Carlos Lopes recebe troféu Fundação do Desporto

por Lusa
Carlos Lopes distinguido com o Prémio Especial "Fundação Do Desporto" José Sena Goulão - Lusa

O antigo atleta Carlos Lopes recebeu o Prémio Especial "Fundação Do Desporto" na IV Gala de Prémios Empresariais, na qual também FC Porto, Sporting e Benfica foram galardoados pelo ecletismo desportivo.

Num evento apresentado por Ercília Machado (atletismo) e David Grachar (natação), e que tem organização luso-espanhola – uma parceria da Fundação do Desporto e da Iniciativa Patrocina un Deportistas -, que decorreu no Teatro Thalia, nas Laranjeiras, em Lisboa, o campeão olímpico nos Jogos de Los Angeles (1984) e medalha de prata nos de Montreal (1976), de 76 anos, afirmou que tudo o que fez foi por “amor a uma causa”.

Agradeço à Fundação do Desporto este troféu. É mais que uma maratona. Acima de tudo nasci para ser campeão. Fazer desporto sempre foi uma coisa com prazer. Corria porque adorava fugir dos outros”, disse, com ironia.

Nesta gala, que contou também com a presença de José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que recebeu o prémio atribuído à Seleção Nacional (A) Feminina de futebol, Carlos Lopes reconheceu ter “um prazer tremendo” por tudo o que conquistou.

Depois de tantos anos, ter este reconhecimento é um prazer tremendo por aquilo que fiz. Sozinhos não fazemos nada. Atrás de nós temos de ter bons técnicos, bons clubes, boa gente e bons conselhos. Ultrapassei muitas dificuldades. Sou do tempo em que os dirigentes diziam que o importante era estar presente. Para mim, isso era uma agonia, porque não queria ser inferior a ninguém”, concluiu.

O palco foi também dividido por FC Porto, Sporting e Benfica, que receberam o "Prémio Especial “Patrocina Un Deportista” Ecletismo Desportivo".

Na lista de galardoados, destaque também para o "Prémio Jovem Praticante Desportivo", atribuído à ciclista Maria Martins e ao nadador Diogo Ribeiro, eles que receberam os galardões a abrir a gala.

Lista de prémios a atribuir na IV Gala de Prémios Empresariais:

- Prémio Jovem Praticante Desportivo: Maria Martins (ciclismo) e Diogo Ribeiro (natação).

- Prémio Fomento da Atividade Física através da Promoção do Talento da Equipa Humana “Matrix”:
SC Fitness.

- Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência “Jogos Santa Casa”:
Carolina Duarte (atletismo).

- Prémio Apoio ao Desporto: RTP | Rexona.

- Prémio Projeto Social Desportivo “Groupe Renault”: Lipor – Parque aventura.

- Prémio Inclusão no e pelo Desporto: Projeto Bird – Associação de Paralisia Cerebral Almada e Seixal.

- Prémio Equipa: Seleção Nacional (A) Feminina de futebol e Seleção Nacional Andebol e cadeira de rodas.

- Prémio Mulher, Empresa e Desporto “Sagres 0,0”:
Alexandrina Cruz (presidente do Rio Ave).

- Prémio Especial “Patrocina Un Deportista” | Ecletismo Desportivo: FC Porto, Sporting e Benfica;

- Prémio Especial “Fundação Do Desporto”: Carlos Lopes (antigo atleta).


pub