Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus ao minuto no país e no mundo

por RTP

Daniele Mascolo - Reuters

O Governo português decidiu suspender entre esta terça-feira e 24 de março todas as ligações aéreas com o território italiano, onde se regista o maior foco do Covid-19 na Europa. Estão confirmados 41 casos do novo coronavírus em Portugal.

Mais atualizações

Abrimos um novo artigo live que pode, a partir de agora, ser acompanhado aqui.

22h09 - Primeiro caso de infeção na Turquia

O ministro turco da Saúde confirmou esta terça-feira que um doente foi diagnosticado com o novo coronavírus. É o primeiro caso confirmado no país.

21h35 - Universidade Católica suspende aulas presenciais no Porto e Braga

A Universidade Católica Portuguesa anunciou esta terça-feira a suspensão das aulas presenciais a partir de quarta-feira, e durante duas semanas, nos centros regionais do Porto e de Braga.

21h19 - Hospitais de Lisboa Central restringem visitas

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central decidiu esta terça-feira restringir as visitas aos doentes internados a apenas uma pessoa por dia e num período único entre as 12h30 e as 19h30.

Em comunicado, o CHULC, que agrupa os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, refere que estas e outras medidas constam do Plano de Contingência feito de acordo com recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e destinam-se a "acautelar a segurança, promover a continuidade da atividade da instituição e contribuir para as práticas de prevenção e controlo da infeção".

20h43 - Espanha fecha escolas e suspende eventos desportivos

Espanha decretou medidas excepcionais especialmente na região de Madrid. Todos os estabelecimentos de ensino estão fechados durante 15 dias e todos os eventos desportivos acontecem à porta fechada.


20h39 - União Europeia calcula custos

A União Europeia vai disponibilizar 25 mil milhões de euros para apoiar as empresas e evitar o risco de uma crise económica por causa do coronavírus.

António Costa participou numa reunião dos 27, que se realizou através de videoconferência, e garante que haverá flexibilização das regras orçamentais na União Europeia sem repetir os erros cometidos depois da recessão de 2009.

20h36 - Conselho Nacional de Saúde Pública reúne-se amanhã

O Conselho Nacional de Saúde Pública vai decidir esta quarta-feira se todas as escolas portuguesas encerram de imediato, antecipando assim as férias da Páscoa.

Entretanto, quatro universidades portuguesas suspenderam já todas as aulas presenciais.

20h11 - Altice Portugal com teletrabalho para pessoas mais vulneráveis

A Altice Portugal intensificou o seu plano de contingência para fazer face ao surto de Covid-19, com a implementação de teletrabalho para "grávidas e doentes oncológicos ativos", de acordo com um comunicado hoje divulgado.

Esta medida da empresa, dona da Meo, vai incluir ainda outros doentes crónicos "pertencentes a grupos considerados de maior vulnerabilidade por baixa imunidade", lê-se na mesma nota, citada pela agência Lusa.

20h09 - Cáritas suspende peditório nacional por prevenção

A Cáritas Portuguesa decidiu suspender o seu peditório público nacional, que se realizava entre quarta-feira e domingo em vários espaços comerciais, escolas e comunidades paroquiais, por preocupação com a propagação do novo coronavírus.

20h05 - Conselho dos Politécnicos não vê razões para encerrar estabelecimentos

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) considerou "que não existem razões de saúde pública" que justifiquem o encerramento de instalações.

20h00 - ISPA suspende atividades letivas presenciais

Num comunicado, a instituição informa que "em resultado do cumprimento do plano de contingência do ISPA, tendo em conta a situação epidémica do Covid-19, e de forma a amenizar o risco de contágio", o conselho de administração e a reitoria do ISPA suspenderam as atividades letivas presenciais desde esta terça-feira até ao dia 24 de março.

19h56 - Fundo de investimento de 25 mil milhões de euros para as PME

Os líderes da União Europeia decidiram esta terça-feira criar um fundo de investimento de resposta ao novo coronavírus. Este fundo dirige-se em particular aos sistemas de saúde, pequnas e médias empresas (PME) e setores da economia particularmente vilneráveis.

19h02 - Quatro prioridades definidas no Conselho Europeu

O Conselho Europeu esteve reunido esta terça-feira em vídeoconferência.

O primeiro-ministro António Costa, que participou nesta reunião, esclareceu em conferência de imprensa que foram estabelecidas quatro prioridades: a troca de informações entre os vários países para evitar a propagação do vírus, a adoção medidas da UE para assegurar abastecimento de equipamentos de proteção individual e material médico, a ação coordenada para investir na investigação para encontrar uma vacina para o coronavírus e, por fim, garantir esforços de uma resposta clara para evitar que epidemia atinja o emprego e o rendimento das famílias.

Na mesma conferência de imprensa, António Costa rejeitou a ideia de um Orçamento retificativo devido ao novo coronavírus.

18h54 - OMC suspende todas as reuniões até 20 de março

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou esta terça-feira a suspensão de todas as reuniões até 20 março após ter sido descoberto um primeiro caso de coronavírus no seu pessoal.

"Consideramos a saúde do pessoal do Secretariado e dos nossos membros um assunto muito sério, por isso tomámos esta medida sem precedentes", declarou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo, em comunicado.

