Râguebi/Mundial: Fiji vencem Austrália e `baralham` contas do grupo de Portugal

As Fiji 'baralharam' hoje as contas do Grupo C do Mundial de râguebi França2023, ao vencerem a Austrália, por 22-15, em Saint-Étienne, colocando-se à frente dos ‘wallabies’ na luta pelo apuramento para os quartos de final.

RTP /
Foto: Nacho Doce - Reuters

As duas seleções seguem agora com seis pontos, atrás do País de Gales (10), mas os fijianos dependem apenas de si próprios para seguir em frente, se vencerem Geórgia e Portugal com ponto de bónus ofensivo.

Já os ‘wallabies’ estão obrigados a ganhar ao País de Gales e aos ‘lobos’, mas precisam que a Geórgia ou a seleção lusa surpreendam os ilhéus.

O resultado prova, por outro lado, o equilíbrio do grupo no qual se insere a seleção portuguesa, que ficou bem evidente quando as Fiji arriscaram a 'chutar' aos postes a penalidade conquistada na bola de jogo contra os australianos.

Uma infelicidade que se mantivesse a oval ‘viva’ daria aos australianos a oportunidade de ainda irem à procura do empate, mas, por outro lado, se o chuto de Frank Lomani tivesse somado pontos, ‘roubaria’ o bónus defensivo aos ‘wallabies’.

Na próxima jornada do Grupo C, Portugal e Geórgia defrontam-se em Toulouse, no sábado, enquanto o País de Gales mede forças com a Austrália, no domingo.

Nos outros encontros de hoje, a África do Sul confirmou a atual fragilidade da Roménia e ‘cilindrou’ por 76-0, mantendo a distância de um ponto para a líder do Grupo B, a Irlanda, que, no sábado, bateu Tonga por 59-16.

Já a Inglaterra venceu o Japão por 34-12 e lidera o Grupo D, com nove pontos, mais quatro do que os nipónicos e do que Samoa, que no sábado somou o primeiro triunfo na competição, por 43-10, sobre o Chile.

O Campeonato do Mundo de râguebi França2023 teve início em 08 de setembro e decorre até 28 de outubro.
PUB