Quebra de internet. INEM garante que problema está resolvido e não afetou atendimento
O sistema informático que suporta o funcionamento digital dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM colapsou na manhã desta quinta-feira, "colocando em causa uma vez mais o socorro à população", segundo a APROSOC - Associação de Proteção Civil. O tempo de espera passou de 20 para 60 segundos, com os registos a serem efetuados em papel. Segundo o INEM, a situação regressou entretanto à normalidade.
A Direção do Instituto de Emergência Médica admite que os registos estão a ser feitos em papel e a ativação dos meios por telefone, mas garante que o atendimento está assegurado e que tudo está a ser feito para resolver o constrangimento com a maior brevidade possível.
"A informação que temos dos nossos sócios é que o sistema estava há meia hora [cerca das 10h30] sem funcionar em Coimbra e no Porto", avançou à agência Lusa o presidente do sindicato, Rui Lázaro.
Segundo o mesmo responsável, os telefones continuam a funcionar, pelo que os técnicos fazem a triagem com o método antigo. Com a preparação que têm, fazem as perguntas às pessoas em vez de recorrerem ao sistema informático, o mesmo acontecendo para ativar os meios do socorro no terreno, acrescentou Rui Lázaro.