18h52 - Trabalhadores vindos de Itália impedidos de entrar em estaleiros

A WestSea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), não autorizou a entrada nos estaleiros de trabalhadores com origem em Itália, seguindo recomendações da Direção-Geral de Saúde e do Governo.

Contactada pela agência Lusa, uma fonte do grupo português escusou-se a adiantar mais informações sobre o caso dos trabalhadores que regressaram de Itália e, que terão de cumprir um período de isolamento profilático, como recomenda a DGS.

18h49 - Gaia fecha equipamentos municipais "por tempo indeterminado"

A Câmara de Vila Nova de Gaia fecha a partir de quinta-feira e "por tempo indeterminado", devido ao surto de Covid-19, equipamentos municipais como piscinas e auditórios municipais, indicou esta terça-feira aquela autarquia do distrito do Porto.

18h40 - Universidade Lusófona suspende aulas por precaução

A reitoria da Universidade Lusófona, em Lisboa, decidiu encerrar o estabelecimento de ensino como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus, disse à Lusa o reitor da instituição.

18h34 - Câmara de Famalicão encerra equipamentos públicos

Os equipamentos públicos do município de Vila Nova de Famalicão vão ser encerrados "até decisão em contrário".

Em comunicado enviado às redações, a Câmara Municipal de Famalicão explica que as "medidas preventivas" entram em vigor esta terça-feira.

18h32 - Festival Monstra e Festa do Cinema Italiano adiados

O festival de cinema de animação Monstra e a Festa do Cinema Italiano, previstos para as próximas semanas, foram adiados por causa das medidas restritivas relacionadas com o Covid-19.

18h31 - Câmara de Braga encerra espaços municipais

Os espaços municipais da autarquia de Braga vão ser encerrados ao público, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

18h18 - Forças Armadas tiveram militares em quarentena

Pelo menos uma dezena de militares das Forças Armadas já estiveram de quarenta por suspeita de terem Covid-19, mas o teste foi negativo em todos os casos, afirmou hoje o ministro da Defesa Nacional, João Cravinho.

Durante uma audição na comissão parlamentar de Defesa Nacional, o ministro afirmou que, pelo dados de que dispõe, "há 14 militares em quarentena, por diversos motivos" e que "oito a 10" já cumpriram as duas semanas de isolamento.

18h17 - Azeméis encerra equipamentos municipais

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciou esta tarde o encerramento de todos os seus equipamentos desportivos, cancelando também os eventos promovidos pela autarquia e restringindo a acesso a serviços camarários apenas a casos inadiáveis.

18h15 - Politécnico do Cávado e Ave suspende atividade letiva presencial

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) anunciou esta terça-feira a suspensão, até 20 de março, de toda a atividade letiva presencial, quer no campus em Barcelos, quer nos pólos de Braga, Famalicão e Guimarães.

18h14 - Grupo de profissionais de saúde de Famalicão em isolamento

Um grupo de profissionais de saúde do Hospital de Vila Nova de Famalicão está em isolamento depois do contacto com dois casos suspeitos de Covid-19. A informação foi confirmada à agência Lusa.

18h11 - Parques de Sintra cancela eventos e atividades

A Parques de Sintra – Monte da Lua, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde e em sintonia com as medidas anunciadas pela Direção-Geral do Património Cultural, decidiu suspender temporariamente todos os eventos culturais e atividades programados.

18h00 - Colégio Luso-Internacional de Braga encerra preventivamente

O Colégio Luso-internacional de Braga decidiu adotar medidas preventivas para minimizar os riscos de infeção pelo Covid-19, encerrando preventivamente as atividades letivas presenciais.

17h58 - ISPA encerra portas até dia 24 de março

O Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) decidiu suspender a titulo cautelar a atividade letiva presencial até dia 24 de março.

17h51 - Governo suspende voos com origem ou destino de regiões mais afetadas em Itália

Numa nota enviada à comunicação social, o Governo informa que decidiu a suspensão de todos os voos de todas as companhias aéreas com origem ou destino para regiões de Itália afetadas pela epidemia, designadamente com as zonas de Emiglia Romagna, Piedmont, Lombardia e Veneto.

A suspensão terá a duração de 14 dias e está em vigor desde as 15h00 desta terça-feira.

17h48 - Metropolitano de Lisboa reforça medidas de limpeza e desinfeção

Em resposta à agência Lusa, o Metropolitano de Lisboa informou que vai reforçar a limpeza e desinfeção dos espaços mais frequentados por passageiros devido ao novo coronavírus.

"A nível de proteção aos clientes, está previsto o reforço da limpeza e desinfeção das áreas físicas de maior contacto manual e mobiliários das estações", disse o Metropolitano numa resposta enviada à agência Lusa.

17h47 - Semana Académica de Leiria adiada. Associação Académica de Coimbra suspende atividades

A Semana Académica de Leiria, que se iria realizar entre os dias 19 e 21 de março, foi hoje adiada, anunciou a organização daquela festa estudantil.

Já a Associação Académica de Coimbra suspendeu convívios de estudantes e atividades desportivas e culturais, tendo também encerrado o Campo Santa Cruz.

17h45 - Instituto de Engenharia de Coimbra suspende atividades letivas presenciais

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) suspendeu as atividades letivas presenciais e iniciativas como conferências e seminários nas suas instalações, devido à epidemia do coronavírus.

