Reportagem

Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

por Paulo Alexandre Amaral, Graça Andrade Ramos. Andreia Martins, Inês Moreira Santos - RTP

António Cotrim - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos relacionados com os vários incêndios em curso no país.

Mais atualizações

01h07 - Território de Portugal Continental sob aviso vermelho de risco de incêndio

Significa isto que todo o país, incluindo o Algarve, se encontra abrangida pelo aviso mais grave de tempo quente. A isso obrigam as altas temperaturas, que representam um perigo acrescido para os fogos que fustigam o país. A Proteção Civil fala em "algo nunca visto nos últimos anos".

00h58 - Ardeu um stand de automóveis em Palmela

00h21 - Mais de 2.900 operacionais combatiam 27 fogos em todo o país às 23 horas

Mais de 2.900 operacionais combatiam 27 fogos ativos em Portugal continental pelas 23:00 desta quarta-feira, sendo os fogos nos distritos de Leiria, Setúbal e Aveiro que estão a mobilizar mais meios de combate, de acordo com a Proteção Civil.

Os quatro incêndios ativos em Leiria e Setúbal estão a mobilizar 1.441 operacionais, apoiados por 414 viaturas.

Segundo a informação disponibilizada no `site` da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 23:00, o fogo se iniciou hoje às 12:04 em Palmela, no distrito de Setúbal, é o mobiliza mais meios: 561 bombeiros com o apoio de 162 veículos.

O incêndio que começou na passada sexta-feira, em Vale da Pia, no concelho de Pombal (Leiria) está a mobilizar 482 operacionais, apoiados por 131 viaturas.

Desde as 12:07 de terça-feira está a lavrar um fogo na localidade de Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que está a mobilizar 265 operacionais, com a ajuda de 83 viaturas.

Já o fogo de Pombal (Leira), a lavrar desde as 19:34 de terça-feira, conta com 129 operacionais, apoiados por 38, no combate às chamas.

O outro fogo que está a mobilizar mais meios é o de Oliveira de Azeméis com 478 operacionais, com o apoio de 149 viaturas. Este incêndio, que transitou para Albergaria-a-Velha, obrigou ao corte do trânsito Itinerário Complementar (IC) 2, autoestrada 1 (A1), autoestrada 25 (A25) e autoestrada 29 (A29).

Além destes fogos, pelas 23:00 existiam mais 21 fogos ativos em Portugal continental.

No total dos 27 incêndios ativos estão envolvidos 2.936 operacionais, apoiados por 901 viaturas.

No entanto, segundo os dados da ANEPC, neste momento, estão em resolução sete fogos, com 749 operacionais, com o apoio de 233 viaturas, a realizar trabalhos de rescaldo.

Também são registados 51 incêndios em conclusão, onde ainda permanecem no local 745 operacionais com 236 veículos.

(agência Lusa)

23h56 - Cinco bombeiros feridos em Palmela

Para a noite, prevê-se "um trabalho árduo" para consolidar o rescaldo em todo o perímetro do incêndio, disse o comandante Elísio Oliveira.

O comandante Elísio Oliveira deu conta que cinco bombeiros sofreram queimaduras, dois deles estão internados na unidade de queimados do hospital de São José. Além dos bombeiros, cinco civis também registaram ferimentos.

A situação é "bastante mais favorável", mas frente ativa que vai em direção a Setúbal ainda suscita preocupações.

Para a noite, prevê-se "um trabalho árduo" para consolidar o rescaldo em todo o perímetro do incêndio, disse o comandante Elísio Oliveira.

O incêndio que lavra na zona de Palmela foi combatido com o apoio de 500 bombeiros e sete meios aéreos.

Durante a tarde, o Centro Social de Palmela e o campo de férias da EDP também tiveram de ser evacuados.

23h05 - Albergaria Proprietario fabril lamenta estragos e questiona-se sobre ignição; A25 fechada

23h01 - Incêndios. Marcelo acompanha situação com preocupação

Marcelo Rebelo de Sousa está a acompanhar com preocupação os incêndios em Portugal. São declarações exclusivas do Presidente da República à RTP.

22h30 - Incêndio de Oliveira de Azeméis alastrou a Albergaria-a-Velha e está a consumir duas fábricas

O incêndio que deflagrou ao início da tarde em Oliveira de Azeméis está a consumir duas fábricas no concelho vizinho de Albergaria-a-Velha.

"A situação em Oliveira de Azeméis está mais controlada, mas o fogo entretanto alastrou a Albergaria e neste momento está a consumir uma fábrica de madeiras que não tem o nome identificado, mas que, segundo populares da zona, é nas instalações da antiga Lusoparquê", disse à Lusa o presidente da Câmara de Oliveira, Joaquim Jorge Ferreira.

O responsável máximo do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, José Carlos Pinto, acrescentava às 22:00 que havia já outra unidade industrial a arder: "É uma serralharia. E há outras fábricas com alguns problemas, mas a de madeiras e a serralharia são as que estão em pior situação".

Segundos dados do site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 22:07 o incêndio detetado inicialmente na freguesia de Pinheiro da Bemposta estava a ser combatido por 464 operacionais de dezenas de corporações da região Norte e Centro, apoiados por 144 viaturas terrestres.

O incêndio chegou a ter vários focos a lavrar em simultâneo, sendo que, antes de anoitecer, também implicou o trabalho de três meios aéreos.

"A situação é gravíssima para Albergaria-a-Velha, sobretudo porque a fábrica de madeira é mesmo na grande zona industrial do concelho e há lá muitas empresas que podem ficar em risco", realça Joaquim Jorge Ferreira.

O comandante José Carlos Pinto refere que, além das altas temperaturas, também o vento forte está a dificultar a intervenção dos operacionais no terreno, pelo que, sobretudo em Albergaria, "o trabalho dos bombeiros ainda está para durar".

21h49 - Fogo em Palmela já fez 10 feridos e está a ser combatidas por 500 bombeiros

O incêndio que lavra na zona de Palmela (Setúbal) já fez 10 feridos, cinco dos quais bombeiros, e estava a combatido por mais de 500 operacionais pelas 21:00, segundo a Proteção Civil.

