídas a Covid-19.

“Todos os veraneantes não vacinados terão de ser testados, quer regressem de avião, carro ou comboio”, afirmou o ministro da Saúde alemão, o conservador Jens Spahn, citado num comunicado de imprensa.

11h02 - Variante Delta vai confinar 13 milhões de pessoas nas Filipinas

As Filipinas estão a ponderar confinar os 13 milhões que habitam na região da capital Manila a partir da próxima semana. Em causa está um aumento de casos de Covid-19 ligados à variante Delta.

10h45 - Vietname pede a hospitais privados que aceitem doentes Covid-19

O país, que está a registar um aumento de casos devido à variante Delta, pediu aos 228 hospitais privados que disponibilizassem 20 mil camas.

10h28 - Município de Pinhel disponibiliza dois mil testes gratuitos para emigrantes

O município de Pinhel, no distrito da Guarda, adquiriu dois mil testes de despistagem da covid-19 para distribuir pelos emigrantes que em agosto estejam a passar férias no concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

10h16 - Mistura da vacina russa Sputnik V e AstraZenaca não revelaram efeitos colaterais graves entre voluntários. Testes envolveram 50 pessoas no Azerbaijão.

10h00 - África com mais 1.295 mortos e 47.788 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 1.295 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 168.478 óbitos, e 47.788 novos casos, segundo os mais recentes dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano tem um total de 6.635.522 infetados desde o início da pandemia, enquanto os recuperados da doença são agora 5.813.540, mais 36.187 nas últimas 24 horas.

09h52 - Rússia com mais 23.564 casos e 794 vítimas mortais

09h37 - Primeiro-ministro japonês anunciou o estado de emergência para mais quatro prefeituras e prolongou o já existente em Tóquio devido ao aumento de casos

09h30 - Testes realizados misturando a vacina da AstraZeneca com a russa Sputnik V não revelaram efeitos secundários significativos

09h28 - Covid-19. O que muda a partir de 1 de agosto. As respostas que procura aqui

09h13 - Covid-19: Mais de metade das empresas reduzem volume de negócios em 2020

Mais de metade das empresas portuguesas registaram quebras no seu volume de negócios em 2020, com o alojamento, restauração, transportes e serviços a serem as áreas mais afetadas, de acordo com um estudo da consultora Informa D&B.

Além disso, "em cerca de um terço das empresas o volume de negócios recua mais de 20% face ao ano anterior", indicou a organização, realçando que "este dado contrasta com a evolução em 2019, um ano em que mais de metade das empresas registou aumentos no volume de negócios".

08h53 - PM australiano diz que 80 por cento da população tem que estar vacinada para o país abrir fronteiras a turistas

08h52 - Cidade Olímpica de Tóquio regista mais 3.300 casos de infeção esta sexta-feira

08h48 - Israel vai dar terceira dose da vacina a maiores de 60 anos. Saiba mais aqui

08h35 - Alemanha com mais 2454 casos e 30 vítimas mortais

07h53 - Recolher obrigatório termina em todo o país já no domingo

07h32 - Governo timorense decidiu aplicar o confinamento geral obrigatório no município de Ermera, região do país onde se centra atualmente o maior foco da covid-19 no país, até 11 de agosto

07h29 - Arábia Saudita reabre as fronteiras a turistas vacinados

07h27 - Índia com 44.230 novos casos de Covid-19 registados esta sexta-feira, o valor mais alto das últimas três semanas

07h25 - Governo checo vai oferecer dois dias extra de férias para os funcionários do Estado que se vacinem

07h24 - Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA diz que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela e pode causar doença severa.

07h22 - Preço das casas elevado leva famílias a procurar soluções na periferia

Muitos dos negócios imobiliários suspensos em 2020 avançaram no primeiro semestre, segundo a análise da Century 21, que considera que o aumento dos preços das casas leva as famílias a procurar habitação na periferia, sobretudo em Lisboa.

A rede imobiliária Century 21 divulgou hoje que realizou 7.008 transações de venda (de clientes de Portugal e internacionais) entre janeiro e junho, mais 38% do que no primeiro semestre de 2020. Só as transações de imóveis para clientes internacionais aumentaram 55% para 1.102 transações.

Segundo o presidente executivo da Century 21 Portugal, Ricardo Sousa, citado em comunicado, "muitos dos negócios suspensos em 2020 estão agora a ser concretizados, o que explica o crescimento tão acentuado do segmento internacional (o mais afetado em 2020)".

Situação no País

Bares podem reabrir no domingo com regras dos restaurantes

Os bares podem abrir a partir de domingo, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes no âmbito da pandemia da covid-19, esclareceu o Governo.

Segundo informação disponibilizada no portal do Governo https://covid19estamoson.gov.pt/, o Conselho de Ministros incluiu a reabertura dos bares, "sujeitos às regras da restauração", na primeira fase do plano de levantamento gradual das restrições que aprovou hoje.

Fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros explicou à Lusa que os bares terão de funcionar com as regras de limites de lotação e de ocupação dos espaços impostas aos restaurantes.

Assim, os clientes dos bares terão, por exemplo, de se manter sentados e terão de ser respeitados limites no número de pessoas por mesa, disse a mesma fonte.

A matriz de risco utilizada pelo Governo para monitorizar a evolução da covid-19 vai deixar de estar associada às medidas adotadas semanalmente para controlo da pandemia, anunciou o primeiro-ministro, justificando a alteração com a taxa de vacinação.

"Vamos deixar de fazer a associação das medidas semanalmente adotadas em função da evolução da matriz, não se justifica nesta fase da taxa de vacinação", revelou António Costa, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, sublinhando, porém, que vão ser tidos em conta "os diferentes alertas, seja a taxa de incidência, o ritmo de crescimento, a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde ou a taxa de mortalidade".

Cerca de 85% da população portuguesa deve ter em outubro a vacinação contra a covid-19 completa, estimou o primeiro-ministro.

"Prevemos que no próximo domingo 57% da população portuguesa venha a estar completamente vacinada, isto é, com as duas doses de vacina", disse António Costa, na conferência de imprensa do final do Conselho de Ministros sobre o novo plano de desconfinamento.

Situação no Mundo

O Brasil registou 1.318 mortes e 42.283 casos de covid-19 em 24 horas, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde do país na noite desta quinta-feira.

Ao todo, o Brasil já contabiliza 554.497 óbitos e 19.839.369 infeções provocadas pelo vírus SARS-Cov-2, causador da pandemia.