Em comunicado, o ISEC informa que se trata de uma medida "de prevenção e diminuição de risco de propagação do Covid-19 junto da comunidade escolar.

17h36 - Câmara de Macedo de Cavaleiros encerra equipamentos municipais

A autarquia anunciou esta terça-feira que as instalações municipaís estão encerradas a partir de hoje e por tempo indeterminado. As atividades previstas em vários equipamentos municipais foram também canceladas.

17h33 - Reitores não vêem razões para encerramento de instalações

Em comunicado, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) concluiu que "até ao momento não há razões de saúde pública que justifiquemo encerramento de instalações das instituiçõesuniversitárias, à semelhança do que acontece com a generalidade dos setores de atividade em Portugal".

Os reitores notam que "as pessoas identificadas como contactoscom casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 têm vindo a ser contactadase acompanhadas pela autoridade de saúdee submetidas a isolamento profilático".

17h31 - Colégio São João de Brito, em Lisboa, suspende atividades

Em comunicado, a instituição indica que todas as atividades letivas e não letivas se encontram suspensas a partir de quarta-feira.

Até 13 de março, o Colégio disporá de estruturas de acolhimento para os alunos cujas famílias tenham dificuldades de, no imediato, garantir o seu acompanhamento.

17h27 - Alunos de Felgueiras e Lousada podem voltar à Universidade do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta terça-feira que vai manter as suas atividades regulares e que os alunos, docentes e outros profisisonais residentes em Felgueiras e Lousada podem voltar a frequentar as instalações da instituição.

Em comunicado, a Universidade do Porto afirma que as pessoas identificadas como "contactos com casos suspeitos ou confirmados" de Covid-19 já foram contactadas pelas autoridades de saúde e submetidas a isolamento profilático, e que, por isso, "não justifica manter a recomendação para que os residentes de Felgueiras e Lousada não se desloquem às instalações da Universidade".

17h22 - Morreram 168 pessoas com Covid-19 em Itália nas últimas 24 horas

O número recorde de vítimas mortais nas últimas 24 horas eleva para 631 o número total de vítimas mortais naquele país. No total, Itália conta agora com 10.149 casos confirmados de infeção.

17h20 - Air France suspende todos os voos para Itália entre 14 de março e 3 de abril

17h15 - Eslovénia anuncia encerramento da fronteira com Itália

17h10 - Grécia encerra todas as escolas, incluindo creches e universidades, durante duas semanas para conter propagação do novo coronavírus.

17h08 - GP das Américas de MotoGP adiado

O Grande Prémio das Américas, prova do Mundial de motociclismo de velocidade que deveria decorrer entre 3 e 5 de abril, foi adiado para 13 a 15 de novembro.

17h04 - Lojas e restaurantes chineses fecham para férias devido a quebra nos negócios

De acordo com o presidente da Liga dos Chineses em Portugal, algumas lojas e restaurantes detidos pela comunidade chinesa a viver em Portugal vão encerrar para um período de férias.

Em declarações de Y Ping Chow à agência Lusa, trata-se sobretudo de negócios familiares que estão, nesta altura, a sentir "uma grande quebra nos negócios".

"É algo temporário, no próximo mês já devem abrir", disse o presidente da Liga dos Chineses em Portugal.

16h51 - Bolsonaro fala em pequena crise provocada por fantasia dos "media"

Num discurso para a comunidade brasileira em Miami, Jair Bolsonaro considerou esta terça-feira que o novo coronavírus é uma pequena crise criada por uma fantasia divulgada pelos media em todo o mundo.

"Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande 'mídia' (...) propaga pelo mundo todo", disse o Presidente brasileiro.

16h44 - Câmara de Lisboa impõe medidas temporárias

A autarquia de Lisboa decidiu encerrar museus, galerias, bibliotecas municipais, teatros municipais, o Cinema São Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, bem como as piscinas geridas pelo município.

As medidas têm em vista a redução dos riscos de exposição e contágio ao Covid-19. Serão ainda suspensas todas as atividades desportivas promovidas pela autarquia em recintos fechados.

Estas medidas vão estar sujeitas a avaliação permanente mas, para já, vigoram entre 11 de março e 3 de abril.


16h39 - Competições não profissionais de futebol à porta fechada

De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, os jogos das competições não profissionaius de futebol vão ser disputados à porta fechada.

Esta decisão segue-se à já tomada pelo grupo de emergência de disputar os jogos da 25.ª jornada das competições profissionais de futebol - I e II Liga - à porta fechada.

16h36 - Plano de contingência da DGS prevê duplicação de profissionais de saúde

De acordo com a agência Lusa, a duplicação de profissionais de saúde no internamento de adultos e crianças e o recurso a voluntários estão entre as medidas do Plano Nacional de Preparação e Resposta à doença por novo coronavírus.

"No caso do internamento hospitalar de adultos, e mediante avaliação da casuística, poder-se-á considerar um incremento correspondente a 1,5 a 2 vezes," uma vez que todas as intervenções médicas, de enfermagem e assistentes operacionais são feitas por "profissionais dedicados, envolvendo igualmente profissionais dedicados a supervisão", refere o documento.

