Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h50 - México ultrapassa três milhões de casos confirmados de Covid-19

O México registou nas últimas 24h mais 22.711 casos de infeção com o SARS-CoV-2 esta quarta-feira, de acordo com dados do Ministério da Saúde, país contabiliza agora oficialmente 3.020.596 de contágios.

Registaram-se ainda mais 727 óbitos, elevando o total acima das 246.200 mortes com Covid-19.

23h45 - Polícia Marítima dispersa cerca de 100 pessoas de ajuntamento na Figueira da Foz

A Polícia Marítima (PM) dispersou hoje cerca de 100 pessoas da Praça do Forte, na Figueira da Foz (Coimbra), por incumprimento das medidas de contenção da pandemia da covid-19, informaram as autoridades.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o ajuntamento foi interrompido pelas 04:30 de hoje, não se tendo verificado o consumo de álcool.

Contactada pela agência Lusa, a porta-voz da AMN, Nádia Rijo, explicou que não se tratava de uma "festa organizada".

23h40 - Brasil com mais 32.443 casos de infeção e 975 óbitos com Covid-19

Nas últimas 24h, o Brasil alcançou um total de 565.748 mortes com Covid-19 e mais de 20 milhões de casos desde que a pandemia teve início, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

23H30 - Oitenta por cento das crianças que foram internadas no Hospital Dona Estefania com covid 19 eram saudáveis.

A infecciologista Maria João Brito alertou no 360 para o facto de que a doença é rara em idade pediátrica, mas é grave.


23h15 - Guiné-Bissau regista mais três mortos e 37 novos casos

A Guiné-Bissau registou mais três vítimas mortais e 37 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, na terça-feira foram registados mais 37 casos, aumentando o total acumulado para 4.901 casos, e realizados 71 testes.

Mais 40 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, elevando o total acumulado para 4.268 pessoas, e há 544 casos ativos no país.

O Alto Comissariado refere também que foram registados mais três óbitos, colocando em 83 o total acumulado de vítimas mortais devido à covid-19.

22h55 - Israel inclui crianças dos três aos 12 anos na exigência de porte da "carta verde" sanitária

Medida em vigor a partir do próximo dia 18, incluída no quadro de novas restrições para controlar a propagação da variante Delta do coronavírus.

Quem entre no país, vacinado ou não terá de cumprir quarentena, venha de onde vier.

22h28 - Também em Portugal. OMS testa novos medicamentos contra a covid

A Organização Mundial de Saúde vai testar três medicamentos para tratar doentes com Covid-19. Os ensaios clínicos vão decorrer em 52 países, incluindo Portugal.
O diretor da OMS alerta que no próximo ano podem ser registados 300 milhões de infectados com o novo coronavírus.

21h52 - Alta transmissibilidade da variante Delta pode impedir a proteção geral da população

Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da vacina da Astrazeneca diz que muito dificilmente se vai alcançar a imunidade de grupo. Andrew Pollard, investigador da Universidade Oxford, entende que isto se deve à variante Delta.
A alta transmissibilidade da variante faz com que pessoas com a vacinação completa possam ser infetadas de novo.

21h30 - Vacinação sem agendamento nos Açores disponível para maiores de 16 anos

A secretaria da Saúde do Governo dos Açores avançou hoje que a vacinação sem agendamento para pessoas com idade superior ou igual a 16 anos começará quinta-feira em São Miguel e segunda-feira, dia 16, na Terceira.

Em nota de imprensa, o governo açoriano destaca que os utentes com 16 anos ou mais já estão a ser vacinados na Terceira e em São Miguel, mas com agendamento.

“A ‘Casa Aberta’ no centro de vacinação das Portas do Mar, em Ponta Delgada, que até agora privilegiou os maiores de 18 anos, acolhe a partir de amanhã [quinta-feira], 12 de agosto, utentes com 16 anos, ou mais, de toda a ilha”, lê-se no comunicado.

21h15 - Crianças permanecem menos tempo nos cuidados intensivos

Desde o início da pandemia, foram diagnosticados mais de 125 mil casos de Covid 19 em crianças e jovens. Mas apenas 58 dos infetados foram internados nos cuidados intensivos pediátricos. Durante a pandemia morreram cinco menores. Todos tinham outras doenças associadas.


