Portugal de Broze e prata ao peito nos ISA World Surfing Games

Terminaram os ISA World Surfing Games, que decorreram durante um semana na Costa de Caparica. A Austrália é campeã do mundopela terceira vez consecutiva, Portugal foi sexto classificado e conquistou umtotal de quatro medalhas: três no bobyboard e uma no Aloha Cup. Em 2009 os“Jogos Olímpicos do Surf” mudam-se para a América Central, onde a Costa Ricaserá o país anfitrião.

RTP /
Selecção portuguesa ISA surfing games Isa.com

Chegou ao fim uma semana de grandes emoções na Costa da Caparica.Durante oito intensos dias, 29 selecções de todo o mundo defrontaram-se pelostítulos mundiais de surf, bobyboard e longboard. No final, a Austrália voltou afazer a festa pela terceira vez consecutiva e pela quarta em seis edições dosISA World Surfing Games (WSG), Portugal ganhou duas medalhas de prata - uma porequipa, no Aloha Cup, e outra individual por intermédio de Manuel Centeno(bobyboard) - além de duas de bronze - Hugo Pinheiro e Rita Pires (bobyboard).

"Fizemos um bomcampeonato e, precisamente por isso, acho que os atletas mereciam mais. Mas noconjunto tenho de estar satisfeito com a prestação da equipa. Individualmenteforam óptimos e funcionaram muito bem como equipa", referia no final o seleccionador nacional José Braga, frisando que se noinício o seu objectivo era um lugar no top 6, à medida que a semana foiavançando a vontade de chegar mais longe também.

Também os atletas sonhavam com mais, pelo trabalho que fizeram, pelaqualidade do seu surf, por estarem no seu país. Mas, apesar disso, era osentimento de dever cumprido que predominava entre os medalhados. "Foi uma disputa muito táctica e, com ummar pequeno como estava é sempre importante entrar logo bem. Queríamos dar aalegria do ouro a toda a gente que aqui nos veio a apoiar, mas não deu. Demos onosso melhor e para o ano vamos lá [Costa Rica] buscar o título", garante osempre bem disposto Manuel Centeno.

Já Hugo Pinheiro, a «surfar» em casa, não escondia alguma desilusão porter ficado pelo bronze. "Gostaria de irmais longe, mas a prata e o bronze é muito bom, é mais uma prova de que obobyboard nacional está em grande", afirmava Pinheiro, salientando o factode tanto ele como Centeno, como Rita Pires terem chegado à final depois denunca terem perdido no quadro principal.

"Este último heat foio que me correu pior em todo o campeonato. Não me consegui encontrar e nemconsegui ter uma estratégia. Nesta altura qualquer uma das quatro podia vencer.E a vitória da Natasha [Sagardia] é a prova de que quem é persistente eacredita acaba por se dar bem", analisou apentacampeã europeia Rita Pires.

Da parte da organização portuguesa, a cargo do Centro Internacional deSurf, o balanço não podia ser melhor. "Correumuito bem. Tivemos os melhores surfistas, um tempo fabuloso e o públicocorrespondeu e não deixou de apoiar os atletas", afirmou Miguel Inácio. Opresidente da ISA, Fernando Aguerre, por sua vez, destacou que, "este é um espectáculo de surf, mas acimade tudo das várias Nações do Mundo."

 

PUB