“Os dirigentes penduram-se no poder”
O professor Neca diz que os maus períodos que o futebol português atravessou estão ligados a pessoas que neste momento ocupam lugares de direcção e que continuam apegadas aos seus lugares. O treinador lamenta que seja sempre o seleccionador a arcar com as culpas dos maus resultados.
"Vai acontecer o mesmo. Vai embora este treinador. A culpa é sempre do treinador, que não presta, que disse uma coisa qualquer, e as coisas vão continuar na mesma. Paga-se uma indemnização, vamos ficando mais pobres", prevê.
"As mesmas pessoas vão continuar a reinar e a fazer as coisas más que o futebol não gostaria que acontecessem. Há um conjunto de pessoas que fazem com que aconteça no nosso país o mesmo que acontece em África. As pessoas penduram-se no poder e não querem sair de lá", critica.
O professor Neca lembra que os maus períodos que o futebol português atravessou estão ligados a pessoas que neste momento ocupam lugares de direcção.
"A falta de conhecimento faz com que as pessoas se agarrem aos lugares, o que tem prejudicado a imagem do nosso país em geral, não só no futebol. Os políticos estão implicitamente ligados a isto", aponta.
"Se olharmos para os maus períodos em termos de resultados, há 20 ou 25 anos, há pessoas que estão neste momento ligadas a este processo que nessa altura estavam ligadas a episódios que denigrem a imagem do futebol português", acrescenta.
O professor Neca está actualmente no Al Ittihad FC, na Arábia Saudita, e considera que a imagem que Portugal está a passar para o exterior é muito negativa.
"Estamos mergulhados numa imagem triste e degradante, de seleccionadores castigados. Isto reflectiu-se no jogo com o Chipre, que não ganha a ninguém e em nossa casa marcou quatro golos. A Noruega nunca nos ganhou e ganha pela primeira vez a uma selecção de elite, que tem jogadores de qualidade e um dos melhores treinador do mundo. Isto não tem sentido nenhum", sublinha.