20h38 - Perdidas 20 mil doses de vacinas em 13 milhões administradas

O coordenador da ‘task-force’ que gere o processo de vacinação contra a covid-19 adiantou hoje que foram “perdidas” cerca de 20 mil doses de vacinas em 13 milhões administradas.

“Comparativamente a outros países, temos uma percentagem muito pequena de doses perdidas e isso deixa-me contente. Já demos cerca de 13 milhões de doses e perdemos cerca de 20 mil doses”, afirmou o vice-almirante Gouveia de Melo, à margem de uma visita ao centro de vacinação de Braga.

20h32 - Autoagendamento de vacinas temporariamente suspenso acima dos 18 anos

Nos três próximos dias, o autoagendamento das vacinas covid vai ser exclusivo para os jovens dos 12 aos 15 anos. Fica assim suspenso até 15 de agosto o autoagendamento para maiores de 18 anos.
O coordenador da vacinação quer ter todos estes jovens vacinados até 19 de setembro, a tempo da abertura das escolas.

20h00 - Rio de Janeiro é o foco da variante Delta no Brasil

O Rio de Janeiro é o atual foco da variante Delta do novo coronavírus no Brasil, com 206 casos confirmados, o que equivale a 36% das notificações da estirpe em todo o país, informou hoje o Ministério da Saúde.

Segundo o Governo brasileiro, 570 pessoas já foram notificadas com a estirpe Delta após testes de comparação genética e 36 morreram dessa variante registada pela primeira vez na Índia e a mais contagiosa do vírus SARS-CoV-2, de acordo com especialistas.

São Paulo, o estado mais populoso do Brasil com cerca de 46 milhões de habitantes, é a segunda região em registos da variante Delta, com 96 casos. Seguem-se Brasília (75), Rio Grande do Sul (64), Paraná (54), Santa Catarina (34) e Goiás (10).

A situação no Rio de Janeiro fez soar o alarme das autoridades já que mais de metade dos casos registados no estado foram notificados em sua capital homónima e o município foi obrigado a suspender a vacinação por falta de doses de imunizantes.

19h43 - Espanha com 17.023 novos casos e 93 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha contabilizou 17.023 novos casos de covid-19 e 93 mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

Com os novos números, o total de casos desde o início da pandemia em Espanha, em fevereiro de 2020, ascende a 4.660.473, enquanto o de mortes subiu para 82.320.

A pressão nas unidades de cuidados intensivos caiu hoje pelo segundo dia consecutivo, havendo 1.947 internados, menos 40 do que no dia anterior.

Segundo os dados oficiais, a taxa de incidência de transmissão diminuiu precisamente para 500 casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, menos do que os 503 registados terça-feira e menos 110 do que há uma semana.

19h34 - Facebook apaga centenas de contas ligadas a campanha russa anti-vacina

O Facebook apagou centenas de contas ligadas a uma empresa de publicidade, que procurava pagar a influenciadores digitais para publicarem artigos negativos sobre as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, que receberam o aval da Agência Europeia do Medicamento, contra a Covid-19.

A empresa americana apagou 65 contas do Facebook e 243 do Instagram que foram rastreadas ate à empresa Fazze – subsidiária da empresa de marketing britânica AdNow, cujas operações são primariamente conduzidas a partir da Rússia.



No relatório de Julho, o Facebook garante que “a Fazze está agora banida da nossa plataforma. Esta operação multi-plataforma visava audiências principalmente na Índia, América Latina e, em menor grau, nos Estados Unidos. Encontrámos esta rede após a análise de denúncias sobre uma parte da plataforma externa a esta atividade”.

A rede recorria a contas falsas para propagar informações falsas e minar a confiança pública no combate ao coronavírus.

18h53 - Madeira sinaliza 30 novos casos e um total de 256 infeções ativas

A Madeira sinalizou hoje 30 novos casos de covid-19 e 23 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 256, com oito doentes hospitalizados.

18h35 - OMS vaticina mais de 300 milhões de casos no início de 2022

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) vaticinou hoje mais de 300 milhões de casos notificados de covid-19 no início de 2022, a manter-se a atual trajetória de aumento de infeções com o novo coronavírus.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, que falava na videoconferência de imprensa regular da OMS sobre a pandemia da covid-19, as infeções com o SARS-CoV-2 e as mortes por covid-19 "continuam a aumentar" no mundo "apesar das vacinas".

