Frederico Gil ultrapassa o "Golias dos ases"

por RTP
Frederico Gil em Miami http://gettyimages.com/

O tenista português Frederico Gil continua a ascensão no circuito profissional masculino e hoje deixou mais uma marca no ATP Tour ao bater o croata Ivo Karlovic na segunda ronda do Masters de
Miami. 

O actual 74 jogador do "ranking" mundial garantiu a presença na terceira ronda do torneio norte-americano e "arrisca" agora cruzar-se com o espanhol Rafael Nadal, número 1 do Mundo, depois de afastar o 26 mais cotado do quadro com um duplo 6-4, ao fim de hora e meia de encontro. 
 
Depois de tornar-se já este ano no melhor tenista português de sempre no "ranking" mundial, quando surgiu, a 16 de Fevereiro, no 83 posto da hierarquia, Frederico Gil conseguiu hoje mais uma proeza, ao derrotar o jogador com um dos mais potentes, e temidos, serviços do circuito. 
 
Apesar dos 16 ases, contra apenas um de Gil, o "gigante" Karlovic, de 2,08 metros de altura, não conseguiu impor-se à maior agilidade do português, que fechou o embate logo no primeiro "match-point" que dispôs, um jogo depois de ter conseguido um precioso "break" para 5-4. 
 
Neste primeiro terço da época, Frederico Gil já tem conseguido alguns resultados de grande nível, como a presença nas meias-finais em dois torneios do circuito principal, em Joanesburgo (África do Sul) e Costa do Sauípe (Brasil). 
 
A boa forma do jogador português, treinado por outra figura do ténis nacional, João Cunha e Silva, tem-lhe permitido uma ascensão sem paralelo no panorama interno e a vitória de hoje vai abrir-lhe caminho para o "top-60" e mais portas para o quadro principal dos grandes torneios. 
 
Agora, Frederico Gil terá de esperar pelo desfecho do encontro entre Nadal e o russo Teimuraz Gabashvili, marcado para esta noite, para conhecer o adversário da terceira ronda do torneio de Miami. 
pub