No caso do internamento de pediatria, o documento adianta que, mediante a avaliação da casuística, "pelo maior consumo de recursos humanos, a que acresce a possibilidade de os progenitores estarem ausentes por doença, o rácio deve ser aumentado 1,5 vezes para médicos e três vezes para enfermagem e assistentes operacionais".

Segundo o documento, "as unidades de saúde deverão adequar a sua organização e meios de forma a garantir o envolvimento eficaz e seguro de todos os profissionais de saúde, adaptando procedimentos, independentemente do tipo e local da sua inscrição no Registo Nacional de Utentes".

Estabelece também a necessidade de estimar o número de profissionais de saúde, por categoria profissional, necessários para cada nível de alerta e resposta, adaptando aos contextos local, regional e nacional, e o seu recrutamento caso necessário.

16h24 - Hard Club põe trabalhadores em quarentena

O Hard Club do Porto revelou esta terça-feira, a partir de uma publicação no Facebook, que colocou em quarentena todos os trabalhadores que estiveram em contacto com um DJ que atuou naquele espaço na passada sexta-feira e que está infetado com a doença Covid-19. 



A delegada de Saúde do Norte pediu entretanto a todos os que estiveram no evento na sexta-feira que fiquem em isolamento social e contactem as autoridades.

15h50 – Comissão Europeia elogia "medidas corajosas" adotadas por Itália

A Comissão Europeia elogiou as "medidas corajosas" adotadas relativamente ao Covid-19 por Itália, que está atualmente em quarentena para tentar conter o surto, e defendeu a existência de "alguns transtornos" para "proteger o máximo número de pessoas".

"Elogiamos as autoridades italianas pelas medidas corajosas que estão a adotar. Sabemos que isso está a causar alguns transtornos na população italiana, mas é melhor adotar medidas arrojadas neste momento para proteger o máximo número de pessoas", afirmou o vice-presidente do executivo comunitário, Valdis Dombrovskis.

O responsável garantiu que a Comissão vai "apoiar Itália e a sua população através de todos os meios à disposição" e observou que "todos os países europeus enfrentam situações diferentes e todos estão a adotar as medidas mais adequadas".

"Estamos a coordenar a situação de forma próxima e o nosso objetivo é conter o vírus", referiu.

15h31 – Registos e Notariado pedem para encerrar Lojas do Cidadão

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN), em nota pública aos seus associados, “critica a ministra da Justiça por não atender às preocupações da ministra da Saúde no que se refere à prevenção da propagação do Covid-19 e pede que se encerrem as Lojas de Cidadão de todo o país, à semelhança do que acontece com Felgueiras e Lousada”.

15h16 – Grécia fecha escolas e universidades de todo o país durante duas semanas por precaução.

15h13 – Primeiro caso na República Democrática do Congo

A República Democrática do Congo confirmou o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no país. Trata-se de um cidadão belga que está agora em quarentena, assim como outras pessoas que têm estado em contacto com o doente.

15h04 – Bruxelas muda temporariamente leis para apoiar setor da aviação

A Comissão Europeia anunciou alterações temporárias das regras comunitárias na aviação pelo "tremendo impacto" do surto de Covid-19 no setor, permitindo que as transportadoras mantenham as suas faixas horárias, mesmo que não operem voos.

"A Comissão vai implementar, muito rapidamente, legislação relativamente aos designados slots de aeroporto" - as faixas horárias atribuídas às companhias aéreas para aterrar ou descolar -, divulgou a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

"Vemos que a situação se está a deteriorar dia após dia e espera-se ainda uma maior queda no tráfego aéreo", notou Ursula von der Leyen, anunciando que, por isso, o executivo comunitário quer "tornar mais fácil que as companhias aéreas mantenham as suas faixas horárias, mesmo que não operem alguns voos nesses slots por causa da redução do tráfego".

De acordo com a líder da Comissão Europeia, esta é "uma medida temporária, que vai ajudar não só a indústria, mas também o meio ambiente".

15h02 – Ordem dos Médicos do Centro cancela visitas a unidades de saúde

A Secção do Centro da Ordem dos Médicos (OM) cancelou hoje todas as deslocações dos seus dirigentes às unidades de saúde da região devido à epidemia do novo coronavírus.

"As visitas, reuniões e restantes atividades no exterior serão reprogramadas, seguindo todas as recomendações oficiais", afirma em comunicado a Secção Regional da OM, presidida por Carlos Cortes.

Face à situação de emergência do Covid-19 e "como medida preventiva excecional", as reuniões dos órgãos diretivos da instituição "adotam o modelo de transmissão digital", acrescenta.

"A decisão de suspender temporariamente as deslocações aos hospitais e centros de saúde é uma medida excecional. Vamos reduzir a nossa atividade, no imediato, mas manteremos a nossa capacidade de resposta aos mais de 9.500 médicos associados", refere Carlos Cortes.

15h00 – União Africana alerta para necessidade de mais equipamentos médicos de emergência

A União Africana (UA) alertou para a necessidade de comprar mais testes e outros artigos médicos de emergência para responder à epidemia de Covid-19, numa altura em que o continente regista mais de 90 casos em 10 países.