"Com a trajetória atual podemos ter mais de 300 milhões de casos notificados no início do ano que vem", afirmou, assinalando que o mundo atingiu 200 milhões de infeções na semana passada, "seis meses depois de ter ultrapassado a marca de 100 milhões".

"Podemos mudar esta situação, mas o mundo não está a agir de forma conjunta", disse, numa crítica, que tem sido reiterada, à falta de distribuição universal e equitativa das vacinas contra a covid-19, que continuam a não chegar aos países mais pobres, sobretudo de África.

A pandemia da covid-19 provocou pelo menos 4.314.196 mortes em todo o mundo, entre mais de 203,9 milhões de infeções, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

18h02 - OMS adverte que não existe um "número mágico" para a imunidade de grupo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que não existe um "número mágico" para a imunidade de grupo na covid-19, porque à medida que surgem variantes do vírus mais contagiosas mais pessoas têm de ser vacinadas.

"Não há nenhum número mágico para definir a proporção da população que necessitará de ser vacinada, isso está associado a quão transmissível o vírus é", afirmou a diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS, Kate O'Brien.

Segundo a pediatra, que falava na habitual videoconferência de imprensa da OMS sobre a pandemia da covid-19, "o consenso" é que "uma maior parcela da população necessita de ser vacinada para se atingir o efeito da imunidade de grupo" consoante "as variantes do SARS-CoV-2 são mais transmissíveis, e estão a surgir em todo o mundo".

"Sabemos que com o vírus da varíola, altamente transmissível, precisamos de 95% da população vacinada", sublinhou.

17h54 - Ensino superior reforçou e criou mais apoio psicológico aos alunos

A maioria das universidades e institutos politécnicos acionou ou reforçou os serviços de apoio psicológico aos alunos durante a pandemia, enquanto outras criaram gabinetes ou reencaminharam os estudantes para serviços externos, revela um inquérito a 86 instituições.

Este é um dos dados do inquérito realizado pela ‘task force’ de Ciências Comportamentais para perceber que apoios tiveram os estudantes durante a pandemia.

Segundo o estudo hoje divulgado, 50 instituições de ensino superior (IES) acionaram ou reforçaram os seus gabinetes e serviços de apoio psicológico, enquanto outras 10 tiveram mesmo de criar esse serviço durante a pandemia.

O estudo mostra ainda que nove instituições optaram por encaminhar os seus alunos para serviços externos.

17h42 - Moçambique anuncia mais 14 mortes, 1.185 casos e 5.525 recuperações

Moçambique registou mais 14 óbitos devido ao novo coronavírus, 1.185 casos de infeção e 5.525 recuperações da doença, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

As mortes ocorreram nos últimos três dias, em pessoas com idades entre 4 meses e 81 anos. As vítimas são de nacionalidade moçambicana, indicou o ministério em nota de atualização de dados.

17h30 - Itália confirma quase 9.000 novos casos e 31 mortes

A Itália contabilizou 6.968 novos casos de covid-19 e 31 mortes nas últimas 24 horas, segundo o boletim do Ministério da Saúde italiano divulgado hoje, cujos dados relevam um aumento das hospitalizações, embora de forma moderada.

Com os novos dados, em linha com os das últimas semanas, o total de infeções desde o início da pandemia do novo coronavírus em Itália, em fevereiro de 2020, ascende a 4.413.162, enquanto o de mortes subiu para 128.304.

A pressão nos hospitais continua a subir, mas já longe dos números alarmantes alcançados nos piores momentos da pandemia.

17h01 - Terceira dose da vacina chega em setembro para os franceses mais frágeis

A França revelou hoje novas medidas de combate à pandemia, incluindo a terceira dose para as pessoas mais frágeis a partir de setembro, com o Presidente Emmanuel Macron a insistir que a situação é "mais que delicada".

"Decidi reunir o Conselho Sanitário devido aos efeitos da variante Delta. A situação sanitária é mais do que delicada e impõe a nossa mobilização", disse hoje Emmanuel Macron antes do início de uma reunião de alto nível dedicada ao combate contra a pandemia de covid-19.

16h35 - Julho foi o mês com mais testes realizados desde o início da pandemia

Julho foi o mês com mais testes à covid-19 realizados desde o início da pandemia, mais de dois milhões, num total de cerca de 16 milhões já realizados em Portugal, indicam dados do Instituto Ricardo Jorge divulgados hoje.

