Reportagem

Eleições em França: acompanhe em direto

por RTP

Quase 47 milhões de franceses foram este domingo chamados a votar na primeira volta das eleições presidenciais francesas. Emmanuel Macron e Marine Le Pen foram os dois candidatos mais votados na primeira volta e passam à derradeira votação. François Fillon e Benoît Hamon anunciaram já que apoiam o ex-ministro socialista.

Mais atualizações


22h40: O essencial da noite eleitoral francesa

Damos por terminado o acompanhamento ao minuto e em direto da noite eleitoral francesa. Recapitulamos o essencial desta noite:

- Emmanuel Macron e Marine Le Pen são os candidatos que marcarão presença na segunda volta. Com 40 milhões de votos contados, Macron apresenta 23,54 por cento dos votos e Marine Le Pen 22,33 por cento.

- François Fillon ocupa o terceiro lugar, seguido de Jean-Luc Mélenchon. O conservador apresenta-se próximo dos 20 por cento de votos, e o candidato da França Insubmissa próximo dos 19 por cento.

- Benoît Hamon fica longe dos principais candidatos. O socialista obtém cerca de seis por cento dos votos, ficando perto de Nicolas Dupont-Aignan, um dos pequenos candidatos ao Eliseu.

- François Fillon e Benoît Hamon anunciaram apoiar Emmanuel Macron na segunda volta, tentando evitar uma vitória da Frente Nacional. Jean-Luc Mélenchon diz querer ouvir a opinião dos apoiantes.
 
- Após o anúncio da passagem de Le Pen à segunda volta, houve manifestações em várias cidades francesas. Chegou mesmo a haver confrontos entre manifestantes anti-Le Pen e a polícia.

- Multiplicaram-se as congratulações a Emmanuel Macron. O Presidente francês telefonou ao candidato e também o presidente da Comissão Europeia felicitou o candidato do Em Marcha! nas redes sociais. A Alemanha de Angela Merkel, através do chefe da diplomacia e do porta-voz da chanceler, anunciaram apoiar Emmanuel Macron.

- As sondagens divulgadas esta noite indicam que Emmanuel Macron deverá vencer a segunda volta. O estudo da Ipsos divulgado pelo jornal Le Monde dá 62 por cento dos votos ao candidato do Em Marcha!.



21h58: Quem é Marine Le Pen?

Quinze anos depois, a extrema-direita francesa volta a marcar presença na segunda volta de umas Presidenciais. Marine, filha do histórico Jean-Marie Le Pen, adota muitos dos temas que motivaram as sucessivas campanhas do pai: o combate à imigração e a oposição à União Europeia.

Passamos em revista o seu percurso político e as promessas com que tenta chegar ao Eliseu.




21h45: Resultados provisórios: Emmanuel Macron na frente

A atualização dos resultados provisórios feita pelo Ministério do Interior coloca Emmanuel Macron na frente. O candidato do Em Marcha! aparece com 23,11 por cento dos votos contra 23,08 por cento de Marine Le Pen. Estão contabilizados 33 milhões de votos.


21h18: Emmanuel Macron discursa perante os apoiantes

O candidato considera que o povo francês "decidiu colocar-me no primeiro lugar da primeira volta destas eleições". "Sinto muita honra e assumo a responsabilidade. Quero aqui cumprimentar os outros candidatos da primeira volta", passando a enumerar os restantes candidatos.

Macron agradece o apoio declarado por Benoît Hamon e François Fillon e o trabalho dos que o apoiam. "Nunca vou estar longe de vós. Precisarei sempre de vós", afirmou perante os apoiantes.

O candidato do Em Marcha! agradece aos que votaram nele, assim como à família. Macron agradece a confiança de todos e diz que quer unir todos os franceses.

"A partir de agora, temos de unir-nos mais ainda, reconciliar a nossa França para amanhã presidirmos o nosso país", afirmou, enquanto os apoiantes gritavam "vamos ganhar".

"Conheço as vossas expetativas e quero, dentro de duas semanas, ser o vosso presidente. O Presidente de todos os franceses contra a ameaça dos nacionalistas", continuou.