Segundo disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, dos cinco bombeiros feridos quatro foram transportados para o Hospital de S.Bernardo, em Setúbal.

Os bombeiros feridos combatiam as chamas na frente ativa de Aires.

Há ainda o registo de outros cinco feridos civis, um dos quais em estado grave.

O incêndio de Palmela, no distrito de Setúbal, tem atualmente uma frente ativa em Aires, que já obrigou à retirada da população da localidade, e outra na zona da Quinta do Anjo.

Durante a tarde, o Centro Social de Palmela e o campo de férias da EDP também tiveram de ser evacuados.

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para este incêndio foi dado às 12:04 e, nove horas depois, estavam no terreno a combater as chamas 530 operacionais, com 143 veículos.

Pelas 16:00, o fogo obrigou também ao corte da estrada da Baixa de Palmela, que liga Palmela a Setúbal, nos dois sentidos.

Portugal continental está em situação de contingência até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

A maioria dos distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

(agência Lusa)

21h13 - Incêndio de Albergaria-A-Velha corta a A1

20h55 - Presidente da câmara de Ansião. "Não tínhamos os meios suficientes"

O autarca reconhece que o vento dificultou o combate às chamas e que estas lavraram "numa grande extensão", mas acredita que houve "descoordenação de meios".

20h45 - Incêndio em Mangualde. Habitantes regressaram mas temem a noite

20h27 - Susto e muito fumo em Oliveira de Azeméis

No momento do direto para o telejornal, a repórter da RTP Lara Lopes testemunhou o combate operacional contra as chamas em Olveira de Azeméis.

As chamas andaram próximas das habitações e a área ficou cheia de fumo espesso.

20h15 - Quatro bombeiros do Montijo feridos no combate às chamas em Palmela

Quatro bombeiros da corporação do Montijo ficaram hoje feridos no incêndio que lavra em Palmela, depois de as chamas terem atingido o autotanque, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

A mesma fonte adiantou que os bombeiros feridos, que combatiam as chamas na frente ativa de Aires, foram transportados para o hospital de S. Bernardo, em Setúbal.

Ainda segundo a fonte, o veículo dos bombeiros do Montijo sofreu danos parciais enquanto participava no combate ao fogo que lavra em Palmela, no distrito de Setúbal, desde as 12:04.

O incêndio tem atualmente duas frentes ativas, em Aires e na Quinta do Anjo.

(agência Lusa)

20h10 - Ozono de superfície. Níveis aceitáveis ultrapassados em várias regiões do país
20h00 - Prisão preventiva para suspeito de fogo posto no concelho de Montemor-o-Novo

O Tribunal Judicial de Évora decretou hoje a prisão preventiva do homem, de 54 anos, suspeito de um crime de incêndio florestal em Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo (Évora), disse à agência Lusa fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, o homem foi detido na terça-feira pela GNR e foi hoje presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Évora, que lhe decretou a medida de coação mais gravosa.

O suspeito foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o desenrolar do processo, de acordo com fonte da Guarda.

O Comando Territorial de Évora da GNR revelou hoje, em comunicado, que o homem foi detido, na terça-feira, por militares do Posto Territorial e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Montemor-o-Novo por um "incêndio florestal" ocorrido, naquele dia, na localidade de Santiago do Escoural.

"No seguimento de um alerta a informar que um popular teria detetado um indivíduo a atear um incêndio junto a uma estrada" em Escoural, os militares da Guarda "deslocaram-se de imediato para o local, tendo apurado que o suspeito já se encontrava retido por populares", lê-se no comunicado.

(agência Lusa)

19h55 - Abiul. Fogo consumiu casas e obrigou à evacuação de três aldeias
19h50 - Incêndio Ourém. Temperaturas acima dos 40 graus não explicam tudo

19h40 - Fogo em Palmela. Serra de Gaiteiros teve uma reativação

19h35 - Quinta do Lago. Fogo atingiu um dos mais luxuosos resorts do país
19h31 - Avaria em motor leva Canadair a amarar no Lago Azul

Um dos aviões que estava a combater incêndios no distrito de Leiria amarou hoje no Lago Azul, em Ferreira do Zêzere (Santarém), devido a uma avaria no motor esquerdo, disse fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, a avaria no motor da asa esquerda levou o Canadair a amarar, cerca das 17:40, no lago, não se registando danos nem vítimas.

O avião vai ser rebocado para a margem por botes das corporações de bombeiros que já se encontram no local, adiantou.

(agência Lusa)

19h28 - Mais de 230 operacionais e quatro meios aérios combatem fogo em Seia

Duzentos e trinta e dois operacionais, apoiados por 66 viaturas e quatro meios aéreos, estão a combater hoje, às 19:15, um incêndio que lavra numa zona de mato em Santa Eulália, no concelho de Seia, segundo a proteção civil.

De acordo com uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, o alerta para o incêndio foi dado pelas 15:17, em Santa Eulália, Freguesia de Sameice e Santa Eulália, no município de Seia, no distrito da Guarda.

Segundo a fonte do CDOS, o incêndio "está ativo" e o "vento forte" que se faz sentir no local está a dificultar as operações de combate às chamas.

(agência Lusa)

19h20 - Várias casas arderam em Palmela

19h10 - O ponto da situação às 19h00

André Fernandes, comandante da Proteção Civil, reportou que em Portugal lavravam 171 incêndios até à 19h00 desta quarta-feira, dos quais 27 permanecem activos.

Ao todo, o combate âs chamas envolve 2654 operacionais 793 veículos 30 meios aéreos envolvidos em ataques ampliados, acrescentou.

Entre 14 ocorrências significativas, destaque para Abuil e Caranguejeira (Leiria), Montenegro (Faro) Palmela (Setúbal), Guarda (Seia) e Oliveira de Azemeis (Aveiro).

Desde o início dos incêndios registaram-se 135 feridos, 70 dos quais bombeiros. Entre estes dois feridos graves, um operacional e um civil.