No mês de julho de 2021 "foi alcançado um novo máximo mensal de testagem à covid-19 em Portugal”, com a realização de 2.031.649 testes de diagnóstico à covid-19 (PCR e Testes rápidos de antigénio de uso profissional), uma média diária de 65.537 testes, anunciou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em comunicado.

“Trata-se dos números de testagem mensal mais elevados desde o início da pandemia, que correspondem a 12,9% do total de testes de diagnóstico efetuados desde março de 2020”, refere o INSA.

Dados avançados à agência Lusa pelo INSA precisam que 16 de julho foi o dia em que foram realizados mais testes (95.680), com uma taxa de positividade de 4,4%. A proporção de positividade na semana de 09 a 15 de julho foi de 4,9%, na semana de 16 a 22, foi de 5,2%, e na semana de 23 a 29 de julho foi de 4,2%, referem os dados, sublinhando que na semana de 30 de julho a 05 de agosto, a taxa de positividade baixou para 3,9%.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até à passada segunda-feira foram realizados em Portugal 15.862.834 testes, dos quais 12.329.598 foram testes PCR e 3.533.236 testes rápidos de antigénio de uso profissional.

16h15 - Iniciativa Liberal: DGS parece evoluir mais ao sabor da pressão política do que da ciência

A Iniciativa Liberal considerou hoje “preocupante” que a Direção-Geral da Saúde apresente uma posição sobre a vacinação de crianças “que parece evoluir mais ao sabor da pressão política do que da fundamentação científica”, apelando a clareza na comunicação.

Num comunicado enviado às redações, a IL defende que “a matéria da vacinação de menores entre os 12 e os 15 anos é particularmente delicada, dado que ela se pode, apenas e sobretudo, justificar por motivos de proteção a terceiros”.

“Por esse motivo é preocupante que a DGS apresente uma posição que parece evoluir mais ao sabor da pressão política do que da fundamentação científica”, argumentam.

Os liberais consideram ainda “incompreensível que alguns responsáveis políticos tenham tomado posições públicas com o objetivo de condicionar as decisões técnicas, pondo a sua agenda política à frente da análise científica que suporta a decisão”.

O partido liderado por João Cotrim Figueiredo vinca ainda que “a vacinação de menores encerra uma dimensão ética que exige uma comunicação clara e transparente”.

“Sem informação clara e objetiva sobre os riscos e benefícios da vacinação de menores, não será possível às famílias tomar decisões livres, ponderadas e conscientes sobre a vacinação dos menores a seu cargo”, concluem.

15h55 - OMS vai testar três medicamentos para tratar doentes hospitalizados

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai iniciar uma nova fase de ensaios clínicos de medicamentos contra a covid-19, testando três medicamentos em pacientes hospitalizados, estando a recrutar participantes também em Portugal.

Os testes fazem parte da nova fase do ensaio clínico Solidarity, da OMS, que entra na fase Solidarity Plus para testar a eficácia dos medicamentos artesunate (do laboratório farmacêutico IPCA), usado para tratar casos graves de malária; imatinib (Novartis), usado para tratar alguns tipos de cancro; e infliximab (Johnson and Johnson), usado para tratar doenças do sistema imunitário, como artrite reumatoide. Os medicamentos foram doados pelas farmacêuticas para a realização do ensaio clínico que decorre em 52 países, incluindo Portugal.

"Encontrar terapêuticas mais eficazes e acessíveis para os doentes com covid-19 permanece uma necessidade crítica e a OMS está orgulhosa por liderar este esforço global", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, citado em comunicado da organização divulgado hoje.

O comunicado refere que na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial, sendo possível avaliar a eficácia de vários tratamentos ao mesmo tempo usando um único protocolo, recrutando milhares de pacientes para gerar estimativas robustas sobre a eficácia que um medicamento pode ter na mortalidade.

O protocolo também permite a adição de novos medicamentos ao longo do processo e o abandono dos que sejam considerados ineficazes.

15h35 - África com mais 692 mortes e 28.103 infetados nas últimas 24 horas

África registou 692 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 178.852, e 28.103 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de casos no continente é de 7.103.027 e o de recuperados é de 6.206.068, mais 32.570 nas últimas 24 horas.