21h11: Macron continua a liderar projeção do Le Monde/France 2

Apesar de Marine Le Pen liderar na contagem provisória, a projeção da televisão pública francesa e do Le Monde continuam a dar Emmanuel Macron como candidato mais votado. A estimativa foi atualizada há instantes:

Emmanuel Macron: 23,90%
Marine Le Pen: 21,70%
François Fillon : 20,00%
Jean-Luc Mélenchon : 19,20%
Benoît Hamon : 6,30%
Nicolas Dupont-Aignan : 4,80%


21h09: Sondagem prevê vitória de Macron na segunda volta

Uma sondagem realizada este domingo pela Ipsos-Sopra para a France Télévisions e o jornal Le Monde prevê que Emmanuel Macron vença a segunda volta com 62 por cento dos votos.


21h02: Le Pen na frente na contagem

A candidata Marine Le Pen segue na frente num momento em que estão contados cerca de 20 milhões de votos. O Ministério do Interior sublinha que estes números não incluem as maiores cidades francesas, onde Le Pen tende a ter níveis menores de apoio.

Os números provisórios são:

Marine Le Pen: 24,38%
Emmanuel Macron: 22,19%
François Fillon: 19,63%
Jean-Luc Mélenchon : 18,09%


20h54: Jean-Luc Mélenchon reage e não declara apoio a ninguém

O candidato da França Insubmissa inicia o discurso com críticas a Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Mélenchon promete respeitar os resultados e diz que não poderá dizer mais nada, esperando pela opinião de quem apoiou a sua candidatura.

"Podemos ter orgulho naquilo que realizámos e fizemos. Somos uma força consciente e entusiasta. Apelo-vos para que se mantenham em grupo e sejam um movimento porque os desafios que temos de enfrentar continuam a existir", afirmou.


20h52: Quem é Emmanuel Macron?

Chega de fora do quadro partidário, mas foi já ministro de François Hollande. Aos 39 anos, Emmanuel Macron apurou-se para a segunda volta e encontra-se bem colocado para ser o mais jovem Presidente francês de sempre.

É o mais europeísta dos candidatos, ostenta uma visão liberal da economia e tenta fugir à dicotomia esquerda – direita. Passamos em revista a carreira de Macron e as promessas com que tenta chegar ao Eliseu.



20h35: Mélenchon apela à prudência

O candidato Jean-Luc Mélenchon apela à prudência na leitura dos resultados. O candidato pede no Facebook que "não validemos o resultado anunciado tendo por base sondagens".

"Os resultados das grandes cidades ainda não são conhecidos. Peço contenção e à prudência dos comentadores", expõe Mélenchon. O candidato aparece nas projeções em quarto lugar, mas não muito distante de François Fillon.



20h31: Lisboa espera que Marine Le Pen não vença

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou este domingo que o Governo espera que Marine Le Pen não vença as eleições presidenciais francesas, por pretender que a França "continue a ser um grande estado-membro da União Europeia".

"Evidente que esperamos, como membros da União Europeia, que não ganhe a eleição presidencial uma candidata que defende a saída imediata da França da União Europeia", disse Santos Silva, no Porto, reagindo às primeiras projeções divulgadas por um canal de televisão francês.

Segundo o ministro, o Governo não partilha "esse ponto de vista nem é esse o interesse de Portugal, que quer que a França continue a ser um grande estado-membro da UE".


20h26: Café português festejou passagem à segunda volta de Marine Le Pen

Entre finos e petiscos à portuguesa, no café "Chez Tonton", junto a Paris, alguns emigrantes festejaram a passagem de Marine Le Pen, a líder da extrema-direita, à segunda volta das presidenciais francesas.

Manuel Domingos, proprietário do restaurante que foi chamado a "cantina do FN" (Frente Nacional) pelo jornal Le Monde e a "cantina de Marine Le Pen" pelo Le Figaro, votou Marine Le Pen e assim que foram anunciados os resultados disse estar "muito satisfeito".

"Digo-lhe francamente: estou muito satisfeito. Esperava melhor, será para a próxima volta. Felicitações para a Marine. Ela merece, com todo o carinho. Tenho muita amizade, muita paixão, gostava que ela fosse vitoriosa na primeira volta, não é o caso. Vamos esperar mais uns dias", declarou o franco-português de 55 anos que acredita que a líder da FN pode vencer à segunda volta.

c/ Lusa

20h23: François Hollande congratulou Emmanuel Macron

O Presidente da República já contactou o candidato do movimento Em Marcha! para o felicitar. François Hollande deverá reagir aos resultados no princípio da semana, mas não falará esta noite. O jornal Le Monde avança que o Presidente francês apelará ao voto contra a Frente Nacional.