"É preciso comprar e armazenar mais artigos médicos de emergência, incluindo equipamentos de proteção pessoal, para responder aos pedidos dos Estados-membros, que chegam todos os dias, ao segundo", disse o diretor do Africa Centre for Disease Control and Prevention (AfricaCDC) da União Africana.

John Nkengasong falava hoje, em conferência de imprensa, depois de as autoridades do Burkina Faso terem anunciado, ao final do dia de segunda-feira, a existência de dois casos de infeção pelo novo coronavírus.

Trata-se, segundo o Ministério da Saúde desse país, de um casal que regressou ao país em 24 de fevereiro depois de uma viagem a França e que se encontra em quarentena num hospital da capital Ouagadougou.

14h50 – Número de casos de infeção em França sobe para 1.606, mais 194 do que ontem. São já 30 as mortes. Todos os jogos do campeonato francês serão à porta fechada.

14h37 – Casos sobem para 373 no Reino Unido. Esta manhã foi anunciada a sexta morte em Inglaterra.

14h31 – Chefe de gabinete do PR francês de quarentena a aguardar resultado do testes

O chefe de gabinete do Presidente da República francês está em quarentena voluntária, depois de ter sabido que esteve em contacto com um infetado. Patrick strozda será testado ainda hoje, de acordo com um assessor do Eliseu.

Para já, o chefe de gabinete permanecerá em casa a fazer teletrabalho.

As visitas de estudo ao Palácio do Eliseu foram canceladas e todas as reuniões com pessoas externas ao Governo foram canceladas.

14h29 – Diretores propõem aulas extra nas férias para alunos com exames

O presidente dos diretores escolares, Filinto Lima, defende que os alunos prejudicados pelo encerramento das escolas por causa do novo coronavírus possam ter aulas extra no final do ano letivo ou nas férias da Páscoa.

Os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos deverão ter aulas de compensação às disciplinas que tenham exames, defendeu Filinto Lima, sublinhando, no entanto, que cada comunidade educativa tem autonomia para decidir quais as medidas a aplicar tendo em conta a sua realidade escolar.

"As aulas extra podem ser na pausa da Páscoa ou no final do ano letivo, no final de junho, quando os alunos estão a preparar-se para os exames", explicou à agência Lusa Filinto Lima.

14h27 – Empresas de autocarros turísticos dizem que maioria dos serviços foram anulados

Empresas de autocarros de turismo reuniram-se hoje em Pombal, onde pediram ao Governo medidas de apoio ao setor, numa altura em que a maioria dos serviços estão a ser cancelados face ao surto de Covid-19.

"Não acreditamos que haja 10% [da frota de autocarros] nas ruas. Este é o cenário para março. Para abril, o cenário é de anulações e cancelamentos e a nossa perspetiva para os próximos dois ou três meses é de que o impacto seja fortíssimo", afirmou o porta-voz das 55 empresas que estiveram hoje reunidas.

Segundo o responsável, o dia-a-dia destas empresas tem sido marcado por cancelamentos desde 2 de março, apontando para um exemplo de um empresário que apenas na manhã de hoje registou "28 cancelamentos".

14h24 – Participantes em evento no Hard Club no Porto com infetado devem contactar autoridades

A delegada de Saúde do Norte pediu hoje a todos os que estiveram num evento na sexta-feira no Hard Club, no Porto, com um participante infetado com o novo coronavírus, que fiquem em isolamento social e contactem as autoridades.

Os contactos devem ser feitos para os números 220411170 ou 220411171.

14h22 – Aeroportos europeus afirmam que surto representa "crise sem precedentes"

O Conselho Internacional de Aeroportos na Europa advertiu que o surto do novo coronavírus está a tornar-se "uma crise sem precedentes" para os aeroportos europeus e previu que no primeiro trimestre haja menos 67 milhões de passageiros.

"As companhias aéreas estão a reduzir drasticamente a sua capacidade e a cancelar serviços em resposta a uma procura descendente, resultado da perda de confiança, mudanças nas políticas de viagens de empresas e medidas governamentais que direta ou indiretamente restringem a mobilidade, no âmbito dos esforços para conter a expansão do vírus", declarou o diretor-geral do organismo, Olivier Jankovec.

A epidemia de Covid-19 está a tornar-se "um golpe de proporções sem precedentes" para o setor dos aeroportos, acrescentou.

14h18 – Áustria fecha fronteiras com Itália e europeus endurecem medidas

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, anunciou hoje que o seu país fechou a fronteira com a Itália, admitindo apenas exceções justificadas com recomendações médicas, e ordenou a repatriação de austríacos que estejam em território italiano.

"Chegou o dia de tomar novas medidas", disse Kurz, para justificar decisões como a suspensão de aulas nas universidades e reuniões com mais de 100 pessoas (em recintos fechados) ou 500 pessoas (ao ar livre).

Espanha e Malta suspenderam todos os voos de e para Itália e vários países, como a Áustria, Reino Unido e Irlanda estão a divulgar alertas com recomendações de reserva de deslocação para todas as regiões daquele que é o país europeu com um maior número de infetados e de mortes provocados pelo novo coronavírus.

Também a Sérvia está a limitar temporariamente a entrada no seu território de viajantes provenientes de Itália, num pacote de medidas de endurecimento do combate ao vírus.