19h00 - População retirada das habitações em Aires, Palmela
As chamas estão a aproximar-se de uma estação de abastecimento de combustível e a defesa do equipamento está a centrar os esforços dos bombeiros.

18h57 - Ourém. Presidente fala em "prejuízos avultadíssimos"
18h50 -  Engenheiro florestal defende nova gestão da floresta para por fim aos incêndios

Rolando Martins afirmou na RTP3 que só pode haver gestão quando há rendimento, quando há economia. Quando houver economia da floresta, então a floresta começa a ser tratada", acrescentou.

"Se não houver economia da floresta, não venham com leis, não venham com obrigações, porque vamos ter estes cenários" actuais, explicou, como já sucedeu no passado e irá suceder no futuro, estas "muito mais graves" devido às alterações climáticas.

18h43 - A28 cortada por fogo que lavra em Caminha e passou para Cerveira

A autoestrada A28 está cortada desde cerca das 16:00, em Caminha, devido a um incêndio que começou em Vilar de Mouros, passou para Lanhelas e chegou ao concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira, disse o presidente da Câmara.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente socialista Miguel Alves disse que, "neste momento, [18:11] a preocupação é o lugar de Couto, na freguesia de Lanhelas".

"Não por estar em cima das casas, mas por estar no cimo da encosta que leva à povoação e não há maneira de entrar na floresta naquele declive. Temos de esperar. O mais angustiante é ter de dizer às pessoas que temos de esperar. Estão no terreno todos os homens e meios que podem estar", adiantou.

(agência Lusa)

18h35 - Pombal alerta para agravamento da situação em Abiul e Redinha

O Município de Pombal, no distrito de Leiria, alertou hoje para o agravamento da situação naquele concelho do distrito de Leiria, nomeadamente das freguesias de Abiul e Redinha.

Numa nota enviada às redações, a autarquia liderada por Pedro Pimpão (PSD), refere que "devido a diversos reacendimentos, associados também às condições meteorológicas severas, com a agravante da insuficiência de meios, os incêndios que estão a atingir o concelho de Pombal estão a complicar-se, designadamente nas freguesias de Abiul e Redinha".

A autarquia apela ainda às populações das aldeias atingidas para que "mantenham a calma e sejam vigilantes, evitando comportamentos de risco".

"Todos devem cumprir escrupulosamente as orientações das autoridades de segurança e proteção civil que se encontram no local, tendo como principal prioridade a proteção das pessoas", destaca ainda o comunicado.

Num balanço provisório efetuado na manhã de hoje, a Câmara estima que a "área ardida seja superior a 1.600 hectares, registando-se inúmeras habitações destruídas e várias localidades sem fornecimento de energia elétrica".

"Havia a contabilização de cinco feridos civis, um com gravidade, e sete operacionais feridos, devido essencialmente a golpes de calor e exaustão. Alguns regressaram já ao teatro de operações", lê-se ainda no documento.

A nota refere também que 51 pessoas pernoitaram no espaço de acolhimento, instalado numa escola da cidade de Pombal, tendo já três regressado às suas habitações.

(agência Lusa)

18h25 - Chamas junto às casas em Oliveira de Azemeis
18h15 - Incêndio dominado em Mangualde e em fase de rescaldo
18h00 - O ponto da situação no país

Cinco pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, no incêndio em Palmela, no distrito de Setúbal. As autoridades confirmaram que dois deles são bombeiros. Foram para o hospital de São Bernardo. Um homem de 84 anos foi tranferido entretanto para o Hospital de São José em Lisboa

Em Quarteira, a população está a ser retirada devido ao fogo que começou em Almancil.

O IC8 voltou a ser cortado, entre Ramalhais, no concelho de Pombal, e Ansião, no distrito de Leiria devido às chamas.

De acordo com a página da Proteção civil são 30 os incêndios em curso, combatidos por mais de quatro mil bombeiros.

As situações mais graves são no centro do país e no Algarve.

17h50 - Mais de 2.600 operacionais combatiam 26 incêndios pelas 17h30

Mais de 2.600 bombeiros combatiam hoje, pelas 17:30, 26 incêndios, com o apoio de quase 800 viaturas e 30 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

De acordo com os dados disponíveis no `site` da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), desses operacionais, mais de 1.400 estavam concentrados em quatro grandes fogos, nos distritos de Setúbal, Leiria e Faro.

O incêndio que deflagrou na sexta-feira, na localidade de Vale de Pia, no concelho de Pombal (Leiria), continua a ser o que mobiliza mais meios, estando no terreno a combater as chamas 451 operacionais, apoiados por 113 veículos e sete meios aéreos.

(agência Lusa)

17h40 - Feridos em Palmela. Um já teve alta

Quatro feridos ligeiros e um grave no incêndio que deflagrou ao início da tarde.

O Hospital de São Bernardo em Setúbal já recebeu três destes feridos e um já teve alta.

O incêndio deverá estar controlado em breve diz Luis Miguel Calha, vice-Presidente da Câmara de Palmela.

17h30 - Em minutos, fogo cercou aldeia do concelho de Ansião

A Boavista, no concelho de Ansião, vive horas aflitivas hoje à tarde, com o incêndio a atacar vários pontos da aldeia. No espaço de minutos, o céu tornou-se amarelo e as chamas ganharam metros, deixando parte da localidade em alvoroço.

Numa das pontas da aldeia da Boavista, na direção para Santiago da Guarda, cuja população lida com as chamas desde as 14:00, parte da população preparava-se às 16:00 para o avançar do fogo na direção daquela parte da localidade.

"Isto está medonho", avisava uma senhora reformada, junto ao seu cão, que parecia assustado com toda a situação.

No entanto, no espaço de minutos, aquilo que já era uma situação de apreensão, rapidamente escalou com o vento a ganhar força e a empurrar as chamas para junto das habitações.

Uma coluna de fumo indiferenciada deu lugar a chamas de metros de altura que escalavam as copas de sobreiros e pinheiros a grande velocidade.

Deixou-se de ver o céu, o fumo tornou-se denso, cinzas e faúlhas voavam por todo o lado e tudo ficou em tons de sépia, só se ouvindo um intensificar do crepitar da madeira a arder, cada vez mais próximo das casas.

