Em direto
Zelensky visita Portugal com acordo de cooperação militar na agenda

Seleção feminina de voleibol apresenta-se renovada

por Mário Aleixo - RTP
A seleção feminina de voleibol apresenta-se renovada FPV

A injeção de sangue novo, com a chamada de jogadoras sub-20 e sub-22, marca a convocatória divulgada pelo selecionador Hugo Silva, para a participação de Portugal na European Silver League (ESL) de voleibol.

Portugal estreia-se na competição no Torneio 2, na cidade finlandesa de Tampere, frente ao Luxemburgo (17 de maio) e à Finlândia (18 de maio), enquanto as luxemburguesas e as finlandesas medem forças no dia 16 de maio.

As gémeas Joana e Mariana Garcez, Marisa Pardal e Alice Clemente (Benfica) e Ana Rui Monteiro (FC Porto) são as atletas provenientes das seleções de sub-20 e sub-22, já apuradas para os respetivos campeonatos da Europa, chamadas à principal.

O grande desafio, a partir de agora, será consolidar de vez uma equipa jovem, capaz de num espaço temporal alargado dar-nos garantias de lutar por todas as provas inseridas e subir rapidamente para competições que valorizem e projetem estas atletas", disse Hugo Silva.

O selecionador considera que, “com a entrada desta juventude, com a paciência inerente à mesma e com o contributo de todos os intervenientes, estão criadas condições para uma onda de entusiasmo à volta do feminino, impulsionando assim a energia necessária para o sucesso”.

Vai ser um período longo de competições e treinos, com muitas das atletas a sacrificarem-se em quatro meses de duros e difíceis embates, mas que certamente nos farão crescer e assim fazer valer a pena toda a entrega pelo nosso país”, assegurou.

Hugo Silva promete lutar pelo primeiro lugar, embora ressalvando que o grupo é jovem e precisa de paciência para crescer, até porque terá adversários complicados, como a Bósnia-Herzegovina, que veio da Golden League, e o Montenegro.

Santo Tirso receberá o Torneio 6, de 24 a 26 de maio, em que Portugal defrontará a Islândia e o Montenegro, e o Torneio 9 decorrerá na Bósnia-Herzegovina, de 31 de maio a 02 de junho, com a seleção anfitriãs e novamente Montenegro.

A final da ESL será disputada em dois jogos (casa e fora) nos dias 13 e 16 de junho e o vencedor irá competir em 2025 na European Golden League.

Lista de 14 convocadas:

- Distribuidoras: Ana Figueiras (Leixões) e Mariana Garcez (Benfica).

- Líberos: Joana Resende (FC Porto) e Matilde Calado Rodrigues (PV/Col.Efanor).

- Opostas: Júlia Kavalenka (Talmassons, Ita) e Maria Reis Lopes (FC Porto).

- Zonas 4: Ana Rui Monteiro (FC Porto), Alice Clemente (Benfica), Margarida Maia (Vitória de Guimarães) e Marisa Pardal (Benfica).

- Centrais: Amanda Cavalcanti (Sporting), Joana Garcez (Benfica), Kátia Oliveira (Clube K) e Raissa Cassamá (Vitória de Guimarães).
pub