As autoridades da República Checa anunciaram o encerramento de todos os estabelecimentos escolares, enquanto a vizinha Polónia está a proibir aglomerações de pessoas e a reforçar o controlo de fronteiras.

14h17 – Município da Guarda adia Feira Ibérica de Turismo para outubro.

14h16 - Universidade da Beira Interior suspende atividades de desporto, cultura e lazer.

14h15 – Saúde24 esteve "em baixo" seis minutos, Costa promete continuar a reforçar serviço

O primeiro-ministro admitiu que a linha Saúde24 esteve hoje de manhã "seis minutos em baixo", problema que entretanto já foi resolvido, e prometeu continuar a robustecer o serviço nesta fase de resposta ao surto do Covid-19.

"Vamos escalando e robustecendo o sistema em função de um natural aumento da procura dessas informações", afirmou.

14h12 – OMS considera que ameaça de pandemia "se tornou muito real"

A Organização Mundial de Saúde considera que ameaça de pandemia se tornou muito real e lança o apelo para que os países continuem a tentar parar o novo coronavírus.

14h11 – Bolsas em queda com impacto do novo coronavírus

Donald Trump vai pedir ao Congresso norte-americano um eventual corte nos impostos sobre salários.

É uma das medidas para fazer frente à recessão económica provocada pela epidemia do novo coronavírus, que se reflete já em acentuadas quebras nos mercados financeiros.

A bolsa de Lisboa lidera as quedas europeias e os economistas alertam para os efeitos no turismo.

14h09 – Espaços culturais e desportivos encerrados no Algarve.

14h03 – Plano de contingência limita entradas nos hospitais

Só as pessoas consideradas imprescindíveis vão passar a entrar nos hospitais. É mais uma fase do plano de contenção já posta em prática em várias unidades do país.

A medida abrange estudantes, delegados de informação médica, fornecedores e estudantes. No caso dos voluntários, quase um milhão vão ser retirados.
14h01 – Junta de Idães recebe denúncias de violação do recomendado isolamento social

As medidas de exceção fecharam escolas, fábricas e equipamentos municipais nos concelhos de Lousada e Felgueiras. Aos funcionários foi recomendada quarentena, mas há quem não esteja a cumprir o isolamento social. É o caso de Idães, freguesia no foco da infeção.

Esta freguesia do concelho de Felgueiras, com 4.500 habitantes, transformou-se num pólo de infeção. E apesar dos repetidos apelos ao isolamento social chegaram denúncias à Junta de Freguesia.


13h59 – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas reúne-se esta terça-feira para avaliar as medidas preventivas.

13h58 – Plano de Contingência Nacional leva à suspensão de eventos

O plano de contingência do Governo decretou a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de cinco mil pessoas, e de mil se forem à porta fecha.

Nas zonas mais afetadas, como é o caso dos concelhos de Lousada e Felgueiras, estão suspensas as iniciativas que juntem mais de 150 pessoas.

No caso de o cenário se agravar, está prevista a duplicação de médicos e enfermeiros ao serviço.

O Plano de Contingência Nacional tem dois objetivos centrais: ter o número mínimo possível de mortes por coronavírus e diminuir os impactos sociais e económicos da doença.
13h53 – Costa diz que suspensão de voos para Itália pode vir a ser alargada

O Governo suspendeu os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas pela epidemia do Covid-19 em Itália. Mas na manhã desta segunda-feira ainda houve partidas e chegadas destas viagens no aeroporto de Lisboa.

13h49 – Ryanair suspende todos os voos de e para Itália de sábado até 8 de abril

A companhia aérea Ryanair anunciou hoje a suspensão de todos os voos de e para Itália, bem como voos domésticos naquele território, até 8 de abril, depois das restrições impostas pelo Governo italiano para conter a propagação do Covid-19.

"Desde as 24:00 de 11 março até às 24:00 de 08 abril, todos os voos domésticos da Ryanair dentro do território italiano serão cancelados e a partir das 24:00 de 13 março até às 24:00 de 08 de abril, todos os voos internacionais de/para Itália serão cancelados", lê-se num comunicado enviado pela companhia aérea.

De acordo com a informação divulgada, "todos os passageiros afetados pelos cancelamentos de voos foram notificados por e-mail" e aqueles que necessitarem de regressar aos seus países podem pedir uma alteração, sem custos, para um dos voos da Ryanair programados até às 24:00 do dia 13 de março.

Os passageiros afetados pelos cancelamentos, podem optar por um reembolso total do valor dos bilhetes ou um crédito de viagem, para usar nos 12 meses seguintes, em voos da Ryanair.

13h47 – Coimbra Business School suspende atividades letivas

A Coimbra Business School decidiu hoje suspender as atividades letivas por tempo indeterminado para evitar a propagação do novo coronavírus.

"Fazemo-lo como medida cautelar, não só para proteger a sua comunidade académica, mas também para ajudar a sociedade portuguesa a conter e a controlar a expansão do vírus", disse à agência Lusa o presidente da Coimbra Business School, Pedro Costa.

Numa nota depois distribuída, a instituição de ensino realça que "tem alunos de todas as regiões do país, nomeadamente daquelas onde se têm registado até agora os maiores focos da epidemia em Portugal".