20h16: Confrontos em Paris

Pouco depois da divulgação das primeiras projeções, registaram-se violentos confrontos entre a polícia e manifestantes, em Paris.

Centenas de pessoas contestavam a passagem de Marine Le Pen à segunda volta das eleições e envolveram-se em confrontos com as autoridades, tendo sido alvo de uma carga policial.

A polícia usou gás pimenta e avançou sobre a multidão para que o protesto dispersasse, o que acabou por acontecer pouco depois.

As autoridades já estavam de sobreaviso para este tipo de iniciativas que tinham sido convocadas nos últimos dias.


20h06: Marine Le Pen reage aos resultados

A candidata da Frente Nacional chega à segunda volta das eleições presidenciais e apela ao voto dos franceses pela defesa do "superior interesse do país".

Marine Le Pen diz que é tempo de libertar a França da "elite arrogante" e chama aos franceses a responsabilidade de defenderem "a unidade, a segurança, a cultura e a independência" de França.

A candidata da Frente Nacional reitera que a escolha de 7 de maio será feita entre "a continuação de uma desregulação total sem fronteiras, concorrência desleal e imigração em massa" e entre um partido que defende "a nossa identidade nacional".

"Não é o herdeiro de Hollande que vai trazer a mudança", acrescentou Le Pen, em referência ao adversário que irá enfrentar daqui por duas semanas na segunda volta.Marine Le Pen identifica-se ainda como "a candidata do povo" e diz que o voto na Frente Nacional é um voto na "sobrevivência da França".


19h57: Projeções atualizadas da France 2 e do jornal Le Monde

Emmanuel Macron : 23,7%
Marine Le Pen : 21,9%
François Fillon : 19,7%
Jean-Luc Mélenchon : 19,2%
Benoît Hamon : 6,2%
Nicolas Dupont-Aignan : 4,9%
Jean Lassalle : 1,4%
Philippe Poutou : 1,2%
François Asselineau : 0,9%
Nathalie Arthaud : 0,7%
Jacques Cheminade : 0,2%


19h42: François Fillon reage aos resultados e apoia Macron

O candidato republicano afirma que "apesar de todos os esforços e determinação" não conseguiu vencer. "Assumo as minhas responsabilidades, esta derrota é a minha. É a mim e só a mim que me cabe assumí-la", sublinhou.

François Fillon fez sublinhar que enfrentou "obstáculos cruéis" e pediu à direita francesa que se mantenha unida. O candidato republicano declarou apoio a Emmanuel Macron. "Não há outras alternativas que votar contra a extrema-direita. Irei votar Emmanuel Macron", afirmou.


19h35: Abstenção nos 22,7%

A televisão pública francesa atualizou a projeção referente à abstenção. Prevê agora uma abstenção de 22,7 por cento, três décimas abaixo da estimativa anterior.

19h26: Macron reage : “virámos uma página da vida política francesa”

Numa primeira reação às projeções, o candidato Emmanuel Macron afirmou que “virámos claramente uma página da vida política francesa”. As primeiras palavras de Macron foram proferidas à France Presse.

“Os franceses expressaram o seu desejo de renovação. O nosso pensamento deve agora ser o de nos reunirmos, que devemos manter até às eleições legislativas”, afirmou o candidato.

19h22: Primeiro-ministro francês apela ao voto em Emmanuel Macron

Os apelos no voto em Emmanuel Macron têm se repetido. Para além do primeiro-ministro socialista Bernard Cazeneuve, várias figuras dos Republicanos apelaram já no voto ao ex-ministro socialista.

19h12: Benoît Hamon discursa e assume "pesada derrota".

O candidato socialista reconhece o mau resultado obtido na primeira volta das eleições presidenciais francesas. As primeiras sondagens colocam-no próximo dos seis por cento.

Benoît Hamon admite que "hoje é um dia difícil" e que o resultado é "uma desilusão", mas apela aos seus apoiantes para que votem em Emmanuel Macron, que defronta Marine Le Pen na segunda volta das eleições presidenciais.

O candidato apela à união em volta do candidato do movimento En Marche! de forma a "derrotar a extrema-direita".

"Faço uma clara distinção entre um adversário político e uma inimiga da república", reiterou Hamon, em referência à candidata da Frente Nacional.


19h10: TF1 dá empate entre Macron e Le Pen. France Télevision atribui primeiro lugar a Macron.

