David Blanco terá rivais à altura?

A 72.ª Volta a Portugal em bicicleta tem um pelotão enfraquecido face às edições anteriores e esse factor eleva o espanhol David Blanco à condição de super-favorito, mas haverá candidatos a tentar negar essa evidência.

RTP /
Sérgio Pardilla pode fazer frente ao favorito David Blanco Foto: Reuters

No espaço de dois anos, o desaparecimento do Benfica, que abandonou a modalidade, e da LA-MSS e da Liberty Seguros, por questões de doping, "esfarraparam" o pelotão luso. Das cinco equipas sobreviventes, o Palmeiras Resort-Tavira, com o galego à cabeça, está acima das demais.

Das oito formações estrangeiras, só a Carmiooro, com o italiano Emanuele Sella e o espanhol Sérgio Pardilla, parece capaz de se intrometer nesta disputa "doméstica" que vai animar as estradas portuguesas entre 4 e 15 de Agosto, com partida em Viseu e final em Lisboa, e um total de 1613,9 quilómetros, sem passar pelo sul do país.

David Blanco, desta vez, não será importunado por Ribeiro ou Hector Guerra (igualmente suspenso), nem Ruben Plaza (Caisse d'Epargne) ou o "emigrante" Tiago Machado (RadioShack), mas haverá rivais apostados em travar o galego, de 35 anos, também vencedor em 2006 e 2008.

Um deles, porém, não é visto como tal. Cândido Barbosa "não é um inimigo, é um colega", disse Blanco em relação ao companheiro de equipa, um 'todo-o-terreno' que persegue e sonha com o triunfo desde sempre, mas nunca passou do segundo lugar (2005 e 2007).

PUB