Videoárbitro chega ao futsal

por Mário Aleixo - RTP
O futsal vai acompanhar os momentos cruciais da época do futsal afalgarve.pt

As fases decisivas das competições portuguesas de futsal vão contar com suporte de vídeo à arbitragem, estreando-se no dérbi entre Sporting e Benfica da Supertaça, na sexta-feira, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A FPF vai implementar esta época o sistema de suporte de vídeo à arbitragem nas fases decisivas das competições de futsal. O sistema será já utilizado na Supertaça de futsal, agendada para sexta-feira, entre Sporting e Benfica, às 19h45, em Sines”, lê-se no comunicado do organismo federativo.

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, citado no mesmo comunicado, enalteceu a iniciativa inovadora na modalidade.

Fomos pioneiros na introdução do VAR (videoárbitro) no futebol, masculino e feminino, e fazia claramente sentido que também estivéssemos na linha da frente no futsal. Esta medida será fundamental para o desenvolvimento dos árbitros e muito importante para as competições”, afirmou José Fontelas Gomes.

Além do dérbi de sexta-feira, esta ferramenta vai ser utilizada também nas fases decisivas dos campeonatos nacionais, Taças de Portugal, Taças da Liga, tanto masculinas como femininas, assim como na Supertaça feminina, detalhou a FPF.

O Sporting, tricampeão nacional, defronta o Benfica, vencedor da Taça de Portugal, na 25.ª edição da Supertaça, na sexta-feira.

Os "leões", vencedores das últimas cinco edições, procuram o 12.º troféu na competição, frente às "águias", que detém oito títulos, o último dos quais conquistado em 2016.


pub