Com o cenário a mudar drasticamente, ouviam-se crianças aos gritos, uma família apressava-se para entrar no carro e sair da aldeia quando as chamas se aproximavam da sua habitação - "para que lado vou?", perguntava o condutor -, um homem ligava a um amigo para pedir ajuda, que a casa do seu irmão estava "quase a arder", pessoas tentavam convencer uma idosa a abandonar a sua moradia.

Mais à frente, jovens corriam com baldes para apagar o que era possível de apagar, num ambiente que se tornava quase irrespirável e queimava os olhos.

Por entre o caos, surgiu uma corça, desnorteada, na estrada, que vagueava pela aldeia, ora parando, a olhar para os lados, ora a fugir desenfreada, sem rumo.

A tarde de hoje na Boavista tem sido marcada por este vai e vem do fogo, que ora abranda ora avança com força em direção a habitações da localidade.

(agência Lusa)

17h18 - Cinco feridos em Palmela, um dos quais grave

Cinco pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade, no incêndio que lavra em Palmela, no distrito de Setúbal, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Segundo a fonte do CDOS, quatro são feridos ligeiros e foram assistidos no local e o quinto é um ferido grave com queimaduras, que foi transportado para o hospital de São Bernardo, em Setúbal.

O CDOS de Setúbal não soube, no entanto, precisar se os feridos são bombeiros ou civis.

(agência Lusa)

17h15 - Câmara de Alvaiázere pede ajuda e lamenta que concelho esteja a ser "abandonado"

O presidente da Câmara de Alvaiázere, no distrito de Leiria, disse hoje que está cansado de pedir meios para o combate aos incêndios e de ficar sem resposta, e lamentou que o concelho esteja a ser abandonado.

"Sentimo-nos abandonados. Estamos cansados de pedir meios sem resposta", declarou à agência Lusa João Guerreiro.

Segundo o autarca, que falava à Lusa pelas 16:00, o concelho está "há quase uma semana a apagar fogos e, neste momento, não são disponibilizados mais meios, nem humanos, nem aéreos, que são essenciais".

"No sábado, ativei o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e pedimos uma equipa do Exército para a logística da alimentação e não nos foi disponibilizada", exemplificou.

O presidente do Município de Alvaiázere adiantou àquela hora que "há um reacendimento significativo no fogo em Almoster, do incêndio que está a lavrar em Pombal e Ansião".

"Habitações já estiveram em perigo neste lado sul do incêndio, sendo que só estão os nossos bombeiros e populares", acrescentou João Guerreiro.

17h10 - Fogo em Oliveira de Azeméis escalou para 219 operacionais

O incêndio que deflagrou esta tarde em Oliveira de Azeméis mobilizava hoje às 16:15 um total de 219 operacionais, revelou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

O fogo foi sinalizado às 12:54 no lugar da Senhora da Ribeira, na freguesia de Pinheiro da Bemposta, e, segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, cerca de duas horas depois estava a ser combatido por várias corporações, com recurso a 66 viaturas terrestres e dois meios aéreos.

Fonte oficial da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis disse à Lusa, pelas 16:20, que "não há habitações em risco". O incêndio terá destruído "um palheiro, mas era uma estrutura precária, abandonada no meio dos campos".

A presidente da Junta da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, Susana Mortágua, acrescentava às 16:40: "A situação já foi mais preocupante, mas continua a estar muito calor e vento também, e há vários focos de incêndio".

(agência Lusa)

17h03 - Críticas à atuação de meios aéreos em Marquinho, Ansião
16h52 - Reaberto Itinerário Complementar 2 (IC2) entre Leiria e Pombal

O trânsito no Itinerário Complementar (IC) 2, que foi hoje cortado entre Matos da Ranha, no concelho de Pombal, e Boa Vista norte, em Leiria, devido a um incêndio, já foi reaberto, disse fonte da GNR.

"O trânsito foi reaberto no IC2. Na Autoestrada 1, ao quilómetro 135, no concelho de Leiria, a visibilidade é bastante reduzida, mas há condições para transitar em segurança", afirmou à agência Lusa, pelas 16:35, o capitão Rui Costa, do Comando Territorial de Leiria da GNR.

Quanto ao IC8, que está cortado entre Ramalhais, no concelho de Pombal, e Ansião, no distrito de Leiria, devido aos incêndios, não havia àquela hora previsão para reabertura.

(agência Lusa)
16h48 - Momento crítico em Mangualde

16h43 - Comandante dos Bombeiros de Ourém suspeita de mão criminosa
16h30 - Freixianda. Incêndio em resolução mas ainda não dominado afirma comandante
16h25 - Quinta do Lago. Há quem se recuse abandonar as habitações

16h19 - Itinerário Complementar 8 (IC8) também cortado entre Pombal e Ansião

O Itinerário Complementar (IC) 8 foi hoje de novo cortado ao trânsito, entre Ramalhais, no concelho de Pombal, e Ansião, no distrito de Leiria, devido aos incêndios, disse fonte da GNR.

O troço do IC8 foi cortado pelas 15:45, segundo o capitão Rui Costa, do Comando Territorial de Leiria da GNR, que esclareceu que não há alternativa para os automobilistas.

O IC8 foi interditado ao trânsito ao final da tarde de terça-feira e reabriu já na madrugada de hoje, para ser novamente cortado agora.

(agência Lusa)

16h15 - Aldeia de Marquinho, Ansião, cercada pelas chamas

16h00 - Mais de 60 fogos ativos em Portugal

São mais de sessenta os fogos ativos no país. No total e nas últimas horas foram retiradas mais de sescentas pessoas de habitações.

No caso de Loulé, trata-se de uma extensão do incêndio de Faro que deflagrou às 11 da noite e chegou até Almancil.

As temperaturas elevadas e o vento forte estão a dificultar muito o combate às chamas.

Por uma questão de prevenção já foram retiradas 50 pessoas das casas na zona da Quinta do Lago.