13h46 – Hospital Santo António no Porto cria "circuito próprio" para casos suspeitos

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) coloca hoje em funcionamento um "circuito próprio e absolutamente independente do serviço de urgência" dedicado a casos suspeitos relacionados com o surto de Covid-19, indicou o diretor clínico daquele equipamento.

A porta de entrada deste circuito, que fica próxima da entrada da urgência geral do Hospital de Santo António, no Porto, dá acesso a um espaço onde foram montados quatro gabinetes médicos, sete espaços de isolamento e uma enfermaria.

De acordo com o responsável, as pessoas que chegarão a este espaço "entrarão por um circuito absolutamente independente do serviço de urgência" e nesse espaço farão as colheitas para análise, podendo aguardar em espaços individuais.

"Sendo o resultado positivo, há um circuito próprio para serem dirigidos ao serviço de infecciologia onde ficarão internados. Os negativos voltarão à comunidade", descreveu José Barros.

13h44 – Companhia aérea Norwegian Air Shuttle vai cancelar 3.000 voos até junho

A companhia aérea low-cost Norwegian Air Shuttle vai cancelar cerca de 3.000 voos entre março e junho, correspondendo a 15% da sua capacidade, devido à procura reduzida causada pela epidemia do novo coronavírus, foi hoje anunciado.

Num comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), a terceira maior transportadora aérea low-cost da Europa, já em dificuldades financeiras, indicou também que vai recorrer a medidas de desemprego temporário e pediu ajuda às autoridades norueguesas.

13h43 – Museus e monumentos afetos à DGPC suspendem atividades até ao fim do mês

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu orientações aos museus, monumentos e palácios na sua dependência para que fossem suspensas todas as atividades públicas, quer aconteçam em locais fechados ou abertos, no contexto do surto do novo coronavírus.

13h41 – Plano de contingência prevê redução de turmas e fecho de locais de trabalho

A redução das turmas, aumento do espaço entre os alunos, fecho de escolas e locais de trabalho e horários flexíveis e desencontrados são medidas previstas no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus.

O objetivo destas medidas “é prevenir ou reduzir a transmissão nos estabelecimentos de ensino e nas comunidades onde os mesmos estão inseridos, ganhando tempo para uma melhor caracterização da situação epidemiológica e consequente intervenção e também para atrasar o pico da epidemia, por forma a melhor planear os serviços de saúde necessários para responder as fases mais críticas da epidemia", lê-se no documento.

"O encerramento de locais de trabalho pode ser considerado em epidemias de gravidade extrema", sublinha o documento, que destaca a importância da disponibilização de meios que facilitem o cumprimento de medidas de proteção o individual, como higienização das mãos e etiqueta respiratória.

13h28 – British Airways anula todos os voos de hoje para Itália

A companhia aérea British Airways anunciou que anulou todos os voos de hoje para Itália depois de todo o país ter sido confinado devido à epidemia do novo coronavírus.

"Todos os clientes que deviam viajar hoje [terça-feira] foram contactados", precisou a porta-voz da companhia, sem dar pormenores sobre eventuais anulações nos próximos dias.

A British Airways informa mesmo assim os seus clientes que reservaram voos para Itália entre terça-feira e 4 de abril que têm a possibilidade de adiar as viagens até ao final de maio, de preferir voar para Genebra e Zurique ou serem reembolsados.

13h24 – Presidente chinês Xi Jinping diz que vírus está "praticamente contido"

O Presidente da China, Xi Jinping, deu hoje o surto do Covid-19 no país como "praticamente contido", durante uma visita surpresa a Wuhan, cidade chinesa de onde a doença é originária e sob quarentena desde janeiro passado.

"Os primeiros resultados apontam para uma estabilização da situação e a reversão da tendência em Wuhan e Hubei [província chinesa da qual Wuhan é capital]", disse hoje Xi, citado pela imprensa oficial.

O Presidente chinês também visitou os pacientes que estão a ser tratados no Hospital Huoshenshan e enviou saudações aos trabalhadores médicos, incentivando-os a "reafirmar a confiança" na derrota do surto.

13h19 – Cabo Verde alarga interdição de voos para Itália até 30 de abril

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou o alargamento da interdição dos voos de Itália para Cabo Verde até 30 de abril e "vigilância apertada" nas viagens provenientes de França, Portugal e Espanha, devido ao Covid-19.

"A interdição de voos para Itália, tendo em conta a prevalência de casos. Tomámos a decisão em tempo útil e oportuno e vai ser prorrogada até 30 de abril, porque tínhamos definido um período de três semanas e continuaremos a fazer avaliação da situação da epidemia em Itália", disse o chefe do Governo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Relativamente a outros países com casos da doença e onde há também um fluxo grande e permanente de transporte e diretos para Cabo Verde, nomeadamente Espanha, França e Portugal, o primeiro-ministro afirmou que será mantida a "triagem e vigilância apertadas" nos aeroportos.

13h16 – Festival Regards Croisés Portugal adiado

O Festival transfronteiriço Regards Croisés Portugal, cuja estreia em Vila Nova de Gaia estava prevista para os próximos dias 13, 14 e 15 de março no Auditório Municipal de Gaia e no Armazém 22, foi adiado para datas a anunciar em breve.

