Mundial2022. Bruno Fernandes vê a seleção em forma

por RTP

Foto: José Sena Goulão-Lusa

Bruno Fernandes fez esta quarta-feira a antevisão do Portugal-Gana, jogo de estreia da Seleção Nacional no Mundial'22 agendado para quinta-feira às 16h00, no Estádio 974. A seleção do Gana, a sua forma física e o “dossier” Cristiano Ronaldo foram temas abordados.

O futebolista foi questionado sobre a sua forma física e respondeu: "Por acaso estava a falar sobre isso com o João Pinto enquanto víamos o Marrocos-Croácia, dos jogos estarem a ser mais intensos que o normal. Acho que os jogadores estão naquela fase em que a forma física é a melhor, já estamos a um nível de excelência. Acho que toda a gente numa competição como esta quer dar aquele bocadinho extra, e o facto de chegarmos a meio da época facilita o facto de estarmos muito bem para jogar este Mundial da melhor maneira possível".

Sobre se considera que este é o grupo mais forte que a seleção já teve considerou: "O grupo mais forte é sempre aquele que ganha, é o que será lembrado. Até hoje, o grupo mais forte foi o de 2016, o de 2019 também por consequência. A responsabilidade é enorme. Representamos o nosso país. Mais do que responsabilidade, é um sentimento de orgulho inexplicável. Todos nós crescemos a sonhar com estes momentos, a ver Mundiais, Europeus... Nós, que o conseguimos concretizar, temos de estar muito felizes por isso e, depois disso, fazer com que os portugueses também sejam felizes connosco lá dentro. Representá-los da melhor maneira".

A propósito da seleção do Gana e se vai dar algum conselho a Fernando Santos frisou: "Costumam dizer que tenho mau feitio, não que vou ser treinador. Sabemos que é uma equipa muito intensa, com grande qualidade e jogadores que jogam em grandes campeonatos. Jogadores fortes fisicamente, rápidos, e que fazem boas exibições nestas grandes competições. Conselho? Espero que seja o mister a dar-me a receita para fazer o meu papel da melhor maneira e sairmos vencedores desse jogo".

A situação de Ronaldo. Perguntaram ao jogador se CR7 falou com ele antes de sair do Manchester United e se acha que vai afetar a seleção. O futebolista respondeu: "Não. Obviamente o Cristiano não falou comigo sobre a decisão dele, é uma decisão pessoal, algo que lhe diz respeito somente a ele e à sua família. Não falámos sobre isso e é ponto assente que toda a gente está focada na Seleção e no Mundial. Toda a gente sabe o valor que o Cristiano e todos nós damos ao facto de representar o nosso país. Estamos numa competição que qualquer jogador gostaria de jogar e chegar a uma final, e o foco está completamente aqui na Seleção. Toda a gente está ciente do que tem de fazer para representar o nosso país".

Bruno Fernandes é um dos principais líderes de Portugal. Será que as suas palavras podem ter impacto na sua exibição e na da equipa? O médio frisou:
"Nada do que possa dizer aqui pode mudar o jogo de amanhã. O jogo é um momento, e nada terá efeito positivo ou negativo nisso. A única coisa que quero é dar uma palavra aos portugueses, para estarem connosco e nos apoiarem como têm feito nos últimos anos. Para remarmos todos para o mesmo lado, independentemente de gostarmos mais ou menos dos jogadores. Representamos um país, não um clube, um amigo ou um familiar. Nada poderá afetar a mentalidade do grupo".
pub