15h50 - Alvega registou 44,6 graus de temperatura na terça-feira

15h40 - Marcelo e António Costa fazem ponto da situação

O Presidente da República recebe esta tarde o primeiro-ministro na reunião semanal. O encontro vai servir essencialmente para fazer o ponto da situação relativamente aos incêndios.

Marcelo Rebelo de Sousa tem estado a acompanhar a situação em contacto permanente com os autarcas, com o ministro da Adminsitração Interna e com o primeiro-ministro.

Mas não está previsto que o Chefe de Estado se desloque ao terreno.

15h25 - Palmela. Campo de férias afetado pelo fogo

O Centro Social de Palmela e algumas habitações foram evacuadas por causa do incêndio que lavra naquela vila e que está a ser combatido por mais de 300 operacionais, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara.

De acordo com Luís Miguel Calha (CDU), dezenas de utentes do Centro Social foram transportados para a Biblioteca Municipal e os seus familiares avisados.

O autarca adiantou ainda que algumas habitações foram evacuadas e outras estão em risco de o serem também.

Pelas 16:00, o fogo obrigou também ao corte da estrada da Baixa de Palmela, que liga Palmela a Setúbal, nos dois sentidos.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Palmela, o incêndio terá começado na denominada estrada da Cobra, uma estrada de terra batida.

Luís Miguel Calha disse ainda à Lusa que, às 16:00, eram várias as frentes de fogo ativas, à volta da vila de Palmela, nas serras do Louro e de São Luís, e outras em direção a Aires e à Quinta do Anjo.

(agência Lusa)

15h20 - Chamas alastram de Faro para Almancil

15h15 - Cerca de 200 operacionais combatem fogo próximo de povoação em Mangualde

Cerca de 200 operacionais e cinco meios aéreos combatem um incêndio em povoamento florestal, com duas frentes ativas, uma em direção e "próximo" da povoação de Vila Mendo de Tavares, em Mangualde, disse à agência Lusa o autarca.

"Estamos com duas frentes ativas. Uma delas é que nos causa maior preocupação, porque está próxima da população da povoação de Vila Mendo de Tavares", freguesia de Abrunhosa-a-Velha, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, no distrito de Viseu.

Marco Almeida indicou, ainda em declarações à agência Lusa, pouco antes das 14:30, que o incêndio está a ser combatido por "cerca de 200 operacionais no terreno, cinco meios aéreos e mais de 40 viaturas".

No terreno estão também "unidades locais de proteção civil, serviços municipalizados e também o gabinete da ação social junto das populações, no sentido de dar as devidas respostas", acrescentou o autarca.

(agência Lusa)

15h03 - Ourém cancela festas, romarias e outras atividades até segunda-feira

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, determinou hoje o cancelamento de festas, romarias e outras atividades até segunda-feira devido aos incêndios que atingem o concelho e ativou o Plano de Contingência Municipal.

Uma informação disponibilizada no sítio na Internet do Município refere que o presidente determinou "o cancelamento de todas as festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até ao dia 18 de julho, por força da violência dos incêndios que assolam uma parte significativa" do concelho.

O despacho foi assinado ao final da manhã de hoje.

"Infelizmente, o nosso concelho tem sido um dos mais afetados. Foi ativado o Plano de Contingência Municipal. Esta situação obriga-nos a tomar mais medidas para que possamos salvaguardar o nosso concelho", lê-se na mesma informação.

(agência Lusa)

14h40 - IC2 cortado entre Leiria e Pombal

O IC2 está novamente cortado ao trânsito, agora entre Matos da Ranha, no concelho de Pombal, e Boa Vista norte, em Leiria. O corte deve-se a um dos incêndios que atingem este concelho, referiu a GNR.

Segundo o capitão Rui Costa, do Comando Territorial de Leiria da GNR, as alternativas para os automobilistas são as autoestradas 1 e 17, e a Estrada Nacional 109.

O IC2 foi interditado ao trânsito na tarde de terça-feira. Reabriu hoje, tendo sido há cerca de uma hora novamente fechado, inicialmente entre Boa Vista Norte e Barracão.

14h31 - "Não podemos esquecer que há um problema estrutural"

No Twitter, o primeiro-ministro reforça o apelo feito há algumas horas na conferência em Vila de Rei.

"Não podemos esquecer que há um problema estrutural por trás de cada incêndio", assinalou o primeiro-ministro, lembrando o sistema de informação cadastral simplificado e o Balcão Único do Prédio (BUPi) criado pelo Governo "logo após os trágicos incêndios de Pedrógão".
 

"Esse trabalho tem de continuar. Grande parte da nossa mancha florestal está abandonada. Temos de identificar e registar todas as propriedades", disse.

Para o primeiro-ministro, "só com o cadastro feito poderemos valorizar o território, em vez de termos uma mancha florestal que gera problemas sempre que as temperaturas sobem".

No entanto, neste momento de "risco máximo de incêndio", o combate às chamas "é a prioridade destes dias".

14h24 - Mais de 200 bombeiros combatem fogo em Palmela

Mais de 200 bombeiros combatem um incêndio que deflagrou hoje pouco depois das 12h00 na encosta sul do Castelo de Palmela, em Setúbal, uma zona de muito difícil acesso.

A esta hora, o fogo era combatido por 207 operacionais, 43 meios terrestres e um meio aéreo.

14h12 - Retiradas mais de 50 pessoas de aldeias em Pombal

O incêndio de Pombal obrigou à retirada de mais de 50 pessoas de várias aldeias e à evacuação de um lar de idosos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara daquele concelho do distrito de Leiria.

"Ainda temos duas frentes de incêndio, mas a situação ficou mais calma esta manhã. Ontem [terça-feira] foram retiradas mais de 50 pessoas de aldeias na zona de Ramalhais e foi evacuado um lar de idosos. Montámos um serviço de logística, acolhendo as pessoas na escola Marquês de Pombal e contámos com o apoio psicológico de técnicas da Segurança Social", adiantou Pedro Pimpão.

Segundo o autarca, o incêndio provocou alguns feridos ligeiros e um "grave", que está hospitalizado. "Será um senhor que estava a proteger a casa de um familiar e sofreu queimaduras com alguma gravidade", revelou.