“Por recomendação das autoridades de saúde locais, e tendo em conta a situação epidémica atual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia determinou, com efeito imediato, que sejam cancelados/suspensos todos os eventos municipais agendados para os próximos tempos, até nova comunicação”, informa a organização do festival.

13h14 – Câmara do Porto encerra teatros e museus

A Câmara do Porto decidiu encerrar todos os teatros e museus da cidade, assim como cancelar todos os eventos públicos até dia 3 de abril.

Vão também ser encerradas bibliotecas e canceladas atividades complementares à ação educativa, como visitas de estudo e passeios.

13h10 – A Conferência de Líderes vai passar a avaliar a realização de visitas de estudo ao Parlamento tendo em conta a proveniência das escolas.

13h07 - Liceu Francês Charles Lepierre suspende aulas

“Após uma decisão da Embaixada francesa em Portugal, somos forçados, como precaução, a suspender as aulas até terça-feira, 24 de março”, anunciou a direção do colégio em comunicado.

Uma aluna do liceu testou positivo para o novo coronavírus durante o período de férias, e não chegou a regressar às aulas.

13h05 - Trabalhadores da sede da Parfois em Rio Tinto em quarentena

A Parfois anunciou hoje ter colocado em quarentena os trabalhadores da sede da empresa em Rio Tinto, no Porto, após um colaborador que exerce funções naquelas instalações ter testado positivo para o novo coronavírus.

"Como medida preventiva, todas as pessoas que estiveram em contacto direto com este colaborador permaneceram em quarentena durante o dia de hoje e não estiveram presentes nos escritórios", refere a empresa em comunicado, acrescentando que "procedeu à aplicação da quarentena para os restantes colaboradores da sua sede em Rio Tinto".

Segundo refere, "por este motivo gerou-se uma situação excecional de homeworking [teletrabalho] para algumas das equipas da empresa".

De acordo com a marca especializada em acessórios de moda, como lenços, chapéus, bijutaria, malas e carteiras, o caso positivo de Covid-19 foi "detetado no dia 8 de março", estando o colaborador "a ser tratado" e com "um quadro de evolução favorável".

12h50 - Dez mil máscaras distribuídas pela PSP

O diretor nacional da PSP, Manuel Magina da Silva, anunciou hoje a compra de 10 mil máscaras para distribuir pelos vários comandos da Polícia, para evitar a proliferação do novo coronavírus.

"É verdade que o mercado dos equipamentos individuais de proteção está um bocado saturado, mas estamos com processos aquisitivos e hoje mesmo estou em condições de dizer que teremos 10 mil máscaras para iniciar a distribuição", disse o diretor nacional da PSP.

O responsável esclareceu que as máscaras serão distribuídas pelas viaturas e pelos comandos e haverá instruções muito concretas sobre os casos em que devem ser usadas.

12h40 - Diretores querem antecipar férias da Páscoa para conter vírus

Os diretores escolares defendem a antecipação das férias da Páscoa para tentar conter a disseminação do novo coronavírus e garantem que os pais estão recetivos à mudança em nome do bem-estar dos alunos.

O aumento de infetados com o novo coronavírus em Portugal e a contenção de novos casos transformou-se numa das preocupações dos diretores escolares que já começaram a pensar em soluções.

Para Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), uma das medidas poderia ser "antecipar em duas semanas as férias da Páscoa e antecipar também o início do terceiro período".

Ou seja, os alunos deixariam de ir às aulas já na próxima semana, uma vez que as férias da Páscoa estão previstas para começar a 30 de março e terminar a 13 de abril.

12h30 – Adriano Maranhão já regressou a Portugal

O primeiro português infetado pelo novo coronavírus, Adriano Maranhão, que trabalhava a bordo do navio Diamond Princess, que esteve ancorado no Japão, em quarentena, já está em Portugal.

À chegada ao aeroporto de Lisboa, Eduardo Maranhão explicou que dentro do barco só entraram “médicos e enfermeiros” que “decidiram que os passageiros deviam ficar de quarentena”.

O português considera que o facto de a tripulação não ter ficado também de quarentena foi uma “das primeiras falhas das autoridades japonesas”.

Adriano Maranhão revela que o único medicamento que recebeu foi “paracetamol” e que apenas “ficou em observação” no hospital para onde foi transportado.

O primeiro teste a que foi sujeito foi ainda a bordo do navio que seu resultado positivo e recebeu ordem de isolamento. Já no hospital foi submetido a mais dois testes que deram negativo.

12h10 - Jogos da I e II Liga à porta fechada

A Federação Portuguesa de Futebol informa em comunicado que este fim de semana todos os jogos da I e II Liga vão ser realizados à porta fechada. Para já a medida abrange apenas a próxima jornada.



Os clubes foram já informados sobre a decisão. Uma medida que estava também dependente do que a Direção Geral de Saúde decidisse sobre eventos desportivos.

12h00 - Subiu para 41 o número de casos confirmados em Portugal

Há neste momento 41 casos confirmados do novo coronavírus em Portugal. Aguardam-se os resultados laboratoriais de 83 e há ainda o registo de 375 casos suspeitos.

Dos 41 casos confirmados, 27 estão na região norte, dois na região centro, dez na zona de Lisboa e Vale do Tejo e dois no Algarve.
##