15h12 - Surto de Covid-19 nas equipas da Volta a Portugal

O camisola amarela abandonou a Volta a Portugal em bicicleta. É uma situação inédita. Daniel Freitas faz parte da equipa da Rádio Popular Boavista, afetada por casos confirmados e suspeitos de Covid-19, e que por isso abandonou a prova. É já a terceira equipa a desistir pelo mesmo motivo.


14h57 - Autoagendamento de vacinação exclusivo a adolescentes entre os 12 e os 15 anos, nos dias 12 a 14 de agosto

O autoagendamento para os utentes com idade idade igual ou superior a 18 anos ficará suspenso "durante o período de 12 a 14 de agosto", sendo "retomado a 15 de agosto".

Após a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter recomendado a vacinação universal dos jovens entre os 12 e os 15 anos, a Task Force indicou, esta quarta-feira, quais as datas para o agendamento exclusivo e inoculação desta faixa etária. Assim, "durante o período de 12 a 14 de agosto, o auto agendamento será exclusivo para os utentes dos 12 aos 15 anos de idade, a vacinar nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 a 29 de agosto".

"Os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 21 e 22 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 11 e 12 de setembro", indica ainda a equipa liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Já "os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 28 e 29 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 18 e 19 de setembro".

O autoagendamento para os utentes com idade idade igual ou superior a 18 anos ficará suspenso "durante o período de 12 a 14 de agosto", sendo "retomado a 15 de agosto".

14h40 - População em teletrabalho desce para 14,9% no segundo trimestre

A proporção da população empregada em teletrabalho no segundo trimestre deste ano foi de 14,9%, uma redução de 7,6 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre homólogo de 2020, adiantou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as estatísticas do emprego referentes ao segundo trimestre de 2021, publicadas hoje pelo INE, “a proporção da população empregada que esteve em teletrabalho no 2.º trimestre de 2021 (14,9%) foi inferior em 7,6 p.p. à proporção observada no trimestre homólogo de 2020”.

O INE detalhou ainda que estes 14,9% correspondem a 717,0 mil pessoas.

O instituto indicou, por outro lado, que “este regime de prestação de trabalho abrangeu 14,9% do total da população empregada, menos 5,8 p.p. que no trimestre anterior, correspondendo ainda assim à terceira proporção mais elevada deste indicador desde que começou a ser acompanhado há cinco trimestres”.

14h17 - R(t) mantém-se abaixo de 1

Segundo relatório da DGS o R(t) nacional e no continente continua abaixo de 1, sendo atualmente de 0,94.

Já a incidência nacional é de 326,5 casos por 100 mil habitantes e no continente é de 331, 6.

14h06 - Mais 2.948 infeções e 12 óbitos em Portugal

Portugal registou mais 2.948 casos de covid-19 e 12 mortos, nas últimas 24 horas. Segundo o boletim, há mais 645 casos ativos desde ontem, mais 2.261 recuperados e menos 2.057 contactos em vigilância.

Lisboa e Vale do Tejo reportou mais 1.132 infeções, no Norte contaram-se mais 1.006, na região do Algarve 306, no Centro mais 294 e no Alentejo mais 127. Nos Açores há mais 56 casos e na Madeira mais 27.

Os internamentos continuam a cair: há menos 44 doentes em enfermaria e menos cinco em UCI.

13h56 - Vacinação de crianças entre 12 e 15 anos divide opiniões

A questão da vacinação dos 12 aos 15 anos divide médicos, autoridades de saúde e governantes. O primeiro-ministro já tinha garantido que a vacinação dos menores seria feita até setembro. O Presidente da República apelou à decisão dos pais para salvaguardar o ano letivo.
Mas foram precisos 20 dias para a decisão técnica acompanhar a determinação política.

13h41 - Quase 125 mil casos de Covid-19 registados em crianças e jovens

Desde o início da pandemia, foram diagnosticados cerca de 125 mil casos de SARS-CoV-2 em crianças e jovens. Mas só 58 dos infetados foram internados nos cuidados intensivos pediátricos.


13h18 - Próxima semana essencial para saber se existem contágios em Macau - Autoridades

As autoridades de saúde de Macau advertiram hoje que esta e a próxima semana são essenciais para saber se existe uma cadeia de contágio de covid-19 na sociedade.

Na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, as autoridades lembraram que mais de 1.700 pessoas continuam em quarentena, na sequência do agravamento da situação epidemiológica no território e na China.

