Pela primeira vez há uma Selecção Nacional

A 72.ª Volta a Portugal em bicicleta ficará marcada na história da prova portuguesa por ser aquela que recebeu, pela primeira vez, a Selecção Nacional de ciclismo.

RTP /
Foto: Lusa

Com um pelotão reduzido a cinco equipas devido à crise económica e aos problemas de doping que levaram à extinção da LA-MSS, em 2008, e da Liberty Seguros, em 2009, a Selecção Nacional apareceu como uma solução para os problemas da organização da prova, que assim pode contar com seis emblemas portugueses, número mínimo dos anos anteriores.

No entanto, não é a primeira vez que uma Selecção participa na maior prova velocipédica portuguesa: em 1985, não competiu um conjunto nacional único, mas sim três regionais.

Há 25 anos, a Selecção do norte, a Selecção do centro e a Selecção do sul rivalizaram com equipas como o Sporting ou o Vitória de Guimarães, sem sucesso, já que saíram da 47. Volta a Portugal em bicicleta sem qualquer vitória.

Hugo Sancho (Mortágua-Basi), Rui Vinhas e Hélder Leal (Aluvia-Valongo), Edgar Anselmo (Cartaxo Capital do Vinho-CC José Maria Nicolau), Marco Coelho e Joni Brandão (Liberty Seguros-SM Feira), Vasco Pereira (ASC-Vitória-RTL), João Mendonça Pereira (Palmeiras Resort-Tavira) e Fábio Palma (Maia-Bike Team) são os nove eleitos de José Poeira que terão a honra da estreia.

Sem aspirações à geral, a Selecção Nacional vai tentar contrariar a tendência das suas antecessoras, que nunca ganharam uma etapa.

PUB