O presidente referiu ainda que há "várias casas ardidas", pelo menos uma de primeira habitação.

"Há ainda registo de muitos barracões, aviários e armazéns destruídos pelas chamas. Várias atividades económicas foram atingidas. Muitos animais também morreram. Assisti a uma situação que me impressionou: uma senhora que tentava salvar as cabras, já com as ovelhas todas mortas", acrescentou.

Pedro Pimpão considerou que se viveram "momentos de desespero". "Quando o incêndio deflagrou não tínhamos recursos suficientes. Quando solicitávamos meios diziam-nos que não havia, pois estavam noutros teatros operações. Ao final do dia houve um reforço e por isso as coisas melhoraram", disse.

Segundo o presidente, durante esta manhã "centenas de bombeiros encontravam-se no terreno para fazer a consolidação e a vigilância", situação que se deveria manter ao longo do dia. "A situação de alerta mantém-se", constatou.

O incêndio deflagrou na freguesia de Abiul, em Vale da Pia, na sexta-feira, pelas 14:50.

(agência Lusa)

13h57 - Temperaturas recorde. O dia mais quente desde 2000?

Esta quarta-feira poderá ser o mais quente do ano e o quarto mais quente do século.

Praticamente todo o território de Portugal Continental está sob aviso vermelho, o mais grave da escala. Em algumas cidades, as temperaturas já atingiram valores recorde.

13h43 - Portugal recebe meios aéreos de França e Itália

Portugal vai receber mais quatro meios aéreos estrangeiros ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Esta tarde chegam duas aeronaves de Itália e também está prevista a chegada de outros dois meios aéreos de França. Os meios disponibilizados por Espanha deixaram o país na segunda-feira.

Este é um mecanismo preventivo. Os meios aéreos estrangeiros só vão auxiliar no combate às chamas se for necessário.

13h31 - Reacendimento preocupa população de Lavradio

Ao início da tarde desta quarta-feira, as chamas em Lavradio, no concelho de Ourém, estavam já próximas das casas.

13h19 - Casas ameaçadas pelo fogo na Quinta do Lago, no Algarve

O incêndio no Algarve era, ao início da tarde desta quarta-feira, aquele que causava maior preocupação. Eram mais de 60 os fogos ativos no país.
Foram retiradas mais de 600 pessoas de habitações.

No caso de Loulé, trata-se de uma extensão do incêndio de Faro, que deflagrou às 23h00 e chegou a Almancil. As temperaturas elevadas e o vento forte estão a dificultar muito o combate às chamas.

13h14 - Ansião viveu três horas de "muito pânico"

O incêndio em Ansião, no distrito de Leiria, provocou três horas de "muito pânico" na população, disse hoje à Lusa o presidente da câmara, ao lamentar ainda a falta de meios.

"Tivemos um incêndio com muita intensidade e foram três horas terríveis, de muito pânico. Vivemos momentos muito difíceis", afirmou António Domingues (PS).

O autarca informou ainda que terão ardido "duas ou três casas devolutas" e um "armazém com maquinaria", na localidade de Mogadouro, uma das zonas mais afetadas pelo fogo, que teve início no concelho de Pombal. António Domingues lamentou ainda os "poucos meios" que estavam em Ansião. "Os bombeiros estiveram no apoio às habitações, mas desmobilizaram vários meios de manhã, devido a uma avaliação que fizeram e ficaram poucos para a consolidação e rescaldo. Por volta do meio-dia, com as temperaturas elevadas, houve reacendimentos", explicou.

"Foram três ou quatro horas de pânico. Um susto. Um cenário dantesco. Houve sempre casas em risco e só um milagre impediu que ardessem. O fogo passou mesmo entre as casas. Os bombeiros também se esforçaram para proteger as habitações", acrescentou o presidente, que está no terreno a avaliar a situação e que teme por mais reacendimentos ao longo do dia de hoje.

(agência Lusa)


12h51 - Fogo lavra no parque Peneda-Gerês e ameaça várias aldeias

O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, manifestou-se "muito preocupado" com o incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês e que segue agora na direção de várias freguesias do concelho.

De acordo com o autarca, o fogo deflagrou às 23h39 de terça-feira no lugar de Cidadelhe, Lindoso, no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), em Ponte da Barca.

Perto das 11h00 de hoje, a frente de fogo estava ainda "a serra profunda, de muito difícil acesso, e dirige-se para as freguesias de Parada do Monte, São Miguel, Entre-Ambos-os-Rios".

Na altura, o fogo estava a ser combatido por 82 operacionais, apoiados por 22 viaturas e dois meios aéreos, de acordo com a informação disponível na página da Proteção Civil.

Segundo o autarca, se a frente de fogo não for travada, irá atingir "pessoas e bens", mas também "património natural".

A GNR está a investigar as causas do fogo que, segundo o autarca, "poderá terá tido origem criminosa".

12h34 - Várias localidades no concelho de Leiria sem água

Dezasseis localidades da União de Freguesias de Colmeias e Memória, em Leiria, estão hoje sem abastecimento público de água, disse fonte dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), que garantiu que a interrupção não afeta o combate aos incêndios.

"Neste momento, as localidades que ainda estão sem água situam-se na União de Freguesias de Colmeias e Memória", referiram os SMAS de Leiria, explicando que "o fornecimento de água nestas localidades foi interrompido devido à falha de energia que ocorreu nesta zona, altamente fustigada pelos incêndios".

Numa informação enviada à agência Lusa pelas 11h45, a empresa esclareceu que o acesso ao local pelas equipas dos SMAS "esteve impedido durante a noite, mas na madrugada do dia de hoje" foram acionados "todos os meios para restabelecer a energia (em articulação com a E-REDES) e o abastecimento de água à população".

"Esta interrupção no abastecimento de água não afetou o combate aos incêndios, uma vez que foram indicados pontos alternativos de enchimento dos autotanques", destacou a empresa, garantindo estar vigilante e alinhada com a proteção civil, assim como dotada de "equipamentos de emergência que permitem garantir a continuidade do abastecimento de água às populações".