12h50 - 4.314.196 mortos no mundo desde o início da pandemia

A pandemia de Covid-19 já fez pelo menos 4.314.196 mortos em todo o mundo desde que a Organização Mundial de Saúde. Foram ainda detetados 203.994.300 casos de infeção em todo o mundo, refere o relatório realizado pela agência de notícias francesa France Presse.

12h14 - Volta a Portugal. Teste positivo à covid-19 de ciclista da Rádio Popular Boavista obriga equipa a abandonar a prova

11h55 - Temos de "libertar o país deste vírus", disse Gouveia e Melo

Gouveia e Melo recordou que os jovens têm de contribuir para recuperarmos todos a "normalidade".

"Eu estou convicto que, se todos fizermos o que temos de fazer, até fins de setembro, vamos recuperar eventualmente quase a totalidade da nossa liberdade", afirmou o coordenador da task force.

E, nessa altura, continuou, "vamos ter um país diferente, não vamos ter um país refém do vírus".

"É isso que temos de fazer: libertar o país deste vírus", continuou, sublinhando que "a vacinação é segura".

11h52 - Task force pretende ter "um processo mais organizado" na vacinação de adolescentes

Henrique Gouveia e Melo está, esta quarta-feira, a visitar vários centros de vacinação na zona Centro. A falar à RTP a partir do centro de vacinação da Mealhada, o vice-almirante recordou que desde ontem à tarde está a decorrer a Casa Aberta para pessoas com mais de 18 anos.

Quanto aos adolescentes de 12 a 15 anos, o coordenador da task force confirmou que o objetivo é organizar a vacinação destas faixas etárias para os fins de semana, para "ter um processo mais organizado".

"Tudo indica que vai correr bem", assegurou.

"Nós planeámos esta ação para terminar a 19 de setembro (...) por causa do início do ano escolar", esclareceu.

Para Gouveia e Melo, Portugal está mais próximo de atingir a imunidade de grupo, com a aprovação da vacinação dos mais novos. Mas "os jovens têm de comparecer nos postos de vacinação".

11h37 - Vaticano não pede passaporte sanitário aos participantes da audiência com o Papa

O Vaticano não pediu o certificado sanitário, exigido em muitos países incluindo em Itália, às centenas de fiéis que hoje compareceram na audiência geral com o Papa Francisco, apesar de o requerer aos visitantes dos seus museus e jardins.

O Papa Francisco e o resto das pessoas que trabalham e vivem no Estado do Vaticano foram vacinadas e já têm o seu certificado sanitário europeu, depois de ter chegado a acordo com a União Europeia para reconhecer a vacinação realizada através de seu próprio sistema de saúde.

Este certificado, que comprova estar vacinado com pelo menos uma dose, ter vencido a doença ou ter um teste recente com resultado negativo, é exigido aos visitantes dos museus e jardins do Vaticano ou que entrem no palácio dos Papas de Castelgandolfo.

No entanto, os presentes nas audiências gerais, que devido ao intenso calor não se realizam ao ar livre, mas sim no salão Paulo VI do Vaticano, não tiveram de apresentar documentos tendo apenas sido solicitado o uso de máscara.

11h26 - Moçambique vacinou cerca de 112 mil pessoas na última semana

Cerca de 112 mil pessoas foram vacinadas em Moçambique, entre os dias 02 e 09, no âmbito da campanha de vacinação em massa contra a covid-19 lançada há uma semana, referem dados do Ministério da Saúde de Moçambique.

O balanço das autoridades de saúde indica que a província de Nampula, norte do país, vacinou mais pessoas no referido período, 18.523, seguida da província e cidade de Maputo, ambas no sul, com 15.167 e 12.084, respetivamente.

11h14 - Suíça pede à imprensa chinesa que remova artigos que citam perfil falso de suposto biólogo

A embaixada da Suíça em Pequim instou hoje a imprensa chinesa a remover os artigos que citam um suposto biólogo suíço a criticar a politização da origem da covid-19, após ter descoberto tratar-se de um perfil falso.

Numa mensagem difundida através da rede social Twitter, a embaixada disse que o suposto biólogo, identificado como Wilson Edwards, provavelmente “não existe”.