Projeção France Télévision :
Emmanuel Macron: 23,7 %
Marine Le Pen: 21,7 %
François Fillon: 19,5 %
Jean-Luc Mélenchon: 19,5 %
Benoît Hamon: 6,2 %

Projeção TF1 :
Emmanuel Macron: 23%
Marine Le Pen: 23%
François Fillon: 19%
Jean-Luc Mélenchon: 19%
Benoît Hamon: 7%


19h00: Televisão pública francesa coloca Le Pen e Macron na segunda volta.

A projeção revelada pela televisão pública francesa indica que Emmanuel Macron lidera a votação, colocando Marine Le Pen em segundo lugar.

A projeção da televisão privada TF1 indica que Emmanuel Macron e Marine Le Pen estão empatados com 23 por cento dos votos.


18h50: Faltam dez minutos para o encerramento dos locais de voto restantes.
Às 19h00 serão também divulgadas as primeiras projeções.

18h32: Projeção prevê 23 por cento de abstenção

A projeção Ipsos/Sopra Steria prevê agora uma abstenção de 23 por cento. É uma revisão em alta em relação aos números revelados antes das 18h00. A projeção Ipsos/Sopra Steria está a ser divulgada pela televisão pública francesa, RFI-France 24, Le Point e Le Monde.


18h20: A evolução das sondagens

O tabuleiro político francês mudou consideravelmente ao longo das últimas semanas. De favorito, François Fillon passou a terceiro classificado nas intenções de voto. Emmanuel Macron ultrapassou Marine Le Pen e liderou as últimas sondagens publicadas antes do voto.

Mas a maior surpresa foi a de Jean-Luc Mélenchon: praticamente duplicou as intenções de voto em um mês.

Ao longo das últimas semanas, a RTP acompanhou a evolução das diferentes sondagens. Confira a evolução nesta infografia.




18h05: Projeção prevê abstenção de 22%

Uma estimativa da Ipsos - Sopra prevê que a abstenção seja de 22 por cento. A confirmar-se a estimativa, este será o valor mais elevado desde a eleição presidencial de 2002.

Em 2002, Jacques Chirac foi o candidato mais eleito na primeira volta, seguido de Jean-Marie Le Pen.



18h00: A maioria dos locais de voto já fechou. Permanecem abertos alguns locais, nomeadamente nas principais cidades francesas.
A votação termina às 19h00.

17h50: Quem são e o que prometem os candidatos ao Eliseu?

Faltam dez minutos para o fecho das urnas em várias cidades francesas. No entanto, na capital e noutros centros urbanos, o encerramento só acontece às 19h00 locais (mais uma hora em Lisboa).

A alguns minutos de se conhecerem os primeiros resultados, recorde quem são e o que prometem os principais candidatos ao Eliseu.

Os dois vencedores desta noite asseguram a presença na segunda volta. O vencedor da segunda volta será o Presidente da República Francesa nos próximos cinco anos.




17h35: Filas em todo o mundo


Nestas eleições presidenciais, muitos dps cidadãos franceses que vivem fora do país exercem o direito de voto nas respetivas embaixadas. Londres, Berlim, Tóquio são algumas das capitais com maior afluência.

No caso de Lisboa, verificam-se filas enormes desde o início do dia e a afluência de franceses residentes em Portugal é maior que em eleições anteriores. No consulado em Lisboa estão inscritas cerca de 16.500 pessoas.



17h30: A noite eleitoral em direto

Boa tarde. Iniciamos agora o acompanhamento ao minuto da noite eleitoral francesa. A maioria dos locais de voto estão abertos até às 18h00 (hora de Lisboa). Em algumas povoações, como nas principais cidades, os franceses podem votar até às 19h00.

As primeiras projeções deverão ser reveladas por volta das 18h00, nomeadamente os números da abstenção. A partir das 19h00, os resultados começarão a ser oficialmente anunciados pelo Ministério francês do Interior. É também a essa hora que os meios de comunicação franceses avançarão com as primeiras projeções de resultados.

Sessenta e nove por cento dos eleitores franceses votaram até às 16h00. Os números do Ministério francês do Interior indicam que a participação até essa hora foi inferior à verificada em 2012 e em 2007.

As sondagens dos últimos dias apontavam Emmanuel Macron como favorito, seguido de Marine Le Pen. François Fillon e Jean-Luc Mélenchon fazem ainda parte desta corrida a quatro pelo acesso à segunda volta.