(agência Lusa)

12h26 - Chamas perto de casas na Quinta do Lago

O incêndio começou na noite de terça-feira em Gambelas e propagou-se ao concelho de Loulé. Ameaça, nesta altura, a zona de Almancil. As chamas aproximam-se da Quinta do Lago.

O vento e a baixa percentagem de humidade não ajudam no combate às chamas. Dezenas de pessoas foram retiradas das respetivas habitações por precaução.

12h06 - Balanço da Proteção Civil. Mais de 600 pessoas foram retiradas de casa, sete incêndios preocupam autoridades

No briefing da Proteção Civil a partir de Carnaxide, o comandante André Fernandes deu conta do número e da evolução dos incêndios no território nacional.

Desde o início do dia, registaram-se esta quarta-feira 69 incêndios, quando ontem se contabilizaram 33 novos incêndios.

De momento há 11 incêndios ativos, dos quais sete são mais preocupantes. Estes sete incêndios envolvem um total 1.314 operacionais, 394 meios terrestres e 17 meios aéreos

O Porto continua a ser o distrito com maior número de ignições (25), seguido de Braga (8) e Coimbra (7).

O responsável reconheceu a tendência crescente de ignições e salientou que foram reforçados os dispositivos de combate em diferentes teatros de operacões, sobretudo no centro do país.

Desde 7 de julho até 12 de julho, foram assistidos 121 feridos, incluindo dois feridos graves, um bombeiro e um civil.

Várias infraestruturas afetadas e pelo menos 669 pessoas foram retiradas de casa por precaução.

Quanto às estradas, mantém-se cortada a IC2 entre o nó de Barracão e de Boavista.

11h35 - Condições meteorológicas dificultam combate de incêndio no Algarve. 70 pessoas retiradas de casa por precaução

Um incêndio está a preocupar as autoridades na região do Algarve, perto da Quinta do Lago, em Almancil. Cerca de 70 pessoas já foram retiradas de casa por precaução.

A preocupação das autoridades está num foco secundário, consequência de uma projeção do fogo, por estar numa zona de difícil acesso.

Além disso, a temperatura elevada e a pouca humidade dificulta o combate a este incêndio. De acordo com o último balanço, combatem este incêndio 275 operacionais, 100 meios técnicos, três meios aéreos e três máquinas de rasto. 

11h30 - Reacendimento na região de Leiria volta a ameaçar localidades

Na zona de Gracios, em Leiria, a situação está mais complicada com as chamas cada vez mais perto das habitações. Estão vários operacionais e meios aéreos a tentar combater o incêndio nesta localidade, depois de um reacendimento.

10h50 - Costa diz que é fundamental completar o cadastro florestal

Em declarações aos jornalistas a partir de Vila de Rei, o primeiro-ministro abordou o tema dos incêndios florestais, recordando a importância da limpeza dos territórios. Para isso, salientou António Costa, é necessário "conhecer os terrenos" e completar o cadastro florestal.

Desde os incêndios de 2017, "o país compreendeu que não basta investir na Proteção Civi", meios aéreos, bombeiros, sapadores florestais ou mesmo na prevenção por parte dos cidadãos.
"Temos de atacar a causa estrutural, ir à raiz do problema", afirmou António Costa.

Para o chefe de Governo, é necessário que cada um saiba de que terrenos é proprietário, fazendo assim com que a floresta se torne "uma fonte de rendimento, não um fonte de problemas".

10h48 - Fogo na Caranguejeira continua ativo

Em Leiria, as chamas continuam a dar trabalho aos bombeiros. Mais de 350 operacionais combatem o incêndio na freguesia de Caranguejeira. No local estão também dois meios aéreos.

Esta manhã, as chamas obrigaram ao corte da estrada nacional entre as localidades de Lagoa da Pedra e Memória.

10h46 - Autoridades de Ourém com dificuldade em retirar idosos de casas em risco

O presidente da Câmara Municipal de Ourém disse à RTP que os bombeiros tiveram alguma dificuldade para retirar os idosos de casa, já que muitos deles não queriam sair. Luís Miguel Albuquerque referiu ainda que não tem memória de um incêndio tão grave no concelho.

10h43 - Incêndio de Ourém deixou três pessoas desalojadas

Ao longo do dia de terça-feira, o incêndio de Ourém chegou a ter várias frentes ativas e ameaçou várias habitações. Um casa ardeu e deixou três pessoas desalojadas. Às 4h00 da manhã entrou em resolução este fogo no distrito de Santarém. Ainda assim, o início da noite foi complicada para a população.

10h40 - Incêndios de Ourém em fase de resolução depois de horas de sobressalto

Em Freixianda, no concelho de Ourém, a situação está mais calma e não há incêndios ativos, mas ainda há estradas cortadas por uma questão de segurança. Durante o dia de ontem, foram várias as habitações que estiveram ameaçadas.

10h23 - Bombeiros preocupados com dois incêndios no Algarve

Também em Faro, apesar das temperaturas menos elevadas, há dois incêndios ativos. O vento está a dificultar o trabalho dos bombeiros.

Na região de Almancil, as autoridades já estão a retirar os residentes devido ao perigo. Na zona de Gambelas, um incêndio começou na terça-feira à noite, a dois quilómetros da concentração do Motoclube de Faro.

10h15 - Leiria. Evolução favorável, mas calor e vento preocupam

O vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, disse esta quarta-feira que a perspetiva para o combate aos incêndios que deflagraram no concelho na terça-feira é de evolução favorável, mas admitiu preocupação com o calor e vento.

"A perspetiva é de evolução favorável (...). O ponto de situação é muito mais favorável do que ontem [terça-feira], sendo certo que nos preocupam as condições meteorológicas que vamos ter hoje", afirmou Luís Lopes.

Destacando que a situação é "bastante mais positiva", o autarca referiu, contudo, que se tem de "aguardar pela hora de mais calor e com os ventos erráticos que se preveem, para conseguir validar" os trabalhos desenvolvidos durante a noite.