Órgãos como a televisão estatal CGTN e os jornais oficiais Shanghai Daily e Global Times citaram Wilson Edwards, com base no seu perfil na rede social Facebook.

Muitos dos órgãos removeram, desde então, as referências àquele perfil.

10h49 - Filipinas aprovam uso de vacinas Hayat-Vax

A Agência Filipina de Alimentos e Medicamentos (FDA) disse na quarta-feira que aprovou o uso da vacina Hayat-Vax COVID-19 fabricada nos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos).

A vacina Hayat-Vax, doada pelos Emirados Árabes Unidos, é idêntica à vacina Sinopharm da China e será administrada a pessoas com 18 anos ou mais, disse o chefe da FDA, Rolando Enrique Domingo, à Reuters.

10h34 - Rússia com novo recorde de número de mortos

A Rússia reportou 799 óbitos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde histórico e quatro vezes superior ao máximo do mês passado.

10h15 - Centros de vacinação nas Filipinas aberto 24 horas para enfrentar disseminação da variante Delta

Os centros de vacinação na capital das Filipinas, Manila, estão a tentar acelerar as taxas de vacinação, inclusive ficando abertos 24 horas por dia para ajudar a combater um forte aumento nas infeções e a disseminação da variante Delta, altamente contagiosa.

9h42 - Vacinas em spray nasal testadas na Tailândia

No final do ano deverá começar a ser testada em humanos, na Tailândia, uma vacina contra a Covid-19 administrada por spray nasal.

O Governo tailandês afirma que esta decisão decorre de resultados promissores em ensaios com ratos.

Desenvolvidas pelo Centro Nacional para Engenharia Genética e Biotecnologia, as vacinas em causa foram desenvolvidas a partir de adenovírus e influenza, segundo noticia a agência Reuters.

Caso os testes sejam bem sucedidos, a produção em larga escala poderá começar em meados de 2022.

9h05 - Facebook remove contas associadas a "lavandaria de desinformação"

O Facebook desativou centenas de contas da Rússia que estariam ligadas ao que a rede social descreve como uma "lavandaria de desinformaçã" contra as vacinas.

Foram banidas contas ligadas à Fazze, uma subsidiária da empresa AdNow, registada no Reino Unido, por violação das políticas do Facebook relativas aa interferência externa.

A campanha agora visada tinha por alvo utilizadores da Índia, América Latina e Estados Unidos.

8h45 - Conselheiro do Governo britânico traça cenário de infeção sazonal

O professor Andrew Hayward, do Instituto de Epidemilogia da University College London, vaticinou, na BBC Radio 4, que é improvável que o SARS-CoV-2 venha a ser completamente irradicado. Este deverá tornar-se uma infeção sazonal.

Por outro lado, afirma ainda o especialista, o novo coronavírus deverá continuar a sofrer mutações, o que tornará difícil que se alcance a imunidade de grupo.

8h37 - Chega lamenta "condução instável e errática" de adolescentes

A direção nacional do Chega lamenta o que classifica de "condução instável e errática", por parte da Direção-Geral da Saúde, do processo de vacinação contra a Covid-19 para crianças e jovens, criticando a pressão do Governo.

Em comunicado, o partido diz que a "condução instável e errática" da vacinação das crianças e jovens acarreta uma instabilidade que acaba "por prejudicar gravemente a confiança dos pais, dos professores e da comunidade educativa em geral, numa fase em que estamos perto do início de mais um ano escolar".

"O Chega lamenta ainda a pressão política evidente, quer do Governo, quer de outros protagonistas do espaço público, no sentido de condicionar decisões que deveriam ser tomadas de acordo com critérios técnicos e científicos".

8h10 - Qual o impacto da Covid-19 na saúde das crianças e jovens?

Mesmo com a luz verde da DGS, a vacinação universal de crianças e jovens divide opiniões. Há quem considere que este passo vai ajudar a bloquear a circulação do vírus, mas também há especialistas a defender que o risco de doença grave entre os 12 e os 18 anos é muito baixo e que as doses da vacina deveriam ser distribuídas pelos países do mundo onde a população mais velha continua por vacinar.

Desde que começou a pandemia, morreram cinco menores, todos com comorbilidades.
Quanto a internamentos em unidades de cuidados intensivos, foram 58, num total de mais de 125 mil crianças e jovens até aos 18 anos, infetados com o vírus. Um número que representa 0,04%.