Segundo Luís Lopes, que falava à agência Lusa pelas 9h20, todo o perímetro do incêndio de Milagres está em resolução.

Quanto ao incêndio que começou às 12:06 de terça-feira na Caranguejeira e que está nas freguesias de Boa Vista e na União de Freguesias de Colmeias e Memória, "90% do perímetro já está dominado", declarou o vereador.

O autarca acrescentou que também está já a ser planeado o regresso aos lares e às suas casas dos 104 idosos que foram transportados para o pavilhão dos Pousos.

(agência Lusa)

10h06 - Fogo deixa rasto de destruição no Mogadouro, no concelho de Ansião

Com o aumento da temperatura, ao longo do dia de hoje, e um incêndio ainda ativo em Ansião, o trabalho dos operacionais no terreno complica-se para evitar que o fogo se alastre a outras localidades.

Além disso, as autoridades ainda estão a assegurar que não há reativações de outras frentes deste incêndio.

Na zona de Mogadouro, em Ansião, há rasto de destruição depois de, nas últimas horas, o fogo ter lavrado a localidade e várias infraestruturas.

9h53 - Uma vítima mortal no incêndio na Murtosa, Aveiro

A Proteção Civil indicou esta quarta-feira que foi encontrado um corpo carbonizado de uma mulher. Os bombeiros encontraram o corpo na terça-feira, quando combatiam um incêndio num terreno agrícola em Lagoinha, na Murtosa, distrito de Aveiro.

José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), adiantou à agência Lusa que o corpo foi encontrado pelos Bombeiros da Murtosa, às 20h44, quando combatiam um incêndio num terreno agrícola, que às 00h00 já estava resolvido.

"Não são conhecidas as circunstâncias da morte, estando a investigação a cargo da Polícia Judiciária", disse José Miranda.

9h14 - MAI assegura que Proteção Civil tem todos os meios disponíveis para combater incêndios

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse na RTP que a Proteção Civil tem todos os meios disponíveis para o combate aos incêndios.

9h10 - Autoridades e populares tentam apagar pontos quentes em Vale Perneto, Pombal

Ao início da manhã, há ainda uma frente ativa de um incêndio em Vale Perneto, no concelho de Pombal.

Os moradores e os bombeiros continuam a tentar apagar os pontos quentes na localidade, onde arderam algumas infraestruturas. Apesar dos estragos, não há primeiras habitações atingidas.

9h02 - Mais de 200 operacionais combatem incêndio em Faro

A esta hora, eram 202 os operacionais em Gambelas (freguesia de Montenegro) que combatiam o incêndio mais preocupante a sul do país, apoiados por 79 veículos.

O incêndio deflagrou às 23h30 de terça-feira está a lavrar perto da Universidade do Algarve e do recinto onde deveria decorrer a Concentração Internacional de Motos de Faro.

8h37 - Acessos encerrados em Leiria devido a destroços dos incêndios

Em Leiria, no concelho de Igreja Velha, as estradas estão cortadas devido ao possível perigo de postes de eletricidade caídos no chão.

Depois de uma noite intensa de trabalhos, os operacionais conseguiram resolver os incêndios na região, embora se preveja que o dia de hoje possa trazer novos reacendimentos ou agravamento da situação, devido às previsões meteorológicas. Segundo as autoridades, já arderam mais de três mil hectares.

8h33 - Mais de 70% do fogos têm origem negligente

Na RTP, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro revelou que mais de 70 por cento dos fogos. O governante apelou à sensibilização da população e aos comportamentos responsáveis.

8h18 - Incêndio na região de Ansião continua a preocupar autoridades

Em Ansião, o foco de preocupação das autoridades, esta manhã, é uma frente ativa de um incêndio numa "zona onde os acessos não são fáceis". Embora haja populações nas proximidades, os operacionais asseguram que não estão em risco.

8h10 - Incêndios provocam falhas nas comunicações e eletricidade em algumas zonas

Em Ourém houve alguns cortes de eletricidade. A E-REDES confirmou essas falhas no concelho e explicou quais foram as zonas onde faltou a luz.

Ponto de situação

  • O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vale da Pia, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, era às 7h00 de hoje o que mais preocupava os bombeiros, segundo indicou o comandante Paulo Santos, da Proteção Civil. Este incêndio mobiliza nesta altura 469 operacionais, com 129 veículos.

  • A circulação rodoviária no IC2, em Leiria, cortada na terça-feira devido aos incêndios na região, foi restabelecida, segundo indicou a GNR.

  • O incêndio na Caranguejeira tinha obrigado ao corte da A1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do IC2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião. O troço da A1 foi reaberto pouco depois da 1h30, enquanto a circulação rodoviária no IC8 foi restabelecida pelas 4h00.

  • Às 7h40 estava cortada a Estrada Nacional (EN) entre Lagoa da Pedra e Memória, de acordo com a GNR de Leiria.

  • Segundo o balanço mais recente, há também o incêndio da Caranguejeira, em Leiria, que está a ser combatido por 358 operacionais com 108 veículos, indicou o comandante. Também preocupantes são os incêndios em Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, em fase de resolução desde as 3h00 de hoje.

  • A sul do país, um incêndio deflagrou em Gambelas, na freguesia de Montenegro (distrito de Faro). Às 23h30 mobilizava 172 operacionais, com o apoio de 64 veículos.

  • Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 7h20 estavam em curso 11 incêndios, que mobilizavam 1.357 operacionais, com o apoio de 402 veículos.

  • A NOS detetou “falhas pontuais”, nas comunicações nas zonas afetadas pelos incêndios, com impacto “pouco expressivo”, mas está a acompanhar “muito de perto a situação”, disse à agência Lusa fonte oficial da operadora.

  • A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na terça-feira para o agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias e para o risco de reativação de incêndios, apelando à “tolerância zero para o uso de fogo”. O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, afirmou que Portugal vive “uma situação meteorológica nunca experienciada".

  • Portugal continental entrou às 00h00 de segunda-feira em situação de contingência, que deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário. A decisão explica-se pelas previsões meteorológicas dos próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45ºC em algumas zonas do país.