Os casos neonatais, de recém-nascidos infetados ou de mães positivas, estão também a ser recolhidos e compilados.

8h00 - Novo máximo diário na Coreia do Sul

A Coreia do Sul reportou mais de 2200 novos casos de Covid-19 em 25 horas. É o maior valor diário desde o início da pandemia.

7h37 - Governo timorense renova cercas e confinamento em Ermera

O Governo timorense decidiu renovar as cercas sanitárias em vigor nos municípios de Ermera, mantendo o confinamento obrigatório para dois postos administrativos desta região do país.

Na sequência de uma apresentação do Centro Integrado de Gestão de Crise sobre a situação epidemiológica, o Conselho de Ministros deliberou renovar a cerca sanitária em Díli e em Ermera até ao final do dia 26 de agosto.

Renovou ainda o confinamento domiciliário geral da população dos postos administrativos de Ermera e Railaco, do município de Ermera, até ao final de 25 de agosto.

7h28 - OMS denuncia desigualdade "vergonhosa"

A Organização Mundia da Saúde renova o apelo ao fim da "vergonhosa" desigualdade da distribuição de vacinas contra a Covid-19 à escala global. Um apelo dirigido aos dirigentes dos 20 países mais desenvolvidos.

A OMS exorta os países mais ricos a "inverterem a maré" antes do próximo mês de outubro.

7h01 - Ponto de situação


Portugal vai receber esta semana quase mais um milhão de vacinas contra a Covid-19.

Entretranto, o regime Casa Aberta, sem marcação, passa a abranger, a partir de agora, mais faixas etárias.

Vacinação a partir dos 12 anos
Foi aberta a vacinação para os adolescentes entre os 12 e os 15 anos. A Direção-Geral da Saúde alterou a norma avançada há dez dias que definia a vacinação nesta faixa etária apenas para adolescentes com doenças.
A vacinação das faixas etárias mais jovens poderá permitir uma maior segurança no início do ano letivo.

O autoagendamento a partir dos 18 anos continua aberto.

No próximo fim de semana serão vacinados os jovens com 16 e 17 anos.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirma que a testagem dos professores é competência das autoridades de saúde. E acrescenta que a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos é uma boa notícia.
Encarregados de educação e professores estão satisfeitos com a decisão de vacinar todos os jovens entre os 12 e 15 anos.
Acreditam que assim o ano letivo pode começar de forma mais segura.
Opiniões dividem-se
O investigador Miguel Prudêncio considera adequada a decisão da Direção-Geral da Saúde.
Já o Colégio de Pediatra da Ordem dos Médicos mantém as reservas sobre a vacinação na faixa etária dos 12 aos 15 anos.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico, divulgado ao início da tarde de terça-feira, reportou mais 17 mortes associadas à Covid-19 e 2232 novos casos de infeção.

Estavam ontem internadas 829 pessoas, menos 28 em relação a segunda-feira, das quais 186 em cuidados intensivos, menos três face à véspera.

Lisboa e Vale do Tejo, com 747 casos, e a Região Norte, com 794, acumulam 69 por cento do total das novas infeções.

Relativamente às idades das vítimas, o boletim revela que nove tinham mais de 80 anos, sete entre os 70 e os 79 anos e uma entre os 60 e os 69.
O perfil das vítimas mortais
A maioria das vítimas mortais da Covid-19 em Portugal tem mais de oitenta anos, com a vacinação completa, mas com algumas morbilidades. A diretora-geral da Saúde considera que esta mortalidade era expectável em função da efetividade da vacina.
Em Portugal, há 56 surtos ativos em lares de idosos, com perto de 1200 casos de infeção.

A Direção-Geral da Saúde afasta qualquer relação entre os casos de idosos vacinados que contraíram o vírus e a marca da vacina que receberam, neste caso a Pfizer e a Moderna.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 4.303.610 mortes em todo o mundo, entre mais de 203,3 milhões de infeções, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Alemanha vai deixar de pagar os testes à Covid-19 a pessoas não vacinadas. A decisão foi adotada, por consenso, numa reunião entre a chanceler Angela Merkel e os líderes dos 16 Estados federados alemães.

A medida entra em vigor a 11 de outubro. E acaba com o financiamento estatal dos testes a quem não tome a vacina, à exceção dos menores de 18 anos e das pessoas com contra-indicações médicas.